Eléctrico vs Diesel vs Híbrido

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Re: Eléctrico vs Diesel vs Híbrido

Mensagem por Seal »

Esta imagem é linda :lol:

Imagem

Do site acima.
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

Brunus Escreveu:eu é que ainda não percebi para que serve uma comparação de preços sem impostos se os teremos de pagar obrigatoriamente!
considero ser de muito má fé este tipo de comparações, pois só tentam induzir em erro quem não está informado.
Actualmente para um consumidor final não serve de nada, pois o que interessa é o que lhe sai do bolso. No entanto esta comparação sem impostos permite demonstrar que as diferenças entre CI e VE não é tão abismal quanto parece e que tal se deve apenas as diferenças de imposto. Significa que quando acontecer a massificação de VEs o nosso governo terá de harmonizar os impostos para que não haja a perda de receitas e depois disso acontecer, as diferenças entre as duas tecnologias serão mínimas. Segundo os cálculos do Bcarmona não compensará comprar VE... excepto que... o raciocínio dele tem uma falácia. Existem 2 pressupostos que nunca se irão verificar simultaneamente: A: massificação de VEs; B: Diferença de preço de 13 000€ (VE mais caro). Se temos a massificação de VEs temos uma descida drástica de preço. Se nao acontecer a massificação de VEs nunca haverá a necessidade de ajustar impostos. Actualmente existem empresas nacionais a propor o Golf convertido por 15 000€, isto deixa boas perspectivas em relação a descida de preço desta tecnologia. Com a massificação de VEs um carro como o Leaf certamente custará menos que um Golf e aí não haverá nada a amortizar.

Agora voltando aos preços dos combustíveis, segundo o Bcarmona o preço da gasolina é composto por 42% preço + 58% impostos, que dá um preço final de 1,56€. Aplicando a mesmo formula a electricidade, dá-nos um preço final de 0,39€ por KW. O eléctrico continuará a ser 1 € mais barato aos 100km, mas se a electricidade atingir este preço, compensará claramente o investimento em painéis fotovoltaicos de microproduçao, mesmo nao existindo tarifa bonificada ou beneficio fiscal. O investimento em paineis fotovoltaicos garante o mesmo preço de produção para os próximos 20 -25 anos, porque o sol por enquanto é gratuito e chega ao local de consumo sem a intervenção homem... só é necessário que ele tenha inteligência suficiente para aproveitar a dádiva.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

E o que isso custa ao nosso planeta, quem paga? Ou os impostos não deveriam cobrar isso? Quioto, por exemplo, não é para ser cumprido?
Ou a falta de sustentabilidade dos veículos CI não é tema para relembrar a quem diz estas coisas dos VE não serem sustentáveis?...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_de_Quioto
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

marcopns Escreveu:
Brunus Escreveu:eu é que ainda não percebi para que serve uma comparação de preços sem impostos se os teremos de pagar obrigatoriamente!
considero ser de muito má fé este tipo de comparações, pois só tentam induzir em erro quem não está informado.
Actualmente para um consumidor final não serve de nada, pois o que interessa é o que lhe sai do bolso. No entanto esta comparação sem impostos permite demonstrar que as diferenças entre CI e VE não é tão abismal quanto parece e que tal se deve apenas as diferenças de imposto. Significa que quando acontecer a massificação de VEs o nosso governo terá de harmonizar os impostos para que não haja a perda de receitas e depois disso acontecer, as diferenças entre as duas tecnologias serão mínimas. Segundo os cálculos do Bcarmona não compensará comprar VE... excepto que... o raciocínio dele tem uma falácia. Existem 2 pressupostos que nunca se irão verificar simultaneamente: A: massificação de VEs; B: Diferença de preço de 13 000€ (VE mais caro). Se temos a massificação de VEs temos uma descida drástica de preço. Se nao acontecer a massificação de VEs nunca haverá a necessidade de ajustar impostos. Actualmente existem empresas nacionais a propor o Golf convertido por 15 000€, isto deixa boas perspectivas em relação a descida de preço desta tecnologia. Com a massificação de VEs um carro como o Leaf certamente custará menos que um Golf e aí não haverá nada a amortizar.

Agora voltando aos preços dos combustíveis, segundo o Bcarmona o preço da gasolina é composto por 42% preço + 58% impostos, que dá um preço final de 1,56€. Aplicando a mesmo formula a electricidade, dá-nos um preço final de 0,39€ por KW. O eléctrico continuará a ser 1 € mais barato aos 100km, mas se a electricidade atingir este preço, compensará claramente o investimento em painéis fotovoltaicos de microproduçao, mesmo nao existindo tarifa bonificada ou beneficio fiscal. O investimento em paineis fotovoltaicos garante o mesmo preço de produção para os próximos 20 -25 anos, porque o sol por enquanto é gratuito e chega ao local de consumo sem a intervenção homem... só é necessário que ele tenha inteligência suficiente para aproveitar a dádiva.

Agora é que disseste tudo, também eu já tinha tentado, mas foste melhor, hehehe, tanto que propus fazer o contrário ou parecido, converter um gasolina em diesel por exemplo, e ver em quanto ficava, não vale de nada comparar um diesel massificado e com muita concorrência, com um , apenas um carro elétrico não massificado e sem concorrência, depois disso aplicar ambas as energias sem subsídios (sim, os fosseis têm, senão o diesel não era mais barato que a gasolina) e ver então as diferenças, não acredito que um veiculo com uma eficiência geral de 5 a 10 % (combustão), contabilizando todo o processo de fabrico, possa sair mais em conta que um que tem uma eficiência geral perto dos 50 % (elétrico) também contabilizando todo o processo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
bcarmona
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 14, 2011 9:55 am

Mensagem por bcarmona »

MarcoPNS,

O maior custo dos VEs são as baterias e o maior custo das baterias são os materiais raros de que são feitas. A massificação dos VEs terá a consequência de fazer disparar o preço desses materiais pelo que me parece muito pouco provável que o preço dos VEs venha a baixar significativamente.

Claro que se podem desenvolver novas baterias. Mas também se podem desenvolver motores de combustão interna mais eficientes. Antever novas tecnologias é difícil e por isso não fui por esse caminho.

Quanto a facto de a incidência de impostos tornar a micro-produção rentável, estás a assumir que os impostos são cobrados pelo produtor e evidentemente não são. Os impostos são cobrados pelo estado aos consumidores finais. A microgeração não é rentável hoje nem será daqui a 20 anos. Só exisitirá enquanto houverem subsídios.

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Mensagem por civic »

Sinceramente duvido do aumento de eficiência nos CI (já tiveram tempo para isso, não será numa altura em que o planeta se vira para energias mais limpas que irão tirar mais proveito desses motores poluentes, e nem sei se a física o permitirá), e duvido no aumento dos preços das baterias com a sua massificação, o que vejo é a utilização de materiais cada vez menos raros no seu fabrico, como acontece com as A123 que utilizam na sua maioria o ferro. Pelo que vi aquando da compra da minha scooter (2 anos +\-)as baterias de litio para ela custavam mais cerca de 25% do que custam hoje, por isso o que vejo é uma redução.
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
86 000Km's

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

civic Escreveu:Sinceramente duvido do aumento de eficiência nos CI (já tiveram tempo para isso, não será numa altura em que o planeta se vira para energias mais limpas que irão tirar mais proveito desses motores poluentes, e nem sei se a física o permitirá), e duvido no aumento dos preços das baterias com a sua massificação, o que vejo é a utilização de materiais cada vez menos raros no seu fabrico, como acontece com as A123 que utilizam na sua maioria o ferro. Pelo que vi aquando da compra da minha scooter (2 anos +\-)as baterias de litio para ela custavam mais cerca de 25% do que custam hoje, por isso o que vejo é uma redução.

Ora nem civic, acrescento lembro me do meu fiesta de 90 e vejo o de agora e pouco noto em consumo... os mesmo 5 a lts reais de consumo!!! Que raio andaram a fazer a mudar a carcaça!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

Não acho que a solução microprodução sem o apoio do estado seja mais barato que comprar á EDP.
Serão precisos algumas dezenas de milhares de euros para um sistema que dura 20 a 25 anos.
Nesta altura não é para todos e se formos pedir ao banco o dinheiro, ainda menos rentável fica.
Com o apoio do estado é diferente, desde que se tenha o dinheiro, porque com empréstimo ao banco é mais um a ganhar (banco).
Quanto aos C.I. não tenho dúvidas que têm evoluído muito ao longo do tempo, mas apenas por imposição da CEE, pois ao colocar limites a vários itens (Consumo, CO2, Reciclagem...) obrigou que os carros de hoje em nada são iguais aos de 20 anos atrás, quer em consumos (grande parte dos carros faz médias inferiores a 6 Lt, antes ficavam-se por 7,5/8,0) quer nas emissões de CO2, no ruído, na segurança, aumento do tempo e kms na manutenção, etc,...
Ainda haverá muito a fazer e haverá de certeza muito a economizar nos C.I. Tenho a esperança que baixe para perto dos 3Lt/100 em menos de 10 anos, depois disso n acho que seja de esperar mais.
Quanto aos V.E. eles já cá estão, a tecnologia existe a décadas, os materias tenderão a ficar mais baratos com o aumento da produção e vendas e surgirão de certeza novas baterias mais baratas, mais pequenas, mais eficientes, eu lembro-me de a cerca de 15 anos quando comprei o meu 1º telemóvel, ele era um gigante, sem extras e autonomia par 2/3 dias, agora os novos são mais pequenos, traz uma série de extras e duram 1 semana, e no entanto os preços baixaram, é minha opinião que o que faz baixar os preços é o número de vendas, quantas mais vender mais baixa o preço.
Dos Fracos Não Reza a História...

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

Concordo com a parte das emissões e tecnologia por imposição quanto a consumo nem tanto... pouca melhoria houve m,as existe sempre excpeção a regra...

Quanto aos teleles epa é muito subjectivo, podem ter melhorado muito as baterias mas os telemoveis também por isso essa semana de autonomia é subjectiva... talvez nos telemoveis básicos nos smartphones se utilizar as funções em pleno, 3G, GPS e outros talvez 1 dia!!!

Como tudo temos de aguardar pela melhoria da tecnologia das baterias e pelos vistos passa pelos teleles pois cada vez mais temos mais capacidade de armazenagem em menos espaço e tamanho!

É a minha opinião!
Mapa dos pontos de carga

Seal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Seal »

Já houve quem comparasse os telemóveis aos VE´s, eu fui um deles, mas não só:

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=487181
O carro eléctrico é o carro do futuro?
Não temos qualquer dúvida quanto a isso. De todas as experiências que estamos a fazer, e convém referir que estamos na "infância" deste projecto, podemos dizer que os resultados são muito recompensadores. Eu gosto sempre de fazer o paralelo entre o que era um telemóvel no início dos anos 90 e o que é hoje um telemóvel que é muito mais que um telemóvel. Todos os "features" que serão possíveis no carro eléctrico representam uma evolução muito semelhante à do telemóvel. É essa a visão que devemos ter e é com base nessa visão que acreditamos no carro eléctrico, para além de todas as necessidades que temos ao nível de sustentabilidade das nossas cidades e dos nossos países.

Quão longe é que acha que estamos da visão de um Marquês de Pombal silencioso?
Cinco anos. Acredito que dentro de cinco anos já teremos uma penetração muito forte de carros eléctricos. É impressionante a adesão das pessoas sempre que experimentam um destes veículos.

5 anos acho que está ser muito optimista, mas nunca se sabe, já várias tecnologias provaram que conseguem derrubar barreiras como nunca ninguém conseguiu previr.

Há 10 anos nunca adivinhariam a taxa de penetração e o avanço que os telemóveis têm hoje. Acredito que daqui a 10 anos a situação será semelhante para os VE´s.

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

Seal Escreveu:...5 anos acho que está ser muito optimista, mas nunca se sabe, ....
Depende do aumento de preço da gasolina :twisted: :twisted: :twisted: :lol: :lol: :lol:
sergiomms

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

Existe uma palavra magica que ainda não vi referida neste tópico: Sustentabilidade

Os custos reais são diferentes dos custos monetários...

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Viste viste... Está uns posts atrás... Aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 69#p162169

Seal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Seal »

Eu também falei no assunto uns posts atrás.

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

bcarmona Escreveu: diesel: vw golf 1.6 tdi

preço antes de impostos: €18.000
consumo médio: 4,5l/100km
custo do diesel antes de impostos (47%): €0,731/l
custo combustível/100km: 0,689 x 4,5 = €3,29/100km

eléctrico vs diesel

diferença de preços entre os carros - €13.000
diferença de custo de combustível - €0,84/100km
distância para compensar híbrido - 1,5 milhões de kms
híbrido: toyota auris hsd

preço antes de impostos: €19.300
consumo médio: 4,5l/100km
custo da gasolina antes de impostos (58%): €0,655/l
custo combustível/100km: 0,655 x 4,5 = €2,94/100km
Aqui alguém consegue ir todos os dias para Lisboa e gastar 4,5litros ao 100km???? se sim, que carro é?

Eu comprei VW Golf VI - Diesel à 2 anos e sabem o que conduzo todos os dias?? sabem, sabem... ??? conduzo a minha Predator eletrica!

Acham que existe comparação??
tenho uma revisão para fazer e os pneus da frente para trocar no carro e nem quero pensar nisso! Daria para o consumo e manutenção da mota eletrica durante alguns anos grandes!

Façam contas com valores reais!....
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Ora aqui está mais um utilizador que traz de volta à realidade os teóricos do "sistema". :-D.

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

Não querendo ser mauzinho, verdade seja dita, um amigo meu comprou este ano um prius a pouco mais de 14.000€ e faz essa média, 4 a 5 lts máximo e sim o eléctrico no para arranca ajuda, que até chateia a dizer essa média a gazoza mas eu digo lhe os centimos lol!

Mas pronto existir existem mas já lhe puxei as orelhas para pnsar em por umas bateria etxrra naquilo que agora que estão baratitos e poupava muito mais...
Mapa dos pontos de carga

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

A verdade é que os híbridos actuais deviam ter uma autonomia muito superior para justificar o nome.
Um amigo à 15 dias foi fazer a reportagem do novo modelo da Opel Ampera híbrido disse-me que a autonomia comunicada é de 60kms em modo totalmente eletrico, mas quando circula a gasolina o consumo é elevado.
Esta análise irá passar no próximo fim de semana no programa da TVI24 - Turbo24.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”