Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por fgsouza68 »

Olá a todos.

Josenir (ou quem possa me ajudar), peço a gentileza que me esclareça uma dúvida:
Tenho uma bateria de 6V por 12A, durante a carga com um pequeno gerador de 18V (valor sem carga) está recebendo uma corrente de 400mA.

Para eu saber qual potência está sendo carregada, eu multiplico a tensão da bateria (6V) pela corrente da carga (400mA) o a tensão do gerador (18V) pela corrente da carga (400mA)?

Obs.: O gerador é um pequeno motor de impressora em paralelo com um dínamo.

Grato a todos.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

fgsouza68 Escreveu:Olá a todos.
Josenir (ou quem possa me ajudar), peço a gentileza que me esclareça uma dúvida:
Tenho uma bateria de 6V por 12A, durante a carga com um pequeno gerador de 18V (valor sem carga) está recebendo uma corrente de 400mA.
Para eu saber qual potência está sendo carregada, eu multiplico a tensão da bateria (6V) pela corrente da carga (400mA) o a tensão do gerador (18V) pela corrente da carga (400mA)?
Obs.: O gerador é um pequeno motor de impressora em paralelo com um dínamo.
Grato a todos.
Não se usa nem o valor da tensão nominal da bateria (6V), nem o valor da tensão nominal do gerador(18V).

Para fazer esta medição com um mínimo de precisão você precisa de dois multímetros. Um deles mede a corrente que está circulando entre o gerador e a bateria (Ampères), e o outro mede a tensão atual na bateria (Volts).

A tensão na bateria vai subir conforme a corrente imposta pelo gerador. Então a potência fornecida é o produto da corrente circulante pela tensão atual na bateria (W = V x A).

E ainda, não se queça que existem perdas. Nem toda a potencia gerada será absorvida pela bateria. Se a bateria for de ótima qualidade, considere uma perda de aproximadamente 10%.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Obrigado Josenir.
Me ajudou muito, em breve pretendo postar as fotos de meu gerador, não aguento mais usar esse motor de impressora. :lol:

Abraço

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Olá a todos.

Josenir, com base em suas explicações efetuei alguns testes.

Efetuei medições durante a carga de uma bateria e obtive 6,20V x 500mA (3,10W). Então pensei: Se eu consigo acender uma lâmpada de 12v de 10W, tem potência no gerador que eu não estou utilizando.

Coloquei quatro baterias em paralelo e efetuei medições durante a carga e obtive 5,90V x 450mA (2,65W).
Minha dúvida é: Esses 2,65W estão sendo divididos entre as baterias (0,662W por bateria)?

Se é isso estou confuso, pois acredito que o gerador entrega mais de 10W, uma vez que consigo acender uma lâmpada de 12v de 10W.

Será que o fato de eu estar utilizando dois geradores em paralelo pode estar dando problema, se bem que, durante testes com uma lâmpada, observei que, quando eu desconectava um dos geradores, a luz diminuía. Concluí então que os dois em paralelo não dava problema.

Fico no aguardo de seu parecer, grato por sua atenção.

edsoncr
Membro
Membro
Registado: sábado ago 06, 2011 3:51 pm

Mensagem por edsoncr »

Olá a todos.
Josenir (ou quem possa me ajudar), Sou novo no forum. Meu filho precisa fazer um trabalho de escola e é um gerador eólico. A intenção é ascender um LED. Então achei na internet um, que consiste em utilizar imã de nedinamo.
Comprei fio esmaltado bitola 35 e fiz oito bobinas(circulares) de aproximadamente 3cm de diametro com 100 voltas cada, coloquei 4 imãs, liguei as bobinas da seguinte forma final da 1º com com inicio da 2º , final da 2º com inicio da 3º e assim por diante, sobrou então para alimentar o led o inicio da 1º e o final da 8º. Ainda utilizei garafa PET " fiz 3 helices na mesma "para fazer o papel de moinho. Como fonte de vento estou utilizando um secador de cabelo para por em movimento as helices

Estas oito bobinas colei em um CD. Em outro CD “que será a parte girante” colei os 4 imãs. Só que não estou conseguindo tensão suficiente para acender o LED o máximo que consegui foi 320 milivolts AC.
Será que Alguem pode me informar como aumentar esta tensão e ascender o LED, ainda será possível conseguir uma tensão razoavel com menor rotação? Esta tensão gerada é em AC o LED vai ascender?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

edsoncr Escreveu:Olá a todos.
Josenir (ou quem possa me ajudar), Sou novo no forum. Meu filho precisa fazer um trabalho de escola e é um gerador eólico. A intenção é ascender um LED. Então achei na internet um, que consiste em utilizar imã de nedinamo.
Comprei fio esmaltado bitola 35 e fiz oito bobinas(circulares) de aproximadamente 3cm de diametro com 100 voltas cada, coloquei 4 imãs, liguei as bobinas da seguinte forma final da 1º com com inicio da 2º , final da 2º com inicio da 3º e assim por diante, sobrou então para alimentar o led o inicio da 1º e o final da 8º. Ainda utilizei garafa PET " fiz 3 helices na mesma "para fazer o papel de moinho. Como fonte de vento estou utilizando um secador de cabelo para por em movimento as helices
Estas oito bobinas colei em um CD. Em outro CD “que será a parte girante” colei os 4 imãs. Só que não estou conseguindo tensão suficiente para acender o LED o máximo que consegui foi 320 milivolts AC.
Será que Alguem pode me informar como aumentar esta tensão e ascender o LED, ainda será possível conseguir uma tensão razoavel com menor rotação? Esta tensão gerada é em AC o LED vai ascender?
Oito bobinas com 100 espiras deveriam dar uma tensão altíssima. Acredito que o problema deve estar nos ímãs.
À primeira vista poderia ser o seguinte:
Ou eles estão muito longe das bobinas, ou não cobrem a área dos pólos das bobinas, ou estão posicionados incorretamente em relação aos polos das bobinas. Seria interesante se você postasse alguma foto da montagem.
A distância do disco de imãs para o disco de bobinas deve ser de no máximo uns 2mm. O comprimento dos ímãs deve ser de aproximadamente a altura das bobinas. E cada ímã deve estar posicionado sobre um pólo do bobinamento.

Analisando com mais cuidado observa-se que o problema é que você tem16 pólos no bobinamento mas possui apenas 4 imãs. Você deveria ter um ímã para cada polo do bobinamento. Assim os ímãs estão fora de fase com as bobinas.

Dê uma estudada melhor sobre o correto posicionamento dos ímãs em relação às bobinas, o que já foi discutido páginas atrás neste tópico.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

fgsouza68 Escreveu:Olá a todos.
Josenir, com base em suas explicações efetuei alguns testes.
Efetuei medições durante a carga de uma bateria e obtive 6,20V x 500mA (3,10W). Então pensei: Se eu consigo acender uma lâmpada de 12v de 10W, tem potência no gerador que eu não estou utilizando.
Coloquei quatro baterias em paralelo e efetuei medições durante a carga e obtive 5,90V x 450mA (2,65W).
Minha dúvida é: Esses 2,65W estão sendo divididos entre as baterias (0,662W por bateria)?
Se é isso estou confuso, pois acredito que o gerador entrega mais de 10W, uma vez que consigo acender uma lâmpada de 12v de 10W.
Será que o fato de eu estar utilizando dois geradores em paralelo pode estar dando problema, se bem que, durante testes com uma lâmpada, observei que, quando eu desconectava um dos geradores, a luz diminuía. Concluí então que os dois em paralelo não dava problema.
Fico no aguardo de seu parecer, grato por sua atenção.
O fato de conseguir acender uma lâmpada de 10W não significa exatamente que você tem 10W disponíveis. A questão é que essa lâmpada pode não estar acendendo a pleno brilho, e a olho nu isso é difícil de avaliar. Então sugiro que faça a mesma medição que fez com o uso das baterias, mas fazendo com o uso da lâmpada no lugar das baterias. Assim vai saber exatamente qual a potência que está sendo fornecida para a lâmpada.

Outra possibilidade seria o seguinte: é possível que o gerador esteja realmente fornecendo mais que 3,10W, no entanto as baterias já se encontram com uma boa carga, e por isso drenam apenas uma parte do que é produzido. Ou ainda as suas baterias estão muito deterioradas, e por isso não absorvem carga. Mas se esse fosse o caso, e se o gerador realmente fornece uma tensão de 18V, a tensão estaria bem acima dos 6,2V que você mediu.

Se o gerador produz 10W em 12V, por exemplo, e a carga de 6V está drenando apenas 2,65W, então a tensão deveria estar num valor próximo de 10V.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Ok Josenir, vou efetuar mais algumas checagens.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Olá edisoncr!

Encontrei um projeto de gerador bem parecido com o que você está montando, a diferença é que ele usa apenas quatro imãs e quatro bobinas. Veja no endereço “ http://www.re-energy.ca/wind-turbine “ e baixe o arquivo através do link que fica na parte direita da tela (Wind turbine contruction pla).

Boa sorte.

Olá josenir!

Gostaria de aproveitar e te fazer uma pergunta: porque neste projeto todos os 4 imãs ficam com o norte voltado para as bobinas?
Voltando ao meu gerador, efetuei teste com a lâmpada de 10W, está dando 6,5V por 500mA. Quer dizer então que ele está dando apenas 3,25W?
O estranho é que na especificação do dínamo informa 16V 8W.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

fgsouza68 Escreveu:Olá josenir!
Gostaria de aproveitar e te fazer uma pergunta: porque neste projeto todos os 4 imãs ficam com o norte voltado para as bobinas?
Voltando ao meu gerador, efetuei teste com a lâmpada de 10W, está dando 6,5V por 500mA. Quer dizer então que ele está dando apenas 3,25W?
Sim, se as medições de tensão e corrente são estas, com certeza a potência é essa mesma.

Já tinha observado esse projeto, e há muito tempo acredito que houve um engano no desenho. Para que haja a produção de energia é preciso submeter a bobina a campos magnéticos alternados de polaridades opostas. Isso vai criar a diferença de potencial necessária à produção da senóide alternada.

Você precisa observar não só a especificação de tensão e corrente do gerador, mas também a rotação com a qual o fabricante especifica que esta potência será obtida. Talvez a rotação que você tem fornecido é inferior à recomendada.

Um outro detalhe é que se está usando um motor, a especificação de potência é dada para o funcionamento como motor. Mesmo que o motor seja uma máquina reversível, isto é, funcione também como gerador, não significa que como gerador o rendimento seja o mesmo.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Obrigado Josenir!

Até a próxima.

Aless
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta ago 19, 2011 7:02 pm

Mensagem por Aless »

fgsouza68 Escreveu:Olá edisoncr!

Encontrei um projeto de gerador bem parecido com o que você está montando, a diferença é que ele usa apenas quatro imãs e quatro bobinas. Veja no endereço “ http://www.re-energy.ca/wind-turbine “ e baixe o arquivo através do link que fica na parte direita da tela (Wind turbine contruction pla).

Boa sorte.

Olá josenir!

Olá fgsouza,

conforme a especificação do dínamo, o ideal é que ele trabalhe com uma carga de 32 ohms, que é quando ele transferirá a potência máxima de 8W a 500mA.

Entretanto, a lâmpada tem resistência de apenas 13 ohms, de modo que a potência máxima não pode ser alcançada.

Mas observe que apesar da carga não ser a ideal, o dínamo alcançou a sua corrente máxima nominal (de 500mA).

Abraços.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Olá Aless!

Agradeço por ter me esclarecido, já que me deste corda.... :P Como faço para descobrir qual é a resistência de carga do dínamo?
Até então não sabia que os geradores tinham está especificação.

Abraço.

NelsonB
Membro
Membro
Registado: quarta jul 20, 2011 10:28 pm

Mensagem por NelsonB »

Boas. Um cumprimento a todos e maior aos que mais ajudam os outros nisto do conhecimento.
Sou mais um a construir um aerogerador, vou seguir o concelho do Josenir no enrolamento bifásico, pois os Iman's que consegui são para fazer um gerador axial.
Nos posts de 2008 o Josenir fala do nosso elevador de tensão para os 14.4V, não o consegui encontrar de maneira nenhuma, com ele conseguimos amenizar alguma menor eficiência das bobines, e este serve também como regulador de carga para as baterias?
Grato pela atenção

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

Enquanto aguarda pela resposta de quem poderá saber, passe pela apresentações e diga-nos algo sobre si.
Faça um tópico sobre o seu projecto do aerogerador.
Cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

edsoncr
Membro
Membro
Registado: sábado ago 06, 2011 3:51 pm

Mensagem por edsoncr »

Bom dia. Por enquanto obrigado pela atenção.

Postei 3 fotos como o Josenir sugeriu, com relação ao site que fgsouza68 indicou dei uma olhada e vou tentar para ver o que vai dar. Neste caso devo aumentar a bitola do enrolamento? e a quantidade de voltas aumento também?

Agora qual seria a melhor configuração que Eu poderia fazer com o material que tenho ou seja 8 imãs.

Fico no aguardo. :P
imãs.JPG
imãs.JPG (33.92 KiB) Visto 3247 vezes
bobinas.JPG
bobinas.JPG (39.13 KiB) Visto 3247 vezes
ger eolico 2.JPG
ger eolico 2.JPG (39.18 KiB) Visto 3247 vezes

Aless
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta ago 19, 2011 7:02 pm

Mensagem por Aless »

fgsouza68 Escreveu:Olá Aless!

Agradeço por ter me esclarecido, já que me deste corda.... :P Como faço para descobrir qual é a resistência de carga do dínamo?
Até então não sabia que os geradores tinham está especificação.

Abraço.
Olá fgsouza,
vamos lá!
O seu dínamo fornece 8W em 16V.
Portanto, a corrente projetada para a potência máxima é de
8W / 16V = 0.5 A
O que significa que a resistência projetada para a potência máxima é de
16V / 0.5A = 32 ohms

Uma resistência acima ou abaixo desse valor tira o dínamo de seu ponto ideal de funcionamento, e provavelmente não absorverá a potência máxima nominal do dínamo. Eventualmente (se for muito baixa) poderia até provocar a queima do dínamo.

Abraços

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

edsoncr Escreveu:Bom dia. Por enquanto obrigado pela atenção.
Postei 3 fotos como o Josenir sugeriu, com relação ao site que fgsouza68 indicou dei uma olhada e vou tentar para ver o que vai dar. Neste caso devo aumentar a bitola do enrolamento? e a quantidade de voltas aumento também?
Agora qual seria a melhor configuração que Eu poderia fazer com o material que tenho ou seja 8 imãs.
Fico no aguardo. :P
Veja algumas páginas atrás, neste mesmo tópico, a ligação e a disposição das bobinas para o gerador bifásico de 8 pólos (com 8 imãs). Vai ver que as suas bobinas não estão corretamente posicionadas, e também não estão com o formato adequado.

Para o gerador bifásico de 8 pólos, você deve ligar 4 bobinas em casa fase.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

NelsonB Escreveu:Boas. Um cumprimento a todos e maior aos que mais ajudam os outros nisto do conhecimento.
Sou mais um a construir um aerogerador, vou seguir o concelho do Josenir no enrolamento bifásico, pois os Iman's que consegui são para fazer um gerador axial.
Nos posts de 2008 o Josenir fala do nosso elevador de tensão para os 14.4V, não o consegui encontrar de maneira nenhuma, com ele conseguimos amenizar alguma menor eficiência das bobines, e este serve também como regulador de carga para as baterias?
Grato pela atenção
A elevação de tensão é feita pelo regulador de tensão para geradores de imãs permanentes. O projeto não é dos mais simples de montar, e é recomendado para geradores com potência a partir dos 50W pelo menos.

O link é esse:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=79&t=8138

NelsonB
Membro
Membro
Registado: quarta jul 20, 2011 10:28 pm

Mensagem por NelsonB »

A elevação de tensão é feita pelo regulador de tensão para geradores de imãs permanentes. O projeto não é dos mais simples de montar, e é recomendado para geradores com potência a partir dos 50W pelo menos.

O link é esse:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=79&t=8138[/quote]

Muito Obrigado Josenir.
Mas fiquei fiquei um pouco indeciso, estava com a intenção de fazer o gerador em bifásico como tinhas sugerido, neste regulador injecta-se trifásico. Deve ter algumas diferenças?
A minha intenção inicial (1ª experiência) é fazer um gerador com o material que disponho. Tenho 24 iman's circulares de 58mm, estava a pensar colocá-los como mostra a foto, depois fazer uma bobine e só depois (ainda não tenho o fio) fazer as outras 11.
Gostava de ouvir a vossa opinião sobre esta montagem, ou se devo fazê-la de outra forma.
Pretendo carregar 2 baterias 12+12 e com 2 UPS que já disponho fazer a distribuição (para já iluminação) dentro de casa.
Quanto ao circuito electrónico quero também ganhar alguma experiência., para já vou tentar saber os preços de todos os materiais, incluindo a placa CImpresso que quero fazer, embora os desenhos que vi tinham linhas desenhadas que tenho de tirar
Grato a todos pela colaboração
Anexos
Imans-12.jpg
Imans-12.jpg (37.78 KiB) Visto 3195 vezes

Responder

Voltar para “Energia Eólica”