E aqui esta o engraçado do costume
Esta também veio parar cá a casa, é o meio de transporte preferido do meu pai
Como ele liga pouco com computadores, vou actualizando o DB por ele
Muito eu gosto de ressuscitar motas electricas...
Com +9.000km feitos sem BMS, ja previa que ia ter trabalho.
Quando chegou, passou pelos habituais testes, e deu logo para perceber que alguns dos elementos estariam em maus lençois.
Toca a desmontar...
Baterias extraídas, vamos medir cada celula, e uma ja estava morta, salta fora.
Agora o que muito nao compreendem, é que sem BMS, não ha controle na descarga, e o estado geral mediano do pack nao salva de haver uma celula que va abaixo dos limites, que eventualmente acaba por morrer.
Agora quando um elemento morre, os restantes levam por tabela, e sao sobrecarregados... algumas incharam, algumas vaporizaram o electrolito... isso faz perder qualidades.
Achei curioso o facto de so conter 19 elementos, quando o controlador é de 60v...

umm... então sai um, e entram dois

assim passam a ser 20, as contas ficam mais certas.
Com algum tempo e paciencia, desmontei o pack todo, e foram todas equilibradas (dentro do possivel).
Com 2 celulas novas no topo do pack e as restantes com 9.000km e descargas/sobrecargas no pelo, isto vai ser giro
Com ainda mais paciencia, fabricamos um suporte em acrilico moldado a calor, para alojar o carregador dentro da moto, assim so sai o cabo para ligar aos 230v, simples, como o meu pai gosta.
Nas cenas dos proximos capitulos, vamos andar as turras com placas de electronica para gestão de baterias...