A minha Super-ZEV

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

A minha Super-ZEV não tem o tal buraco na frente, como tem a minha ZEV.

Entretanto, a Super-ZEV fez os seus primeiros 5555,5 quilómetros. :-D. Não sei se é do frio, mas nestes últimos 3 dias, o raio do "Encodr" tem dado os bons dias e, por vezes, as boas noites... Não noto qualquer diferença no comportamento dela, mas irrita-me vê-lo e deixa-me com a pulga atrás da orelha, pois com a minha ZEV ele não se mostrava desta forma. Aparecia de vez em quando, mas depois ficava sempre uns meses sem se ver... Enfim. Tenho de abordar o Ângelo sobre isto.

Ora, anteontem tive uma conversa com a Super-ZEV. Fui ter com ela aqui ao piso -3, dei-lhe as boas noites (pois sou um tipo que se acha educado mesmo quando fala sozinho) e ela respondeu-me com um "Encodr". Eu perguntei-lhe "qu'est-ce que c'est merde?" (mas em português). E ela, nada. Mas, estás a gozar, não? - disse-lhe eu - A minha "ex" ainda 'tá ali e tu 'tás aqui, por isso vê lá e tal!...

E pronto. Foi mais ou menos isto... :-D.

É verdade. Ao fim destes 3 meses de vida da minha Super-ZEV, concluí que a falta de equalização pode tirar 10 ou 15 quilómetros de autonomia logo na viagem seguinte. Por isso, se fizer o carregamento sem a equalização, convém não andar "a abrir", pois o último quarto de carga é absorvido como se uma esponja lhe apertasse a cada par de quilómetros seguintes...

;-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

futurewatt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 07, 2011 6:16 pm

Mensagem por futurewatt »

Olha Volt eu tb tenho esse "bug" na Faísca, a chave de bocas amarela de vez em quando surge e lá vem o "encodr"...tb o comportamento dela não sofre alteraçoes aparentes mas...ja falei disso na Motonova e á Masac ao Angelo. Vamos aguardar para ver quando ela fôr a mudar a suspensao dianteira e aí verificar tudo o resto.
...e agora em contagem crescente...
Mais um "verde" a alinhar nas fileiras!

32000kms + 11000kms emprestada and rising...rising...

joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

Mensagem por joseneves »

viva,

Volt, encontrei este site(forum), que falam num erro encoder.
tendo sido resolvido por um dos participantes...

http://translate.google.pt/translate?hl ... md%3Dimvns

cumps

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

É verdade joseneves, obrigado. Eu já tinha passado por esse post do Mik há algum tempo. No entanto, não creio que estes problemas estejam relacionados. Digo isto porque o "Encodr" é um erro que acontece sempre que há uma falha de comunicações com o encoder. Ora, a sujidade no sensor é uma possível causa, mas, estas motas são novas e eu não notei qualquer falha na condução (ao contrário do que acontecia com a versão NiMH). No entanto, vou informar a Masac que isto estava a acontecer e ver o que me dizem. :-). Provavelmente, isto será dado como um erro temporário que se pode ignorar.
A versão permanente deste erro é que não se pode ignorar de certeza... :-D.
Mas, obrigado na mesma. :-).

Futurewatt, vê lá se estás atento à zona de eventos que vou colocar lá o evento de amanhã (o Mendrix vai tocar ao Barreiro de novo).

:-).

futurewatt
Membro Silver
Membro Silver

Xiiiiiiiiiiiiiii Volt, agora que falas nisso me lembrei! Amanhã tenho o aniversário de um amigo meu que nos convidou para lá irmos jantar a casa dele no Sobralinho com porco no espeto á mistura.... :cry:
Mas olha hoje lá em nossa casa estamos a organizar um pequeno magusto, Querem aparecer depois de jantar? Só têm de levar um punhado de castanhas (medidas impostas pela troika...) apartir das 21h o pessoal começa a chegar e nós ja há algum tempo que não nos juntamos...desde a Expo e lá foi uma cena muito barulhenta...lol. Vejam lá, se conseguirem aparecer nem que seja para um cafezito seria bom. Fazíamos gosto nisso.
Aproveito e deixo aqui o convite a quem quiser aparecer a unica condição é trazer um punhado de castanhas e boa disposição. (desculpa-me Volt o off topic...)
Ate breve!

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Tenho que ver isso com a Maria. ;-).

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Pois é. Aqui vai mais um resumo do que se tem passado:

A minha Super-ZEV continua a andar bem e já passou os seus primeiros 6 mil quilómetros. Esta marca, para já, coloca-a no top 50 de eléctricas daqui do fórum. Amanhã, faz 99 dias de vida. Quem diria que o tempo passa tão rápido... ;-).

O erro do "Encodr" continua a aparecer. Vou ver se falo para a Masac brevemente. O facto de este erro aparecer com mais frequência, incomoda-me. Na minha ZEV isto aparecia com pouca frequência e, quer o jmal, quer o Ângelo (da Masac), ensinaram-me a ignorá-lo, por se tratar de falha de comunicação temporária. Com a Super-ZEV, não me parece ser o mesmo. Certo é que não noto diferença nenhuma na prestação da mota. Isso é muito importante. :-D.
Anexos
S-Z@6000.7
[email protected]
IMG_3517.JPG (69.16 KiB) Visto 2327 vezes

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

é sempre a somar... ehehehe :P

essa danada anda com vontade propria anda... ehehe
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

MH_electric
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 14, 2011 5:28 pm

Mensagem por MH_electric »

Vejo que estás no meu encalço...
MH_electric
DB Vectrix VX-1 - Aventura de 40 Meses e 43.000Km. The end!
DB BMW C-EVO LR - Full Power de 18 Meses e 22.000Km.

futurewatt
Membro Silver
Membro Silver

Grande Volt! A mim tb me sucede o mesmo. Aparece o encodr constantemente mas tal como tu a sua prestação continua em alta. Já agora para quando um café? Pôr a conversa em dia? OLha, já tenho os dispositivos nos capacetes (meu e da Rita) os intercomunicadores mas nao sei se me está a faltar alguma coisa, tenho umas falhas de comunicação e ainda nao consegui "emparelhar" com a Rita (isto soa mal mas é a verdade) A ligação com telemovel ok, a receber chamadas ok mas depois entre eles parece-me que está ali a faltar qq coisa...Vamos aguardar pois só ainda fiz a viagem de F.F.-Lx de hoje.
Grande abraço

futurewatt
Membro Silver
Membro Silver

Apareçam lá em casa para comer umas castanhas, que dizes? Liga-me ou manda me uma mensagem a dizer alguma coisa.

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

A luz do encodr ñ será derivado ao frio? Não vejo outra explicação pois as vossas vectrix's são distintas e começaram a acusar isso na mesma altura...a do Volt já levou uma intervenção ao contrário da tua e a tua tem menos kms...

As vossas também têm o sensor de luz/temp no painel de instrumentos?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Futurewatt, temos de ver isso dos intercomunicadores. :-). As castanhas são tentadoras, mas a semana actual é complicada em horários... :-(. No FDS pode ser que consiga... Depois digo.

Quando souber alguma coisa do "Encodr", venho cá dar notícias.

MH_Electric, estás já ali. Se não acelerares, apanho-te daqui a dois meses. ;-).

Mumia, ela está a dar azo ao nome (Super-ZEV). :-D.

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

RuFuS Escreveu:A luz do encodr ñ será derivado ao frio? Não vejo outra explicação pois as vossas vectrix's são distintas e começaram a acusar isso na mesma altura...a do Volt já levou uma intervenção ao contrário da tua e a tua tem menos kms...

Pode estar relacionado, sim. Já pensei se não será humidade ou coisa assim que esteja a implicar com o sensor...

futurewatt
Membro Silver
Membro Silver

OK, na boa. Tudo bem.
Abraço, fica bem.

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

Volt Escreveu:
RuFuS Escreveu:A luz do encodr ñ será derivado ao frio? Não vejo outra explicação pois as vossas vectrix's são distintas e começaram a acusar isso na mesma altura...a do Volt já levou uma intervenção ao contrário da tua e a tua tem menos kms...

Pode estar relacionado, sim. Já pensei se não será humidade ou coisa assim que esteja a implicar com o sensor...

Pois se eu também tivesse uma li+ seria mais fácil comparar dado que estou noutra localização geográfica...a não ser que me queiras emprestar a tua... :lol: :mrgreen:
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Boas tardes a todos. :-).

A minha Super-ZEV faz hoje 100 dias (2011-11-18 - linha 134 da folha que partilho no google). Ao fim dos primeiros 26 dias (2011-09-06 - linha 51), fez a sua primeira pausa e os seguintes 23 dias foram passados na oficina, na altura em que queimei um dos condensadores... Este problema não obrigava a esta paragem (a mota continuava a andar), mas eu decidi fazer mais uns quilómetros na minha outra ZEV enquanto a Super-ZEV ficou a ocupar a montra da Motonova. Sei que, nessa altura, o pessoal da Motonova fez o "dump" de memória pedido pela Vectrix ao fim do primeiro mês (depois é de 6 em 6 meses). Entretanto, além de levar um controlador novo que a Vectrix decidiu substituir, teve de levar também um novo fusível principal, pois o de origem fez o seu trabalho e queimou devido a um erro de montagem que não teve nenhuma consequência grave (apenas um ligeiro esticão fez o mecânico "abanar" [o Armando]). Quando a fui buscar, foi na véspera da sua primeira prova de fogo (2011-09-29 - linha 52). Fomos a Cantanhede juntamente com a Faísca e o futurewatt (2011-09-30 - linha 53). Foram 599.2 quilómetros (Quinta do Conde - Lisboa - Leiria - Miranda do Corvo - Cantanhede - Coimbra - Leiria - Santarém - Quinta do Conde), 346.8 deles, feitos no sábado do IIº Workshop NovaEnergia.net (2011-10-01 - linha 57). A outra prova de fogo ficou guardada para o fim-de-semana entre as duas semanas de férias que ainda tinha para gozar. A Super-ZEV ficou guardada na garagem nessa semana, que começou no dia do meu aniversário (2011-10-10 - linha 74) e na semana seguinte (2011-10-16 - linha 81). Mas no dia 14 recebi um convite da minha madrasta e decidi ir a Portimão ver o Glorioso Benfica jogar uma partida de futebol contra os locais. Peguei na Super-ZEV (e na Maria) e fizemos os 508.3 quilómetros necessários (2011-10-14 - linha 75), 266 deles, feitos no regresso (2011-10-16 - linha 79). Desde essa altura até hoje, temos (eu, a Super-ZEV e, por vezes, a Maria) circulado quase todos os dias em viagens rotineiras. Recentemente, apareceu o aviso "Encodr", que não é de "ligar muito" a não ser que ele se mantenha, como está a ser o caso (2011-11-07 - linha 112). Provavelmente, é sujidade na zona (dentro de uma tampa) do motor. Já conhecia o relato disto em fóruns internacionais, mas até pensei que não fosse esse o caso. Aparentemente, estava errado. Segunda-feira vou deixar a mota na Motonova para fazer essa limpeza (que está a ser aconselhada junto com a restante "manutenção"), e devem aproveitar para fazer o tal "memory dump" que se devia fazer aos 6 meses (só que a minha menina é muito precoce e já leva mais de 6 mil quilómetros ;-)).

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Podem ver, na folha que partilho, algumas estatísticas destes primeiros 100 dias da Super-ZEV. Estão alguns logo na primeira linha da tabela (na folha "Dados"). Nomeadamente, o número de dias de vida, o total de quilómetros, as médias de percentagem de carga gasta por carregamento, o número de descargas completas, a percentagem de carregamentos em casa, médias de preços de kWh e de "euros aos 100", média de quilómetros por carga, total de ciclos de carga, médias de tensão de células e pack, média de tempos de carga, entre outros...
Também podem ver (na folha "Estimativas") mais alguns dados, como a estimativa de quilómetros ao fim de 1500 ciclos de 80%, o custo real por cada 100 quilómetros, o número de dias de uso, os Wh por quilómetro, entre outros.

Acho relevante ver que:
- Gasto em média 77.64 Wh por quilómetro;
- Fiz uma média de 95 quilómetros por dia (considerando apenas os 65 dias em que a mota foi usada);
- Gastei um total de 28.18 euros em electricidade, sendo que apenas 58% dos carregamentos foram pagos (e em casa) o que dá 0.46 euros por cada 100 quilómetros (dará 0.83 euros se não considerar as "borlas");
- A este ritmo, os 1500 ciclos de 80% de carga serão atingidos ao fim de 109 mil e 230 quilómetros (até hoje foram feitos 67.7 ciclos);
- A minha média de autonomia ronda os 90 quilómetros;
- Em média uso 52% de carga entre carregamentos;
- Quando pego na mota depois do carregamento, as células têm, em média, 3.44v e, quando a deixo a carregar, em média, as células têm 3.25v.

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Na sexta-feira (ontem) apanhei uma chuvada bem grande e consegui chegar a casa seco, como de costume... De resto, como de costume, houve quem ficasse incrédulo com este facto. Por isso, aqui partilho o vídeo que fiz enquanto arrumava a mota na garagem, onde falo rapidamente do equipamento que uso para a chuva.
Espero que vos seja útil.

Link

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

Volt, Consultor de Moda. Contactar... ;-)
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”