Despenalização do aborto

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.

Despenalização do aborto - à pergunta colocada no Referendo vou responder

Votação encerrada em domingo fev 11, 2007 5:12 pm

SIM
11
65%
Não
6
35%

Total de votos: 17

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am

Mensagem por EnergiaDiesel »

fry Escreveu:todos defendem a mulher.... e o feto quem o defende???? é um ser sem voz.....
é uma questão pertinente mas cada um na sua formação/expriência de vida terá as suas respostas fry á questão colocada acima.

neste assunto todos tem o direito a uma opinião e ponto de vista o que não é de direito é o juízo de valores e a proibição de livre escolha da mulher/companheiro/marido/namorado perante o cenário de um aborto seja ele legal ou ilegal tendo por base qualquer valor que se apresente.

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

obrigado a todos pela participação e pela forma democrática como participaram neste debate. obrigado a todos que votaram. esta batalha de despenalização do aborto já está ganha. ninguém ganhou e niguém perdeu. evoluímos.

começa outra batalha - para que o número dos abortos diminui. as mulheres já não terão receio de ir a um consultório médico ou procurar uma ajuda. poderão ser aconselhadas e acompanhadas. assim há uma hipótese de evitar não só o aborto clandestino como também o aborto legal. será possível realmente salvar vidas.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

acho que perdemos todos porque concretizou-se o meu pior receio: a abstenção foi elevadíssima, não tendo mais uma vez o referendo carácter vinculativo.
acho que os políticos, vão pensar duas vezes antes de nos voltarem a perguntar qualquer coisa. além disso, quase dois terços dos portugueses antes de dizerem mal dos políticos e do país devem a partir de agora mirar-se no espelho antes de falar.

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

pois eu não fui votar, decidi abster-me porque esta campanha já me andava a meter nojo desde alguns dias a esta parte.. tanto o lado do sim como o lado do não.. e essa deve ter sido uma razão para não votarem algumas pessoas.
3º sócio novaenergia

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

escalavardo Escreveu:pois eu não fui votar, decidi abster-me porque esta campanha já me andava a meter nojo desde alguns dias a esta parte.. tanto o lado do sim como o lado do não.. e essa deve ter sido uma razão para não votarem algumas pessoas.
acho a tua atitude completamente errada
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

escalavardo
Staff Member
Staff Member

todos cometemos atitudes erradas, mas neste momento, perante a minha consciência, considero a correcta.

espero que não incomode ninguém, mas se incomodar, pois paciência.
3º sócio novaenergia

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

ola a todos

viver em democracia é algo sublime, que só se valoriza quando não se tem. eu já vivi em ditadura.

respeitar a opinião duma maioria faz parte das regras elementares do são convívio em sociedade. é uma prova de civismo. além disso o voto é uma ferramenta essêncial numa democracia, assim como a liberdade de pensamento e expressão. votar, mesmo, que seja em branco é um direito, não exercer o voto é faltar a um dever. quando não se vota, perde-se a direito moral de criticar, opinar ou intervir.

este tópico pautou-se por uma postura de respeito pela opinião de cada um, e mesmo após o resultado do referendo, seria sempre alvo de continuo e caloroso debate. de qualquer forma, vou dar por terminada a minha intervenção neste tema, destacando, para uma analise mais profunda no conceito humanistico, a ultima frase de um dos defensores do sim.
será possível realmente salvar vidas.
abraço
Última edição por Fry em segunda fev 12, 2007 12:57 pm, editado 1 vez no total.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Biod
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am

Mensagem por Biod »

só não entendo uma coisa, se na constituição dizem que um referendo não é vinculativo se nao tiver participação superior a 50%, essa mesma constituição foi aprovada pelos partidos politicos.

mas agora ninguém quer saber desse ponto da constituição. ganhou o sim, mas nao teve mais de 50% de participação no referendo mas mesmo assim vão alterar a lei.

mas afinal para que serve a constituição?

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

no anterior também foi assim. embora não vinculativo, respeitou-se o resultado da votação. o ps nem precisava fazer referendo, podia alterar a lei sem isso. tem maioria.

quando o referendo não é vinculativo, podem fazer o que entendem.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

jossef
Staff Member
Staff Member
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am

Mensagem por jossef »

boas temos uma coisa bastante diferente deste para o outro referendo q tb n foi vinculativo .
no outro a lei n foi alterada nem nunca foi pedido para a alterar (pois podia-se alterar para 9 /8/7 semanas ) neste referendo (em minha casa mais democrata n podia haver um voto para cada lado) também n se teve maioria e a lei vai alterar o q perfaz q daqui a 6 anos os q votaram não possam pedir para haver novo referendo (o q n tem sentido) e nesse caso se o n ganhar voltamos para a lei antiga?????
no meu entender e por mim pode ficar assim com a condição de q cada casal q queira ter filhos não pague os tratamentos para ter filhos ou então q tenha ao menos o mesmo dinheiro q teve quem fez um aborto pago por os contribuintes .
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

jossef, uma coisa não tem absolutamente nada ver com outra. é um problema completamente diferente, não menos importante.

se houver algum referendo, ou qualquer coisa que fosse, no sentido de o estado subsidiar os tratamentos de infertilidade com dinheros dos meus impostos, serei um dos apoiantes.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

jossef
Staff Member
Staff Member
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am

Mensagem por jossef »

é diferente ?????????? o sim ganha eu tenho q pagar para se poder matar e calo-me !!!!!!!!!!
ou daqui a 6 anos fazemos outro referendo?????????
ganharam ok mas n querem agora q se fique calado quando para tirar é de borla ou será de graça e para se ter tem q se pagar.
muito mal vai este pais quando n se tem dinhero para ter crianças (mais isto já todos sabemos).
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

escalavardo
Staff Member
Staff Member

eu ainda não vi uma discussão sobre o tema "aborto" que não fosse acesa e por vezes roçasse o insulto, já que cada parte defende a sua dama apaixonadamente, por isso proponho ficarmos todos por aqui e quem sabe bloquear o tópico, para evitar que se zanguem uns com os outros, sem razão para tal.

ninguém vai conseguir mudar a maneira de pensar do outro, pois são opiniões já formadas desde há muito. não vejo o objectivo de continuar.
3º sócio novaenergia

Bloqueado

Voltar para “Off Topic / Conversa”