Volt Escreveu:
Para gastar a carga, desta vez, fiz o percurso normal de 60 quilómetros (Lisboa - Quinta do Conde - Lisboa) e depois fui dar uma volta à A5 (onde aproveitei para fazer mais um vídeo de demonstração de força na subida de Monsanto).
O que eu invejo mesmo é essa velocidade de ponta em AE. Os únicos veículos que ultrapasso, são os camiões!
A Super-ZEV conta agora com 250 quilómetros. Fiz mais 80 em modo de descarga rápida de bateria. . Creio que, para fazer menos, teria de sempre auto-estrada ou então, uma subida com dezenas e dezenas de quilómetros. .
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Para gastar a carga, desta vez, fiz o percurso normal de 60 quilómetros (Lisboa - Quinta do Conde - Lisboa) e depois fui dar uma volta à A5 (onde aproveitei para fazer mais um vídeo de demonstração de força na subida de Monsanto).
Como me esqueci de ligar o contador na ficha, a folha Excel (que tem o resumo que tenho estado a actualizar) vai ficar incompleta neste carregamento número 3 (já só faltam dois para não ter de andar a gastar carga à maluca e poder testar a autonomia a uma velocidade mais "normal" e rotineira). .
Quanto aos saltinhos na roda da frente (dos quais me queixei ao Armando da Motonova), ficou agendada uma calibração da roda dianteira para a semana (depois de fazer estes primeiros carregamentos). É possível que a mota tenha ficado sem um peso e eu esteja a estranhar isso.
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Hoje é dia de mostrar a Super-ZEV a quem aparecer no Colombo para ver o Glorioso comigo. .
É mesmo impressionante esse power! Também quero! heheh!
Grande máquina!
Volt Escreveu:Mais dois vídeos. Espero não ser muito maçador com estes testes, mas, já que os faço, vou partilhar. O primeiro é do display, depois de passar o dia todo em "stand by". Como podem ver, quer a LoCell, quer a HiCell estão com menor tensão. O segundo é difícil de perceber, mas é de uma curta viagem entre semáforos, em que fiz o teste do guiador solitário (não o estou a segurar com nenhuma mão).
Bom, parece que não me enganei, as diferenças da mais baixa para a mais alta parecem ter vindo a descer, neste momento parece-me que está em pleno, e usa um bms com sangramento resistivo, agora interessa é puxar ela e essas diferenças vão ser cada vez menores.
Hoje comecei a dar-lhe "descargas não completas". Gastei 35% da carga e dei-lhe "electrões". .
Curiosamente, as células estavam iguais (3.29). Bom sinal.
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333.333,3 KM a bombar faísca! Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Hoje comecei a dar-lhe "descargas não completas". Gastei 35% da carga e dei-lhe "electrões". .
Curiosamente, as células estavam iguais (3.29). Bom sinal.
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Sim, e quando quiseres mais power, faz-as aquecer, aperta com elas, o lítio-ferro é mesmo assim, quando mais se puxa por elas mais elas dão.
EDIT:
Só uma questão, após gastares 35% da carga estavam a 3.29 é isso ?
Se sim é perfeitamente normal, dos 5% aos 95 % +- elas estão sempre iguais, acima e abaixo é que existem diferenças.
Hoje comecei a dar-lhe "descargas não completas". Gastei 35% da carga e dei-lhe "electrões". .
Curiosamente, as células estavam iguais (3.29). Bom sinal.
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Sim, e quando quiseres mais power, faz-as aquecer, aperta com elas, o lítio-ferro é mesmo assim, quando mais se puxa por elas mais elas dão.
EDIT:
Só uma questão, após gastares 35% da carga estavam a 3.29 é isso ?
Se sim é perfeitamente normal, dos 5% aos 95 % +- elas estão sempre iguais, acima e abaixo é que existem diferenças.
Como é que se faz para saber a carga real? Nas NiMH a voltagem desce com uma curva facilmente observável, já nas de litio deve ser o diabo para detectar. Usam-se estatísticas?
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
Hoje comecei a dar-lhe "descargas não completas". Gastei 35% da carga e dei-lhe "electrões". .
Curiosamente, as células estavam iguais (3.29). Bom sinal.
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Sim, e quando quiseres mais power, faz-as aquecer, aperta com elas, o lítio-ferro é mesmo assim, quando mais se puxa por elas mais elas dão.
EDIT:
Só uma questão, após gastares 35% da carga estavam a 3.29 é isso ?
Se sim é perfeitamente normal, dos 5% aos 95 % +- elas estão sempre iguais, acima e abaixo é que existem diferenças.
Como é que se faz para saber a carga real? Nas NiMH a voltagem desce com uma curva facilmente observável, já nas de litio deve ser o diabo para detectar. Usam-se estatísticas?
Em qualquer dos casos a tensão não é o ponto de medição de carga, a vx1 já media a carga por sensor de corrente, na lítio é igual. A medição de tensão serve para as proteger de descargas profundas.
jmal Escreveu:Em qualquer dos casos a tensão não é o ponto de medição de carga, a vx1 já media a carga por sensor de corrente, na lítio é igual. A medição de tensão serve para as proteger de descargas profundas.
Obrigado pela explicação, estava convencido que as barras eram detectadas por intervalos sabidos de tensão...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
jmal Escreveu:Em qualquer dos casos a tensão não é o ponto de medição de carga, a vx1 já media a carga por sensor de corrente, na lítio é igual. A medição de tensão serve para as proteger de descargas profundas.
Obrigado pela explicação, estava convencido que as barras eram detectadas por intervalos sabidos de tensão...
Não, nem podia ser, porque em descarga existem picos de corrente que faz a tensão descer em função desses picos, e até a variação de temperatura altera a tensão, o sistema da vectrix é interessante (analisando algumas fotos que encontrei no vis com controladores abertos), tem 3 sensores de corrente de efeito de hall, um na linha de corrente que vem da bateria, e 2 em 2 fases do motor, o primeiro penso ser para essa contabilização, os 2 seguintes para gestão da corrente fornecida ao motor. Verifica os posts do Mik, onde ele repara um problema no controlador e verás os tais sensores azuis, onde passam fios ao centro.
Os 2 sensores nas fases é para medir a corrente que passa no motor, para limitação da mesma (protecção do motor). A corrente que lá passa num determinado instante pode ser muito diferente da que passa pela bateria.