secagem por borbulhação...mas ao contrario!

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

secagem por borbulhação...mas ao contrario!

Mensagem por Garras »

óra boas tardes!
nao sei se sera uma ideia boa ou má, pois foi algo k me veio a cabeça assim derrepente!
é comum fazer se a secagem a ar colocando um compressor a meter ar pelo fundo do contentor de bio atravez de um difusor.... mas eu pensei uma forma contraria.
no lugar de meter um compressor a comprimir para o fundo do bio, pensei colocar um compressor a "chupar" ar pelo topo do contentor.
poe se o compressor a trabalhar e quando tiver vacuo abre se a torneira do fundo.
este processo conjugado com um filtro de secagem de ar na valvula do contentor fara com que a secagem se torne mais rapida e fiavel.

dexa ver se consigo explicar o processo:

na torneira do fundo coloca se um filtro de secagem (poderá ser silica), na torneira do topo do contentor coloca se um motor a "chupar" o ar de dentro do contentor (tipo bomba de vacuo).
isto fara com que todo o ar que entra em contacto com o bio esteja seco.

nao sei se a ideia sera grande coisa...mas foi apenas uma ideia descabida k me "sobre-voou" a cabeça!

grande abraco pessoal!
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

mas podes usar esse processo de borbulhação para a lavagem com água no fundo em 8 horas ou mais. as bombas de aquário são as indicadas. para secar o processo também funciona mas é lento.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

a ideia até é boa. o que acho que não vai ser fácil é aplicá-la. primeiro isolar tudo muito bem, para evitar que hajam fugas e o ar entre no contentor. depois como irás acopular o compressor? os motores do compressor "chupam" ar de fora para um depósito. depois é saberes quando a pressão dentro do contentor será suficiente para abrires a torneira. a seguir tens de calcular o ar que está a entrar pela torneira, se não é em quantidade superior ao que está a ser sugado pelo compressor.

a ideia dos filtros de silica é muito boa, que até pode ser aplicada no processo "tradicional", logo à saída da bomba de aquário.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

Mensagem por Garras »

boas !
pois bem me parecia que era uma ideia descabida!
a razao k me fez pensar nisto é simples:
todo o ar que entra dentro do deposito do compressor temsempre dias coisas que nao devia fazer parte (humidade e oleo do compressor)
logo pensei meste esquema mas de facto era necessario uma potencia de vacuo muito elevada.
resta me entao fazer uma coisa engracada:
tenho aqui um compressor de um ar condicionado e est a pensar colocar o gajo a meter ar no fundo do deposito mas intercalar um deposito pequeno pra recolha do oleo e um filtro de silica a seguir!
deste modo evito que o oleo mineral do compressor entre em contacto com o bio e o filtro ira secar todo o ar antes de entrar no bio.
prevejo a colocaçao de dois filtros de silica (um na aspiracao de ar do compressor e outro imediatamente antes da entrada do deposito de bio)


um aparte:
lamento ainda nao ter colocado aqui nenhuma das minhas experiencias mas devido ao facto do meu estatuto estudante/trabalhador resta me muito pouco tempo pra fazer o k ker k seja! (ate minha namorada se keixa k nao lhe salto a espinha hehehehehehe)
tenho quase todos os equipamentos necessarios pra construir meu reactor (1 deposito cilindrico em ferro galvanizado com 1,80m de altura por 40cm de largo(nao sei quantos litros leva), tenho os tubos as torneiras, resistencias.)..pronto tenho quase tudo....ao lado umas cisas das outras a espera k eu comece a montar aquilo!!!

pessoal...grande abraco
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

atenção, não disse que a ideia era descabida, apenas digo que talvez não seja de fácil execução. já agora que compressor é esse que permite a fuga de óleo mineral?

quanto à tua namorada, devias tratar disso primeiro que outras coisas..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

Mensagem por Garras »

boas escalavardo...
esse compressor nao permite a fuga de oleo mineral por avaria... é mesmo assim pois como tinha dito na mensagem anterior, é um compressor de um ar condicionado, e estes compressores nao funcionam da mesma forma dos compressores de ar comuns, isto é, o sistema de admisao nao é feito directamente a uma valvula de admisao e depois comprimido para dentro de um deposito!
o conpressor de ar condicionado ten um sistema engracado (estou me a referir a compressores hermeticos) pois o ar (neste caso será ar) entra pra dentro da carcaça do compressor onde vai entrar em contacto com o oleo de lubrificacao do cilindro e da cambota, so aí é k ele é absorvido pelo pistao e depois expulso pela valvula de compressao.

se estivermos a falar de compressores de ar condicionado "abertos" ou "semi-hermeticos", esses sim, trabalham tal e qual como um compressor comum, mas estes compressores hermeticos fazem a admissao de gaz freon a partir do interior da carcaça metalica fexada!
é engracado.

a minha ideia de colocar um compressor destes deve se simplesmente ao facto de serem extremamente silenciosos... alias...aquilo muitas vezes so se sabe k ta a funcionar pk tao kentes e vibram um bocadinho!!!!
ehhehehehe

em relacao a minha namorada...tou a tratar disso....
espero mudar de trabalho brevemente senao ainda me arrisco a ter de me contentar com..."a mao"!!

grande abraco
garras
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

boas.
o uso desse compressor não é má ideia. a adaptação também não é difcil pq normalmente dispõe de tubos que facilitam o trabalho.
o problema mesmo é o facto do oleo de lubrificação entrar em contacto com o ar e então surgem dois problemas:
o ar por mt que tentes nunca vem completamente limpo e então, é só uma questão de tempo para o oleo passar a pasta. (no sitio original durava mt pq estava em circuito fechado, logo não havia entrada de partículas) (não sei se sabes mas existem filtros de ar em tractores ou máquinas rectroescavadoras em que o elemento filtrante é o oleo)
em segundo, como a saida do compressor está aberta para o exterior quer queiras quer não haverá sempre expulsão de particulas minusculas de oleo e a poder do tempo começará a faltar no "carter" (interior do involucro) e não poderá ser reposto pq este é de um tipo especial para poder estar em contacto com o embolo, bielas, combota e o enrolamento do induzido e das indutoras do motor electrico que toca todo esse conjunto e que é arrefecido por esse mesmo oleo.
outra coisa, o caudal de ar desse compressor não é muito. usa-o para encher os pneus do carro.
um aparte...
mantém a namorada assistida pq se alguma peça encrava é o cabo dos trabalhos para a repor em funcionamento digo eu...

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”