vista em 2 minutos

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.

Autor do tópico
casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

Mensagem por casta_baga »

qual corrector ortográficos da língua portuguesa vocês usam mais em sistemas linux e mac x?
1 abraço

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

eu uso normalmente plataforma windows, mas uso o mozilla firefox em vez do ie. o firefox tem milhentos complementos e extensões que se podem instalar, uma delas é o corrector ortográfico para português europeu. é bastante bom e assinala a maior parte dos erros quando estou a digitar estas mensagens.
agora, de momento, não me estou a lembrar se o firefox também existe em versão para linux.

luismiguel
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 09, 2006 10:41 pm

Mensagem por luismiguel »

para mim linux tem um ponto bom, é barato...
nao vou dizer que windows é melhor que linux, agora linux competir com windows, nao compete... a intel e a microsoft têm uma parceria forte, e assim a microsoft explora a fundo os processadores da intel, coisa que linux nao o faz, para cada computador com windows existe 0.000000000000000000...1 com linux, macs isso aí nem vale a pena falar, se nao fosse o ipod coitados deles.
para sistemas embebidos linux até que nao seja má ideia, e ja começam a aparecer umas coisas mas pouco.
o firefox veio do linux, claro que existe para o proprio linux...
VW Golf3 TD 190kkm
->B50

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

não me parece que estejas a ver bem a coisa:
ainda o windows era a 16 bit, monotarefa e monoutilizador, já o linux utilizava as plenas capacidades desses 386. e isso ainda é verdade!
o problema é que os fabricantes de hardware pelam-se pela etiqueta "compativel window$". o primeiro s.o. para a plataforma intel a utilizar multiprocessadores foi também o linux. de resto a larga maioria de servidores web correm esse sistema operativo. já agora, a instalação do linux já se tornou práticamente automática, as actualizações também e as configurações melhoraram um pouco (o problema aqui é que a cultura linux é a de optimização do funcionamento e da gestão dos recursos, pelo que os menus de configuração...). neste momento a microsoft limita-se a defender o seu mercado e representa um atraso para o progresso da humanidade. o clinton bem queria desmembrar o monstro, mas o bush nem quis ouvir falar nisso. de qualquer forma, a próxima geração já vai dominar melhor os computadores, pelo que há esperança.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

o ipod não é da apple? onde é que entra o linux?
acho bem que se defenda a microsoft mas com argumentos válidos. por falar em apple, quem inventou um sistema operativo com interface gráfica que depois a microsoft copiou e chamou windows?

luismiguel
Membro Silver
Membro Silver

windows 16bit monotarefa? mostra-me onde isso está, windows 16bit ja usava multitarefa, sabes-me explicar uma coisa, porque é que a ibm se foi depois de investir no linux.
hp microsoft e intel têm uma parceria forte, derruba-los é quase impossivel, linux nao explora nem metade das capacidades dos micros intel, é verdade e sempre foi.

o macintosh operating system (mac os) é a denominação do sistema operacional padrão dos computadores macintosh produzidos pela apple. sua evolução ocorreu até a versão mac os x. a primeira versão foi lançada em 1984. até antes da versão 7.6, era chamado apenas de system (ex.: system 4, system 7), da versão 7.6 em diante passou a ser chamado de mac os.

podes ver isso na wikipedia, e quanto ao ambiente grafico tens razao, mas repara nos ambientes graficos linux e diz-m quem é que copia quem.

eu nao estou aqui a defender microsoft...

um abraço
VW Golf3 TD 190kkm
->B50

Autor do tópico
casta_baga
Membro Silver
Membro Silver

quando fui introduzido aos sistemas linux e mac que na altura era o tal mac os 9 e respectivamente suse 6, se bem lembro, usava na altura windows 98... fiquei espantado com a velocidade do suse dual processor no meu mmx, este corria espantosamente sem dar um único problema ao contrário do windows 98 que cada vez que o ligava tinha problemas com dsl e dial-up... o mac os9 sendo este já pioneiro em java e em tecnologia de ppc, já superava todas as versões do windows em varios aspectos, esta diferença hoje é ainda maior, desde que a apple lançou o x baseado em unix... faz com que linux e mac fiquem aquém da microsoft...

é espantoso o que li... um artigo num desses jornais que suportam as guerras.. um tal jornalista afirma que linux e mac são para hackers por varias razões inclusive a ligação do opensource, mas eu não entendi o artigo... porque na realidade usar windows é abrir portas para hachkers ingenuamente, o próprio internet explorer a própria base de cache do sistemas são os maiores buracos do windows e não só, o facto de suportar um sistema bastante corrupto...

mas por outro lado quem poderá ser mais open mind e saltar para o outro lado da realidade já é considerado hacker, sem este ter intenções similares à do jornalista.
1 abraço

luismiguel
Membro Silver
Membro Silver

sim claro usar windows abre portas para hackers, por 2 razoes, primeira o windows é o os mais usado, segundo porque é mais interessante "atacar" um sistema operativo em que nao existe o codigo livre. que interesse um hacker tem em atacar linux com o codigo mesmo á mao, nenhum

1 abraço
VW Golf3 TD 190kkm
->B50

pauloans
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta out 19, 2006 2:39 pm

Mensagem por pauloans »

um hacker com interesses económicos não quer código de software, quer os códigos das contas bancárias.
dentro em breve vou ser um feliz proprietário de um mac. só ainda não decidi se espero pelo tiger, ou se compre já a máquina e depois actualizo...
sempre são uns 200€... que se poupa...
para mim, do que já experimentei o actual mac os já é melhor que o vista...

Autor do tópico
casta_baga
Membro Silver
Membro Silver

quem usa mac ou linux não se preocupa em craks, em licenças ilegais... mas sim na segurança, eu posso adiantar que não tenho um único programa ilegal no meu ppc...
e acabei de encontrar uma poderosa aplicação no opensource, grátis, que supera um dos programas que uso profissionalmente que cada licença passa os $5000.... sem falar nos problemas que as redes de windows nos dá diariamente...

comprar mac é sim um bom investimento, tipo o novo imac g5 e não só, as garantias da mac são as melhores, fala a experiencia...
1 abraço

murias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo out 08, 2006 4:34 am

Mensagem por murias »

acho que nao ha duvidas ao dizer que o melhor é mac e ponto final, lembrem-se de uma coisa, o que voces estao a falar não é hacking... pois os hackers nao sao os piratas que voces os fazem e seguem-se por um codigo...

windows, linux, mac, eu ca prefiro mac, ou linux, pena não saber mais de informatica pois mac e linux sao fontes quase ilimitadas. o windows não é seguro, dificilmente temos um computador com windows completamente legal sem gastar um dinheirão em licensas...

Autor do tópico
casta_baga
Membro Silver
Membro Silver

pauloans Escreveu:um hacker com interesses económicos não quer código de software, quer os códigos das contas bancárias.
dentro em breve vou ser um feliz proprietário de um mac. só ainda não decidi se espero pelo tiger, ou se compre já a máquina e depois actualizo...
sempre são uns 200€... que se poupa...
para mim, do que já experimentei o actual mac os já é melhor que o vista...
mas espera aí... as minhas desculpas não ter captado este comentário antes... mas o tigre já está a ser vendido com todos os macs, não estás a fazer confusão com o leopardo?
.... não percebi muito bem o teu comentário... mac os x version 10.4 "tiger" já saiu à bastante tempo... tenta comprar o mac numa loja autorizada da apple, vai sair brevemente é o leopardo que irá ser ainda mais compatível com 64bits ppc e compatível com tecnologia intel...
já compras-te o mac?
1 abraço

pauloans
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta out 19, 2006 2:39 pm

Mensagem por pauloans »

enganei-me no felino. hehehehe
estou à esera do leopard, obviamente.
ontem fiquei a saber que se comprar o mac até 15 dias antes do lançamento do leopard, eles oferecem o novo sistema assim que for lançado....
vou mesmo esperar... alguem já sabe datas?
entretanto tb estive à conversa com amigos mac-users, e eles teem o ultimo mac com processador risc.... e não o vão vender porque há aplicações que não foram migradas, pelo menos por enquanto.... cuidado com isso....
cumps
Paulo Ans
-- http://forum.autogas.pt/forum/" onclick="window.open(this.href);return false; --

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”