Mais um eléctrico

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
pedro_cruz69
Membro
Membro
Registado: sábado mai 21, 2011 6:27 pm

Mais um eléctrico

Mensagem por pedro_cruz69 »

Pois, sou efectivamente mais um daqueles utilizadores que não postam muito... é a preguiça...

As baterias chinesas q vinham c a scooter estão a dar o berro (ao fim de apenas 3300KM!!!). Considerando q:
1) o importador da mota já não existe;
2) da oficina dizem q já n têm mais baterias disponíveis.
Qual será a melhor opção (48v):
- 4 Baterias AGM de 28 ou 33Ah;
- uma bateria de 48v de 30Ah (ou 25Ah? 35Ah?) LifePo4. Aconselham as q resultam da junção de n células cilíndricas, ou as tipo thundersky?

Embora o modelo da scooter seja tipo "linha branca", será q há mais fornecedores / importadores caso faltem peças?

Agradeço desde já as opiniões, principalmente se souberem fornecedores ou preços!

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Re: Mais um eléctrico

Mensagem por mauri »

Este tópico estava nas Apresentações e foi dividido para aqui, por enquanto.
Se tiver continuação e se houver interesse passará para Diário de Bordo.
Venham as respostas.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Epa grande azar mas qual o tipo de baterias que tinhas!

Realmente vais ter de fazer novo investimento!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

Prefiro 20ah litio a 60ah gel/agm/chumbo/acido ou lá o que lhes queiram chamar!
As mais usuais são as TS, (agora Wiston), 16 células em serie que fazem os 51,2V. Normalmente dá para manter o mesmo carregador, mas é sempre necessário o BMS ou qualquer outro método de protecção das células.

Qual é a potencia do motor da scooter?

20ah de litio dá para fazer uns 25-30km com uma carga, mas as baterias andam sempre no limite, e com o frio do Inverno o desempenho da mota vai cair.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Qual é a mota? E o modelo?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
pedro_cruz69
Membro
Membro

Boa noite,

é parecida c esta:
Imagem

Ela tem 4 baterias (ligadas em série) de gel de 12v/24Ah. Tem tracção às 2 rodas (!!!), cada um dos motores tem supostamente 500w. No entanto, pela maneira como ela se safa nas subidas, parece-me q serão mais. De origem vinha limitada a 45 Km/h, mas quando foi à oficina aumentaram para 55. E esses 10 km/h fazem toda a diferença!

Só q investir numas baterias q custam mais do q a scooter(foi comprada por bastante menos q 1000€), sabendo q se algo avariar, não haverá peças, está-me a deixar um bocado de pé atrás.

A única referência q tenho seguido dos preço de baterias lifepo4, tem sido o ebay, com baterias de 30Ah por cerca de 700USD, mas tem de se acrescentar alfândegas, impostos, taxas, etc.

Alguém sabe os preços por cá? e fornecedores?

Obrigado a todos e boa noite

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Olá Pedro,
Isso de não haver peças, por um lado ainda bem, que é sinal que terás de substituir por algo melhor, e o que não falta por aí é peças á venda. Se não houver, faz-se por medida, de modo a nunca mais avariar por aí.
Verifica o meu diario de bordo e depois diz qualquer coisa...
Comprei a minha por 830€ e já lhe investi 1300€ dos quais estou muito satisfeito!
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
pedro_cruz69
Membro
Membro

Modificações na minha "chinesa"

Obrigado Jorge,

Quanto a modificações, estou um bocado limitado pq:
- Não sou um entendido em mecânica, nem tenho material;
- Não tenho um espaço para desmontar o veiculo, a não ser no estacionamento do meu emprego, o q limita bastante o q posso ffazer.

Dito isto, já vi q existe pessoal a fazer um tuning XPTO sobre as chinesas...

Neste momento, o mais urgente era substituir as baterias, será q sabes de fornecedores ou importadores?

Já agora, a scooter é quase igual a esta

Obrigado

Pedro

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

pedro_cruz69 Escreveu:Obrigado Jorge,

- Não tenho um espaço para desmontar o veiculo, a não ser no estacionamento do meu emprego, o q limita bastante o q posso ffazer.

Neste momento, o mais urgente era substituir as baterias, será q sabes de fornecedores ou importadores?

Obrigado

Pedro
Arranjar-se-á sempre uma solução para todos os teus problemas, desde que faças por isso!
Independentemente da potência dos motores, se for para andares a velocidades compreendidas entre os 50 Km/h, as baterias deverão ser no mínimo de 2000W de capacidade (para ter uma autonomia de 50 km, menos não recomendo a ninguém).
Para essa capacidade terias da http://www.ev-power.eu/index.php?p=prod ... 20ah-promo" onclick="window.open(this.href);return false; umas células (32 células 3,2v 20Ah), iguais ás que eu adquiri, mais um BMS de 16 células da http://eclipsebikes.com/48v-bms-16-cell ... rrency=EUR" onclick="window.open(this.href);return false; , que tudo te ficariam por volta dos 850€, e mesmo que não tivesses conhecimentos para fazer o trabalho, das duas uma, ou pedias ajuda aqui no fórum ou pedirias a alguém para o fazer, que mesmo que te levasse à hora, penso que uns 200€ seria o suficiente.
Pelas contas que fiz, por 1050€ ficarias com mobilidade eléctrica para completares por volta dos 100 mil kms. Face a uma scooter CI, esse investimento estaria amortizado ao fim de 20 mil kms, já sem falar das vantagens ambientais.
Pensa com calma, e boa escolha!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
pedro_cruz69 Escreveu:Obrigado Jorge,

Obrigado

Pedro
Arranjar-se-á sempre uma solução para todos os teus problemas, desde que faças por isso!
Independentemente da potência dos motores, se for para andares a velocidades compreendidas entre os 50 Km/h, as baterias deverão ser no mínimo de 2000W de capacidade (para ter uma autonomia de 50 km, menos não recomendo a ninguém).
Para essa capacidade terias da http://www.ev-power.eu/index.php?p=prod ... 20ah-promo" onclick="window.open(this.href);return false; umas células (32 células 3,2v 20Ah), iguais ás que eu adquiri, mais um BMS de 16 células da http://eclipsebikes.com/48v-bms-16-cell ... rrency=EUR" onclick="window.open(this.href);return false; , que tudo te ficariam por volta dos 850€, e mesmo que não tivesses conhecimentos para fazer o trabalho, das duas uma, ou pedias ajuda aqui no fórum ou pedirias a alguém para o fazer, que mesmo que te levasse à hora, penso que uns 200€ seria o suficiente.
Pelas contas que fiz, por 1050€ ficarias com mobilidade eléctrica para completares por volta dos 100 mil kms. Face a uma scooter CI, esse investimento estaria amortizado ao fim de 20 mil kms, já sem falar das vantagens ambientais.
Pensa com calma, e boa escolha!
Esse bms não serve para essas baterias, porque:

Over-discharge Detection Voltage 2.00V (1.95V-2.05V)
Detecção de baixa tensão
Over-discharge Release Voltage 2.30V (2.25V-2.35V)
Soltar detecção de baixa tensão

quando elas devem ter um corte de:

Operating voltage max 4.0V - min 2.8V At 80% DOD
Tensão de operação
Deep discharge voltage 2.5 V The cells is damaged if voltage drops bellow this level
Tensão de descarga profunda 2.5v, o elemento danifica-se se a tensão baixar este nível
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
pedro_cruz69
Membro
Membro

Baterias lifepo4

Boa noite,

A scooter é parecida com a do "EVADER EV100METRO em Portalegre" - não consegui por o link, está no diário de bordo.

E qual seria o preço ou fornecedores a consultar para baterias de gel ou agm?

Obrigado pelas dicas, ainda n decidi o q fazer

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Re: Baterias lifepo4

pedro_cruz69 Escreveu:Boa noite,

A scooter é parecida com a do "EVADER EV100METRO em Portalegre" - não consegui por o link, está no diário de bordo.

E qual seria o preço ou fornecedores a consultar para baterias de gel ou agm?

Obrigado pelas dicas, ainda n decidi o q fazer
Repara nas soluções que te dão e verifica se alguem te indica baterias de chumbo?
Porque será? Exactamente para te poupar a vida e a carteira! Pois baterias de chumbo não deveriam fazer parte de VE´s!

Em relação ao BMS, e como o jmal disse e muito bem, não é feito especialmente para o tipo de baterias que recomendei, mas à falta do melhor sempre dará para equalizar as celulas por cima , o que fará que, se nunca abusares numa descarga muito profunda, até porque o controlador também faz o corte por baixa tensão, provavelmente aos 42V como o da minha, ficando ainda com 2,625V cada celula (ainda aceitavel para os valores minimos e em esforço, pois assim que se desliga o circuito os valores sobem para os quase 3v), não terás problemas nenhuns!

Autor do tópico
pedro_cruz69
Membro
Membro

Fornecedores de baterias Lifepo4

OK, eu tb estava mais inclinado para as lifepo4...

Agora é só esperar pelas centenas de sugestões de fornecedores / importadores!!! :mrgreen:

Será q n se consegue arranjar cá em Portugal baterias LifePo4 48v / 30Ah ou 40Ah?

Obrigado pelas ajudas

Autor do tópico
pedro_cruz69
Membro
Membro

Boa noite,
ninguém pode indicar fornecedores/importadores?

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Enviem uma MP ao amigo pedro assim pode resolver a coisa... Pois já tem o principal falta é as baterias...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

josecaixa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 11, 2010 10:20 am

Mensagem por josecaixa »

desculpem fazer uma pergunta se calhar parva mas pronto tiro as minhas duvidas :roll: :roll:
no site EV-POWER.EU existem la uma baterias de litio 12v- 40ah nao servem para esta mota visto serem 12v!!!!! :roll: :roll: para substituir as velhas de gel12v/24ah :mrgreen: cada custa 220 euros mas sao de litio
desculpem se eu to errado :mrgreen: :mrgreen:

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

josecaixa Escreveu:desculpem fazer uma pergunta se calhar parva mas pronto tiro as minhas duvidas :roll: :roll:
no site EV-POWER.EU existem la uma baterias de litio 12v- 40ah nao servem para esta mota visto serem 12v!!!!! :roll: :roll: para substituir as velhas de gel12v/24ah :mrgreen: cada custa 220 euros mas sao de litio
desculpem se eu to errado :mrgreen: :mrgreen:
Perguntas parvas são as que não se colocam... :D
Na verdade essas baterias são constituidas por uma série (4) de células de litio 3,2V (ao passo que as de gel são constituidas por uma série de (6) células de 2V), e devem estar protegidas com um bms interno, daí o seu elevado preço.

Claro que daria, mas porerá ser mais dificil sua disposição, em comparação a celulas individuais, e ser bem mais caro também!

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”