Ola a todos.
Sou novo aqui no forúm e pouco percebo destas coisas das energias mas estou com um problema e precisava da vossa ajuda.
Eu e a minha mulher estamos a remodelar um pequeno apartamento que ela tem nos Açores, que iremos utilizar apenas 15 dias por ano, nas férias, quando formos visitar a família.
Ora como os €€€ não abundam temos reciclado tudo o que podemos. Assim lembrei-me de aproveitar um termoacumulador marca Thermor, que os meus pais tiveram montado numa casa deles e que tinham arrumado na garagem. Fui ver como estava parecia-me bem, desmontei a parte do termostato e tirei a resistência que está bem assim como uma barra que está ao lado da resistência e que agora (depois de pesquisar na net) sei que se trata do anodo de magnésio.
O problema é que depois de montar tudo quando estava a embalar o termoacumulador para o mandar para os açores este tombou e o barulho de algo solto lá dentro começou a ouvir-se..
Voltei a abrir tudo e era a barra do anodo de magnésio que se tinha partido ao meio...
estive a ver e a barra parece estar soldada á placa onde a resistência também está fixa pelo que não vejo como a substituir...
As questões que se me pôe são:
O termoacumulador continua a funcionar apesar de a barra do anodo estar partida a meio? qual o risco de a barra estar assim para além do maior desgaste do termoacumulador?
Posso deixar o resto da barra do anodo solta dentro do termoacumulador?
Posso fazer um furo na placa onde a barra do anodo e a resistência estão fixas e instalar uma nova barra de anodo de magnésio universal fixando-a com um parafuso? neste caso o que devo utilizar para assegurar a estanquecidade no local do furo?
Sei que algumas destas perguntas podem ser muito disparatadas mas como já vos disse pouco percebo deste assunto e só queria tentar poupar uns €€€ aproveitando material que já não está a uso.
Cumps
Anodo magnésio??? Como substituir??
-
caranguejo77
Autor do tópico - Novo membro

- Registado: sábado fev 04, 2012 11:52 pm
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Re: Anodo magnésio??? Como substituir??
Os anodos que tenho visto são todos roscados. Vê se consegues desenroscar a parte que ficou agarrada ao cilindro.
-
caranguejo77
Autor do tópico - Novo membro

- Registado: sábado fev 04, 2012 11:52 pm
Re: Anodo magnésio??? Como substituir??
Bom dia
Já analisei aquilo bem e não dá... o parafuso do anodo está mesmo soldado á placa cilindrica... Pelo que pesquisei na net isto era comum em modelos mais antigos e a solução era retirar e soldar novo anodo á placa... ora falei com o meu pai ele diz que o cilindro foi instalado aquando da passagem do gás canalizado em Lisboa para gás natural (isto já lá vão uns anitos) e que desde 2008 o cilindro estava sem utilização na garagem por isso este modelo deve ser ai de 2003/2004~.
Mas digam-me uma coisa: tem algum problema funcionar com o termoacumulador com o anodo partido a meio???
Cumps
Já analisei aquilo bem e não dá... o parafuso do anodo está mesmo soldado á placa cilindrica... Pelo que pesquisei na net isto era comum em modelos mais antigos e a solução era retirar e soldar novo anodo á placa... ora falei com o meu pai ele diz que o cilindro foi instalado aquando da passagem do gás canalizado em Lisboa para gás natural (isto já lá vão uns anitos) e que desde 2008 o cilindro estava sem utilização na garagem por isso este modelo deve ser ai de 2003/2004~.
Mas digam-me uma coisa: tem algum problema funcionar com o termoacumulador com o anodo partido a meio???
Cumps