SW - Viper 3000 Lítio

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Re: SW - Viper 3000 Lítio

Mensagem por Mumia »

ora ainda bem que está tudo a correr bem e que ta correr bem o solucionamento dos probs.. :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Mensagem por ogadiv »

Ora pronto, cá estou eu de novo para atualizar o meu DB, atingidos que foram os 2.000 Km. a queimar electrões após pouco mais de 2 meses. Tem sido um regalo, e não tenho perdido oportunidade para pegar na bichinha, e ainda não perdi o vicio de andar todos os dias. Em baixo fica o registo dos km. efetuados.

Em termos de gastos, gastei 9,13€ nos 2.003 Km. o que perfaz um gasto de 0,46€/100km. carregados maioritariamente no horário económico.

Aproveitei ainda para fazer um teste à autonomia, e esgotar as baterias (não tenciono fazer isto muitas vezes), e a autonomia que consegui foram 55 km. (a SW Energy diz que tem autonomia de 70 km.), ficou um pouco aquem das minhas expetativas, apesar de o percurso que faço, não ser plano e ter um percurso inclinado, mas nada significativo. A acrescentar a isso nunca em caso algum ultrapassei os 50 km./h, por isso pensava que teria mais alguma autonomia, mas possivelmente dado o percurso, talvez seja normal a autonomia, ou não?
Anexos
01102011008.jpg
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

ogadiv Escreveu:Ora pronto, cá estou eu de novo para atualizar o meu DB, atingidos que foram os 2.000 Km. a queimar electrões após pouco mais de 2 meses. Tem sido um regalo, e não tenho perdido oportunidade para pegar na bichinha, e ainda não perdi o vicio de andar todos os dias. Em baixo fica o registo dos km. efetuados.

Aproveitei ainda para fazer um teste à autonomia, e esgotar as baterias (não tenciono fazer isto muitas vezes), e a autonomia que consegui foram 55 km. (a SW Energy diz que tem autonomia de 70 km.), ficou um pouco aquem das minhas expetativas, apesar de o percurso que faço, não ser plano e ter um percurso inclinado, mas nada significativo. A acrescentar a isso nunca em caso algum ultrapassei os 50 km./h, por isso pensava que teria mais alguma autonomia, mas possivelmente dado o percurso, talvez seja normal a autonomia, ou não?

Por acaso acho muito pouca autonomia para uma mota dessas ainda para mais ñ ultrapassando os 50kmh...arrisco-me a achar que algo ñ está bem aí! :|

Compara com os outros DB's de motas com características semelhantes à tua mota...a maioria consegue os 65km...o civic fez agora a alteração à dele e pode-te ajudar... ;)
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ogadiv »

RuFuS Escreveu:
ogadiv Escreveu:Ora pronto, cá estou eu de novo para atualizar o meu DB, atingidos que foram os 2.000 Km. a queimar electrões após pouco mais de 2 meses. Tem sido um regalo, e não tenho perdido oportunidade para pegar na bichinha, e ainda não perdi o vicio de andar todos os dias. Em baixo fica o registo dos km. efetuados.

Por acaso acho muito pouca autonomia para uma mota dessas ainda para mais ñ ultrapassando os 50kmh...arrisco-me a achar que algo ñ está bem aí! :|

Compara com os outros DB's de motas com características semelhantes à tua mota...a maioria consegue os 65km...o civic fez agora a alteração à dele e pode-te ajudar... ;)
Mesmo considerando o percurso algo íngreme?
Sw Predator 75 Ah

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

ogadiv Escreveu:
RuFuS Escreveu:

Mesmo considerando o percurso algo íngreme?
Para mim só seria uma autonomia normal se fosse sempre a subir... ;)
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

Para mim só seria uma autonomia normal se fosse sempre a subir... ;)[/quote]

Exacto com a minha Predator fiz 66km normalmente a 60/70km/h e quando cheguei a casa tenho uma subida em que ela fez a 65km/h sem perder velocidade e nao estava a esforçar a mota

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ogadiv »

Adiciono mais um item de análise. A foto a qual anexo foi o percurso de fiz quando esgotei as baterias.
Aqui no gráfico de altitude, é o percurso de ida e volta, por isso são similares, e fiz esse percurso 2 vezes, ou seja, 26km.+26km.=52 km. depois fiz mais uma voltinhas, cerca de 3 km. praticamente em plano até esgotar.
Este gráfico de altitude será que justifica alguma coisa?

Obrigado pela ajuda.
Anexos
STScreenshot(01).jpg
STScreenshot(01).jpg (83.46 KiB) Visto 2319 vezes
Sw Predator 75 Ah

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

Explica que ela estoura muita energia a subir durante 15km .... não é equivalente a descer os mesmos km a meu ver...
os 15km deve equivaler a uns 50km em estrada normal...isto sou eu a falar

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

ICEM4N Escreveu:Explica que ela estoura muita energia a subir durante 15km .... não é equivalente a descer os mesmos km a meu ver...
Certo, mas um desnível de pouco mais de 150 metros em 15 kms dá uma inclinação de 1 %, não é um percurso que se possa dizer que seja inclinado.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

jmal Escreveu:
ICEM4N Escreveu:Explica que ela estoura muita energia a subir durante 15km .... não é equivalente a descer os mesmos km a meu ver...
Certo, mas um desnível de pouco mais de 150 metros em 15 kms dá uma inclinação de 1 %, não é um percurso que se possa dizer que seja inclinado.

Pois também estava a fazer essas contas...1% não é nada!
São 15km sempre a subir é verdade mas 1% não é significativo...continuo a achar que algo não está bem por aí...

Cumps

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ogadiv »

E nem sequer são 10 km. o percurso é cerca de 13 km. para cada lado, e sobe cerca de 10 Km., certo que sobe, mas não se nota muito, com este percurso, qual acham que devia ser a autonomia normal da moto, não passando os 50 km/h
Sw Predator 75 Ah

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Pelo que vejo aqui nos outros tópicos, fazeres menos de 90 quilómetros a 50 kph parece pouco (isto com baterias de 40ah)...

No site diz 70 kms de autonomia.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ogadiv »

Volt Escreveu:Pelo que vejo aqui nos outros tópicos, fazeres menos de 90 quilómetros a 50 kph parece pouco (isto com baterias de 40ah)...

No site diz 70 kms de autonomia.
a característica das baterias é a seguinte:
16 células 40Ah LiFePo4 Baterias Lítio
Sw Predator 75 Ah

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Pois... Nesse mesmo site diz que as Predator, mesmo mais pesadas, usando as mesmas baterias, fazem 50 quilómetros se for a 80 kph.

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ogadiv »

Volt Escreveu:Pois... Nesse mesmo site diz que as Predator, mesmo mais pesadas, usando as mesmas baterias, fazem 50 quilómetros se for a 80 kph.
mas as da predator:
72V 40Ah LiFePo4 Baterias Lítio
contra as da Viper
16 células 40Ah LiFePo4 Baterias Lítio

não sei se isto tem diferença
Sw Predator 75 Ah

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Só se a tensão for diferente. Tinha ideia que era igual... Mas posso estar enganado. :-).

electrizado
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm

Mensagem por electrizado »

A mim n me parece q 16 celulas possam fazer muitos mais kms do q o ogadiv está a fazer, com uma velocidade maxima de 65kmh(dito por ele) andar a 50 kmh é uma velocidade já perto do maximo por isso n me espanta q a bateria rebente depressa.. È evidente q é a minha opinião.
"prudencia e segurança na estrada"

Electrizado bbrrrrrr

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

Vários users aqui no fórum têm configurações de 16 células x 40Ah e todos conseguem com relativa facilidade os 70km...não entendo a dúvida...

Há bereco flash a fazerem 75km a andarem a velocidades descontraídas portanto não acho a autonomia do ogadiv normal...ainda por cima pesa 65kg contra os 80kg do civic...50km é muito pouco para esta configuração e velocidades de 50kmh...no mínimo dos mínimos para mim teria de fazer 65km obrigatoriamente...

Cumps

Autor do tópico
ogadiv
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ogadiv »

Obrigado pelas dicas que estão a propor, por acaso a SWEnergy, virá cá na próxima semana, para tentar verificar alguns aspectos na moto (nesse aspecto tenho que louvar o trabalho realizado por eles e a sua assistência), só que gostaria também de saber a opinião de outros users deste forum, bem como, a opinião de outros users que possuem uma moto semelhante à minha mas de outras marcas, também para podermos comparar a eficácia de cada modelo, quer para nós utilizadores, quer para aqueles que visitam o fórum poderem tirar as suas ilações.

Obrigado.
Sw Predator 75 Ah

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Eu, para verificar a carga que as baterias absorvem no carregamento, conto os Kw/h através do contador (que comprei no AKI por 19,90€), descontando uns 15% das perdas de joule e outras. As contas até que batem mais ao menos certo!
Seria razoável experimentar... contando que o controlador não deixa descarregar na totalidade as baterias, ficando elas com 20%, logo 80% de 16*3,2*40= 1638w + 246w (15% das perdas do carregador) = 1,884KW contados no contador, valores aproximados!
O controlador da minha funciona na perfeição, aos 41,9v o mesmo deixa de funcionar e logo aos 42,0 já funciona. Quando as baterias já estão muito gastas e se eu mantiver o punho do acelerador a fundo, a tensão mantêm-se nos 42v e a velocidade vai diminuindo gradualmente até aos 0 (zero) km/h, aquando o potencial das baterias estabilizar nos 41,9v.
Como 3 das 8 baterias de gel que tenho, já estão rotas, o que acontece é que tenho autonomia para 10 km, quase sempre a 50km/h e autonomia para mais 20km a 15km/h (TENHO DEFENITIVAMENTE DE COMPRAR UMAS DE LÍTIO)!
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”