A minha ZEV...
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2469
- Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
- Localização: Odivelas
Re: A minha ZEV...
tipicamente sou a favor de todas as formas de fiscalização. se elas estivessem sempre presentes, isso evitaria exageros que se cometem na lei e que têm o intuito de dar o exemplo. por vezes cai-se em situações injustas que não fazem sentido mas que existem para dar o exemplo. resumindo, sou a favor do bom senso e do respeito pela integridade do próximo, mas como isso é coisa rara nas nossas estradas, a fiscalização tem mesmo de existir.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: A minha ZEV...
vivas a todos. .
a foto da praxe, que ontem ficou por tirar, vem aqui. . 46 mil e cinquenta quilómetros. muito provavelmente, ainda vou ter uma pausa grande antes de poder retomar o caminho dos 50 mil. enviei hoje a carta de súplica ao presidente da autoridade nacional de segurança rodoviária, vamos a ver se consigo reduzir a pena a metade.
hmma, eu também defendo a fiscalidade (como podes comprovar nas minhas mensagens que por aqui andam há anos ) mas, neste caso, não me parece nada prevenção (nem justiça) o que me fizeram... ainda por cima, eu passo por este local todos os dias e não passo a esta velocidade! só acelero (naquela zona) quando sinto que estou a ser pressionado por um carro. vocês andam de mota e sabem que o melhor é andar sempre afastado dos carros. especialmente quando se aproximam rapidamente da nossa traseira... eu não posso garantir que foi exactamente isso que aconteceu, pois isto acontece de vez em quando e eu não aponto os dias em que isso acontece... há 3 meses atrás (no dia da multa) deve ter acontecido...
ainda hoje vinha normalmente na rotina e lembrei-me de olhar para o mostrador. até, na zona de limite de 90 kph desta recta, eu faço a 80 kph! e mesmo que fizesse mais rápido, não sinto que fosse grave! esta recta é fechada a peões e não tem habitação por perto. a passadeira mais próxima fica a quase um quilómetro depois de 3 curvas...
enfim.
a foto da praxe, que ontem ficou por tirar, vem aqui. . 46 mil e cinquenta quilómetros. muito provavelmente, ainda vou ter uma pausa grande antes de poder retomar o caminho dos 50 mil. enviei hoje a carta de súplica ao presidente da autoridade nacional de segurança rodoviária, vamos a ver se consigo reduzir a pena a metade.
hmma, eu também defendo a fiscalidade (como podes comprovar nas minhas mensagens que por aqui andam há anos ) mas, neste caso, não me parece nada prevenção (nem justiça) o que me fizeram... ainda por cima, eu passo por este local todos os dias e não passo a esta velocidade! só acelero (naquela zona) quando sinto que estou a ser pressionado por um carro. vocês andam de mota e sabem que o melhor é andar sempre afastado dos carros. especialmente quando se aproximam rapidamente da nossa traseira... eu não posso garantir que foi exactamente isso que aconteceu, pois isto acontece de vez em quando e eu não aponto os dias em que isso acontece... há 3 meses atrás (no dia da multa) deve ter acontecido...
ainda hoje vinha normalmente na rotina e lembrei-me de olhar para o mostrador. até, na zona de limite de 90 kph desta recta, eu faço a 80 kph! e mesmo que fizesse mais rápido, não sinto que fosse grave! esta recta é fechada a peões e não tem habitação por perto. a passadeira mais próxima fica a quase um quilómetro depois de 3 curvas...
enfim.
- Anexos
-
- 46.050,0
- IMG_1348.JPG (183.32 KiB) Visto 4282 vezes
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Silver
- Mensagens: 492
- Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
- Localização: albufeira algarve
Re: A minha ZEV...
ja houve quem se safasse a uma multa com essa conversa
e colocaram as placas na en125
e colocaram as placas na en125
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.
-
- Moderador
- Mensagens: 5524
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: A minha ZEV...
o que????????????????????????????sergio ferraz Escreveu:pois,mas so podem multar com uma placa a avisar!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: A minha ZEV...
pois... também acho que podem multar com e sem placa, mas como não sou especialista... .
acho que não temos nenhuma lei a obrigar a presença de avisos de radar. mas atenção que, em muitos países da europa, os avisos de radar são obrigatórios... mas quem é que disse que portugal fica na europa?
acho que não temos nenhuma lei a obrigar a presença de avisos de radar. mas atenção que, em muitos países da europa, os avisos de radar são obrigatórios... mas quem é que disse que portugal fica na europa?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 27
- Registado: segunda set 07, 2009 12:22 pm
Re: A minha ZEV...
em portugal tambem é obrigatorio ter as placas a avisar, mas apenas nos radares fixos . no 6f (o que se ve montado nas bermas das estradas) ha destacamentos a fazer uso das placas de sinalização mas apenas algumas vezes pois não é obrigatorio, no radar\video provida (montados nos carros em andamento) é impossivel haver placas claro está.
-
- Moderador
- Mensagens: 5524
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: A minha ZEV...
como é lógico... só é obrigatório nos fixos... nos restantes não... senão então não teriam qualquer lógica
agora todo o que é fixo tem de ter sinalização prévia!!
agora todo o que é fixo tem de ter sinalização prévia!!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: A minha ZEV...
vivas a todos! .
a minha zev continua a papar quilómetros sem grandes problemas. está a chegar aos 25 mil kms com estas baterias e parece pronta para muitos mais.
recentemente, mandei vir uma mola nova da bagageira (a de origem estragou-se). custou à volta de 20 euros e foi fácil de montar. está como nova. vou agora fazer o mesmo à porta do porta-luvas (substituir por uma nova). depois dou novidades sobre isso. o preço é praticamente o mesmo, não chega a 15 euros (sem iva).
entretanto, ando a namorar a hipótese de comprar a vx-1 li+. como, num fórum internacional onde faço umas visitas de vez em quando, já há uma, vou aqui satisfazer a curiosidade que, tal como eu, muitos de vós devem ter. esta vectrix é suíça.
o original está em inglês aqui:
http://visforvoltage.org/forum/10858-vectrix-li
vou traduzir algumas partes:
em termos de carregamento, demora mais tempo (também tem mais capacidade)...
(...)
foi incluído o opcional descanso central, que não é barato e aumenta o peso. no entanto, ela fica muito melhor no descanso central do que no lateral. especialmente em estacionamento inclinado ou relva.
1. faz o mesmo barulho enquanto carrega? (as ventoinhas mantêm-se?)
2. que tal é a aceleração comparada com as nimh?
3. alguma diferença na travagem regenerativa?
4. a potência de aceleração e velocidade máxima diminui quando a bateria fica mais vazia como acontece nas nimh, ou mantém a potência até ao limite?
5. (...)
respostas:
1. sim, o nível diminuiu um pouco. tem ventilação na mesma, mas é diferente e mais silenciosa.
2-3. é praticamente igual. performance e agilidade.
4. o aviso de falta de bateria costuma aparecer quando acelero além dos 60 kph já com a bateria vazia. a velocidade máxima diminui (60 ou menos), especialmente a subir. o representante disse que quando a bateria vaza e a tensão desce, o melhor é estar perto de casa ou de uma tomada onde se possa carregar. nunca tentei provar que ele estava errado.
5. (...)
a minha zev continua a papar quilómetros sem grandes problemas. está a chegar aos 25 mil kms com estas baterias e parece pronta para muitos mais.
recentemente, mandei vir uma mola nova da bagageira (a de origem estragou-se). custou à volta de 20 euros e foi fácil de montar. está como nova. vou agora fazer o mesmo à porta do porta-luvas (substituir por uma nova). depois dou novidades sobre isso. o preço é praticamente o mesmo, não chega a 15 euros (sem iva).
entretanto, ando a namorar a hipótese de comprar a vx-1 li+. como, num fórum internacional onde faço umas visitas de vez em quando, já há uma, vou aqui satisfazer a curiosidade que, tal como eu, muitos de vós devem ter. esta vectrix é suíça.
o original está em inglês aqui:
http://visforvoltage.org/forum/10858-vectrix-li
vou traduzir algumas partes:
em termos de autonomia, comparada com a versão nimh, a li+ tem mais 70%. normalmente faz cidade a 50 kph (km por hora) e estrada nacional a 80 kph, ficando vazia ao fim de 100 km. durante um testdrive, onde raramente passou dos 60 kph, deu 121,9 km. o representante recomenda descarregar as baterias completamente nas 5 primeiras vezes. esta versão li+ mede célula a célula, e quando o aviso de falta de bateria acende, também se vê o valor das células com maior e menor tensão no mostrador.range: compared to my old nimh vectrix (when it was new), the li+ seems to give me about 70% more range. i usually drive a mix of city (50kmh) and country roads (80kmh) and the battery is empty after about 100km. on a testdrive, when i hardly ever drove more than 60kmh, i got 121.9km. the dealer recommended to completely empty the battery the first 5 times. the li+ measures each individual cell and when the battery warning light comes on, you also see the lowest and highest cell voltage on the display. charging: due to the higher capacity of the battery, it takes slightly longer. interesting new info is the lowest/highest cell voltage. price: everything is more expensive here in switzerland. with the trade-in my dealer gave me, the old vectrix had cost me about the same per km as the 250cc honda scooter i used to drive. i hope the li+ will prove to be even more economical. i'll know after a few years...
just installed the optional mainstand. it's not cheap and it adds weight. but even though my old vectrix never fell from it's sidestand, it sits so much better on the mainstand. sometimes i have to park it on a slight incline or on grass.
em termos de carregamento, demora mais tempo (também tem mais capacidade)...
(...)
foi incluído o opcional descanso central, que não é barato e aumenta o peso. no entanto, ela fica muito melhor no descanso central do que no lateral. especialmente em estacionamento inclinado ou relva.
mais perguntas:1. does it still make the same sound during charging? (so are the big fans still there?)
2. how is the acceleration compared to the nimh?
3. any difference in regen braking?
4. does the power level in acceleration and top speed go down when the battery goes empty just like the nimh or is it full power till the red battery?
5. with cost per km you mean the write off per km or including usage?
1) yes, the noise level is down quite a bit! there are still fans, but the sound is different and quieter. 2-3) it's been several months since i rode a nimh vectrix, performance and handling seem to be pretty much the same. 4) i usually get the battery warning light when trying to accelerate beyond 60kmh on a empty battery. the max speed will go down a bit, 60 or less, especially when going uphill. the dealer told me, that when the life battery is empty and the volts drop, i should better be close to home or somewhere i can plug in to recharge. i havn't tried to prove him wrong. 5) i calculate cost per km for my vehicles, meaning i add up all the costs: price i bought the vehicle for minus what i got when i sold it, interest, gas or electricity bills, maintenance, repairs, insurance, tax, rent for parking, etc, etc ... everything. divided by km driven.
1. faz o mesmo barulho enquanto carrega? (as ventoinhas mantêm-se?)
2. que tal é a aceleração comparada com as nimh?
3. alguma diferença na travagem regenerativa?
4. a potência de aceleração e velocidade máxima diminui quando a bateria fica mais vazia como acontece nas nimh, ou mantém a potência até ao limite?
5. (...)
respostas:
1. sim, o nível diminuiu um pouco. tem ventilação na mesma, mas é diferente e mais silenciosa.
2-3. é praticamente igual. performance e agilidade.
4. o aviso de falta de bateria costuma aparecer quando acelero além dos 60 kph já com a bateria vazia. a velocidade máxima diminui (60 ou menos), especialmente a subir. o representante disse que quando a bateria vaza e a tensão desce, o melhor é estar perto de casa ou de uma tomada onde se possa carregar. nunca tentei provar que ele estava errado.
5. (...)
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2469
- Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
- Localização: Odivelas
Re: A minha ZEV...
obrigado pelo update. tenho andado um bocado arredado desse forum. diz-me uma coisa, onde compraste a mola? tiraste a referência e procuraste na net ou foi através do fornecedor?
:drinks: (já que ninguém os disponililiza)
:drinks: (já que ninguém os disponililiza)
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: A minha ZEV...
yes! .jmap Escreveu:obrigado pelo update. tenho andado um bocado arredado desse forum. diz-me uma coisa, onde compraste a mola? tiraste a referência e procuraste na net ou foi através do fornecedor?
:drinks: (já que ninguém os disponililiza)
quer a mola, quer a porta (do porta-luvas), pedi a referência à masac (ao pedro oliveira da parte comercial) e depois pedi ao macieira (aquele meu amigo da motosolucao.com) para mandar vir (como ele trabalha com a masac, foi simples).
a referência da mola é a 07.s00395.
a referência da porta é a 07.s00251.
se quiseres mandar vir a mola para ti, vais aqui. tens aí o contacto dele e até fica aí para os teus lados.
o problema:

comigo funciona, olha:

este é mais chique:

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1706
- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
- Localização: Abrantes
Re: A minha ZEV...
só achei estranho esta parte! ainda não tinha ouvido ninguém dizer que se deve fazer descargas grandes nas baterias de litio. será que é mesmo assim ou só se deve fazer isto nas vectrix?volt Escreveu: o representante recomenda descarregar as baterias completamente nas 5 primeiras vezes.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2469
- Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
- Localização: Odivelas
Re: A minha ZEV...
isto é coisa para o jmal responder...e_bike Escreveu:só achei estranho esta parte! ainda não tinha ouvido ninguém dizer que se deve fazer descargas grandes nas baterias de litio. será que é mesmo assim ou só se deve fazer isto nas vectrix?volt Escreveu: o representante recomenda descarregar as baterias completamente nas 5 primeiras vezes.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: A minha ZEV...
vivas a todos. .
enquanto o jmal não nos esclarece sobre o assunto anterior, tomei a liberdade de criar um pequeno resumo do que se tem passado nestes quase 3 anos de vida da minha zev. o link é este:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 30#p160430
vou colocar este link no post inicial desta aventura, para que, quem se inicie no fórum, possa ir directamente ao(s) tema(s) que mais lhe interesse.
enquanto o jmal não nos esclarece sobre o assunto anterior, tomei a liberdade de criar um pequeno resumo do que se tem passado nestes quase 3 anos de vida da minha zev. o link é este:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 30#p160430
vou colocar este link no post inicial desta aventura, para que, quem se inicie no fórum, possa ir directamente ao(s) tema(s) que mais lhe interesse.
- Anexos
-
- beer.gif (3.09 KiB) Visto 3931 vezes
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2469
- Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
- Localização: Odivelas
Re: A minha ZEV...
isso é que é organização...volt Escreveu:vivas a todos. .
enquanto o jmal não nos esclarece sobre o assunto anterior, tomei a liberdade de criar um pequeno resumo do que se tem passado nestes quase 3 anos de vida da minha zev. o link é este:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 30#p160430
vou colocar este link no post inicial desta aventura, para que, quem se inicie no fórum, possa ir directamente ao(s) tema(s) que mais lhe interesse.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: A minha ZEV...
não vejo qualquer problema em descarregar completamente as baterias, o bms faz o trabalho dele e ficam com mais descarga instantânea, além de permitir melhor os acertos entre elas. de vez em quando faço isso na minha, e gosto muito do resultado.... hehehehhe
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1706
- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
- Localização: Abrantes
Re: A minha ZEV...
por acaso na semana passada fiquei apeado pela 1ª vez. o bms cortou aos 63v, ainda consegui arrastá-la até mais uns metros até a por a carregar. depois da carga completa não notei nada de especial, achas mesmo que se deve fazer descargas profundas de vez em quando?não vejo qualquer problema em descarregar completamente as baterias, o bms faz o trabalho dele e ficam com mais descarga instantânea, além de permitir melhor os acertos entre elas. de vez em quando faço isso na minha, e gosto muito do resultado.... hehehehhe
parabéns ao volt pelo resumo do db, está muito bem estruturado e ajuda a procurar informação. só agora me apercebi da quantidade de peripécias que já tiveste com a vectrix.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: A minha ZEV...
não se deve fazer porque implica ciclos mais profundos, mas eu gosto de fazer porque fico com outro desempenho.e_bike Escreveu:por acaso na semana passada fiquei apeado pela 1ª vez. o bms cortou aos 63v, ainda consegui arrastá-la até mais uns metros até a por a carregar. depois da carga completa não notei nada de especial, achas mesmo que se deve fazer descargas profundas de vez em quando?não vejo qualquer problema em descarregar completamente as baterias, o bms faz o trabalho dele e ficam com mais descarga instantânea, além de permitir melhor os acertos entre elas. de vez em quando faço isso na minha, e gosto muito do resultado.... hehehehhe
parabéns ao volt pelo resumo do db, está muito bem estruturado e ajuda a procurar informação. só agora me apercebi da quantidade de peripécias que já tiveste com a vectrix.
não deves notar porque tens baterias de 60 ah e estão debitar pouco mais que 1c, mas quando se pede 3c ou mais c's a coisa é diferente.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Administrador
- Mensagens: 16170
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: A minha ZEV...
volt ainda não ouviste, leste alguma info sobre a possibilidade das nossas vectrix terem a possibilidade de upgrade as baterias?!?
apetece me muito mas se calhar só para o ano!!! até lá já deve haver noticias certo??
apetece me muito mas se calhar só para o ano!!! até lá já deve haver noticias certo??
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2469
- Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
- Localização: Odivelas
Re: A minha ZEV...
estás com pressa de gastar dinheiro?serges Escreveu:volt ainda não ouviste, leste alguma info sobre a possibilidade das nossas vectrix terem a possibilidade de upgrade as baterias?!?
apetece me muito mas se calhar só para o ano!!! até lá já deve haver noticias certo??
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
-
- Administrador
- Mensagens: 16170
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: A minha ZEV...
para já não, mas quero fazer projectos para o futuro...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga