Este assunto tem andado a ser discutido por vários DB's, e como estão OFFtopic iniciei um novo tópico e deixo aqui a minha opinião.
Peço para serem todos comedidos nas palavras de forma a que quem nos lê aprenda qq coisa.
Assim, a minha opinião...
Ter muito por pouco dinheiro é muito difícil, tão difícil que normalmente não existe.
Quando comprei a minha chinesa sabia o que estava a comprar e aceitei as consequências, sabia que a ferrugem aparece cedo, sei que os acabamentos são maus sei que a probabilidade de avarias é elevada, sei isso tudo e aceitei, sei tb que existe uma responsabilidade por parte do importador no que respeita a garantia, mas nada me garante que não entre em falência por exemplo.
A questão da qualidade das chinesas põem-se sempre da mesma forma, quem compra deve saber o que está a comprar assim não é enganado e aqui no fórum existe informação suficiente para tirar boas conclusões, depois assume o que escolheu com as virtudes e feitios(Não disse defeitos porque alguns erros de concepção não podem ser considerados defeitos, são feitios).
É opinião generalizada que Vetrix é a melhor, é verdade, mas não é totalmente isenta de problemas, o pack de baterias exige um cuidado superior ao das chinesas de Lithium e da forma que é gerido electronicamente é propenso a problemas, embora tenha garantia de alguns anos. As da SW consideradas por muitos aqui no fórum como as melhores chinesas... eu não duvido que eles façam um trabalho excelente, mas a base de trabalho é muito má por isso não há milagres, problemas com travões, volantes a tremer e suspensões dignas de carroça, plásticos, etc. são generalizados e aproveito para dizer que estes problemas são de uma forma generalizada comuns ás chinocas... As outras marcas que eu saiba neste momento não passam pelo fórum e é é sempre difícil formar uma opinião pois não estão por cá para se defenderem alem dos utilizadores não terem receio de tratar mal a marca pois têm a certeza de que não vão ler.
Hoje se me perguntassem se voltava a comprar chinoca....claro que sim, o prazer, a economia, a ecologia é algo que me impulsiona nessa direcção.
A minha custou um pouco mais de 4000€ obtive o desconto do IRS 800€ por inha que duplicar o valor para comprar uma Vetrix usada que sabendo o que sei das baterias a a durabilidade tem muito a ver com a utilização (e um pouco de sorte tb), o resto vai-se arranjando. Esta é a minha ponderação outros terão valores diferentes e fazem escolhas diferentes, certas ? erradas ? quem sou eu para julgar.
O que considero importante é que se informem, pois só assim fazem a escolha certa, se recomendo ? claro !! se é para todos ? acho que não, nem precisa de ser, pelo menos para já.
Vá para terminar não sejam tão clubistas... sejam amigos, sejam meus amigos