Resitência do termossifão VS esquentador a gás

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
joaoabs
Membro
Membro
Registado: quinta jul 22, 2010 2:30 pm

Resitência do termossifão VS esquentador a gás

Mensagem por joaoabs »

Olá boa noite,

Sempre acabei por adquirir um sistema termossifão de tubos de vácuo da boltherm.
Como sistema de suporte continuo a ter um esquentador com módulo solar integrado.
Até agora estou bastante satisfeito com o conjunto, e ainda nem liguei a resistência do termossifão à corrente. Quando a água quente do termosifão acaba, o esquentador entra em funcionamento e nem se nota.

Agora que vêm as noites frias do inverno, vou considerar ligar - ou não - a resistência durante a noite.

Perante o cenário de necessidade de àgua quente durante a manhã, estou indeciso sobre o que será mais económico: Ligar a resistência durante a noite, beneficiando da tarifa bi-horária, ou usar o esquentador pela manhã?

A minha questão prende-se ao que será mais económico: aquecer água com electricidade (considerando tarifa bi-horária) ou com gás da companhia?

Obrigado,
Joao Silva

afstoni
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda ago 22, 2011 2:03 pm

Re: Resitência do termossifão VS esquentador a gás

Mensagem por afstoni »

Gás!
Porque só vai aquecer a água que necessita, para mais, o depósito mesmo com noites frias tem uma boa inercia, portanto a não ser que utilize toda a água na noite anterior, de manhã ainda deverá ter alguma disponivel.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Eu não teria tanta certeza... O gás é mais caro que a tarifa bi-horária. Quanto ao aquecer apenas a água que necessita, faça como eu, coloque um timer na tomada e ligue a resistência apenas das 6 às 8 (eu tomo banho de manhã). Se a resistência for de 2000W (não sei quanto é a sua), isto significa que pode gastar até 4000W por dia. No bi-horário, 4000W custam 40 cêntimos já com o IVA a 23%. Num mês, dá 12 euros. Quanto é que gastaria de gás?

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

Acho que tudo depende principalmente do tempo que usas o apoio (gás ou electricidade).
Eu pessoalmente uso gás, e como dizia o colega em cima, só se usa se necessário e o gás regulado no mínimo, pois a agua já vem morna do painel.
Tendo em conta que só vais usar de manhã o gás, e por 10 ou 15 minutos, pois durante o resto do dia o sol aquece a agua.
Se forem dias sucessivos sem sol, aí eu ponderaria usar a bi-horária, pelas razões que o outro colega disse (preço reduzido do Kw).
Mas por 10 ou 15 minutos de uso, acho que n vale a pena aqueceres 200 lt de agua quando só vais gastar 50 lt (ex.), deixemos o sol aquecer o resto durante o dia.
Uma bilha de gás com 15 min. de uso diários, dará largos meses.
No caso de achares que a resistência é o melhor para ti, deves ter atenção que nos meses frios devemos dar relevo ao isolamento dos tubos e metais, pois podemos estar a aquecer a agua com uma resistência e perdermos uma parte para o exterior frio por má vedação.
Eu tenho uma bilha desde Maio...
Dos Fracos Não Reza a História...

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

Quando tive esse dilema, fiz as contas e fica-me mais barato ligar a resistência das 5h às 7h (tarifa bi-horária) do que gastar gas.
Se for na tarifa normal da edp fica-me mais caro que o gás, mas depende de muitos factores.
Tu tens que fazer as tuas contas!
Quanto gastas em gás por mês, ou trimestre, ou semestre, ou anual?
Quantas pessoas tomam banho?
Quantas vão tomar banho de manha?
Na cozinha tens fogão que consome do mesmo gás? Ou tens placas electricas?
Tens a tarifa bi-horária?
Como é que o gas chega aí a casa?
Qual a potência da resistência do TS?
sergiomms

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

Pois é um dilema, e é dificil ter a certeza de qual será a melhor opção! Na minha casa os banhos são ao fim do dia. Apenas a maria necessita de meia duzia de litros de água morna de manhã :lol: . Eu faço o seguinte: chego a casa e vou verificar a temperatura da água do painel, se estiver por exemplo entre 35 e 40 e poucos graus ligo a resistência o tempo necessário até ficar a 50º, entre 1 ou 2 h. Se a água do painel estiver abaixo dos 35º ligo o esquentador, ou em alternativa acendo a bailarina.
Inté

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

As comparações entre os dois sistemas não são simples:
No gás, gasta-se o necessário para aquecer o diferencial da temperatura da agua do deposito até 45 ou 50º graus a "x" litros de agua utilizada.

No eléctrico aquece-se pelo menos 1/2 deposito ou mais de agua a temperaturas de 60 ou 70º e mantém-se essa temperatura. Ou seja, vai se gastar bem mais mais energia no processo.

Optimizando a utilização até poderá ficar ligeiramente mais barata a solução eléctrica, mas na pratica o gás será mais um descanso.

Mais ainda, se o gás da companhia for propano, note-se que o IVA do propano não subiu e o da electricidade e do gás natural subiram para 23% ( como o propano já tinha).
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”