Baterias de Gel - vida útil de 1500 a 2000 ciclos
-
RA02
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: quarta dez 28, 2011 2:39 pm
Baterias de Gel - vida útil de 1500 a 2000 ciclos
Boas,
Estava a ver o catálogo das scooters elétricas da ECOWAY e reparei que no modelo EMA 98 é referido que a vida útil das baterias é de 1500 a 2000 ciclos, numa bateria de gel!!
Bem, isto é possível?
Gostava de saber a vossa opinião sobre as vantagens das baterias de gel face às restantes opções mais utilizadas no mercado (lítio, por exemplo), se é que existem vantagens!
Abraço elétrico
Estava a ver o catálogo das scooters elétricas da ECOWAY e reparei que no modelo EMA 98 é referido que a vida útil das baterias é de 1500 a 2000 ciclos, numa bateria de gel!!
Bem, isto é possível?
Gostava de saber a vossa opinião sobre as vantagens das baterias de gel face às restantes opções mais utilizadas no mercado (lítio, por exemplo), se é que existem vantagens!
Abraço elétrico
-
CésarSalgado
- Membro Silver

- Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Re: Baterias de Gel - vida útil de 1500 a 2000 ciclos
Esse numero de ciclos parece estar um pouco inflacionado.
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Esse numero de ciclos é para lítio, em gel quando passam os 300 ciclos já é bom, máximo 500.ScE Escreveu:Boas,
Bem, isto é possível?
Abraço elétrico
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
RuFuS
- Membro Gold

- Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
Como?????jmal Escreveu:Esse numero de ciclos é para lítio, em gel quando passam os 300 ciclos já é bom, máximo 500.ScE Escreveu:Boas,
Bem, isto é possível?
Abraço elétrico
Dizes que se passarem de 300 "já é bom" mas que dão um máximo de 500? Ou 300 ou 500...em que ficamos?
Pra mim durante 250-300 ciclos mantêm a autonomia...a partir daí é sempre a descrescer...qd chegam a 500 já tão pelas ruas da amargura...
Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...
-
jmal
- Membro Platinium

EDIT: Exactamente, e mesmo os 250 - 300 têm de se usar pouco por cada ciclo de carga, a partir dai é sempre a decrescer mas continuam vivas.RuFuS Escreveu:Então quer dizer que tenho razão.jmal Escreveu:Esse numero de ciclos é para lítio, em gel quando passam os 300 ciclos já é bom, máximo 500.ScE Escreveu:Boas,
Bem, isto é possível?
Abraço elétrico![]()
Como?????
Dizes que se passarem de 300 "já é bom" mas que dão um máximo de 500? Ou 300 ou 500...em que ficamos?
Pra mim durante 250-300 ciclos mantêm a autonomia...a partir daí é sempre a descrescer...qd chegam a 500 já tão pelas ruas da amargura...
Cumps
Cumps Inovadores
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Os enganos acontecem... Devem ter escrito isso a pensar nas de lítio!
Existem muitas vantagens para as baterias de lítio, se não fosse o preço, poderia dizer que seriam todas!
Estás a pensar comprar uma Electrica?
Existem muitas vantagens para as baterias de lítio, se não fosse o preço, poderia dizer que seriam todas!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
RuFuS
- Membro Gold

- Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
Se calhar está! Tens alguma sugestão?Jorge Rocha Escreveu:Os enganos acontecem... Devem ter escrito isso a pensar nas de lítio!
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas
-
jmal
- Membro Platinium

Têm um custo de utilização mais baixo que as as de chumbo/gel.Jorge Rocha Escreveu:Os enganos acontecem... Devem ter escrito isso a pensar nas de lítio!
Cumps Inovadores
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

RuFus, a minha sugestão é muito subjectiva, e eu não conheço, nem a pessoa que quer comprar, nem a utilidade que lhe vai ser aplicada, logo não posso ajudarRuFuS Escreveu: Se calhar está! Tens alguma sugestão?
É isso mesmo Jmal, por esse mesmo motivo eu converti a minha a lítio, e foi a melhor escolha que eu fiz!
Estou completamente satisfeito com o lítio!
-
RA02

De facto, também acho que dever ter sido um erro...
Gostava que fosse verdade, pois dei de presente à mulher um veículo elétrico, considerado bicicleta, mas que se parece com uma scooter elétrica, e tem bateria de chumbo ácido...
Agora faço uma pergunta: as baterias de chumbo de ácido são equiparadas às de gel, são a mesma coisa?
O modelo que adquiri pode ser visualizado aqui:
http://scooterseletricas.blogspot.com/2 ... ooter.html
O que acham deste veículo elétrico, de seu nome VORTEX?:)
Se estiverem interessados posso fazer um diário de bordo desta bicicleta elétrica, que mais se parece com uma scooter! Que vos parece?
Abraço elétrico
Gostava que fosse verdade, pois dei de presente à mulher um veículo elétrico, considerado bicicleta, mas que se parece com uma scooter elétrica, e tem bateria de chumbo ácido...
Agora faço uma pergunta: as baterias de chumbo de ácido são equiparadas às de gel, são a mesma coisa?
O modelo que adquiri pode ser visualizado aqui:
O que acham deste veículo elétrico, de seu nome VORTEX?:)
Se estiverem interessados posso fazer um diário de bordo desta bicicleta elétrica, que mais se parece com uma scooter! Que vos parece?
Abraço elétrico
-
RA02

Caros colegas,
De facto, seria um fenómeno extraordinário uma bateria de gel ter uma vida útil de 1500 a 2000 ciclos.
A este propósito, gostaria de saber qual a diferença entre uma bateria de gel e uma de chumbo ácido?
Isto porque a minha mulher queria uma bicicleta elétrica, eu tentei convencê-la a optar por uma scooter elétrica. No final, optou-se por uma "quase" scooter elétrica. Digo quase, porque na verdade é uma bicicleta elétrica, mas que se parece com uma scooter!!
Foi ela que escolheu!:) E de facto é um veículo bastante interessante, com limitações óbvias! Uma delas é o conjunto de baterias, que são de chumbo ácido. Por isso, a minha questão sobre este tipo de baterias. Também terá os mesmos ciclos de vida que uma bateria de gel?!
Para quem tiver curiosidade em saber que tipo de veículo elétrico estou a falar, vejam aqui:
Se estiverem interessados até posso fazer um diário de bordo!:) Já dei umas voltinhas e surpreendeu-me pela positiva!:)
De facto, seria um fenómeno extraordinário uma bateria de gel ter uma vida útil de 1500 a 2000 ciclos.
A este propósito, gostaria de saber qual a diferença entre uma bateria de gel e uma de chumbo ácido?
Isto porque a minha mulher queria uma bicicleta elétrica, eu tentei convencê-la a optar por uma scooter elétrica. No final, optou-se por uma "quase" scooter elétrica. Digo quase, porque na verdade é uma bicicleta elétrica, mas que se parece com uma scooter!!
Foi ela que escolheu!:) E de facto é um veículo bastante interessante, com limitações óbvias! Uma delas é o conjunto de baterias, que são de chumbo ácido. Por isso, a minha questão sobre este tipo de baterias. Também terá os mesmos ciclos de vida que uma bateria de gel?!
Para quem tiver curiosidade em saber que tipo de veículo elétrico estou a falar, vejam aqui:
Se estiverem interessados até posso fazer um diário de bordo!:) Já dei umas voltinhas e surpreendeu-me pela positiva!:)
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

Eu converti a do meu pai para litio e coloquei-lhe 20 celulas de 3,2V 20Ah, um controlador de 25Ah de pico, com cruise control, e agora está com autonomia de 80 Km (embora ele já tenha feito 100 kms, aquele maroto), e dá de velocidade máxima 42 Km/h.
Anda agora ele todo contente a ultrapassar as outras "quase scooters" electricas!

Anda agora ele todo contente a ultrapassar as outras "quase scooters" electricas!
-
marcopns
- Membro Gold

- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Eu também já fiz um pack de lítio para uma "quase scooter".
As baterias de chumbo ou gel, basicamente são a mesma coisa... as que chamas de "chumbo" têm manutenção, tens de ter cuidado com o nível de agua. As baterias de gel, são de chumbo na mesma, a diferença é que substituíram a agua por um gel que não evapora e por isso não requerem manutenção
As baterias de chumbo ou gel, basicamente são a mesma coisa... as que chamas de "chumbo" têm manutenção, tens de ter cuidado com o nível de agua. As baterias de gel, são de chumbo na mesma, a diferença é que substituíram a agua por um gel que não evapora e por isso não requerem manutenção
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

E eu já vi em algum lado essa tua conversão, e que foi executada com grande sucesso, muitos parabéns marcopns!marcopns Escreveu:Eu também já fiz um pack de lítio para uma "quase scooter".
-
RA02

Caros colegas,
Aguçaram-me o apetite e curiosidade para fazer a mesma conversão da minha "quase scooter", de chumbo para lítio... Dava mesmo jeito, pois, a minha mulher uma vez perdeu-se e teve de dar aos pedais! Com uma autonomia de 80km, nunca teria tido necessidade de o fazer.
É complicado transmitirem-me a informação necessária para o fazer?
Quanto aos custos, podem-me dar um valor referência?
Jorge, esses 42Km/hora devem ser nas descidas...
O modelo Vortex vem equipado com um pack de baterias com tensão de 60v, o que lhe dá mais força! E em terreno plano chega aos 35Km/hora o que n é mau de todo... nas descidas marca 40km/hora... Nada mau para uma bateria de chumbo..
Outra observação, a bateria da Vortex é do tipo "chumbo-ácido selada" e, de acordo com o "marcopns" necessita de manutenção, nomeadamente, controlar o nível da água. No entanto, eu não consigo fazer isso porque a bateria é selada!!! Vêm algum problema nisto? O que vos parece este tipo de bateria?
Obrigado
Aguçaram-me o apetite e curiosidade para fazer a mesma conversão da minha "quase scooter", de chumbo para lítio... Dava mesmo jeito, pois, a minha mulher uma vez perdeu-se e teve de dar aos pedais! Com uma autonomia de 80km, nunca teria tido necessidade de o fazer.
Jorge, esses 42Km/hora devem ser nas descidas...
O modelo Vortex vem equipado com um pack de baterias com tensão de 60v, o que lhe dá mais força! E em terreno plano chega aos 35Km/hora o que n é mau de todo... nas descidas marca 40km/hora... Nada mau para uma bateria de chumbo..
Outra observação, a bateria da Vortex é do tipo "chumbo-ácido selada" e, de acordo com o "marcopns" necessita de manutenção, nomeadamente, controlar o nível da água. No entanto, eu não consigo fazer isso porque a bateria é selada!!! Vêm algum problema nisto? O que vos parece este tipo de bateria?
Obrigado
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

Não será muito complicado, mas será necessário alguns conhecimentos base, em conjunto com umas largas horas de pesquisa, e algum poder criativo, para que as tarefas possam ser executadas da melhor forma! Caso não tenha esses conhecimentos, será preferivel pedir ajuda de um técnico.RA02 Escreveu: Caros colegas,
Quanto aos custos, isso pode depender de varios factores, tipo de baterias e outros materiais a aplicar(BMS, barramentos, ligações, etc) quantidades, locais de compra, etc., etc., ...
As velocidades maximas devem ser sempre realizadas em estradas niveladas e em dias sem vento.RA02 Escreveu:Jorge, esses 42Km/hora devem ser nas descidas...![]()
A velocidade que referi era exactamente essa, 42Km/h em reta nivelada sem vento, e não é por esses velocimetros que já vêm equipados nesses veiculos, mas sim por um velocimetro, desses de instalar em bicicletas, que se ajusta ao perimetro do pneu, sendo assim muito rigoroso.
Essas baterias terão no maximo 12Ah e vêm equipadas numas série de 5 (que já não é nada pouco) e são as ditas de gel, sem manutenção!RA02 Escreveu:Outra observação, a bateria da Vortex é do tipo "chumbo-ácido selada" e, de acordo com o "marcopns" necessita de manutenção, nomeadamente, controlar o nível da água. No entanto, eu não consigo fazer isso porque a bateria é selada!!! Vêm algum problema nisto? O que vos parece este tipo de bateria?
-
jmal
- Membro Platinium

Atenção que baterias seladas não quer dizer que sejam de gel, ao serem seladas evitam evaporação mas as pressões dentro delas por vezes fazem-as "inchar" e até verter, são muito comuns nos veículos eléctricos de origem chinesa.
Cumps Inovadores
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

Pensava que as que são de acido liquido teriam que ter obrigatoriamente os respiros em aberto para que, durante as cargas e descargas, o gás gerado se fosse libertando? 
Pensava também que seriam as baterias de Silicone ou Gel (acido em gel), que teriam esse sintoma de incharem, não porque adquirem pressão (porque elas têm umas tampas de borracha que à mais pequena pressão cederiam e deixava de haver pressão), mas sim por já estarem, numa grande parte de sua superficie, isoladas internamente, aumentando assim o fluxo da passagem da corrente em pequenas partes que as fazem aquecer exageradamente. Esse aquecimento irá tornar as paredes de plastico das baterias, cada vez mais flexiveis, e assim a libertação do gás, em conjunto com uma espuma branca (que mais parece um bolor) empurram facilmente as paredes de plastico da bateria, tornando-a inchada.
Pensava também que seriam as baterias de Silicone ou Gel (acido em gel), que teriam esse sintoma de incharem, não porque adquirem pressão (porque elas têm umas tampas de borracha que à mais pequena pressão cederiam e deixava de haver pressão), mas sim por já estarem, numa grande parte de sua superficie, isoladas internamente, aumentando assim o fluxo da passagem da corrente em pequenas partes que as fazem aquecer exageradamente. Esse aquecimento irá tornar as paredes de plastico das baterias, cada vez mais flexiveis, e assim a libertação do gás, em conjunto com uma espuma branca (que mais parece um bolor) empurram facilmente as paredes de plastico da bateria, tornando-a inchada.
-
RA02

Pois, acredito que no caso da minha "quase scooter" é este o caso. Pois, um dos avisos sobre estas baterias é que podem "inchar", e se for demais, quer dizer que houve má uso da mesma, e, por isso, a garantia não cobre estas situações...jmal Escreveu:Atenção que baterias seladas não quer dizer que sejam de gel, ao serem seladas evitam evaporação mas as pressões dentro delas por vezes fazem-as "inchar" e até verter, são muito comuns nos veículos eléctricos de origem chinesa.
Ainda por cima a Vortex é chinesa...
-
Jorge Rocha
- Membro Platinium

Nessas baterias de gel/silicone, é muito frequente acontecer se por ventura o carregador não desligar, e como não têm bms de protecção, continuam a receber a carga. Não havendo para onde ir, essa energia, logo se transforma em calor. Calor igual a maior oxidação e plasticos moles; um saltinho para ficarem inchadas!RA02 Escreveu:Pois, acredito que no caso da minha "quase scooter" é este o caso. Pois, um dos avisos sobre estas baterias é que podem "inchar", e se for demais, quer dizer que houve má uso da mesma, e, por isso, a garantia não cobre estas situações...jmal Escreveu:Atenção que baterias seladas não quer dizer que sejam de gel, ao serem seladas evitam evaporação mas as pressões dentro delas por vezes fazem-as "inchar" e até verter, são muito comuns nos veículos eléctricos de origem chinesa.
Ainda por cima a Vortex é chinesa...