Desastres Naturais

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Desastres Naturais

Mensagem por mauri »

Cometa Elenin passa a 16 de Outubro "perto" da Terra, mas sem perigo
19 09 2011 09h01m

A passagem do Cometa Elenin "perto" da Terra e o fenómeno na Internet de que "algo catastrófico" pode acontecer no planeta em breve levou a NASA a lançar recentemente um comunicado intitulado "Cometa Elenin não ameaça Terra".

Imagem
Previsão da trajectória do cometa Elenin

Terramotos, furacões, tsunamis, chuva de meteoros, construção de abrigos subterrâneos na Rússia, compra de kit"s de sobrevivência ou comparações ao hipotético Planeta X são algumas das informações veiculadas na Internet relacionadas com a passagem do cometa Elenin pela Terra.

Segundo cálculos da NASA, o Elenin, cometa detectado a 10 de Dezembro de 2010 por Leonid Elenin (Lyubertsy, Rússia) e cujo nome científico é C/2010 X1, atingirá a máxima aproximação da Terra no próximo dia 16 de Outubro.

"O que posso dizer para já é que não há perigo algum com a passagem do cometa Elenin, porque vai passar muito longe", disse, em entrevista à Agência Lusa o investigador Nuno Peixinho, do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra e do Centro de Física Computacional.

Aquele cientista português refere ainda que não haverá perigo do Elenin tapar o sol, porque para o conseguir teria de estar a 400 quilómetros de distância da Terra e aquele corpo celeste vai passar a uma distância de 35 milhões de quilómetros, o que equivale quase 100 vezes a distância da Terra à Lua.

"Seria a mesma coisa que um mosquito passar entre nós e o sol, não o vemos", exemplifica o especialista da área da Astronomia, desmistificando também a ideia divulgada na Internet que o Elenin facilite o aparecimento de catástrofes naturais, como tsunamis, porque simplesmente a força da gravidade exercida sobre a Terra pelo cometa "é mínima", sendo, na prática, essencialmente nula.

Mas o fenómeno na Internet sobre o cometa Elenin é de tal ordem que até já se compara aquela bola de gelo sujo com um diâmetro entre os três e os cinco quilómetros, a uns eventuais Planeta X ou ao Planeta Vermelho, recorrendo a místicas interpretações de antigas hipóteses científicas já há muito refutadas.

A chegada de uma nave espacial com uma civilização alienígena também são conjecturas que se podem ler em vários sítios da Internet quando se faz uma pesquisa por "cometa Elenin" e há sítios virtuais que referem que os russos decidiram aumentar o número de abrigos em bases subterrâneas como um plano de emergência à passagem do Elenin.

Há outros sítios na Internet que indicam que a NASA está num nível de alerta máximo e que a FEMA (Federal Emergency Management Agency), começou a instalar câmaras de vigilância nos EUA para capturar a "queda de meteoritos".

Para esclarecer dúvidas, a NASA divulgou recentemente, no seu sítio da Internet, um comunicado intitulado: "Cometa Elenin não ameaça a Terra".

O cientista Don Yeomans, que trabalha na NASA, afirma que se tem "verificado especulações incorrectas na Internet sobre o alinhamento do cometa Elenin com outros corpos celestiais".

No documento da NASA lê-se também que o tamanho do cometa é "modesto", apresentando um diâmetro entre três a cinco quilómetros, e que não oferece "ameaça à Terra".

O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto também defende que a passagem do cometa não terá "nenhuma influência na Terra", nem "causará escuridão", porque o cometa nem sequer "cruzará o disco solar e mesmo que cruzasse é tão pequeno e está tão longe que não se notaria diferença no brilho aparente do Sol"..

"Os cometas são objectos muito pouco densos - são uma mistura de rocha e gelo - e não têm nenhum tipo de influência gravitacional significativa" sobre nós, esclarece Nelma Alas, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.

O Núcleo de Divulgação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (NDCAUP), informa ainda que nem sequer se sabe ainda se o cometa Elenin será visível a olho nu no céu nocturno.

"Pensa-se que com uns bons binóculos se conseguirá observar, mas é claro que também é necessário um bom céu - sem nuvens e sem poluição luminosa", indica Nelma Silva, do NDCAU, recordando, por exemplo, que o cometa Hale-Boop, o mais brilhante das últimas décadas, foi bem visível em 1997 a olho nu.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedad ... 114&page=3
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Desastres Naturais

Mensagem por mauri »

Sismo: Pelo menos 45 mortos e buscas continuam Himalaias
19 09 2011

Socorristas lutavam esta segunda-feira contra chuvas torrenciais e deslizamentos de terra para tentar encontrar sobreviventes do sismo de domingo no nordeste da Índia e em países vizinhos da cadeia dos Himalaias, do qual resultaram 45 mortos - um número bem mais elevado que os 16 inicialmente anunciados.

Imagem

O epicentro do sismo de magnitude 6,9, registado domingo pelas 18.10 locais (13.40 em Lisboa), foi localizado numa região recuada na fronteira entre o Estado indiano de Sikkim e o Nepal.

Segundo os socorristas, o número de mortos - 32 na Índia, sete no Tibete e seis no Nepal - poderá ainda agravar-se.

O sismo foi sentido a uma distância de mais de 1.000 quilómetros a oeste, até à capital indiana de Nova Deli, e a leste, até ao Bangladesh.

Pelo menos 60 pessoas ficaram feridas devido a deslizamentos de terra, quedas de estilhaços e afundamento de prédios em Gangtok, onde milhares de habitantes passaram a noite na rua devido a duas longas réplicas que lançaram o pânico entre a população.

O sismo foi sentido na totalidade da região dos Himalaias, até ao pequeno reino do Butão, segundo o instituto de geofísica norte-americano (USGS).

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior. ... cao=%C1sia
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Desastres Naturais

Mensagem por mauri »

Japão evacua 400 mil com a aproximação do tufão Roke
20 de setembro de 2011

No Japão, centenas de milhares de pessoas foram aconselhadas a deixar suas casas nesta terça-feira em virtude da aproximação de um tufão que trouxe chuvas pesadas e o temor de deslizamentos e inundações em algumas áreas do país. Autoridades da cidade Nagoya, na Província de Aichi, recomendaram a cerca de 400 mil pessoas a deixarem suas casas devido ao risco de os rios transbordarem, informou a agência de notícias "Jiji". Apesar do aviso, a evacuação não é obrigatória.

O Tufão Roke, com ventos de até 144 quilômetros por hora próximo a seu centro, movia-se em direção ao sudoeste do Japão, ao meio-dia desta terça-feira, no horário local, (por volta de meia-noite em Brasília) e segue em direção à principal ilha de Honshu, que poderá ser atingida por ele amanhã, segundo a agência meteorológica japonesa. A tempestade já precipitou cerca de 400 milímetros de chuva nas últimas 24 horas na Província de Miyazaki. A agência alertou para a possibilidade de precipitação de até 50 milímetros de chuva em uma hora em uma ampla área do país.

http://www.estadao.com.br/noticias/inte ... 4615,0.htm
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Desastres Naturais

Mensagem por mauri »

Tufão se aproxima do Japão e 1,3 milhão de pessoas deixam casas
Em Nagoya cerca de 1,1 milhão de pessoas foram alertadas para se retirarem antes da chegada de Roke

20 de setembro de 2011

TÓQUIO - Mais de 1,3 milhão de pessoas foram aconselhadas a deixarem suas casas nesta terça-feira com a aproximação do tufão Roke ao Japão, que ameaça atingir a cidade industrial de Nagoya com fortes chuvas e deslizamentos de terra.

Imagem
Moradores da cidade de Nagoya são resgatados

Em Nagoya, cidade localizada na província de Aichi, na região central do Japão, cerca de 1,1 milhão de pessoas foram alertadas para se retirarem, enquanto outras cidades no oeste do Japão também emitiram alertas em uma escala menor, disse a emissora estatal NHK.

Nenhum grande distúrbio às operações das usinas foi registrado.

O olho do tufão estava a 210 quilômetros leste-sudeste da ilha de Tanegashima, no sul do país, deslocando-se no sentido leste-nordeste a 20 quilômetros por hora às 17h (5h, horário de Brasília), segundo a Agência Meteorológica do Japão.

"Em Aichi, fortes chuvas estão fazendo alguns rios transbordarem. Eu gostaria de pedir às pessoas para que tenham muito cuidado com potenciais desastres devido às chuvas torrenciais, fortes ventos e altas ondas", disse uma autoridade da agência em coletiva de imprensa.

A cidade de Nagoya pediu às forças militares do Japão, conhecidas como as Forças de Auto-Defesa, para enviar tropas para prevenção contra desastres, segundo autoridades municipais.

O tufão Roke surgiu pouco depois da tempestade tropical Talas, que deixou cerca de 100 pessoas mortas ou desaparecidas no oeste do Japão no começo deste mês.

A Tokyo Electric Power Co., disse que o tufão não causou danos à sua usina nuclear de Fukushima Daichi, onde sistemas de resfriamento dos reatores foram desativados pelo terremoto e tsunami de 11 de março, desencadeando uma crise nuclear. A usina, localizada 240 quilômetros ao norte de Tóquio, não foi afetado pela tempestade Talas.

http://www.estadao.com.br/noticias/inte ... 4979,0.htm
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Desastres Naturais

Mensagem por mauri »

Paquistão: Inundações fazem 350 mortos e afectam 7,5 milhões
20 de Setembro de 2011

Pelo menos 7,5 milhões de pessoas foram afetadas pelas fortes inundações no Paquistão que já provocaram 347 mortes e cujas consequências têm aumentado apesar da intervenção de agências humanitárias, confirmou hoje à agência Efe fonte oficial.

Os dados facultados referem-se ao último balanço efetuado pela Autoridade Nacional de Gestão de Desastres (NDMA, na sigla em inglês) que revelou que as fortes chuvas de monção, que tiveram início em finais de julho, causaram ferimentos em 638 pessoas.

A província agrícola de Sindh, no sul do país, é uma das zonas mais afetadas pelas intempéries, sendo que na sequência de um pedido do Paquistão, a ONU destacou agências de ajuda humanitária e apelou à solidariedade internacional para reunir 357 milhões de dólares (261 milhões de euros) para prestar assistência.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=531865
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Desastres Naturais

Mensagem por mauri »

China: Inundações matam 70 e deixam 1,6 milhões desabrigados
20 de Setembro de 2011

Pelo menos 70 pessoas morreram, dezenas são consideradas desaparecidas e mais de 1,6 milhões estão desabrigadas há uma semana na China, em consequência das chuvas torrenciais em várias províncias do país.

Em comunicado, o ministério dos Assuntos Civis informa que 1,66 milhões de pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas, 70 morreram e outras 32 são consideradas desaparecidas.

Mais de 120.000 casas desabaram e os prejuízos são calculados em quatro mil milhões de dólares.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=531981
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Desastres Naturais

Mensagem por mauri »

Sismo nos Himalaias causou pelo menos 98 mortos
21/09/2011

Pelo menos 98 pessoas morreram na sequência do sismo de domingo no nordeste da Índia e em países vizinhos da cadeia dos Himalaias, de acordo com último balanço hoje divulgado.

As autoridades temem, contudo, que o número de vítimas mortais ainda venha a aumentar nos próximos dias.

O estado de Sikkim, no norte da Índia, foi mais afetado pelo tremor de terra de magnitude 6,9 registado no domingo pelas 18:10 locais (13:40 em Lisboa), onde pelo menos 65 pessoas morreram, disse à AFP Sonam Lepcha, uma responsável de Gangtok, capital de Sikkim, para onde os corpos foram transportados.

Segundo a polícia, o tremor de terra provocou mais 18 mortos em outras regiões da Índia. Já no Nepal registaram-se oito vítimas mortais e sete no sul do Tibete, de acordo com a agência Xinhua.

O sismo foi sentido a uma distância de mais de mil quilómetros.

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior. ... -+Globo%29
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Desastres Naturais

Mensagem por mauri »

Tufão Roke mata dez pessoas no Japão
22 Setembro, 2011

Dez pessoas morreram no Japão devido à passagem do tufão Roke pelo país, que destruiu também diversas infraestruturas, noticiam as agências internacionais.

O Japão foi atingido esta quarta e quinta-feira pelo tufão Roke, que provocou a morte de dez pessoas, tendo também danificado o sistema de transportes do país e obrigado a uma suspensão de obras na central nuclear de Fukushima.

http://noticias.portugalmail.pt/artigo/ ... s-no-japao
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Desastres Naturais

Mensagem por mauri »

Furacão «Hilary» coloca em alerta dois estados mexicanos
23 de Setembro de 2011

O furacão «Hilary» intensificou nas últimas horas a sua força subindo de tempestade tropical a furacão de categoria 3, revelou o Serviço Meteorológico mexicano.

Perante a intensificação da tempestade - que pode subir até furacão de categoria 5 -, as autoridades mexicanas estabeleceram uma zona de alerta para as chuvas intensas e torrenciais nos estados Guerrero e Oaxaca.

O furacão estava localizado a 120 quilómetros a sul de Acapulco, no estado Guerrero e deslocava-se a 17 quilómetros por hora para oés-noroeste.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=532520
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Desastres Naturais

Mensagem por mauri »

Filipinas: Tufão obriga à evacuação de 100 mil pessoas
26 Setembro 2011

As autoridades das Filipinas ordenaram a evacuação de 100 mil pessoas, o encerramento de escolas e o cancelamento de todos os voos, devido à chegada do tufão 'Nesat', que atingirá nas próximas horas o arquipélago com ventos médios de 120 quilómetros por hora.

Imagem
Chegada de tufão 'Nesat' levou a que as autoridades das Filipinas ordenassem a evacuação de 100 mil pessoas

Com a tempestade a atingir a província de Aurora, no sudeste da ilha de Luzon, com rajadas de vento que podem chegar aos 150 quilómetros por hora, as autoridades das Filipinas suspenderam as aulas na capital Manila.

De acordo com as últimas informações, várias províncias do norte estão a ser fustigadas por chuvas torrenciais há já várias horas.

Os trabalhos de evacuação da população já foram iniciados em algumas das 12 províncias que lançaram o alerta de nível dois (numa escala de cinco), enquanto que noutras 25 províncias o nível de alerta é ainda mantido no número 1.

As autoridades alertaram também para a possibilidade de inundações nas zonas mais baixas e recomendaram aos pescadores que permaneçam em terra.

O último tufão que atingiu as Filipinas há cerca de um Mês - o 'Nanmadol' - provocou 35 mortos e afectou mais de 400 mil pessoas.

Todos os anos, durante a época das chuvas que começa em Maio e termina em Novembro, as Filipinas são atingidas por entre 15 e 20 tufões.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... il-pessoas
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Desastres Naturais

Mensagem por mauri »

Filipinas: Tufão «Nesat» obriga ao encerramento de escolas
26 de Setembro de 2011

Escolas na capital das Filipinas suspenderam as aulas e voos regionais foram cancelados devido às fortes chuvas e ventos provocados pelo tufão «Nesat».

Segundo as previsões, o «Nesat» deve tocar em terra na província de Aurora, no sudeste do país, durantes as próximas 24 horas e cruzar a ilha de Luzon, no norte de Manila, com as rajadas de vento a chegar aos 215 quilómetros por hora.

Fortes aguaceiros e ventos levaram o Governo a encerrar hoje as escolas em Manila, enquanto que as companhias aéreas se viram obrigadas a cancelar voos do centro para o este das Filipinas.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=532845
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Desastres Naturais

Mensagem por mauri »

Tufão "Nesat" deixa ao menos 8 mortos e milhares de deslocados nas Filipinas
27 de setembro de 2011

Ao menos oito pessoas morreram e centenas de milhares tiveram que abandonar suas casas por conta das chuvas e das inundações provocadas pela passagem do tufão "Nesat" pelas Filipinas nesta terça-feira.

Quatro das vítimas são crianças, uma delas um bebê de menos de 2 anos que morreu afogado após cair em um rio transbordado na província de Catanduanes, no leste do país, segundo o Centro Nacional de Prevenção de Desastres.

A rádio filipina informou também da morte de uma avó e três de seus netos dentro de sua casa quando uma árvore caiu sobre a construção, localizada em uma favela em Manila.

Outras duas pessoas morreram atingidas por árvores derrubadas pelo vento, uma na província de Pampanga, ao norte de Manila, e outra na vizinha província de Zambales, onde também morreu um jovem de 19 anos em um desmoronamento.

Quatro pescadores foram declarados desaparecidos no leste da ilha de Luzon, a principal do norte das Filipinas e onde o "Nesat" deixou um rastro de destruição.

O tufão, batizado pelos filipinos como "Pedring", penetrou no país antes do amanhecer com ventos sustentados de 140 km/h e rajadas de até 170 km/h, segundo o serviço filipino de meteorologia (Pagasa).

"Este tufão é muito largo, de cerca de 650 quilômetros, e cobre a maior parte de Luzon", afirmou o secretário de Ciência e Tecnologia, Graciano Yumul.

As escolas estão fechadas desde segunda-feira e os organismos oficiais, com exceção dos envolvidos nas operações de resgate e assistência aos desabrigados, foram fechados nesta manhã.

O tufão deixou mais de 1,9 milhão de casas sem eletricidade em todo o país e instaurou o caos na capital, Manila, onde o trânsito se tornou impossível em alguns locais pela acumulação de água, as árvores caídas e os escombros de construções derrubadas pelos ventos.

A populosa cidade de mais de 12 milhões de habitantes estava praticamente deserta, castigada pelos fortes ventos e as intensas chuvas, quase sem transporte público e com a maior parte dos estabelecimentos fechados.

Algumas ruas próximas à baía estavam completamente alagadas, incluindo o luxuoso hotel Sofitel, no qual a água chegava até a cintura dos hóspedes, segundo informaram vários meios de comunicação filipinos.

Os funcionários da Embaixada americana, situada nessa mesma área, foram retirados depois que a água penetrou nos escritórios.

Os habitantes das regiões carentes próximas ao mar tiveram que abandonar suas casas por conta das enchentes e o impacto das ondas, assim como os que vivem nas margens do rio Marikina, cujo leito alcançou 18 metros de altura fora da capital e transbordou em vários trechos.

As autoridades também enfrentaram o problema do transbordamento nas represas que abastecem Manila e determinaram a liberação da água, o que contribuiu para as graves inundações.

O temporal causou grandes danos na agricultura, mas as estimativas dos prejuízos apenas começarão a ser contabilizadas nos próximos dias, quando a situação tiver se normalizado.

Segundo o serviço de meteorologia, o tufão se afastará pelo Mar da China Meridional na quarta-feira.

A presença de "Nesat" trouxe de volta o fantasma da tragédia causada há dois anos pela tempestade tropical "Ketsana" e o tufão "Parma", que arrasaram a parte norte do país e deixaram mais de mil mortos e inúmeros danos nas infraestruturas nas piores inundações em quatro décadas.

Entre 15 a 20 tufões passam pelas Filipinas a cada ano durante a estação chuvosa que, geralmente, começa em maio e termina em novembro.

Os especialistas das agências internacionais indicam a favelização como o fator responsável pelo grande número de vítimas que os desastres naturais causam nas Filipinas, e que evidencia o péssimo estado das infraestruturas.

http://noticias.terra.com.br/noticias/0 ... pinas.html
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Desastres Naturais

Mensagem por mauri »

Tufão Nesat já matou 18 pessoas
28-09-2011

À passagem pelas Filipinas, o tufão Nesat provocou inundações e cortes de electricidade, deixando pelo menos 18 mortos.

Imagem

O tufão já se deslocou do arquipélago e encontra-se no Mar do Sul da China, com fortes chuvas e rajadas de vento.

A maioria das vítimas mortais provocadas pelo tufão nas Filipinas foi registada na área metropolitana de Manila.

Para além dos 18 mortos, 35 pessoas estão desaparecidas, de acordo com a agência de desastres das Filipinas, que apontam para o resgate de 108 pessoas.

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=289863
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Desastres Naturais

Mensagem por mauri »

Macau: Inundações devido à influência do tufão «Nesat»
29 de Setembro de 2011

Pequenas inundações na zona do Porto Interior com uma altura de 50 centímetros acima do pavimento das ruas estão a ser registadas em Macau devido à influência do tufão «Nesat».

Dados fornecidos pelos Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau, indicam que o «Nesat» estava às 11:30 locais (04:30 em Lisboa) a 290 quilómetros a sudoeste de Macau e deslocava-se a cerca de 25 quilómetros por hora para noroeste.

António Vizeu, subdiretor dos Serviços Meteorológicos, disse que a tempestade registava no seu centro ventos de 144 quilómetros por hora, o que traduz a «intensificação da tempestade» além de ter aumentado a velocidade.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=533517
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Desastres Naturais

Mensagem por mauri »

Tailândia: Inundações causam 206 mortos
02 Outubro 2011

As autoridades tailandesas elevaram este domingo para 206 o número de mortos devido às inundações que afectam cerca de dois milhões de pessoas nas regiões norte, nordeste e centro do país.

Imagem
As inundações estedem-se a 55 das 57 províncias da Tailândia

As inundações começaram em Julho e já afectaram 57 das 77 províncias da Tailândia. O exército mobilizou 10.000 militares, 500 veículos terrestres, 100 embarcações e 12 equipas médicas para prestar cuidados sanitários e psicológicos às pessoas afectadas nas 23 províncias que permanecem inundadas.

A chefe do Governo, Yingluck Shinawatra, ordenou aos membros do seu gabinete para se deslocarem às zonas afectadas e passarem, pelo menos, uma noite nas regiões certificando-se que a ajuda chega aos mais necessitados.

O Governo tailandês aprovou esta semana um fundo de emergência equivalente a 234.244 euros e outro de 171 milhões de euros para apoiar as 351.000 famílias afectadas pelas cheias e deu indicações para a distribuição imediata de alimentos, roupa, água e medicamentos, bem como para a entrega de duas mil embarcações às regiões afectadas.

Em Banguecoque, as autoridades tomam medidas com receio da subida do nível do rio Chao Phraya devido à descida das águas das zonas altas e estão atentas aos sistemas de drenagem do aeroporto.

A Tailândia, e outros países asiáticos, sofrem todos os anos inundações devido às fortes chuvas da época das monções que se faz sentir entre Maio ou Junho e se prolonga até Outubro.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... 206-mortos
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Desastres Naturais

Mensagem por mauri »

Incêndios: Meios aéreos vão reforçar combate ao fogo em Castanheira de Pera
6 de Outubro de 2011

O incêndio em Castanheira de Pera, no distrito de Leira, é o mais grave dos quatro fogos ativos, estando a ser combatido por 317 homens, tendo entretanto sido pedidos meios aéreos para reforçar o combate às chamas.

«O incêndio continua com três frentes ativas, duas no concelho de Castanheira de Pera e uma no concelho de Pedrógão Grande», disse à Agência Lusa o presidente da Câmara de Castanheira de Pera, Fernando Lopes, ao adiantar que foram pedidos «três helicópteros para atuarem no combate às chamas na parte da manhã».

O autarca explicou que «o fogo nunca chegou a estar dominado», apesar de por volta das 18:00 [de quarta-feira] ter diminuído de intensidade.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=534754
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Desastres Naturais

Mensagem por mauri »

Quase 500 bombeiros e sete helicópteros combatem quatro incêndios
06.10.2011

Ao início desta tarde são 497 os bombeiros que combatem as chamas em quatro incêndios nos distritos de Viana do Castelo, Leiria e Vila Real, apoiados por sete helicópteros. O mais preocupante é o de Castanheira de Pêra.

Imagem
Nos primeiros nove meses do ano arderam 41.964 hectares

O incêndio que lavra desde as 13h30 de ontem em Sarnadas, Castanheira de Pêra, mobiliza 419 homens, apoiados por 95 veículos e cinco helicópteros. Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), às 15h, este fogo florestal avançava com uma frente activa em locais de “difícil acesso aos meios de combate terrestre”.

Além disso, o vento e o calor estão a prejudicar muito o trabalho dos bombeiros, disse o comandante operacional distrital (CODIS) de Leiria da Protecção Civil, José Manuel Moura à agência Lusa. A estratégia de combate “assenta também nos meios aéreos pesados. Tudo aponta que a situação vai evoluir, esperamos, favoravelmente ao longo do dia”, acrescentou.

O presidente da Câmara Municipal da Castanheira de Pêra, Fernando Lopes, manifestou “grande preocupação” face ao evoluir das chamas. “Há muito tempo que não víamos em Castanheira um incêndio destas dimensões”, acrescentou.

Durante as 00h de hoje já deflagraram 154 incêndios, estando em curso 32. Segundo a ANPC, entre os fogos mais preocupantes está o de Ladrugães, em Montalegre (distrito de Vila Real), que começou hoje às 09h02 numa zona de matos. No local estão 20 homens e três veículos.

No mesmo distrito deflagrou, às 09h20, um fogo em Cambedo, concelho de Chaves. No local estão seis homens e duas viaturas.

Ao início da tarde, às 13h30, começou um incêndio numa floresta em Reborido, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo. Este fogo, que às 14h30 tinha três frentes activas, está a ser combatido por 53 homens, 13 veículos e um helicóptero.

Estes quatro incêndios farão aumentar o balanço provisório revelado hoje pela Autoridade Florestal Nacional. Nos primeiros nove meses do ano arderam 41.964 hectares, menos 67,5% do que a área ardida no mesmo período em 2010.

http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx ... cosfera%29
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Desastres Naturais

Mensagem por mauri »

Tailândia: Autoridades alertam piores cheias últimas décadas
8 de Outubro de 2011

As autoridades tailandesas alertaram hoje a população para a possibilidade de na próxima semana poderem ocorrer as piores inundações das últimas décadas na região central e na capital devido à chuva caída no norte do país.

As previsões meteorológicas indicam que a precipitação deve continuar nos próximos dias.

O Centro Nacional de Alerta e Desastre avisou hoje os habitantes das quatro províncias mais orientais que os desabamentos de terra deverão começar na segunda-feira.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=535250
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Desastres Naturais

Mensagem por mauri »

Filipinas: Mais de 100 mortes nos tufões «Nesat» e «Nalgae»
9 de Outubro de 2011

As autoridades filipinas elevaram para 101 o número de mortes causadas pela passagem dos tufões «Nesat» e «Nalgae» que atingiram o norte do arquipélago com quatro dias de diferença e afetaram pelo menos quatro milhões de pessoas no país.

Segundo as informações divulgadas hoje pelo Centro Nacional de Prevenção e Desastres, existem 67.890 pessoas que permanecem em centros de abrigo, enquanto dezenas foram dadas como desaparecidas.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=535331
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Desastres Naturais

Mensagem por mauri »

Tailândia declara estado de calamidade devido a inundações
21-10-2011

O Governo tailandês declarou hoje estado de calamidade no país, que se depara com as piores inundações dos últimos 50 anos.

Imagem

Com a declaração da primeira-ministra Yingluck Shinawatra, o Governo poderá adoptar medidas para tentar minimizar os efeitos das inundações, que já afectaram nove milhões de pessoas.

Em alerta e sob a protecção o Exército estão locais importantes como o aeroporto internacional de Suvarnabhumi, o Palácio Real e o Hospital Siriraj, onde está internado o rei Bhumibol Adulyadej.

As inundações estendem-se a Banguecoque, capital da Tailândia, onde são esperadas mais zonas alagadas.

Note-se que o território está a ser fustigado, há cerca de três meses, pelas piores cheias dos últimos 50 anos, resultantes das chuvas de monção, que já provocaram pelo menos 320 mortos.

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=294067
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”