Dúvida conversão Batlight Thunder 3000 a 60Ah

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Bloqueado

Autor do tópico
zepequeno
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm

Dúvida conversão Batlight Thunder 3000 a 60Ah

Mensagem por zepequeno »

Boas eléctricos!

Como já alguns sabem estou prestes a adquirir uma Batlight Thunder 3000 a gel 60V 40Ah em 2ª mão.

A ideia é aguentar com as baterias já "cansadas" até conseguir juntar dinheiro para a conversão a Lítio. Caso as baterias "morram" antes disso já ponderei comprar baterias originais para aguentar mais uns 8000 Kms pelo menos e aí sim terei com certeza hipóteses de fazer o upgrade.

A minha dúvida principal é a seguinte, é possível converter para Lítio mas em vez de ter baterias a 40Ah, colocar baterias 60Ah? Assim ficaria com a Batlight Thunder 3000 Lítio 60V 60Ah, isto, porque vi no site da Batlight que existe as 3 versões do mesmo modelo e sendo do mesmo modelo supostamente o espaço é mesmo. Será que é possível ou teria que mudar o motor por exemplo ou mais alguma coisa? Desculpem se a pergunta é muito descabida mas eu caí neste meio de para-quedas...

Obrigado e abraço

Autor do tópico
zepequeno
Membro Silver
Membro Silver

Re: Dúvida conversão Batlight Thunder 3000 a 60Ah

Mensagem por zepequeno »

Pelos vistos é com estas baterias - H-38120S 10Amp - http://www.batlight.pt/Paginas%20Produt ... ithium.htm podem ver as versões aqui http://www.batlight.pt/Scooters/THUNDER%203000.htm e pelos vistos dá para ir até os 100Ah!! Será mesmo possível? Já vi é que o preço é upa upa! Mas seria um investimento a longuíssimo prazo...

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

zepequeno Escreveu: Será que é possível ou teria que mudar o motor por exemplo ou mais alguma coisa? Desculpem se a pergunta é muito descabida mas eu caí neste meio de para-quedas...
Só precisas mesmo de comprar as baterias , respectivo BMS , e também aconselho a troca do carregador das baterias, depois um pouco de bricolage e bons conhecimentos de electricidade e electrónica

Autor do tópico
zepequeno
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por zepequeno »

portanto concluo que seja viável...

Autor do tópico
zepequeno
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por zepequeno »

O preço sobe é bastante! É preciso ver se vale a pena a diferença de 20Ah e o valor.

Caso eu queira fazer a conversão mas não tenha confiança para me aventurar, pelo menos sozinho, há alguém ou alguma "oficina" que me faça isso? Quantas horas são precisas +/-?

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Mensagem por civic »

Terás que ver a diferença de preço e de tamanho, pois as de 60Ah são maiores do que as de 40. Antes de fazer seja o que for, deves fazer os cálculos para saberes onde as colocar.
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
86 000Km's

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am

Mensagem por 2wheelfun »

tavares Escreveu:Só precisas mesmo de comprar as baterias , respectivo BMS , e também aconselho a troca do carregador das baterias, depois um pouco de bricolage e bons conhecimentos de electricidade e electrónica
Olá.

Como já alguém disse, é preciso ter em atenção as dimensões das células. O espaço disponível não abunda e para que o carregador permaneça interno à mota, são precisas "estratégias" diferentes para colocar um pack de 22 células de 40Ah de um pack de 22 células de 60Ah.

Relativamente ao carregador de baterias, eu ía um pouco mais longe do que aquilo que o tavares diz. Na minha opinião a troca do carregador é essencial porque um carregador de baterias de gel tem características diferentes de um carregador de baterias de lítio. Inclusive, creio que poderás danificar as novas células se usares o teu velho carregador. Atenção a este facto.

Cumps.

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am

Mensagem por 2wheelfun »

zepequeno Escreveu:O preço sobe é bastante! É preciso ver se vale a pena a diferença de 20Ah e o valor.

Caso eu queira fazer a conversão mas não tenha confiança para me aventurar, pelo menos sozinho, há alguém ou alguma "oficina" que me faça isso? Quantas horas são precisas +/-?
Eu não diria que isso seja trabalho para uma oficina, nem vejo ninguém a querer pegar nesse tipo de trabalho. Quanto muito poderás contactar a Batlight a ver o que te dizem mas creio que se o queres fazer, terás de ser mesmo tu, o que tem uma vantagem, mesmo que os teus conhecimentos não sejam muitos, vai dar-te muita satisfação levares adiante esse trabalho de investigação e execução.

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

Boas, na Batlight Thunder 3000 a gel 60V 40Ah em questão, cabem 20 elementos TS-LFP40AHA.

Se forem 20 elementos TS-LFP60AHA não cabem devido à altura. Seriam necessárias modificações na caixa/estrutura.

Se optares pelas H-38120S 10Amp, seriam necessários 120 elementos para 60v e 60Ah, estas nao experimentei, mas como sao muito versateis na disposição, deve ser possivel.

Autor do tópico
zepequeno
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por zepequeno »

Pessoal! Desde já muito obrigado pelas dicas! Pois, se as "normais" 60Ah não cabem as H-38120S 10Amp são caríssimas e não compensaria o investimento.

A Batlight já mandei um mail mas nunca me responderam, percebo pois teriam de ter uma pessoa dedicada só para responder os mails todos, tenho que fazer um telefonema. Tenho a sorte de estar a comprar a scooter de um antigo funcionário de lá e que de certeza me vai dar aí a ajuda toda necessária.

Portanto, concluo que o mais "simples" será mesmo fazer a conversão para 40Ah Lítio e que sim devo ser eu a fazer e talvez "convidar" alguém mais experiente para me dar aquela mãozinha ou ir tirando fotos e ir vos chateando aqui com as dúvidas todas.

E então as versões 60Ah da Thunder 3000 têm a caixa modificada para caber as 20 células? Pensei que sendo a mesma scooter mas apenas com configurações diferentes tivessem o mesmo espaço disponível.

De qq forma agradeço a participação e ajuda, em breve serei mais um electrizado por aí.. Alguém de Coimbra aqui no fórum? Em relação aquilo do MobiE, aquilo já funciona?

Autor do tópico
zepequeno
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por zepequeno »

dos que já fizeram conversões, alguém teve algum dos problemas do género bms, 1 ou outra célula "morta" ou algum outro problema depois da conversão?

Autor do tópico
zepequeno
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por zepequeno »

alguém tem uma dica de um bom bms e que não seja muuito caro?

acho que vou mesmo optar pelas de 40ah, fico com 60v a 40ah a lítio que deve ser um upgrade brutal.

Autor do tópico
zepequeno
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por zepequeno »

Espero ansiosamente pelo amigo Barrocas que deve estar a chegar com a machine!

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Muito bem. Não te esqueças de criar um diário de bordo para essa menina. :-)
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

electrizado
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm

Mensagem por electrizado »

este tópico devia de ser encerrado devido a existir um DB.

Cumprimentos

electrizado
"prudencia e segurança na estrada"

Electrizado bbrrrrrr

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

Imagem
Associado 69Imagem