Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

joao000020
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta dez 30, 2010 10:22 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por joao000020 »

muito obrigado :D
cumprimentos

joao000020
Membro Dedicado
Membro Dedicado

mas isso faz com altere radicalmente a voltagem? no meu caso exprimentei com 10 imans e o resultado foi pouco mais que 1 volt
cumprimentos

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

joao000020 Escreveu:mas isso faz com altere radicalmente a voltagem? no meu caso exprimentei com 10 imans e o resultado foi pouco mais que 1 volt
cumprimentos
Se os pólos do bobinamento não estiverem sincronizados com os pólos dos ímãs o gerador vai produzir qualquer forma de onda deformada e com uma tensão insignificante. O posicionamento dos imãs em relação às bobinas é um ponto essencial.
Você deve estar obtendo 1 volt por erro na medição. Na verdade esse valor não deve passar de 0,5V. E não adianta girar em alta velocidade, o resultado vai ser quase nulo.

joao000020
Membro Dedicado
Membro Dedicado

obrigado volto a informar assim que fizer
cumprimentos

joao000020
Membro Dedicado
Membro Dedicado

boa tarde .
já fiz o rotor com 12 imans , e obtive 1.5 volt mas só com um rotor e sem reteficadores.
Acha que está bom?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

joao000020 Escreveu:boa tarde .
já fiz o rotor com 12 imans , e obtive 1.5 volt mas só com um rotor e sem reteficadores.
Acha que está bom?
Esta medida foi feita com apenas uma bobina? Ou com as três bobinas de uma fase ligadas em série? Qual a rotação? O quê você ligou como carga para fazer a medição? O multímetro estava na escala Volts AC?

Como já foi dito aqui, a medida de tensão não é absoluta. É uma medida que depende de vários fatores para se obter um resultado com um mínimo de precisão. Para você medir quantos volts estão sendo gerados é necessários saber a qual rotação o gerador está sendo movido, e ainda que exista uma carga para consumir parte da energia que está sendo produzida. Se não existe uma carga, diz-se que a medida está sendo feita "em vazio", e neste caso não é confiável. Como carga, o mais comum é usar uma lâmpada incandescente com uma potência que se sabe será abaixo da potência esperada do gerador (lâmpadas de 12V automotivas são as mais recomendadas).

Sem saber a rotação não há como saber se o resultado é bom ou ruim.

Wamp
Membro
Membro
Registado: domingo set 11, 2011 12:42 am

Mensagem por Wamp »

Ola a Todos.
Josenir ( ou quem puder me tirar esta duvida )
Depois de ler varios topicos, decidir fazer um aerogerador trifasico com 9 bobinas , 24 imas de microondas redondas 12 pra cada prato ( 60mm x 10mm com cavidade no centro, para posteriormente carregar baterias . dai surgiu varias duvidas que o google nao pode me responder:
Qual deve ser o tamanho do nucleo da bobina ? como o tamanho do nucleo afeta no rendimento ? visto que com nucleo menor se pode dar mais voltas nas bobinas ??
Devo faze-la acompanhando o formato do ima , ou quadrada ?
Quantas baterias em paralelo um aerogerador desses consegue carregar simultaneamente ?
a maioria dos projetos sao para imas de neodimio e para imas de microondas , qual a bitola recomendada e numero de voltas possiveis pra quem precisa de 14,5v a 140 rpm e maior amperagem possivel ? tavo pensando em usar bitola de 1,5mm e tentar dar uma 150 voltas pra ter um melhor rendimento , meu raciocionio esta certo , ou equivocado ?

Observacao : Nao disponho de recursos para ir testando material por motivos financeiros , tipo , (faco uma bobina se nao ficar boa faco outra ) coisas desse tipo sabe .o maximo que consigo e um multimetro emprestado . e as demais coisas , contando uma historia triste nos ferro velhos da cidade pra conseguir os imas . o aerogerador e para ajudar nas despesas de casa , em media o consumo diario e' por volta de 3,42KWh e mensal 100~110 KWh .

Desde ja agradeco a todos ... Estou aberto a criticas e sugestoes ...

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

Wamp Escreveu:Ola a Todos.
Josenir ( ou quem puder me tirar esta duvida )
Depois de ler varios topicos, decidir fazer um aerogerador trifasico com 9 bobinas , 24 imas de microondas redondas 12 pra cada prato ( 60mm x 10mm com cavidade no centro, para posteriormente carregar baterias . dai surgiu varias duvidas que o google nao pode me responder:
Qual deve ser o tamanho do nucleo da bobina ? como o tamanho do nucleo afeta no rendimento ? visto que com nucleo menor se pode dar mais voltas nas bobinas ??
Devo faze-la acompanhando o formato do ima , ou quadrada ?
Quantas baterias em paralelo um aerogerador desses consegue carregar simultaneamente ?
a maioria dos projetos sao para imas de neodimio e para imas de microondas , qual a bitola recomendada e numero de voltas possiveis pra quem precisa de 14,5v a 140 rpm e maior amperagem possivel ? tavo pensando em usar bitola de 1,5mm e tentar dar uma 150 voltas pra ter um melhor rendimento , meu raciocionio esta certo , ou equivocado ?
Observacao : Nao disponho de recursos para ir testando material por motivos financeiros , tipo , (faco uma bobina se nao ficar boa faco outra ) coisas desse tipo sabe .o maximo que consigo e um multimetro emprestado . e as demais coisas , contando uma historia triste nos ferro velhos da cidade pra conseguir os imas . o aerogerador e para ajudar nas despesas de casa , em media o consumo diario e' por volta de 3,42KWh e mensal 100~110 KWh .
Desde ja agradeco a todos ... Estou aberto a criticas e sugestoes ...
Você levantou uma quantidade muito grande de questões que não podem ser explicadas de uma só vez. Se fizer uma pesquisa mais cuidadosa vai encontrar todas as respostas aqui no fórum. Mas para isso terá que ler mais de uma centena de páginas, algumas das quais estão aqui neste tópico.

Vou tentar dar uma pequena ajuda. Mas se não estiver disposto a ler bastante não terá sucesso.

Não se preocupe com o formato e nem o tamanho das bobinas. O que você deve fazer é posicionar os ímãs em um dos discos de modo que fiquem equidistantes, ou seja, que ocupem a circunferência do disco mantendo uma distância igual entre si. Não esquecendo que eles devem estar com polaridade alternada (N-S-N-S...).
Depois de posicionar os ímãs no disco só precisa lembrar que uma extremidade da bobina deve ficar ao centro de um ímãs e a outra extremidade deve ficar no centro do ímãs vizinho. Cada extremidade de uma bobina forma um pólo do bobinamento e cada pólo do bobinamento deve estar posicionado exatamente ao centro de cada ímã.

Veja a figura abaixo, ela não está bem perfeita, é só um rascunho, mas deve dar para ter uma ideia de como deve ser feito:
Imas_Bobinas.JPG
Imas_Bobinas.JPG (39.84 KiB) Visto 3073 vezes
Observe que a circunferência foi dividida em 8 pedaços, de forma a receber 8 ímãs. Se o seu gerador terá 12 ímãs, então faça 12 divisões. Antes de colar os ímãs você pode até usar o desenho das divisões para fazer a forma das bobinas. Os pólos das bobinas devem estar paralelos a essas linhas separadoras, o que vai dar um formato mais ou menos triangular. Não se preocupe com o formato. Se preocupe apenas em deixar os pólos das bobinas bem alinhados com essas linhas separadoras.

Wamp
Membro
Membro

Mensagem por Wamp »

Obrigado Josenir ,
Nao imaginavo que o magnetismo nas bobinas funcionavam assim , pensava que neste momento e' que acontecia o cancelamento, por esta tocando dois campos oposto ao mesmo tempo . So nao sei como vou seguir o exemplo acima se vou ter 9 bobinas e 12 imas (em cada prato ) , acho que vou ter que fazer umas matematicas para obter uma maior precisao .
Na sua opiniao , qual e' vai vantajoso e possui um maior rendimento em baixas rotacoes : Trifasico , com 9 bobinas e 12 imas , ou,
Bifasico , Monofasico com 12 bobinas e 12 imas ?
Se fosse vc a fazer , qual optaria ?
Aqui venta constantemente , mas nao muito forte . Cerca de 3m/s a 8m/s .
Quanto a bitola do fio , qual vc recomendaria para obter um maior rendimento e menos perdas, e o numero de voltas ? visto que utilizarei imas de microondas para obter 14,5v a mais ou menos 140 rpm ? , desculpa por tantas perguntas , mas apesar de ler os post , a maioria e' voltada pros imas de neodimio .
Um grande abraco .

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

Wamp Escreveu:Obrigado Josenir ,
Nao imaginavo que o magnetismo nas bobinas funcionavam assim , pensava que neste momento e' que acontecia o cancelamento, por esta tocando dois campos oposto ao mesmo tempo .
Os campos se cancelariam somente se o fio estivesse no mesmo sentido em relação ao campo dos ímãs. No entanto, como o fio de um pólo da bobina vai do centro para a borda do disco e volta pelo outro pólo, da borda para o centro, teremos sentidos opostos.
Wamp Escreveu:So nao sei como vou seguir o exemplo acima se vou ter 9 bobinas e 12 imas (em cada prato ) , acho que vou ter que fazer umas matematicas para obter uma maior precisao.
Não há muito o que se preocupar. Faça as bobinas na medida sugerida no desenho, e na hora de colocá-las nas suas posições desenhe as mesmas divisões que fez nos discos dos ímãs, e coloque-as exatamente onde coincidam com os ímãs. Como terá 9 bobinas, não há como fazê-las coincidir com os 12 imãs, é claro. E ainda, como são 9 bobinas para 12 ímãs, naturalmente vai sobrar um pouco de espaço livre entre as bobinas.
O que você tem que fazer é dividí-las em três grupos de três bobinas. Aí sim, com três bobinas, ligadas em série, formando cada uma das fases, com 6 pólos, você faz elas coincidirem com 6 ímãs alternados. E faz a mesma coisa com as outras duas fases. Não há dificuldade alguma. E nem matemática.
Wamp Escreveu:Na sua opiniao , qual e' vai vantajoso e possui um maior rendimento em baixas rotacoes : Trifasico , com 9 bobinas e 12 imas , ou, Bifasico , Monofasico com 12 bobinas e 12 imas ? Se fosse vc a fazer , qual optaria ?
Eu sou suspeito para dar esta opinião, uma vez que já me manifestei aqui com pouca simpatia a esses geradores que possuem 3/4 de bobinas em relação aos ímãs, que são a meu ver, falsos geradores trifásicos.
Já experimentei na prática, com um bom equipamento de laboratório, que mesmo no caso do gerador axial, é melhor usar a mesma quantidade de ímãs e bobinas, e neste caso fazer bobinamento bifásico. Assim se consegue aproveitar melhor os ímãs e o fio, e obter mais potência.
Wamp Escreveu:Aqui venta constantemente , mas nao muito forte . Cerca de 3m/s a 8m/s .
Quanto a bitola do fio , qual vc recomendaria para obter um maior rendimento e menos perdas, e o numero de voltas ? visto que utilizarei imas de microondas para obter 14,5v a mais ou menos 140 rpm ? , desculpa por tantas perguntas , mas apesar de ler os post , a maioria e' voltada pros imas de neodimio .
Um grande abraco .
Como também já referi em várias ocasiões, anteriormente, o melhor método é o teste experimental com uma só bobina, já com os discos montados.
Faça uma só bobina com número qualquer de espiras e ponha para girar os discos de ímãs com ela posicionada ao centro dos dois, à rotação que acredita ser a rotação média da sua turbina. Ligue uma pequena lâmpada de 12V (se o gerador é para 12V) e faça a medida de tensão. Como terá 3 bobinas por fase, multiplique por três o valor obtido. Considere este valor como sendo a tensão do gerador. É claro que depois de retificado esse valor será um pouco maior, mas não se preocupe com isso, pois é preciso que o gerador forneça um pouco mais do que a tensão nominal.

edsoncr
Membro
Membro
Registado: sábado ago 06, 2011 3:51 pm

Mensagem por edsoncr »

Boa noite a todos.
Josenir fiz as alterações que Vc sugeriu. mudei o formato das bobinas, reposicionei os imãs observando que fiquem N S N S ..... cada imã ficando no centro da união de uma bibina ciom a outra, dois conjuntos de 4 bobinas para 8 imãs.
Consegui medir até 2Volts em vazio só que esta leitura é momentanea e depois cai para proximo de 0,5 Volts e quando permaneço com o secador soprando por mais tempo o conjunto vai pesando e consequentemente diminuindo a rotação até parar de rodar mesmo sem tirar o secador do lugar.
Ainda mesmo com esta tensão não ascende o led. Por que será que esta acontecendo estes fenomenos? Desde já agradeço pela atençaõ.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

edsoncr Escreveu:Boa noite a todos.
Josenir fiz as alterações que Vc sugeriu. mudei o formato das bobinas, reposicionei os imãs observando que fiquem N S N S ..... cada imã ficando no centro da união de uma bibina ciom a outra, dois conjuntos de 4 bobinas para 8 imãs.
Consegui medir até 2Volts em vazio só que esta leitura é momentanea e depois cai para proximo de 0,5 Volts e quando permaneço com o secador soprando por mais tempo o conjunto vai pesando e consequentemente diminuindo a rotação até parar de rodar mesmo sem tirar o secador do lugar.
Ainda mesmo com esta tensão não ascende o led. Por que será que esta acontecendo estes fenomenos? Desde já agradeço pela atençaõ.
Um secador de cabelo pode até conseguir girar a sua pequena turbina, mas talvez não vá fornecer força mecânica para manter um led aceso. É melhor você pensar em providenciar um motor para girar o gerador. Ou um furadeira ou parafusadeira.

Mas em todo caso, nunca ligue um led diretamente aos fios de saída do gerador. Use um resistor de 1K a 2K em série com um dos terminais do led. Caso contrário vai pesar muito para o gerador, e vai facilmente queimar o led.

Verifique ainda se as quatro bobinas de cada fase estão ligadas em série e no mesmo sentido de enrolamento, ou seja, final da primeira com início da segunda, final da segunda com início da terceira...

Não esqueça ainda que precisa usar pelo menos um diodo para retificar a tensão obtida do gerador, e um capacitor eletrolítico para estabilizar. E ainda que o led tem polaridade. Se estiver ligado invertido não acende.

edsoncr
Membro
Membro
Registado: sábado ago 06, 2011 3:51 pm

Mensagem por edsoncr »

Boa noite.

Vou ver a questão do secador. Quanto ao resistor vou providenciar, já as bobinas estão ligadas corretamente, usei 8 diodos para retificar AC para DC, já verifiquei a polaridade do Led.
Grato.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am

Mensagem por fgsouza68 »

Olá a todos.

Caro Josenir, peço que me tire uma dúvida.

Pretendo montar um gerador que me dê uns 100W e, para simplificar, gostaria de saber se posso utilizar o retificador e regulador de automóvel.
Se posso, qual é o mais indicado? Obrigado.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

fgsouza68 Escreveu:Olá a todos.
Caro Josenir, peço que me tire uma dúvida.
Pretendo montar um gerador que me dê uns 100W e, para simplificar, gostaria de saber se posso utilizar o retificador e regulador de automóvel.
Se posso, qual é o mais indicado? Obrigado.
Se estiver usando o alternador automotivo como gerador, com certeza deve usar a ponte retificadora que já está instalada nele, no entanto, quanto ao regulador, não recomendo.

Por dois motivos: primeiro porque o regulador automotivo não é capaz de fazer a auto-excitação do alternador, e segunco porque não é adequado para baixas rotações.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am

Mensagem por fgsouza68 »

Ok Josenir, obrigado.

Wamp
Membro
Membro

Mensagem por Wamp »

Oi Josenir , interessei pela ligacao hexafasica no aerogerador de imas permanentes , no meu caso sera imas de microondas , e gostaria de saber :
- E' possivel fazel-lo hexafasico com 12 bobinas e 24 imas ? ou devera ser no esquema 3/4 , 12 bobinas e 16 imas em cada prato ?
seria pedir muito ilustrar como ficaria as ligacoes em ambas sugestoes ?
Obrigado ...

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

Wamp Escreveu:Oi Josenir , interessei pela ligacao hexafasica no aerogerador de imas permanentes , no meu caso sera imas de microondas , e gostaria de saber :
- E' possivel fazel-lo hexafasico com 12 bobinas e 24 imas ? ou devera ser no esquema 3/4 , 12 bobinas e 16 imas em cada prato ?
seria pedir muito ilustrar como ficaria as ligacoes em ambas sugestoes ?
Obrigado ...
Se estiver falando do gerador axial, como ele é plano, infelizmente não vejo meio de fazer o bobinamento hexafásico. Ou ele deve ser bifásico, e nesse caso, para discos de 12 ímãs, terá 6 bobinas por fase. Ou então será trifásico com 3/4 de bobinas em relação aos ímãs.

Nas primeiras páginas deste tópico já foi bastante explicado sobre as ligações do bobinamento hexafásico. Aliás, as ligações do bobinamento hexafásico são as mesmas do bobinamento trifásico de 12 fios. Dê uma procurada, se tiver dúvida poste aqui.

joao000020
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Boa tarde .
Voltei com mais noticias . Já pus os 12 imans em cada rotor (2 rotores) e uma fase gera 3volt ( tenho 3 fases mas ainda não pus os reteficadores) com 700rpm .
Será bom? Mau?
Cumprimentos ...
Aguardo a resposta

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

joao000020 Escreveu:Boa tarde .
Voltei com mais noticias . Já pus os 12 imans em cada rotor (2 rotores) e uma fase gera 3volt ( tenho 3 fases mas ainda não pus os reteficadores) com 700rpm .
Será bom? Mau?
Cumprimentos ...
Aguardo a resposta
É um começo. Se tiver tido o cuidado de ligar uma lâmpada para consumir parte da energia gerada, e ainda assim obteve 3V, já é um bom começo.
Favor informar quantas bobinas por fase, quantas espiras por bobina e qual a bitola do fio. Assim fica melhor para dar uma opinião.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”