VE´s Esclarecimentos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
huscvarna
Membro
Membro
Registado: segunda abr 20, 2009 10:21 pm

VE´s Esclarecimentos

Mensagem por huscvarna »

Boas Caros

A questão dos Veículos que não a combustível já anda a ser muito debatida, e á muitos anos que parece que alguém empurra sempre os veículos eléctricos para uma prateleira.

O que me parece uma coisa absurda, porque sabemos onde o nosso governinho vai buscar os seus belos impostos.

Mas a verdade é que á quase uma decada que falo com amigos e alguns deles que trabalham nas areas de Energia e digo que gostava de ter um EV, para as minhas voltinhas e muitas vezes nem que fosse um KART para inicio de projecto a resposta é sempre "TU ÉS DOIDO!!!! É PÁ ISSO É MUITA CARO!!, É PA ISSO É UM FILME" mas honestamente eu pergunto "Mas até que ponto pode ser tão dificil fazer um carro electrico com autonomia razoavel para umas voltintas boas?"

Eu vejo gajos fazerem Karts com 70.000W, e metem lá pequenas baterias, e aquilo ainda anda ali na esgalha uns bons minutos, por isso tem de ser possível adaptar um carro de forma rentável, é certo que é bem mais pesado.

Acho que isto é uma solução para o futuro, e o problema que vejo aqui é muita repressão para que não aconteça, e falta de vontade para que resulte, sim porque já temos veículos totalmente desenvolvidos por companhias, mas que o preço daquilo............ Pera ai que eu já cá volto....

Visto que agora tenho um daqueles carros que ninguem pega, nem dado, comecei a pesquisar um pouco sobre os tema e vejo que é dificil entender como fazer um EV por uma pessoa que pouco entenda deste mundo.

Vejo um pouco o caso dos motores e baterias, reguladores.

A parte mecânica não me parece muito complicada, mas a parte electrica parece dificil de entender.

Acho que a maior dificuldade que tenho é entender o que faz um motor eléctrico melhor, ou pior para o serviço, e o que o tipo de baterias que deve ter.

Acho que é mesmo muito complicado.....

Será que existe algum local onde ter um "mini curso" destas coisas? manuais etc? exemplificações do que um motor com a descrição x faz isto o com a Y faz aquilo

Sem se estar por dentro do assunto acho que é mesmo muito dificil ter-se sucesso no EV, e penso que é ai que todos os peixes morrem, na praia... :)

Eu vejo por ex, o caso dos motores de maquinas de lavar roupa são simples , a maioria funciona a AC e DC, mas por aquilo alimentado a baterias complica-me um bocado com o cerebro.

Agradeço a vossa ajuda no entendimento deste mundo.

Obrigado

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: VE´s Esclarecimentos

Mensagem por marcopns »

Boa noite
Eu acho que está no local certo, mas ainda nao o explorou totalmente. Veja a área dos projectos, tem por exemplo a conversão de um Clio http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=192&t=14703" onclick="window.open(this.href);return false;. É apenas um exemplo... boas leituras!

Autor do tópico
huscvarna
Membro
Membro

Mensagem por huscvarna »

Muito Obrigado Marco
Vou explorar mais, porque não é só uma questão de custo do dia a dia mas sim um modo de viver, uma tecnologia limpa e "acessivel "

Obrigado

Autor do tópico
huscvarna
Membro
Membro

Mensagem por huscvarna »

Estive a Ver o teu projecto e xissa.....

Aquilo é que é empenho :)

Mas mesmo após a leitura de varios Posts tenho a seguinte duvida

à pouco no Post do Clio, vi alguem referir este motor

http://www.devi-motion.com/webshop/bldc ... 00244.html" onclick="window.open(this.href);return false;

O que me leva uma pergunta de newbie....

Olhando para as características dele como sei que puxa "carroça"?

Vou colocar aqui por exemplo

HPM-10kW 120V Fan Cooling
Artikel nummer: D1000434
Categorie: BLDC MOTOR
Version: Fan Cooling
Size: 120V 10KW
Voltage: 120V
Power: 10 Kw
Torque: 38Nm
Speed: 5493rpm
Weight: 17

Como sei calcular o que isto consegue puxar e as baterias que tem de levar?

Desculpa a Newbice

Obrigado

Autor do tópico
huscvarna
Membro
Membro

Mensagem por huscvarna »

Bem

Esta noite estive um pouco a ver como funcionava os motores (sem ainda compreender bem onde se vê a Potencia em HP por isso o meu post anterior ainda n está descartado :P)

Mas um dos sites que deram aqui, deu para ver por exemplo um motor de 19HP e Finalmente entendi que o que mais interessa são os Amperes :P Demorou mas fui la(n só os amperes mas ai é que consigo ver os consumos do motor).

Aquilo que quero, é só que me possam corrigir, no caso de as minhas ideias irem meio trocadas.

Neste caso deste motor

OWER: 24-72 VDC BRUSHLESS MOTOR. NEW ADVANCED BRUSHLESS DESIGN of the DISCONTINUED B&S ETEK motor. Now back in production. 19HP peak, 6HP cont. 90% EFFICIENCY for much longer battery life.

BRUSHLESS DESIGN = 0 maintenance.

Originally designed for B&S 4.5 HP continuous outboard boating applications. Brushless Permanent Magnet Synchronous motor otherwise known as PMAC motor. Input voltage of 30-72 VDC. 100 amps continuous, up to 300 amps for 30 seconds. The phase resistance is very low at 10 milli-ohms, so it is 90% efficient. This motor has a built-in cooling fan set for a CCW direction, but can be run CW with optional fan. Now featuring an internal temperature sensor. Motor weight is 22 pounds.

This motor is a direct replacement for the Etek (Briggs & Stratton) brushed DC motor. It is an Axial Air Gap permanent magnet motor. This technology is very compact. Highest potential power to weight ratio of any PM motor technology.

Commutation is accomplished with an internal Hall Cell assembly, connected to the 6-pin external wire harness.

This Brushless motor requires a 3 Phase 8 Pole PMAC controller.

Specifications

Power: 6 Hp continuous, 19 peak Hp
Voltage: 24-72V DC
Voltage Constant: 50 RPM/VDC.
Torque Constant: 1.20" lbs/amp.
Max Motor Current: 300 A/1min.
Motor Diameter: 8".
Shaft: 7/8"x 1-3/4", 3/16" key
Weight: 22 lbs

Manufacturer: Motenergy
P/N: ME0201014201

This is a direct replacement for the Motenergy LLC ME0201013001 Motor. The only difference is that the ME0201014201 has an internal temperature sensor.

Numa viagem normal a direito sem grandes maluquices, julgo que consuma cerca de 150 amps correcto? Desde que n se váa picos etc. o motor base consome 100aH....

Segundo vi, nas baterias o que interessa são os Amperes de Descarga e as que vi tem 12Ha o que quer dizer que consegue fornecer 12 Amperes hora.
Para durar 2h a 150 Amperes tem de ter 25 Baterias de descarga a 12Ha.

O que significa quase 6500 Dolares em baterias............ au.....

Mais motor uns quantos 500 Dolares Brushless, mais controlador, mais cablagem, legalização etc é muito caro.

O ponto bom é que eles dizem que tem ciclos superiores a 800 se isso assim for ok ainda é plausivel.

Não deixando de dar valor á tecnologia que deve de ser o futuro, infelizmente está tudo muito caro para ser viável a curto prazo (isto segundo os meus calculos e se não estiver errado claro, ao qual agradeço o vosso parecer.)

No meu caso faço 3000kms Mês que são uma média de 100 dia.

Isto pensando em usar este sistema todos os dias que é a ideia futura

O meu veiculo faz 6.2L 100km
Que dá cerca de 260€ em Gasoleo.

Segundo o fabricante cada bateria dá para mais de 800 Ciclos, se for carga diária de apenas 1x, são cerca de 2 anos e meio de cargas. O que quer dizer que de vá.... 3 em 3 anos tinha de gastar 5.000€ em baterias novas

Ao fim desse tempo eu teria gasto cerca de 7812€ em Combustivel

E feito 90.000Kms.

Se isto for realmente como penso ser, apenas 5 anos depois de efectuarmos a modificação, teremos retorno do investimento efectuado (sem contar com as cargas que pagamos mas isso é o menos).

Atenção que com isto não estou a querer desmotivar ninguem, muito pelo contrario, eu não me importo de pegar no minicooper velhote escavacado que tenho lá e investir 10.000€ para obter retorno a 5 anos.

Mas se as contas que estou a fazer batem certo com a realidade, porque sou novo nisto claro, é como disse no inicio do meu Post, o "Be Electric" é um modo de vida e não o que muitos pensam que é.

Porque a diferença que vejo é que vou usar o meu eterno popo velho, sem gastar em revisões, oleos, manutenções normais.... Não vou comprar um carro novo durante 15 20 anos, e mais importante que isso, vou poupar o ambiente.

Se realmente é isto que neste momento o mundo nos oferece para usar a Energia para nos deslocar-mos, acho que o melhor é pegar num carro que gostemos mesmo, com o motor avariado e ,modificar para electrico a pensar que vamos estar com ele durante muitos anos, com um bocado de sorte daqui a 10 anos as baterias são mais baratas e aguentam mais carga.

Como disse isto é apenas a minha opinião de não conhecer muito do assunto, estou aqui para aprender e espero que me corrijam caso esteja errado.

Obrigado

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

Mais tarde vou tentar responder melhor , mas para já vou adiantando que os motores que andas a ver são indicados para motas , karts , bicicletas e muito á rasca para um veiculo tipo papa-reformas , mais do que isso esquece, em relação ás baterias o exemplo que deste ( 12Ah) é verdade que ela fornece 12A numa hora ou 1A em 12 horas , mas não é só isso o mais importante , é também a capacidade de descarga , como exemplo dou-te a bateria de um automovel por ex: 12V 65A ; 400A , esta bateria fornece 12 Volts 65A numa hora e uma descarga de 400A momentanea , essas baterias de 12Ah dão pouca descarga e quando precisarias de xixa não haveria.

Autor do tópico
huscvarna
Membro
Membro

Mensagem por huscvarna »

Agradeço tavares.

Porque realmente n entendo mesmo como vejo a potencia necessária para um motor electrico movimentar um carro, eu vi outros estava lá um de 40HP mas precisava do dobro da amperagem

Tavares o os 12Ah são de descarga não são os valores de carga. Agora não tenho aqui os outros valores que os meus putos estão a ver o Rei Leão no outro pc......... grr

Mas agradeço a tua ajuda no melhor entendimento da coisa

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”