Ajuda Conversor 12V/220V não arranca 1 frigo....

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am

Ajuda Conversor 12V/220V não arranca 1 frigo....

Mensagem por Esteves »

Boas,

Um desafio aos entendidos em electrónica visto que a mim ultrapassa-me esta situação.

Tenho um conversor ((PIC-1000W/12V PACO
CONVERSOR DC/AC 12V-220V 1000W- C/ CARREGADOR DE BATERIAS)) e ao ligar um frigorífico de 80W que tem um pico de 600W o conversor apita, mas se ligar e desligar 2 a 3 vezes o frigorífico arranca.

Para ajudar a esclarecer a minha situação fiz uns testes, tenho um outro conversor da marca Perel de 600W e com esse trabalha bem, um colega meu tem 1 igual foram comprados a 8 dias são novos e o dele também faz o mesmo.

Pelo que entendi o conversor de 600W tem um arranque julgo que se protecção ou então mais lento e o de 1000W tem outro tipo de arranque ou outro tipo de protecção.

Agora a minha questão é esta: Tendo eu este conversor mais "forte" do que o outro haverá solução para resolver o problema?

PS: Antes deste conversor tive um também novo da mesma marca só que sem a função de carregar as baterias, só o tive 2 dias mas nesses 2 dias trabalhou bem, só o troquei porque este tem a dita função.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Field
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 30, 2011 1:24 am

Re: Ajuda Conversor 12V/220V não arranca 1 frigo....

Mensagem por Field »

Arrancar compressores de refrigerador, a/c,... não é uma tarefa fácil p/ um inversor, mesmo sendo de boa qualidade...
1º Verifique se o seu conversor é senoidal(100%, modificado...), se não for não serve p/ a finalidade ou vai trabalhar 'apanhando';
2º É de 1kw! Ohh, mas que forte!!!! Pode ser que não dê nem a metade disso ou chegue(a metade...) com uma forma de onda totalmente distorcida... é uma prática comum em determinadas empresas 'se equivocar' sobre a potência, a forma de onda, a forma de onda nela...
3º Como vc sabe que a potência de arranque(pico) é 600w, é pq o de 600w 'arrancou' ele? Se sim, isso não é referência.
4º Ligar e desligar o conversor da bateria, em sua chave master, entre sua saída e o motor ou onde 3x é o que faz arrancar?
5º O igual que seu colega tem é igual a esse seu de 1kw (e também não arranca) ou é igual ao de 600w que arranca? Ele, ao não arrancar também faz o mesmo barulho?
6º Se o seu(e o do seu amigo) de 1kw 'apitam' e não param de apitar significa que eles não tem proteção eletrônica: devem contar apenas com fusíveis, possuem uma impedância interna incompatível com os 1kw declarados pela empresa(fios do trafo mais finos e mais baratos=baixa qualidade, mas acredito que pare por aí...) e é um indício de equipamentos projetados visando preço o que confirma a tese de que sua potência é menor que a declarada pela fábrica... sem querer 'meter o pau' no seu produto... mas se não arrancam esses de 1kw são piores que o de 600w, certo?
7º Acredito que vc tenha entendido errado: O conversor de 600W deve ser feito por uma empresa responsável, que tem forte compromisso com qualidade e honestidade, se empenha e sofre muito por declarar a potência real de seus equipamentos. O que não acontece com o modelo de '1kw' que vc comprou...
9º Não sei de onde vc tc, nem como comprou esse inversor e muito menos leis do consumidor no seu país... mas eu cogitaria trocar(na loja?) por um que tenha os recursos que vc precisa e que seja da marca do de 600w, acredito que funcionará!
10º Essa minha resposta aí ^^^ pode parecer meia 'ácida' e tal -e sim: ela tem um tom de irritação mesmo... é que já trabalhei em uma empresa séria declarando honestamente potências e eramos 'ferrados' por equipamentos que muitas vezes não tinham nem 1/4 da potência declarada... pq vou comprar esse de 600W se esse de 1kw custa +/- a mesma coisa? Infelizmente, o papel aceita tudo...

Field
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 30, 2011 1:24 am

Mensagem por Field »

Pensando que vc vai ficar com o inversor de 1kw, seguinte:
1- Verifique se o compressor de sua geladeira possui um capacitor próximo, ele é ligado no 'relé de partida' que fica numa caixinha onde entram os fios do compressor. O capacitor é normalmente um cilindro de +/- 3cm X 5cm de comprimento. Se tiver, ele pode arrancar mais facilmente com um capacitor 3, 4X maior, ou seja mesmos 'volts'(uns 450V no míííínimo p/ 220V) mas 4X mais 'microfards' até um limite de uns 47uF. O capacitor é usado em alguns motores pra multiplicar a tensão de entrada aumentando a corrente no enrolamento de partida para facilitar mesma e só é usado no momento da partida, assim como o enrolamento de partida por tanto não vai influenciar no consumo nema na segurança da geladeira. Não adianta aumentar muito(+ que 4x) o valor do capacitor pq a impedância do enrolamento de arranque do motor 'tranca' a corrente em um determinado limite... Por outro lado, valores maiores(por se tratar de um inversor 'apanhando' e não de uma tomada...) podem até piorar a condição da partida: nesse caso se tiver capacitor antes de tentar um com 4X mais uF tente tirar ele do circuito ligando seus dois terminais um no outro. Se não der certo, então, compre um com pouco mais que o dobro do valor original e aí vc vai ter 2 opções p/ testar: capacitor novo e se não der certo capacitor novo + capacitor antigo... o ideal seria conseguir alguns emprestado lembrando que eles tem que ser bipolar que nem eu, rsrsrsr... Se não tiver tem com certeza relé de partida e dá pra colocar um capacitor. Me avisa então que te digo como ligar.

2º Saindo da geladeira mas continuando com capacitores vc pode tentar colocar uns o mais próximo possível da entrada da bateria no inversor -tem que ser de boa qualidade- aconselharia no mínimo uns 10.000uF ligados com fio o mais grosso e menor possível, de preferência no próprio fio da bateria 'do lado' da entrada do inversor. Isso vai dar um pouco mais de pico p/ o inversor. Tem uns capacitores automotivos p/ som com o mesmo propósito de até 4F (4 Fard!) mas eles custam mais que o inversor, se vc conseguir um p/ testar...

3º E o fio que liga a bateria é de que tamanho? De que bitola? No máximo 1 metro e bitola de pelo menos 16mm seria aceitável p/ 12V acredite: não tá superdimensionado...

Não me surge mais nenhuma idéia por hora... Boa sorte!

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am

Mensagem por Esteves »

Obrigado a todos, mas já resolvi o assunto, troquei o inversor por um de 1500W

Assunto arrumado.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Muito boa partilha assim os próximos já sabem...

Obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Rios
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 27, 2010 2:44 pm

Mensagem por Rios »

Esteves Escreveu:Boas,

Um desafio aos entendidos em electrónica visto que a mim ultrapassa-me esta situação.

Tenho um conversor ((PIC-1000W/12V PACO
CONVERSOR DC/AC 12V-220V 1000W- C/ CARREGADOR DE BATERIAS)) e ao ligar um frigorífico de 80W que tem um pico de 600W o conversor apita, mas se ligar e desligar 2 a 3 vezes o frigorífico arranca.

Para ajudar a esclarecer a minha situação fiz uns testes, tenho um outro conversor da marca Perel de 600W e com esse trabalha bem, um colega meu tem 1 igual foram comprados a 8 dias são novos e o dele também faz o mesmo.

Pelo que entendi o conversor de 600W tem um arranque julgo que se protecção ou então mais lento e o de 1000W tem outro tipo de arranque ou outro tipo de protecção.

Agora a minha questão é esta: Tendo eu este conversor mais "forte" do que o outro haverá solução para resolver o problema?

PS: Antes deste conversor tive um também novo da mesma marca só que sem a função de carregar as baterias, só o tive 2 dias mas nesses 2 dias trabalhou bem, só o troquei porque este tem a dita função.
Se trata da famosa potência máxima do Inversor, que no caso alguns fabricantes informam em quanto tempo ele fornece aquela potencia máxima, e outro detalhe que também influi é se o inversor é senoidal ou senoide modificada. Provavelmente o de 600W tem uma potencia máxima duradoura comparada do de maior potencia nominal, porém baixa potencia em alguns instantes (dados em minutos).

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

http://www.batterie-solaire.com/PBSCPro ... ID=2813896
conversor muito bom e de preço razoavel
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

queria mencionar o genois de 1500w
mas mesmo bom é o studer de 2000w mas o preço sao no minimo 1700aérios
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Responder

Voltar para “Geral”