AQS com apoio eléctrico / regulação de temperatura

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

AQS com apoio eléctrico / regulação de temperatura

Mensagem por xandecool »

Tenho um AQS ibersolar 200l com resistência de 1800w.
Nos primeiro ano usei caldeira para compensar, após exorbitantes contas de gás propano canalizado (em norma mais caro que de botija) decidi passar a utilizar a resistência durante a noite.

Com este tipo de utilização surgem-me duas questões:
- Foi-me dito por um instalador que compensava mais ter a resistência sempre ligada e que "ele assim só liga para aquecer quando é necessário". Será? não sairá mais barato ter só ligado de noite com a tarifa bi-horária?
- É possível regular a temperatura de arranque da resistência?

Obrigado.
Cumprimentos.

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: AQS com apoio eléctrico / regulação de temperatura

Mensagem por lrds »

Boas

Ligar durante a noite? Tudo depende da utilização. Se tomam duche de manhã, ou ao fim do dia.

Agora deixar a resistência ligada durante toda a noite depois de dia o sol vai aquecer água que já está quente? A não ser que gaste a água quente toda de manhã.

Na minha casa os duches são ao fim do dia. E nas falhas do sol, raramente uso a resistência, ainda mais agora que instalei a bi-horária. Antes disso ligava-a quando a água estava quente mas não o suficiente, para complementar. Agora ou é o esquentador ou a bailarina, geralmente esta última.
Inté

cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Mensagem por cupMH »

No meu ponto de vista o gás fica mais barato!!
Essa resistência deve comer muita electricidade, é tipo aqueles cafeteiras eléctricas de aquecer água.
Se fizeres bem as contas vais ver que te arrependes...
Penso que as contas sejam assim- 1,8Kw/h x 0,14€=0,252€/h x 5h por dia(mais ou menos)=1,26€ dia x 30(mês)=37,8€ mês.
O que me aconselharam foi ter apoio através do esquentador, quando a água estiver quente o suficiente passa e não gasta gás, quando não tiver temperatura suficiente liga para aquecer até á temperatura necessária(a água como vem com alguma temperatura, não gasta tanto gás"penso eu").

Cmps.

vgomes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta set 24, 2010 5:35 pm

Mensagem por vgomes »

Se for um sistema termosifão (com deposito no telhado), terá perdas significativas durante a noite.
Assim não convém estar a pagar para aquecer agua que não vai usar.
Penso que o melhor complemento para sistemas termosifão é um esquentador com válvula termostatica.

Se usam maioritariamente os banhos de manha e já tem a resistência e Bi-Horario e não tem esquentador (por ter caldeira) pode tentar usar a resistência durante a noite e comparar.

Se for um sistema de circulação forçada, com deposito isolado e no interior da habitação, acho melhor a resistência no bi-horário.

Espero ter ajudado...
Vgomes

Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por xandecool »

Os banhos são de manhã.
Aqui por estes lado o gás propano canalizado é muito caro.

cupMH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por cupMH »

xandecool Escreveu:Os banhos são de manhã.
Aqui por estes lado o gás propano canalizado é muito caro.
Mas mesmo assim é capaz de ficar mais barato que a luz ou não?
Eu também tenho mas aqui é tem bom preço.....

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

Cada caso é um caso. Depende muito do preço do gás, se é canalizado, depósito local ou botija, e também do contrato de electricidade.
Quem tem bi-horário eu acho que compensa dar um apoio ao sol através da resistência eléctrica.
Claro que se o banho for ao fim do dia mais fácil pois o sol ajuda.
No meu caso (urbanização com um depósito de GPL), com o gás a 2.75€ o m3, cheguei a pagar 50€ por mês de factura!
O inverno que passou gastei pouco mais do que os 50€ em electricidade utilizando o apoio eléctrico.
Com muita disciplina, muita consulta do Meteo.pt, poucos banhos de imersão.
Este inverno, devo ter gasto até agora talvez uns 10€ no máximo. Desde o início de Dezembro que não ligava o apoio. Liguei neste fim de semana, mas só 1 hora e meia em off peak. Ou seja, gastei 3kw por dia, 0.27€. Mas hoje já desligo.
No entanto acredito que quem tenha gás canalizado, possa valer a pena utilizar o esquentador/caldeira para dar o apoio. Elevar a temperatura dum TS alguns graus não deve consumir muito gás. Passar a água dos 30º para os 40º deverá ser pacífico.
Conclusão: tal como dizia o Guterres, é só fazer as contas :D

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por xandecool »

Pois pago quase perto de 4€ por m3 de gás propano, não sei o preço actual ao certo porque nos últimos meses não tenho gasto. mas anda perto de 4€.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

cupMH Escreveu:No meu ponto de vista o gás fica mais barato!!
Essa resistência deve comer muita electricidade, é tipo aqueles cafeteiras eléctricas de aquecer água.
Penso que as contas sejam assim- 1,8Kw/h x 0,14€=0,252€/h x 5h por dia(mais ou menos)=1,26€ dia x 30(mês)=37,8€ mês.
O que me aconselharam foi ter apoio através do esquentador, quando a água estiver quente o suficiente passa e não gasta gás, quando não tiver temperatura suficiente liga para aquecer até á temperatura necessária(a água como vem com alguma temperatura, não gasta tanto gás"penso eu").

Cmps.
Estas contas estão completamente erradas. 5 horas a gastar 1800Wh dava para aquecer o Tejo*!
* - Perdoem-me o exagero...

Liga a resistência uma hora durante a noite que é suficiente. Eu ligo 2 horas (no Inverno), mas é porque tomo banho de manhã e o meu corpo gosta da água a queimar. :-D.

PS: 1.8kWh * 0.10€ (tarifa bi-horária) * 30 dias = 5.4€
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
xandecool
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por xandecool »

Perguntei ao meu vizinho quanto pagava por m3 de propano e é "só" 4.55€ m3 (já com IVA).
De inverno ligo a resistência 3 horas de noite e de verão não ligo e normalmente é suficiente.

cupMH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por cupMH »

Volt Escreveu:
cupMH Escreveu:No meu ponto de vista o gás fica mais barato!!

Cmps.
Estas contas estão completamente erradas. 5 horas a gastar 1800Wh dava para aquecer o Tejo*!
* - Perdoem-me o exagero...

Liga a resistência uma hora durante a noite que é suficiente. Eu ligo 2 horas (no Inverno), mas é porque tomo banho de manhã e o meu corpo gosta da água a queimar. :-D.
PS: 1.8kWh * 0.10€ (tarifa bi-horária) * 30 dias = 5.4€
Pois!!!!Mas apenas estão erradas as horas que são necessárias .
Ta visto que ainda sou massarico nisto.....
Mas claro quem tem sabe melhor do que eu!!!!!
Mas essa conta também é só para uma hora.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

E acredita que ele só precisa dessa hora para aquecer em alguns dias (especialmente de Inverno). ;-).

PS: Normalmente desligo a resistência da tomada de Março a Outubro.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”