IRS

Responder

Autor do tópico
Ricardo22
Membro
Membro
Registado: sexta abr 29, 2011 1:00 am

IRS

Mensagem por Ricardo22 »

Boa tarde a todos,

Desde já peço desculpa se estiver a repetir o assunto, mas efectuei uma pesquisa pela palavra IRS e não me retornou nada. Ainda que já tenha visto um tópico sobre beneficios fiscais onde entra a expressão IRS.

Durante o verão que passou, instalei sistema microprodução fotovoltaico que já está em funcionamento.

Na factura a edp está a reter os 23% de IVA.

Quando apresentar o IRS relativo a 2011, vou incluir o valor da compra, para poder ter o beneficio fiscal.

No entanto não faço ideia se o rendimento da venda de energia vai afectar o meu IRS. E se devo preencher a declaração na primeira fase ou na segunda.

Penso que dos produtores que passam aqui no fórum já alguns têm diversos anos de produção e me poderão esclarecer.

Agradeço a vossa informação e caso vejam que há algum dado relacionado com isto e que eu não vi ainda, não hesitem em referir.

Obrigado

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: IRS

Mensagem por Volt »

Até 5 mil euros estás isento.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
Ricardo22
Membro
Membro

Mensagem por Ricardo22 »

Volt Escreveu:Até 5 mil euros estás isento.
:-) Obrigado pela resposta.

Seguramente que não chegarei aos 5000€ :-(

Mas terei de declarar esse rendimento? E em que anexo?

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Não tens. Isso está no decreto-lei de 2007 que regulou a microprodução. Já há muito tempo que não o leio, mas, olha que é de boa leitura...

Aqui o tens (repara no nº6 do artº12):
http://www.edpsu.pt/pt/PRE/Microproduca ... A-2010.pdf

:-).

PS: Entrou em vigor agora um novo decreto que ainda não li com muita atenção e que pode mudar isto (espero que não, mas deste desgoverno já nada me admira).

Autor do tópico
Ricardo22
Membro
Membro

Mensagem por Ricardo22 »

Muito obrigado pelas respostas Volt. Direccionadas exactamente para o que eu procurava saber.

Obrigado.

afstoni
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda ago 22, 2011 2:03 pm

Mensagem por afstoni »

Volt Escreveu:Até 5 mil euros estás isento.
Corrija-me se estiver enganado, atingindo cerca de 9000Kw de produção anual a EDP não paga mais nada certo?
Portanto não tem que se preocupar porque nunca atinge os 5000 euros, a não ser que esteja a ser pago a 0,65c.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Não são bem 9 mil kWh (são menos uns 200 ou 800, dependendo da potência contratada), mas, seja como for, basta fazer as contas. As primeiras 3 tarifas (0.65€, 0.6175€ e 0.5866€) podem chegar aos 5 mil euros anuais. As restantes, não. Para um vendedor ou instalador que, neste momento, se aproxime de um futuro cliente, já lhe pode simplesmente dizer que está isento (as novas tarifas não permitem chegar aos 5 mil euros anuais descritos no decreto-lei de 2007, o qual está em vigor até ao final deste ano). Mas eu não sei qual é a tarifa do Ricardo, daí eu ter dado esta resposta mais "simplista".

:-).

Responder

Voltar para “Energia Solar”