Fluído Circuito Primário

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Nunix
Membro
Membro
Registado: segunda ago 15, 2011 7:59 pm

Fluído Circuito Primário

Mensagem por Nunix »

Bom Dia,

Precisava de saber se no circuito primário pode colocar-se água destilada em vez de água da torneira. Moro numa zona onde a água é extremamente calcária e que a longo prazo poderão acumularem-se películas de calcário dentro dos tubos do circuito primário. Sei que o índice de pH do fluído deverá ser superior a 7, ora o indice de pH da água destilada é de 7, para o manter acima de 7, deverei acrescentar um pouco de água da torneira ? O Sistema é um termosifão Rigsun 300 e a capacidade total do circuito primário é de 22 litros. Obrigado.

Cumprimentos.

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Re: Fluído Circuito Primário

Mensagem por mauri »

Enquanto aguarda pela resposta de quem poderá saber, passe pela apresentações e diga-nos algo sobre si.
Cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

O líquido que leva penso que não é só agua, destilada ou da torneira,acho que leva também um anti-congelante para o inverno.
Penso que n é só colocares agua.
Eu tenho o meu há mais de 2 anos (perto dos 3) e ainda estou á espera que vão lá fazer a manutenção acordada com o apoio que foi dado pelo estado que é de 6 anos (penso que é 6 anos), se forem lá este ano eu pergunto o que lá colocam.
Dos Fracos Não Reza a História...

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Pois, normalmente leva uns 20% de Glicol para não congelar no inverno e também para aumentar o ponto de ebulição um pouco acima dos 100 ºC.

Eu moro em Aveiro e de vez em quando ainda há umas noites de inverno com temperaturas negativas que congelam a água nos tubos exteriores e os rebentam...
Sem Glicol só arriscava no Algarve.
Nem no Alentejo arriscava, porque lá às vezes também cai neve.

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

Nem água da torneira , nem da fonte , nem destilada .

O liquido que tem que levar é o glicol , o produto mais conhecido é o Tycofor , e é precisamente para que não congele de inverno , e para aumentar o ponto de ebulição , senão a partir dos 100º passaria a ter vapor no circuito primário , o tycofor aguenta ainda mais o aumento de pressão do circuito com o aumento de temperatura e também o efeito de cavitação.

Não tente poupar , colocando água destilada , porque em caso de avaria no circuito primário , os custos são muito elevados.

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm

Mensagem por Patalhetas »

tavares Escreveu:Nem água da torneira , nem da fonte , nem destilada .

O liquido que tem que levar é o glicol , o produto mais conhecido é o Tycofor , e é precisamente para que não congele de inverno , e para aumentar o ponto de ebulição , senão a partir dos 100º passaria a ter vapor no circuito primário , o tycofor aguenta ainda mais o aumento de pressão do circuito com o aumento de temperatura e também o efeito de cavitação.

Não tente poupar , colocando água destilada , porque em caso de avaria no circuito primário , os custos são muito elevados.

pois.....em ultimo recurso, mais vale comprar anticongelante para carros do que agua !!
pois se não num dia de inverno, quando descongelar o circuito....fica tipo regador :mrgreen:
pois a agua quando congela, como todos sabem expande o seu volume...logo o cobre não é "elastico", não é preciso dizer mais nada :lol:
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Autor do tópico
Nunix
Membro
Membro

Mensagem por Nunix »

Obrigado pelas prontas respostas. O meu instalador colocou apenas água da torneira... :x pelo que creio que fez mal. Moro na zona do Seixal onde por vezes no Inverno (raramente) mas chega a ter temperaturas negativas. O manual da Rigsun (termosifão Rigsun 300) trás uma tabela onde com várias proporções Líquido anticongelante/água doçe de acordo com as várias temperaturas negativas. A capacidade total do circuito primário é de 22 litros. Por ex: Se a temp. a proteger for até (-5) graus negativos deverá juntar-se 19,5 litros de água conjuntamente com 2,5 de anticongelante (Glicol), se for até (-11) graus negativos deverá juntar-se 17,5 litros de água doçe conjuntamente com 4,5 litros de anticongelante (glicol).
Mas segundo as opiniões aqui mencionadas, e pelo que estou a perceber em vez de água + glicol deverá colocar-se apenas e só apenas Glicol. Certo ? Obrigado pela atenção.
Nunix.

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver

Nunix Escreveu: Mas segundo as opiniões aqui mencionadas, e pelo que estou a perceber em vez de água + glicol deverá colocar-se apenas e só apenas Glicol. Certo ? Obrigado pela atenção.
Não, agua com glicol nas proporções indicadas ;)
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Autor do tópico
Nunix
Membro
Membro

Mensagem por Nunix »

ok. (água mais glicol nas proporções indicadas) Mas em vez de água da torneira, posso colocar água destilada certo ?

Obrigado.

Cumprimentos,

Nunix.

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver

Nunix Escreveu:ok. (água mais glicol nas proporções indicadas) Mas em vez de água da torneira, posso colocar água destilada certo ?

Obrigado.

Cumprimentos,

Nunix.
humm não sei se será a mais indicada..... pois como sabemos a agua dita agua normal, inclui tudo o que falta na agua destilada, e como sabemos é a mesma agua que vai fazer a transferencia do calor dos colectores para o deposito!!
pode ser que seja a mesma coisa....mas eu usava no maximo agua da chuva.....
mas era eu !!
podes sempre exprimentar e ver se resulta !!
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”