toyota hiace de 1990

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
pistoleiro
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça ago 29, 2006 10:41 pm
Localização: mafra

toyota hiace de 1990

Mensagem por pistoleiro »

olá a todos:

tenho acompanhado o forum á já algum tempo.

tenho uma toyota hiace de 1990, e gostava de saber o posso fazer para a tranformar numa fritadeira.

biodiesel ou óleo directo?

moro em mafra, por isso não é muito frio.

obrigado a todos


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

amigo pistoleiro

a escolha terá de ser tua informa-te bem sobre as duas opções, ambas são alternativas.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
pistoleiro
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça ago 29, 2006 10:41 pm
Localização: mafra

Mensagem por pistoleiro »

amigo fry:

estou num grande dilema:

ovd só justifica se a fritadira fizer percursos grandes, caso contrário é dificil mudar de gasoleo para oleo e vice versa em percursos pequenos, não rentabilizando a alteração feita, tendo a vantagem de não ser necessário reactor metanol etc.

a minha fritadeitra faz pequenos e médios percursos ( 30 a 40kms ).

ainda em relação ao ovd tenho receio do que poderá acontecer ao motor, pelo que eu tenho reparado no forum sou o 1º com toyota hiace e não tendo experiências anteriores de ninguem é dificil saber.

em relação ao biodiesel não sei se posso usar b100 b50 ou b20, segundo a revista auto hoje de 2 de junho de 2006 não é aconselhado o uso de mais de 5% de biodiesel ( ou seja devem ser do contra ) assim sendo não faço ideia se invista num reator ou o conversor para ovd.

experiências:

1º começei com 10% oleo 90% gasoleo, ok
2º aumentei para 20% oleo 80% gasoleo ok
3º aumentei para 30% oleo 70% gasoleo fiquei com a fritadeira mais lenta
4º fiz 45% gasoleo 45% oleo 8% gasolina 95 e 2% oleo 2t ok mas custa a pegar de manhã.

obrigado ao fry e a todos


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

ola

no caso do ovd tens de ter em conta que só funciona com kit ou em percentagens apropriadas á bomba injectora. 30/40 km já não é um percurso pequeno para o carro. os kits hoje estão mais que estudados para dar o máximo rendimento do ovd, mas essa não é a minha área.

fazer biodiesel é fácil para quem tem condições para isso. há uma serie de regras que tens de seguir para que tudo corra bem e possas gastar b100 no verão e b50 no inverno.
boa escolha.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

pistoleiro Escreveu:em relação ao biodiesel não sei se posso usar b100 b50 ou b20, segundo a revista auto hoje de 2 de junho de 2006 não é aconselhado o uso de mais de 5% de biodiesel ( ou seja devem ser do contra ) assim sendo não faço ideia se invista num reator ou o conversor para ovd.
são mesmo do contra. 5,7% de biodiesel já vem incorporado no gasóleo normal. o que os gajos estão a dizer é para abastecermos nas bombas do costume, o gasóleo do costume.


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

pistoleiro , pum pum, matei-te haha!!

bom 30 km seguidos, era logo o oleo com o kit de aquecimento de oleo antes do filtro e bomba injectora.
existe um made in portugal muito bom procura aqui no forum o torrzen o qq coisa assim

mas como tens uma carrinha, o sistema de 2 depositos ate que é mais interresante, uma vez que nao tens arranque a frio com amistura oleo/petrodiesel.

eu nao no inverno nao vou fazer qq mistura, tenho zero graus durante a noite, e nao arrisco , quando conseguir €€€ faço o kit 2 depositos, isto pk o meu mb so anda 5000 km por ano.


Carlos Bento
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado mar 31, 2007 12:24 am

Re: toyota hiace de 1990

Mensagem por Carlos Bento »

[electro]olá a todos:

sou novo membro no fórum

tenho uma toyota hiace de 1996, e gostava de saber se isso funciona realmente.

biodiesel ou óleo directo para uma hiace?
moro em gaia, se realmente tem importãncia.

obrigado a todos[electro]


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

ola carlos bento

se moras em gaia já é importante... podes usar qualquer das alternativas, mas se não moras em gaia... aí a escolha será sempre tua, lê sobre o assunto e acabarás por chegar a uma conclusão. lembra-te que obter óleo usado é mais importante.

áh e já agora... és de que clube???

abraços
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: toyota hiace de 1990

Mensagem por hynek »

carlos bento Escreveu:[electro]olá a todos:

sou novo membro no fórum

tenho uma toyota hiace de 1996, e gostava de saber se isso funciona realmente.

biodiesel ou óleo directo para uma hiace?
moro em gaia, se realmente tem importãncia.

obrigado a todos[electro]
a bi da toyota hiace de 1996 é uma denso, amiga do ov.
podes optar tanto por ov directo como por bd. depende só das condições que tens - espaço e tempo para fazer bd (o bd faz-se a partir do ov), acesso a ov, km que fazes por ano (ou melhor a quantidade do combustível que gastas), etc....
o critério é económico - ou investes num processador para fzer bd (+ tempo, metanol, soda cáustica, energia eléctrica, filtros para filtragem) ou num kit para poder usar o ov directo (se for usado tens de investir num equipamento de filtragem e lavagem).
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Carlos Bento
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado mar 31, 2007 12:24 am

Mensagem por Carlos Bento »

obrigado pela resposta
se é de clube de futebol que perguntas, sou do fcp, mas sou fraco adepto, apenas gosto que o porto ganhe.
vou procurar mais sobre este assunto
abraço.

Responder

Voltar para “BioDiesel”