Como Carregar Bateria ??
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm
Como Carregar Bateria ??
Boa tarde de momento tenho 2 baterias de 220A 20 baterias 7H e 1 bateria de 24h, gostaria de saber qual o melhor método para ligar, se ligo todas as baterias em Paralelo ou se é preferível ter 2 circutos, 2 de 220A e no outro circuto as baterias de 7H e de 24h.
digo isso porque se ligar tudo em paralelo ao descarregar não pode haver o risco de descarregar completamente as baterias de 7A ao ponto de se despachar(li que nao se deve deixar pelo menos 20% da bateria) ? ??
Cumprimentos
Filipe Lousada
digo isso porque se ligar tudo em paralelo ao descarregar não pode haver o risco de descarregar completamente as baterias de 7A ao ponto de se despachar(li que nao se deve deixar pelo menos 20% da bateria) ? ??
Cumprimentos
Filipe Lousada
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Re: Como Carregar Bateria ??
rocheiro Escreveu:Boa tarde de momento tenho 2 baterias de 220A 20 baterias 7H e 1 bateria de 24h, gostaria de saber qual o melhor método para ligar, se ligo todas as baterias em Paralelo ou se é preferível ter 2 circutos, 2 de 220A e no outro circuto as baterias de 7H e de 24h.
Cumprimentos
Filipe Lousada
Oi, sendo elas todas da mesma tensão podes ligar e carregar todas em paralelo, em descarga acontece o mesmo, se tiveres todas em paralelo não existe o risco de descarregar as mais pequenas em capacidade, vão descarregar todas por igual capacidade, já que a tensão será igual em todas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
ok obrigado pela resposta assim fico mais descansado
ja agora passa pela energia eolica a ver se podes ajudar, obrigado

-
- Membro
- Registado: quarta nov 30, 2011 11:20 am
Mas se ligar as baterias todas em serie não vai acontecer o mesmo que acontece numa string de paineis PV parcialmente sombreado? ou seja, a capacidade do banco de baterias será definida pela bateria com menor capacidade.
-
boas, nao posso ligar em serie porque assim vou ter mais de 12V e o que quero é aumentar a amperagem
-
- Membro
- Registado: quarta nov 30, 2011 11:20 am
lol. Não sei onde fui buscar a ligação em série. Mas ligar em paralelo diferentes baterias pode dar problemas por causa do controlo de carga. Porque a tensão será igual para todas e o perfil Tensão vs Capacidade será eventualmente diferente para cada tipo de bateria.
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Basta regulares as tensões para os extremos das mais sensiveis, e nunca terás problemas! (uma bateria não se estraga por não ser totalmente carregada, nem por ser pouco descarregada)rnf Escreveu:lol. Não sei onde fui buscar a ligação em série. Mas ligar em paralelo diferentes baterias pode dar problemas por causa do controlo de carga. Porque a tensão será igual para todas e o perfil Tensão vs Capacidade será eventualmente diferente para cada tipo de bateria.
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Jorge Rocha Escreveu:Basta regulares as tensões para os extremos das mais sensiveis, e nunca terás problemas! (uma bateria não se estraga por não ser totalmente carregada, nem por ser pouco descarregada)rnf Escreveu:lol. Não sei onde fui buscar a ligação em série. Mas ligar em paralelo diferentes baterias pode dar problemas por causa do controlo de carga. Porque a tensão será igual para todas e o perfil Tensão vs Capacidade será eventualmente diferente para cada tipo de bateria.
Exacto, estando elas todas em paralelo, a tensão é igual em todas, logo não é possível descarregar uma de menos capacidade que outra de mais capacidade, basta limitares a tensão mínima de descarga e máxima de carga.
Cumps Inovadores
-
- Membro Silver
- Registado: sexta ago 19, 2011 7:02 pm
Não vejo muito problema em ligá-las em paralelo para a carga. Basta que você verifique que estão todas em bom estado (aproximadamente 12V nos bornes) antes de conectá-las.
O problema pode existir se a intenção for que elas trabalhem em paralelo (durante a descarga).
Caso não haja um diodo na saída de cada uma delas (abaixando a tensão útil para 11.3V , portanto) pode acontecer que um defeito em uma das células internas (de uma das baterias) afete todo o conjunto, podendo inclusive, causar danos a todas as baterias.
A contrapartida da proteção do conjunto é a perda de 0.7V em todas elas.
O problema pode existir se a intenção for que elas trabalhem em paralelo (durante a descarga).
Caso não haja um diodo na saída de cada uma delas (abaixando a tensão útil para 11.3V , portanto) pode acontecer que um defeito em uma das células internas (de uma das baterias) afete todo o conjunto, podendo inclusive, causar danos a todas as baterias.
A contrapartida da proteção do conjunto é a perda de 0.7V em todas elas.
-
a intençao era tb usar as mesmas para consumo, mas se ao carregar a bateria mais potente carrega a menos pontente, na descarga deve ser a mesma coisa(ao haver uma descarga ao mesmo tempo ha uma carga a modos de haver igualdade de baterias), por isso penso que se houver algo julgo que ira danificar todas e nao só as de 7A ou sera que estou enganado,
-
- Membro
- Registado: quarta jan 06, 2010 2:28 pm
Boas,
não se usam ligações de baterias em paralelo pelo motivo de se formam correntes de circulação entre elas, devido às características internas serem diferentes e variáveis com a idade.
solsombra
não se usam ligações de baterias em paralelo pelo motivo de se formam correntes de circulação entre elas, devido às características internas serem diferentes e variáveis com a idade.
solsombra
-
entao qual a melhor maneira de carregar 25 baterias ? uma a uma nem pensar 

-
Boas ppl arranjei uma bateria da Bosch de 12v 70 A, estive a carregar e a testar, liguei uma lampada de 5W 12v a bateria durante 2,5H medi e tinha 10,5 V isso na sexta- feira hoje quando cheguei ao trabalho medi a bateria e esta com 12,60v.
é normal quando deixo de ter alguma coisa ligada na bateria essa recuperar a energia ?
na vossa opiniao a bateria esta em condições ?
obrigado
é normal quando deixo de ter alguma coisa ligada na bateria essa recuperar a energia ?
obrigado
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Se a bateria estava carregada completamente, deveria ter 840W para libertar. A lampada de 5W em duas horas e meia apenas gastou 12,5W, e a esse consumo a bateria já estava no 10,5V... Esquece a bateria,que está completamente INOP.rocheiro Escreveu:Boas ppl arranjei uma bateria da Bosch de 12v 70 A, estive a carregar e a testar, liguei uma lampada de 5W 12v a bateria durante 2,5H medi e tinha 10,5 V isso na sexta- feira hoje quando cheguei ao trabalho medi a bateria e esta com 12,60v.
obrigado
O facto das baterias terem tendencia para elevar os valores em vazio até à tensaõ normal, não significa nada.
Tudo por um mundo mais limpo!