Celulas solares de 1.8W e 4W, menos de 1€/watt alguém já fez
-
Hugomez
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: sábado ago 13, 2011 2:28 am
Re: Celulas solares de 1.8W e 4W, menos de 1€/watt alguém já
Boas pessoal, já tenho as minhas celulas, ja conectei 2 em série, os volt dá 1,06V, mas os amperes só da 1,5A :S
Será normal? Ou tenho de ter um numero minimo de celulas para dar os 3,6A estimados?
Cumps
Será normal? Ou tenho de ter um numero minimo de celulas para dar os 3,6A estimados?
Cumps
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
O preço não sei, sei sim que é difícil de arranjar. É um vidro com uma transparência muito elevada, que não se arranja em qualquer lado.
-
Hugomez

Obrigado, eu fui a uma vidraria e pedem 22€ 4mm o m2 acho um bom preço 
Bem hoje testei uma fila de células, só uma célula isolada dá 1A mas 9 juntas chega aos 3,2A sem estar inclinado
As 16h:

Bem hoje testei uma fila de células, só uma célula isolada dá 1A mas 9 juntas chega aos 3,2A sem estar inclinado
As 16h:

-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
O bus wire é o cabo para que sai do painel para a tua aplicação.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Hugomez

Obrigado, já percebi agora tudo, só queria era que o painel desse 60W na boa:P
Já agora para ligar o painel ao inversor é preciso o diodo? ou isso é só para carregar a bateria?
Cumprimentos
Já agora para ligar o painel ao inversor é preciso o diodo? ou isso é só para carregar a bateria?
Cumprimentos
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Hugomez Escreveu:Obrigado, já percebi agora tudo, só queria era que o painel desse 60W na boa:P
Cumprimentos
O díodo só é necessário para carregar uma bateria, isto para evitar que a bateria descarregue quando o painel não estiver a produzir (por falta de Sol), ou seja, como as células solares têm resistência interna, de noite por exemplo, a bateria ia descarregar para o painel, assim o díodo como só deixa passar corrente para um lado, para o lado da bateria, não deixa descarregar.
Cumps Inovadores
-
Hugomez

Ah bem me parecia, eu não vou usar baterias a partida, então posso ligar directo ao inversor nê? Porreiro, vamos a ver se me surpreende este primeiro projectojmal Escreveu:Hugomez Escreveu:Obrigado, já percebi agora tudo, só queria era que o painel desse 60W na boa:P
Cumprimentos
O díodo só é necessário para carregar uma bateria, isto para evitar que a bateria descarregue quando o painel não estiver a produzir (por falta de Sol), ou seja, como as células solares têm resistência interna, de noite por exemplo, a bateria ia descarregar para o painel, assim o díodo como só deixa passar corrente para um lado, para o lado da bateria, não deixa descarregar.
Cumps e obrigado
-
CrOhN
- Membro Gold

As 9 em série só te dão 2,5V? Alguma coisa está errada.
Queres 60W. Mas qual é a tensão que queres usar? Normalmente, para paineis de 12V (+-21V circuito aberto), tens que ligar 36 células em série.
Queres 60W. Mas qual é a tensão que queres usar? Normalmente, para paineis de 12V (+-21V circuito aberto), tens que ligar 36 células em série.
-
Hugomez

Os 2,5 são Amperes, o volts são os 4,8CrOhN Escreveu:As 9 em série só te dão 2,5V? Alguma coisa está errada.
Já estou a montar as células amanha já devo ter o painel pronto, no final dará uns 19V em circuito fechado, em circuito aberto reduz assim tanto a voltagem? :S Acho que não é assim tanto :S deve reduzir uns 10% não?
Cumprimentos
-
zointz
- Membro Silver

- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Contacto:
Hugomez Escreveu:Os 2,5 são Amperes, o volts são os 4,8CrOhN Escreveu:As 9 em série só te dão 2,5V? Alguma coisa está errada.
Já estou a montar as células amanha já devo ter o painel pronto, no final dará uns 19V em circuito fechado, em circuito aberto reduz assim tanto a voltagem? :S Acho que não é assim tanto :S deve reduzir uns 10% não?
Cumprimentos
Boas, só uma pequena observação
Circuito aberto = circuito desligado
Circuito fechado = circuito ligado a uma carga
-
CrOhN
- Membro Gold

Pois é, como vi o seletor na primeira foto nos 20V, Pensei que fosse a tensão. Nem reparei na outra...
Em vazio, a tensão deverá sempre superior a quando está em carga, depois, é com o inversor ou regulador de carga que gerem o melhor possível a curva tensão/corrente, de forma a otimizar a potência.
Em vazio, a tensão deverá sempre superior a quando está em carga, depois, é com o inversor ou regulador de carga que gerem o melhor possível a curva tensão/corrente, de forma a otimizar a potência.
-
Hugomez

Obrigado pelas respostas
Por acaso isto das correntes e amperes não percebo muito, pois sei que os valores do multimetro são sempre a mais, isto por norma deve dar 19V 3,3A ligado ao multimetro, se ligar a um inversor isto é menino para dar quantos volt e Amperes? É uma coisa que gostava de saber, pelas vossas experiências deverá dar que valores em media?
Cumprimentos
Por acaso isto das correntes e amperes não percebo muito, pois sei que os valores do multimetro são sempre a mais, isto por norma deve dar 19V 3,3A ligado ao multimetro, se ligar a um inversor isto é menino para dar quantos volt e Amperes? É uma coisa que gostava de saber, pelas vossas experiências deverá dar que valores em media?
Cumprimentos
-
Hugomez

Bem acabei o painel, 18V no multimetro, 14-15V a carregar baterias não está nada mau, se estiver inclindado dá 3,20A, só não sei é se os amperes são reais pois metendo o multimetro em série com uma bateria não aparece xD
Cumps
Cumps
-
tavares
- Membro Gold

- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Deves estar a fazer alguma coisa errada e perigosa , o voltimetro liga-se em paralelo com o painel , o amperimetro liga-se em série com a carga .
Se não tiveres carga , logo não tens resistencia , logo não tens corrente ou seja Amperes = zero
É básico , é a Lei de Ohm:
U=RI
I=U/R
R=U/I
Ligar o amperimetro em paralelo com o painel tem um nome : CURTO-CIRCUITO , o valor que poderá aparecer tem somente a ver com a resistencia interna do próprio painel
Se não tiveres carga , logo não tens resistencia , logo não tens corrente ou seja Amperes = zero
É básico , é a Lei de Ohm:
U=RI
I=U/R
R=U/I
Ligar o amperimetro em paralelo com o painel tem um nome : CURTO-CIRCUITO , o valor que poderá aparecer tem somente a ver com a resistencia interna do próprio painel
-
tavares
- Membro Gold

Imaginando que esses valores são reais, e que o inversor não tinha percas ou seja uma relação de 1:1 , e que teríamos 230V na saída:Hugomez Escreveu:Obrigado pelas respostas![]()
Cumprimentos
Novamente Lei de Ohm:
P=UI
Na entrada teriamos P = 19X3,3 = 62,7W
Na saida e admitindo não haver percas teriamos á mesma 62,7W mas com a corrente de :
I=P/U = 62,7/230 = 0,272A = 272mA
-
Hugomez

Boas, obrigado pela resposta, eu liguei o multímetro nos volt para ver a voltagem real, penso que é assim que se vê correcto? deu 15V em sol abertotavares Escreveu:Imaginando que esses valores são reais, e que o inversor não tinha percas ou seja uma relação de 1:1 , e que teríamos 230V na saída:Hugomez Escreveu:Obrigado pelas respostas![]()
Cumprimentos
Novamente Lei de Ohm:
P=UI
Na entrada teriamos P = 19X3,3 = 62,7W
Na saida e admitindo não haver percas teriamos á mesma 62,7W mas com a corrente de :
I=P/U = 62,7/230 = 0,272A = 272mA
Depois os Amperes e que ainda não vi, amanha vou testar, se o painel der 50W já não é mau, fica a 1€/watt, então para ver os amperes correctos tenho de meter a carregar uma bateria e depois em paralelo vejo no multimeto e tenho os amperes reais correcto?
Cumprimentos e obrigado
-
tavares
- Membro Gold

Para veres os Amperes:Hugomez Escreveu: então para ver os amperes correctos tenho de meter a carregar uma bateria e depois em paralelo vejo no multimeto e tenho os amperes reais correcto?
- Colocas o multimetro em Amperes DC na escala maior ( 10A ou 20A).
- normalmente os multimetros teem uma ficha própria para as correntes mais altas ( 10A ou 20A )
- ligas o negativo do painel ao negativo da bateria
- ligas o positivo do painel ao positivo do multimetro ( cabo vermelho )
- ligas o cabo preto do multimetro ao positivo da bateria
assim tens o multimetro ligado em série entre o painel e a bateria
Quando leres os valores se te aparecer o sinal ( - ) inverte os cabos ( do multimetro )
-
Hugomez

Ah muito obrigado pela ajuda, amanha vou fazer issotavares Escreveu:Para veres os Amperes:Hugomez Escreveu: então para ver os amperes correctos tenho de meter a carregar uma bateria e depois em paralelo vejo no multimeto e tenho os amperes reais correcto?
- Colocas o multimetro em Amperes DC na escala maior ( 10A ou 20A).
- normalmente os multimetros teem uma ficha própria para as correntes mais altas ( 10A ou 20A )
- ligas o negativo do painel ao negativo da bateria
- ligas o positivo do painel ao positivo do multimetro ( cabo vermelho )
- ligas o cabo preto do multimetro ao positivo da bateria
assim tens o multimetro ligado em série entre o painel e a bateria
Quando leres os valores se te aparecer o sinal ( - ) inverte os cabos ( do multimetro )
Amanha conto novidades
Cumprimentos e obrigado
-
Hugomez

Já testei os amperes, apesar de não estar um dia de sol por ai alem deu 2,3A com um motor ligado, penso que Watts reais andará a volta de 40W não?
A voltagem dá 18v, mas com bateria da 15v +-
Cumps
Cumps
-
tavares
- Membro Gold

Sim exactamente é isso mesmo.Hugomez Escreveu:Já testei os amperes, apesar de não estar um dia de sol por ai alem deu 2,3A com um motor ligado, penso que Watts reais andará a volta de 40W não?
Cumps
ainda podes fazer outra experiencia , descarrega a bateria e depois liga-a ao painel assim vês a tensão de carga, que terá de ser sempre superior á tensão que a bateria tinha descarregada, por ex. 12,5V ao fim de uma hora volta a medir e verás que a tensão subiu.