Dessulfatar baterias
-
Tom_Joad
Autor do tópico - Membro

- Registado: sexta mai 29, 2009 1:12 pm
Dessulfatar baterias
Boas
Como já tinha aqui referido, estou a pensar adquirir uma scooter eléctrica, sendo a minha preferida do momento a Xero Classic 3kw. O problema, por aquilo que li noutros foruns, é a bateria, que ao fim de pouco tempo (uns meses) não dá para mais de 15kms de autonomia.
Posso tentar saber se há a opção de comprar com bateria de lítio, mas não sei qual a diferença de preço e quanto tempo demoraria a ter os mesmos problemas. Também li que algum pessoa faz uma dessulfatização da bateria para lhe prolongar a vida. Eu não faço a mínima como é esse processo, quais os custos envolvidos, se há empresas que fazem isso ou temos de ser nós, e, o mais importante de tudo, se resulta? Alguém me pode dar umas luzes sobre isto?
Obrigado
Como já tinha aqui referido, estou a pensar adquirir uma scooter eléctrica, sendo a minha preferida do momento a Xero Classic 3kw. O problema, por aquilo que li noutros foruns, é a bateria, que ao fim de pouco tempo (uns meses) não dá para mais de 15kms de autonomia.
Posso tentar saber se há a opção de comprar com bateria de lítio, mas não sei qual a diferença de preço e quanto tempo demoraria a ter os mesmos problemas. Também li que algum pessoa faz uma dessulfatização da bateria para lhe prolongar a vida. Eu não faço a mínima como é esse processo, quais os custos envolvidos, se há empresas que fazem isso ou temos de ser nós, e, o mais importante de tudo, se resulta? Alguém me pode dar umas luzes sobre isto?
Obrigado
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Re: Dessulfatar baterias
Esta é uma pergunta importante e que carece de respostas para todos ficarem informados, espera mais um pouco e já tens a tua resposta!!!
Obrigado por perguntares!
Obrigado por perguntares!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
_rapt0r_
- Membro Silver

- Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm
Pois, as minhas 1ª baterias ao fim de 3000km ja estavam a dar 20km, comprei umas novas que o vendedor dizia que eram muito melhor mas tb ao fim de 2500km ja estao a dar 20km.. Já sei que vão dizer que é por causa da descida de temperatura..
-
tavares
- Membro Gold

- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
As minhas primeiras baterias fizeram 7500kms até as parar na mota , ainda dão para auxiliar um painel solar.
Em relação ás baterias de chumbo além da qualidade , é muito importante o trato que se lhe dá , se uma mota faz com as baterias totalmente carregadas 60 kms , entre os 20 e os 30 kms devem levar uma carga , as baterias de chumbo não viciam antes pelo contrário querem é estar sempre com a carga máxima .
Quanto á dessulfatização das baterias , o que sei é que se aplica uma corrente muito fraca durante um certo tempo , e que ás vezes resolve, mas também sei que, se a bateria atingir um grande nível de sulfatização o processo é irreversível.
Comprar agora mota a chumbo e depois mais tarde pensar em colocar litio , é um tiro no escuro , o litio tanto pode baixar como aumentar o preço , á quase dois anos que o preço é sensivelmente o mesmo.
Em relação ás baterias de chumbo além da qualidade , é muito importante o trato que se lhe dá , se uma mota faz com as baterias totalmente carregadas 60 kms , entre os 20 e os 30 kms devem levar uma carga , as baterias de chumbo não viciam antes pelo contrário querem é estar sempre com a carga máxima .
Quanto á dessulfatização das baterias , o que sei é que se aplica uma corrente muito fraca durante um certo tempo , e que ás vezes resolve, mas também sei que, se a bateria atingir um grande nível de sulfatização o processo é irreversível.
Comprar agora mota a chumbo e depois mais tarde pensar em colocar litio , é um tiro no escuro , o litio tanto pode baixar como aumentar o preço , á quase dois anos que o preço é sensivelmente o mesmo.
-
2wheelfun
- Membro Silver

- Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
É por causa da descida de temperatura! e claro... principalmente, é por culpa do vendedor._rapt0r_ Escreveu:Pois, as minhas 1ª baterias ao fim de 3000km ja estavam a dar 20km, comprei umas novas que o vendedor dizia que eram muito melhor mas tb ao fim de 2500km ja estao a dar 20km.. Já sei que vão dizer que é por causa da descida de temperatura..
Não faço ideia quem seja (nem quero saber!) mas já vi tanta coisa e estou cá há tão pouco tempo...
Cumps.
-
2wheelfun
- Membro Silver

É importante este tipo de opinião, porque muitos de nós somos levados a pensar na altura de compra que mais tarde é só trocar 3 caixotes por 5 caixinhas e não há nada mais falso!tavares Escreveu:Comprar agora mota a chumbo e depois mais tarde pensar em colocar litio , é um tiro no escuro , o litio tanto pode baixar como aumentar o preço , á quase dois anos que o preço é sensivelmente o mesmo.
Cumps.
-
serges
- Administrador

A Descida de temperatura influencia sim o desempenho e autonomia do veiculo eléctrico...
Olha que é bem verdade então em chumbo é uma loucura!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
2wheelfun
- Membro Silver

Não posso estar mais de acordo contigo, Serges. Eu só reforcei a ideia do Tavares que converter uma de gel/chumbo em lítio não é tão simples como às vezes se quer dar a entender. Faz-se e já vimos até aqui no Forum quem o tenha feito e documentado os passos todos mas não é para todos nem é uma operação 'barata'.serges Escreveu:A Descida de temperatura influencia sim o desempenho e autonomia do veiculo eléctrico...
Cumps.
-
zepequeno
- Membro Silver

- Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
Sobre o tópico não sei nada para me pronunciar, mas sobre a conversa que surgiu, penso que antes de pensar em adquirir uma de chumbo para depois fazer a conversão, deve-se primeiro recolher toda a informação disponível e perguntar para se ter a noção exacta dos custos e do trabalho.
É uma operação cara sim, no meu caso, quando a fizer vai sair +/- o mesmo preço que paguei pela mota, não é fácil pois só deve ser feito por quem percebe do assunto, ou que tenha se informado suficiente para o fazer.
Para mim acaba por compensar pois se eu tivesse ido para a de lítio igual a que eu vou ter teria ficado 1500€ mais cara e com certeza eu só andaria de eléctrica em 2013...
Como o meu percurso diário é de 5Km para lá e para cá estas de gel dão para percorrer sem problemas e já comecei a juntar para a conversão.
Cada um é que deve ver e balancear, tudo depende da utilização de cada um e da carteira de cada um. Eu nunca aconselharia alguém que precise de fazer mais de 30Km seguidos a comprar uma scooter de gel em 2ª mão e sempre que tiver possibilidades financeiras aconselho logo a lítio. Nunca aconselharia também ninguém a comprar de gel nova, pois ao fim de 10000Km (nem chega a tanto) sai mais cara do que as de lítio.
Claro que eu quero mais autonomia, claro que eu quero mais velocidade/aceleração. A que eu tenho dá perfeitamente para o uso que eu lhe dou, quando fizer a conversão será como ter uma nova!
É uma operação cara sim, no meu caso, quando a fizer vai sair +/- o mesmo preço que paguei pela mota, não é fácil pois só deve ser feito por quem percebe do assunto, ou que tenha se informado suficiente para o fazer.
Para mim acaba por compensar pois se eu tivesse ido para a de lítio igual a que eu vou ter teria ficado 1500€ mais cara e com certeza eu só andaria de eléctrica em 2013...
Como o meu percurso diário é de 5Km para lá e para cá estas de gel dão para percorrer sem problemas e já comecei a juntar para a conversão.
Cada um é que deve ver e balancear, tudo depende da utilização de cada um e da carteira de cada um. Eu nunca aconselharia alguém que precise de fazer mais de 30Km seguidos a comprar uma scooter de gel em 2ª mão e sempre que tiver possibilidades financeiras aconselho logo a lítio. Nunca aconselharia também ninguém a comprar de gel nova, pois ao fim de 10000Km (nem chega a tanto) sai mais cara do que as de lítio.
Claro que eu quero mais autonomia, claro que eu quero mais velocidade/aceleração. A que eu tenho dá perfeitamente para o uso que eu lhe dou, quando fizer a conversão será como ter uma nova!
-
Tom_Joad
Autor do tópico - Membro

- Registado: sexta mai 29, 2009 1:12 pm
Bem, este tópico desviou-se um pouco do propósito inicial que era a dessulfatização das baterias. Como e onde fazer? Quais os custos? Prolonga a vida da bateria de que forma? Podemos fazer este processo várias vezes?
Estas eram as minhas questões. Se alguém puder ajudar...
TJ
Estas eram as minhas questões. Se alguém puder ajudar...
TJ
-
zepequeno
- Membro Silver

Peço desculpa TJ pelo offtopic, as tuas perguntas são muito importantes para todos nós... espero que alguém entendido do assunto possa responder.
-
serges
- Administrador

É possivel sim existe um equipamento que o faz custos não tenho ideia onde creio que podes fazer em casa, se tiveres uma garajem pode se deves fazer!
Perguntas técnicas Jmal podes ajudar, Njay?!?
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
serges Escreveu:É possivel sim existe um equipamento que o faz custos não tenho ideia onde creio que podes fazer em casa, se tiveres uma garajem pode se deves fazer!
Sobre esse assunto, já vi muita informação, mas se é credível ou não, não sei, em tempos, com baterias liquidas, comprei um pó que fazia uma limpeza nas placas, mas não cheguei a qualquer conclusão, ou seja, não obtive resultados positivos, a bateria onde testei voltou a carregar, mas pouco mais de capacidade ganhou e voltou ao mesmo em pouco tempo. Nas baterias de gel esse processo não pode ser usado. Mas existe muitos aparelhos para esse fim.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
zepequeno
- Membro Silver

ainda estava com esperança de recuperar um pouquinho as minha bateriazinhas de gel... nem que fosse um pouquinho para aguentar mais tempo possível. se bem que elas não passam os 6km sem levar carga e por isso acho que vão durar uns bons quilómetros.
-
serges
- Administrador

Creio que era o TozeVe que tinha um equipamento que fazia esse serviço quando as minhas baterias da Bereco começaram a dar o berro...
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga