Frigorifico 220v 300w painel fotovoltaico
-
rocheiro
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm
Frigorifico 220v 300w painel fotovoltaico
Boas ppl estou a pensar ligar o frigorifico que tem trabalhado a gas na minha instalação de painel fotovoltaico. de momento penas tenho a iluminaçao do qual gasto a volta de 100w por hora, tenho 2 baterias de 220A e 20 de 7A
no frigorifico tem la mencionado o consumo de 300W, agora estou com algumas duvidas,
300w sera o maximo visto que ele tem 7 opçoes se escolher a 1 opçao deve consumir menos ???
o frigorifico gasta mesmo os 300w por hora visto o motor nao trabalhar toda a hora.... ???
qual sera o gasto medio em 6 horas de utilizaçao ?
obrigado
no frigorifico tem la mencionado o consumo de 300W, agora estou com algumas duvidas,
300w sera o maximo visto que ele tem 7 opçoes se escolher a 1 opçao deve consumir menos ???
o frigorifico gasta mesmo os 300w por hora visto o motor nao trabalhar toda a hora.... ???
obrigado
-
Esteves
- Membro Gold

- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Re: Frigorifico 220v 300w painel fotovoltaico
rocheiro Escreveu:Boas ppl estou a pensar ligar o frigorifico que tem trabalhado a gas na minha instalação de painel fotovoltaico. de momento penas tenho a iluminaçao do qual gasto a volta de 100w por hora, tenho 2 baterias de 220A e 20 de 7A
obrigado
Boas,
Eu aconselhava a fazer umas medições primeiro ante de arrancares com alguma coisa, caso não tenhas arranja alguém que tenha um ENERGY METER 230V (Eu tenho caso estejas perto posso emprestar para testes) no caso de comprares no Ecomarché costuma ter, cerca de 15€. (Isto no caso do frigorífico ser a 220V)

Caso já tenhas inversor 12/24=220V e já testado tudo bem, no caso de não teres cuidado ao comprar, posso te dizer que eu tenho um frigorífico pequeno da Autocaravana que marca lá 80W e com o inversor da Paco de 1000W trabalha, com um de 1500W da Paco com a função de carregador de baterias não arranca, agora a Autocaravana tem um de 1500W sem carregador e trabalha bem.
Antes de comprar testei vários inversores e muitos deles nada, um dele da marca Perel de 600W trabalha bem.
Agora o gasto médio é muito relativo, tudo depende do frigorífico, por exemplo, o teu de 300W a trabalhar em pleno gasta +/- 25 amperes, isto no caso de ser a 220V alimentado por um inversor de 12V=220V no caso do inversor ser a 24V gasta 12.5 +/-, isto tudo é relativo e porque.... nem todos os frigoríficos são iguais por exemplo tenho 2 em casa, um no arranque vai a um pico de 1015W depois estabiliza nos 115W o outro no arranque vai ao pico de 400W e estabiliza nos 90W e 5 minutos antes de desligar vai aos 150W e assim se mantém enquanto não perder o frio claro que isto acontece quase com todos.
Ainda respondendo a esta situação
no caso de ele gastar +/- 25 amperes quer dizer que uma bateria de 220 amperes em perfeito estado daria +/- para 4 horas, mas como eu disse um frigorífico é relativo tudo depende do local onde ele está, das vezes que abrem a porta, posso te dizer que o meu da Autocaravana trabalha cerca de 1 hora a primeira vez depois durante a noite liga 3 a 4 vezes 10 minutos cada vez.qual sera o gasto medio em 6 horas de utilizaçao ?
Há quanto mais cheio estiver o frigorífico melhor trabalha menus tempo.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........
-
rocheiro

obrigado pela explicaçao bastante detalhada, sou de Sao miguel por isso terei de comprar esse aparelho .... em principio ainda nao irei ligar o frigorífico visto duvidar que irei ter baterias suficientes para o frigorifico e iluminaçao ... axo que tenho mesmo que comprar um aerogerador porque apenas com um painel de 50W nao vai ser suficiente.
cumprimentos
cumprimentos
-
Esteves
- Membro Gold

Boas,
Bem São Miguel não dá jeito, quanto ao painel é pouco como quem diz, no meu caso da viatura tem um de 60W com 2 baterias de 100 Ap. e posso dizer que no Verão do ano passado aguentou o frigorífico de 90W durante uma semana dia e noite, fiz esse teste aqui a porta de casa, claro que não abri a porta todos os dias, só ia ver se o estado das baterias (sempre no verde), o frigorífico sempre no máximo, o máximo é relativo tanto gasta no máximo como no mínimo, em 90% dos compressores gastam o mesmo tanto no mínimo como no máximo, no máximo pode ligar mais vezes para manter a temperatura mínima, explicando de uma forma mais simples, 1 hora a trabalhar no mínimo gasta "1€", 1 hora a trabalhar no máximo gasta "1€"
Mas como eu disse o consumo de um frigorífico é relativo, porta aberta, pouca coisa lá dentro, o local onde se encontra, o afastamento da parede, etc....
Quanto ao gerador, se tiver bom vento e que ele esteja horas a trabalhar tudo bem, caso contrario os painéis são muito melhor , dá uma vista de olhos neste tópico nas duas paginas, http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=20&t=14374
PS: Atenção que alguns frigoríficos quando se desliga da corrente e logo de imediato se volta a ligar durante algum tempo consome muita amperagem.
Bem São Miguel não dá jeito, quanto ao painel é pouco como quem diz, no meu caso da viatura tem um de 60W com 2 baterias de 100 Ap. e posso dizer que no Verão do ano passado aguentou o frigorífico de 90W durante uma semana dia e noite, fiz esse teste aqui a porta de casa, claro que não abri a porta todos os dias, só ia ver se o estado das baterias (sempre no verde), o frigorífico sempre no máximo, o máximo é relativo tanto gasta no máximo como no mínimo, em 90% dos compressores gastam o mesmo tanto no mínimo como no máximo, no máximo pode ligar mais vezes para manter a temperatura mínima, explicando de uma forma mais simples, 1 hora a trabalhar no mínimo gasta "1€", 1 hora a trabalhar no máximo gasta "1€"
Mas como eu disse o consumo de um frigorífico é relativo, porta aberta, pouca coisa lá dentro, o local onde se encontra, o afastamento da parede, etc....
Quanto ao gerador, se tiver bom vento e que ele esteja horas a trabalhar tudo bem, caso contrario os painéis são muito melhor , dá uma vista de olhos neste tópico nas duas paginas, http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=20&t=14374
PS: Atenção que alguns frigoríficos quando se desliga da corrente e logo de imediato se volta a ligar durante algum tempo consome muita amperagem.
-
rocheiro

muito bom esse topico e eu a pensar que ja tinha visto esses topicos todos lool
sendo assim deste me força para testar o frigorifico, estava a pensar usar o gas para ele ficar bem frio depois ligo as baterias para manter assim nao gasta tanto durante o inicio....
estava a pensar comprar um aerogerador porque tem no ebay de 400w a 260 euros (acho que esta a muito bom preço ) foi la que comprei o meu painel monocristalino de 50w por 103 euros esse fds estava a debitar 2.99A
sendo assim deste me força para testar o frigorifico, estava a pensar usar o gas para ele ficar bem frio depois ligo as baterias para manter assim nao gasta tanto durante o inicio....
estava a pensar comprar um aerogerador porque tem no ebay de 400w a 260 euros (acho que esta a muito bom preço ) foi la que comprei o meu painel monocristalino de 50w por 103 euros esse fds estava a debitar 2.99A
-
Esteves
- Membro Gold

Atenção ao vento, se for pouco o gerador é para esquecer, o gerador irá depender de um número de horas de vento.rocheiro Escreveu:muito bom esse topico e eu a pensar que ja tinha visto esses topicos todos lool
Exemplo: Um gerador a 12V de 400 Watts a funcionar em pleno numa hora irá produzir 400 Watts, 12= 33 Amperes/hora, para carregar uma bateria de 220 Ap. o gerador teria de trabalhar interruptamente na potencia máxima durante 7 horas.
-
rocheiro

Bom dia,
mas mesmo com pouco vento ele deve debitar mais que o meu painel ou sera que estou enganado ?
mas mesmo com pouco vento ele deve debitar mais que o meu painel ou sera que estou enganado ?
-
Esteves
- Membro Gold

Bem não sei como esse gerador trabalha, mas o meu só "atraca" a partir dos 23 volts e desatraca aos 30 volts.rocheiro Escreveu:Bom dia,
Não sei até que ponto entendes o funcionamento de carga das baterias, mas vou tentar explicar, as baterias para estarem +/- aceitáveis não podem baixar dos 11.5 volts logo ai o gerador para começara a carregar tem de estar acima dos 11.5 volts, em norma os geradores começam a rodar a partir dos 2.5 m/s e o nominal de alguns é na casa dos 12 m/s mas no caso do que te referes para debitar os 25A caso la chegue tem de ter vento +/- a 20 m/s, o gerador que te referes deve começar a produzir a partir dos 6 a 8 m/s, uma coisa é vela andar outra coisa é carregar.
No meu ver os geradores onde o vento é fraco não é grande ideia, já os painéis do momento que aja claridade já carregam qual quer coisa, por exemplo na minha zona os painéis rende mais, sol e claridade há quase todos os dias, o vento para produzir passa dias e dias sem abanar as folhas das árvores.
-
rocheiro

Bom dia, a ventoina que estava a pensar comprar é essa h**p://www.ebay.co.uk/itm/400W-WATT-MAX-OPTION ... 908wt_1047
-
Esteves
- Membro Gold

Em que versão vais comprar... 12V/24Vrocheiro Escreveu:Bom dia, a ventoina que estava a pensar comprar é essa h**p://www.ebay.co.uk/itm/400W-WATT-MAX-OPTION ... 908wt_1047
-
rocheiro

-
Esteves
- Membro Gold

rocheiro Escreveu:12v
Boas!
Se tens alguns dias de vento a coisa ajeita-se mas com esse gerador hummmmmmmmm .... as vezes o barato sai caro....
E se um dia avaria como vai ser... garantia como é... já tem portes incluídos... são £45.00 para lá e £45.00 para cá...
Assim sem grande procura vi num site em LX este material:
Aerogerador 300/500w 12v ou 24v
Potencia 300w aos 12 m/s
Potencia 500w aos 15 m/s
Novo e com factura
420 paus
Ps: julgo que também é xines mas pelo menos é vendido em Portugal, e tem mais modelos também tem um para 320 paus de 200W a 250W.
-
Emanuel Couto
- Moderador

- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Es de São Miguel Açores ? Se fores eu tb sou de lá ........ Estou a começar na micro produção fotovoltaica
Abraço
Abraço

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/