tavares Escreveu:Já dei como exemplo a scooter PGO iDEP que tem duas tecnologias de bateria , um pack de gel/chumbo e outro amovivel de litio , sendo o pack de litio utilizado como extensor de autonomia.
Porquê não pegar nesses cerca de 1000 euros que custa o gerador e investir num pack de litio?
Este pack seria usado como extensor e seria amovivel da mota , um pack de 40Ah pesaria cerca de 20Kgs.
O custo de uma mota a baterias de gel e muito semelhante e as vezes mais caro que sustentar algo a gasolina e sempre mau investimento
parte positiva do pack amovivel de litio(ex1500wh):
curto prazo resolve te o problema
metade do custo da conversao para litio
parte negativa do pack amovivel de litio
peso extra tens o litio mas nao podes andar sem as baterias de gel (ex40kg gel mais 18kg litio)
espaço (tens que encontrar espaço para mais um pack )
Fabricação vais ter que fabricar suportes adicionais e provavelmente cortar plasticos internos ou ficar sem espaçO para o capacete
( porque nao podes meter o litio no sitio do gel)
medio prazo vais voltar a investir mais do dobro que investires agora (quando as baterias de gel morrerem)tens que voltar a parar a mota retirar o gel voltar a montar outro pack igual bms etc..
reboque a medida que o gel tiver a entregar alma ao criador autonomia vai ser cada vez mais reduzida os 60km que fazes em junho provavelmente so fazes 50km em agosto vais arriscando ate chamar o reboque
ps:uma predador gel pesa 210kg uma litio pesa 150kg a 170kg
Se passares so para litio podes fazer descargas maiores das baterias reduzes em metade do peso das actuais baterias a mota vai ser mais agil facil de conduzir etc.. resolves logo o problema e muito provavelmente se investires num pack maior vais ter mais autonomia que todas as outras 4000w muito perto dos 100km