viva!
hoje finalmente conclui o processador. meti o oleo lá para dentro, aqueci, tirei uma amostra e fui fazer a titulaçao.
fui medindo o ph durante todos os passos.
1º) ph da agua destilada ==> 6,36
2º) juntei 1gr de naoh ao litro de agua destilada misturei e medi o ph ==> 12,05
3º) medi o ph do alcool isopropilico ==> 5,33
4º) como o meu medidor de ph é digital, a quantidade de 1,1 ml de oleo para 10 ml de alcool isopropilico não chega para fazer a medição. multipliquei os dois valores por 10 assim obtive:
5º) 100ml de alcool isopropilico + 11 ml de oleo a titular, misturei e medi o ph...
aqui é que me lixei! estava a contar com um ph de valor baixo (acido) para usar o titulador gota a gota para subir o valor para neutro contando assim as gotas usadas. o problema foi que a solução de alcool isopropilico com o oleo deu um ph de 8,20.
repeti os testes, experimentei com outro oleo, com oleo novo, com outros recipientes, etc... o oleo com o alcool fica sempre acima de 7,5
conclusão: se for adicionar o titulador a este valor ainda vai subir mais, não era suposto o oleo ser acido? estou a fazer alguma coisa mal?
preciso de ajuda! empaquei na titulação e tenho o oleo à espera no processador.
obrigado desde já,
um abraço,
marco.
ps: também tentei em desespero, medir directamente o ph do oleo. asneira, não é que o medidor fica doido? não para em valor nenhum. mas oscila sempre entre 5 e 7.
Titulação / Problemas - PEDIDO DE AJUDA
-
mnunespt
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm
-
caracol
- Membro Dedicado

- Registado: quinta ago 24, 2006 1:31 pm
o meu oleo tem sido sempre ácido!!!
já tive uma titulação que deu 2gr e outra 4gr adicionais.
não sei se vou dizer alguma barbaridade, mas a acidez do oleo ganha-se durante o seu uso, se assim for, desde que seja usado, o oleo deverá ser sempre ácido.
abraços
caracol
já tive uma titulação que deu 2gr e outra 4gr adicionais.
não sei se vou dizer alguma barbaridade, mas a acidez do oleo ganha-se durante o seu uso, se assim for, desde que seja usado, o oleo deverá ser sempre ácido.
abraços
caracol
MB200TD1989 - 5000km com B30 e 20000 com B50.
-
mnunespt
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm
já descobri o problema.
tirei a amostra pela parte de baixo do processador, veio uma agua que estava no fundo junto, umas especie de emulsão. foi a essa mistela que medi o ph. deu asneira. já drenei aquela agua do fundo.
hoje pus o processador a aquecer a 70º, meti o oleo em recirculação, sequei bem. tirei uma amostra por cima e voilá. 7,60 de ph.
não é muito acido, mas tenho metade de oleo pouco usado e metade de oleo novo no processador (para experimentar). por isso acho que o valor está quase lá.
fiz a titulação, requereu + 3gr/litro (3x 18 gotas do titulador) para chegar aos 8 do ph.
afinal até correu bem.
abraço.
ps: já fiz o metoxido e meti o processador a trabalhar! vamos lá a ver...
tirei a amostra pela parte de baixo do processador, veio uma agua que estava no fundo junto, umas especie de emulsão. foi a essa mistela que medi o ph. deu asneira. já drenei aquela agua do fundo.
hoje pus o processador a aquecer a 70º, meti o oleo em recirculação, sequei bem. tirei uma amostra por cima e voilá. 7,60 de ph.
não é muito acido, mas tenho metade de oleo pouco usado e metade de oleo novo no processador (para experimentar). por isso acho que o valor está quase lá.
fiz a titulação, requereu + 3gr/litro (3x 18 gotas do titulador) para chegar aos 8 do ph.
afinal até correu bem.
abraço.
ps: já fiz o metoxido e meti o processador a trabalhar! vamos lá a ver...
-
barbas
- Membro Silver

- Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
mnunes,
se usares o "nosos" processo de titulação, o phenol red muda de cor perto dos 8.5, pelo que 8.2 é praticamente optimo e com 8.5 usamos 5gr/litro.
quanto ao alcool isopropilico, de facto este fica a´cido com o tempo
podes fazer uma titulação a seco (ou em branco) só com o alcool (e o phenol), poes uma gotas de solução caustica, só o suficiente para uma mudança rápida de cor, ou como tens medidor até que este suba para o ph 7.
depois então juntas o oleo e fazes normalmente.
abraço
barbas
se usares o "nosos" processo de titulação, o phenol red muda de cor perto dos 8.5, pelo que 8.2 é praticamente optimo e com 8.5 usamos 5gr/litro.
quanto ao alcool isopropilico, de facto este fica a´cido com o tempo
podes fazer uma titulação a seco (ou em branco) só com o alcool (e o phenol), poes uma gotas de solução caustica, só o suficiente para uma mudança rápida de cor, ou como tens medidor até que este suba para o ph 7.
depois então juntas o oleo e fazes normalmente.
abraço
barbas