Microprodução Protasio
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: quarta dez 07, 2011 7:51 pm
Microprodução Protasio
Boas,
a minha questão é a seguinte. Eu já tenho um sistema de microprodução com fotovoltaicos instalado e a funcionar bem. Estava a pensar existe a possibilidade de montar por exemplo um aerogerador e ligar ao Inversor de modo a aproveitar mais o período de baixa atividade e mesmo a noite.
Legalmente creio que não será possível pelo seguinte. Penso que a tarifa paga pela fotovoltaica é diferente da para para eolica, pelo menos para grandes produtores, isto relacionado com a amortização da tecnoclogia.
Não sei no entanto se os residenciais seguem esta lógica? Alguem sabe algo sobre este assunto, ou sabe de alguem que já o tenha feito?
Cumprimentos
Protásio
a minha questão é a seguinte. Eu já tenho um sistema de microprodução com fotovoltaicos instalado e a funcionar bem. Estava a pensar existe a possibilidade de montar por exemplo um aerogerador e ligar ao Inversor de modo a aproveitar mais o período de baixa atividade e mesmo a noite.
Legalmente creio que não será possível pelo seguinte. Penso que a tarifa paga pela fotovoltaica é diferente da para para eolica, pelo menos para grandes produtores, isto relacionado com a amortização da tecnoclogia.
Não sei no entanto se os residenciais seguem esta lógica? Alguem sabe algo sobre este assunto, ou sabe de alguem que já o tenha feito?
Cumprimentos
Protásio
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Re: microprodução fotovoltaico + eólica ?
Protasio
Enquanto aguardas pela resposta de quem poderá saber, passa pelas Apresentações e diz-nos algo sobre ti. Regista-te como microprodutor aqui no fórum e partilha connosco.
Cumprimentos.
Enquanto aguardas pela resposta de quem poderá saber, passa pelas Apresentações e diz-nos algo sobre ti. Regista-te como microprodutor aqui no fórum e partilha connosco.
Cumprimentos.
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Existem microproduções fotovoltaica, eólica, hidrica, biomassa etc agora mais que um ao mesmo tempo no mesmo sistema é que não, pelo menos legalmente...
cumprimentos
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm
Boasprotasio Escreveu:Boas,
Cumprimentos
Protásio
Também já tinha pensado nisso mas rapidamente desisti tanto pelo facto de ser ilegal como pelo facto de ser uma perca de tempo (custo/beneficio)
Devido a ser ilegal penso que se alguém entrasse nesta aventura teria de colocar o aerogerador fora dos olhares indiscretos (e logicamente ser de dimensões reduzidas).
Esse aerogerador nunca poderia trabalhar de noite.
Devido a estes problemas e talvez outros que não tenho aqui em conta acho que a produção a mais iria ser muito pouco rentável.......Para não falar das graves consequências no caso de a edp descobrir

-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Movi o tópico para projectos por user ser já microprodutor e a questão colocada poder se referir à sua micro produção.
Aqui pode colocar tudo o que desejar sobre o seu projecto: dúvidas, produção...
Boa sorte e partilha connosco.
Alterei o título
microprodução fotovoltaico + eólica ?
para
Microprodução Protasio
Trata-se de:
- 4,40KW instalado, painéis Bosch de fabrico nacional (há que ajudar a economia).
- Inversor Kako 3,45 (pois só tenho 6,90KVA instalado e não foi possível aumento de potência).
Aqui pode colocar tudo o que desejar sobre o seu projecto: dúvidas, produção...
Boa sorte e partilha connosco.
Alterei o título
microprodução fotovoltaico + eólica ?
para
Microprodução Protasio
Trata-se de:
- 4,40KW instalado, painéis Bosch de fabrico nacional (há que ajudar a economia).
- Inversor Kako 3,45 (pois só tenho 6,90KVA instalado e não foi possível aumento de potência).
-
- Membro Silver
- Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm
Neutrao Escreveu:protasio Escreveu:Boas,
Cumprimentos
Protásio
Boas
Também já tinha pensado nisso mas rapidamente desisti tanto pelo facto de ser ilegal como pelo facto de ser uma perca de tempo (custo/beneficio)
Devido a ser ilegal penso que se alguém entrasse nesta aventura teria de colocar o aerogerador fora dos olhares indiscretos (e logicamente ser de dimensões reduzidas).
Devido a estes problemas e talvez outros que não tenho aqui em conta acho que a produção a mais iria ser muito pouco rentável.......Para não falar das graves consequências no caso de a edp descobrir
Boas,
Como seria a EDP analisar a produção medida no vazio?
Sol da meia noite

Bubas
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm
Eu chamar-lhe-ia sol em excesso nas horas de vazio.......Ou simpatica lua para nos fazer ganhar kwsBubas Escreveu:Neutrao Escreveu:protasio Escreveu:Boas,
Cumprimentos
Protásio
Boas
Boas,
Como seria a EDP analisar a produção medida no vazio?
Sol da meia noite?
Bubas

Atencao que a politica deles na medicao de producao nao tem nada a ver com a medicao de consumo, que e feita por estimativa.......Lembra-te do pequeno modem e do cartaozito de telemovel ao pe do contador

-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: quarta dez 07, 2011 7:51 pm
Re: Microprodução Protasio
Já agora aproveito para perguntar mais uma coisa.
Ainda falando neste gerador eolico, poderia ligalo directamente à minha rede de casa? poupando assim na eletrecidade, ou vir a ter mesmo saldo.
Quando digo isto é faze-lo com todos os cuidados técnicos, com um inversor próprio? talvez parece um investimento pouco apelativo, mas tendo em conta que os preços dos eolicos têm vindo a descer, há varia soluções por essa internet fora ou mesmo quem sabe construir o aerogerador
A minha perguta é se é legal fazê-lo? estaria a vender ao preço de rede mas a análise do investimento só a mim me cabe.
Ou seria necessária a borucracia do estado, entre certificações, de equipamento e como de instalação, bla bla bla.
pergunto isto porque http://www.inovafiel.pt/eolica.html que segundo segundo estes senhores é só ligar a uma tomada de casa e meter um disjuntor de segurança.
Ainda falando neste gerador eolico, poderia ligalo directamente à minha rede de casa? poupando assim na eletrecidade, ou vir a ter mesmo saldo.
Quando digo isto é faze-lo com todos os cuidados técnicos, com um inversor próprio? talvez parece um investimento pouco apelativo, mas tendo em conta que os preços dos eolicos têm vindo a descer, há varia soluções por essa internet fora ou mesmo quem sabe construir o aerogerador

A minha perguta é se é legal fazê-lo? estaria a vender ao preço de rede mas a análise do investimento só a mim me cabe.
Ou seria necessária a borucracia do estado, entre certificações, de equipamento e como de instalação, bla bla bla.
pergunto isto porque http://www.inovafiel.pt/eolica.html que segundo segundo estes senhores é só ligar a uma tomada de casa e meter um disjuntor de segurança.