A minha ZEV...

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

tipicamente sou a favor de todas as formas de fiscalização. se elas estivessem sempre presentes, isso evitaria exageros que se cometem na lei e que têm o intuito de dar o exemplo. por vezes cai-se em situações injustas que não fazem sentido mas que existem para dar o exemplo. resumindo, sou a favor do bom senso e do respeito pela integridade do próximo, mas como isso é coisa rara nas nossas estradas, a fiscalização tem mesmo de existir.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

vivas a todos. .

a foto da praxe, que ontem ficou por tirar, vem aqui. . 46 mil e cinquenta quilómetros. muito provavelmente, ainda vou ter uma pausa grande antes de poder retomar o caminho dos 50 mil. enviei hoje a carta de súplica ao presidente da autoridade nacional de segurança rodoviária, vamos a ver se consigo reduzir a pena a metade.

hmma, eu também defendo a fiscalidade (como podes comprovar nas minhas mensagens que por aqui andam há anos ) mas, neste caso, não me parece nada prevenção (nem justiça) o que me fizeram... ainda por cima, eu passo por este local todos os dias e não passo a esta velocidade! só acelero (naquela zona) quando sinto que estou a ser pressionado por um carro. vocês andam de mota e sabem que o melhor é andar sempre afastado dos carros. especialmente quando se aproximam rapidamente da nossa traseira... eu não posso garantir que foi exactamente isso que aconteceu, pois isto acontece de vez em quando e eu não aponto os dias em que isso acontece... há 3 meses atrás (no dia da multa) deve ter acontecido...
ainda hoje vinha normalmente na rotina e lembrei-me de olhar para o mostrador. até, na zona de limite de 90 kph desta recta, eu faço a 80 kph! e mesmo que fizesse mais rápido, não sinto que fosse grave! esta recta é fechada a peões e não tem habitação por perto. a passadeira mais próxima fica a quase um quilómetro depois de 3 curvas...

enfim.
Anexos
46.050,0
46.050,0
IMG_1348.JPG (183.32 KiB) Visto 4282 vezes
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: A minha ZEV...

Mensagem por sergio ferraz »

ja houve quem se safasse a uma multa com essa conversa
e colocaram as placas na en125
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5524
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Mumia »

sergio ferraz Escreveu:pois,mas so podem multar com uma placa a avisar!
o que????????????????????????????
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

pois... também acho que podem multar com e sem placa, mas como não sou especialista... .
acho que não temos nenhuma lei a obrigar a presença de avisos de radar. mas atenção que, em muitos países da europa, os avisos de radar são obrigatórios... mas quem é que disse que portugal fica na europa?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Filtheskull
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: segunda set 07, 2009 12:22 pm

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Filtheskull »

em portugal tambem é obrigatorio ter as placas a avisar, mas apenas nos radares fixos . no 6f (o que se ve montado nas bermas das estradas) ha destacamentos a fazer uso das placas de sinalização mas apenas algumas vezes pois não é obrigatorio, no radar\video provida (montados nos carros em andamento) é impossivel haver placas claro está.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5524
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Mumia »

como é lógico... só é obrigatório nos fixos... nos restantes não... senão então não teriam qualquer lógica

agora todo o que é fixo tem de ter sinalização prévia!!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

vivas a todos! .

a minha zev continua a papar quilómetros sem grandes problemas. está a chegar aos 25 mil kms com estas baterias e parece pronta para muitos mais.

recentemente, mandei vir uma mola nova da bagageira (a de origem estragou-se). custou à volta de 20 euros e foi fácil de montar. está como nova. vou agora fazer o mesmo à porta do porta-luvas (substituir por uma nova). depois dou novidades sobre isso. o preço é praticamente o mesmo, não chega a 15 euros (sem iva).

entretanto, ando a namorar a hipótese de comprar a vx-1 li+. como, num fórum internacional onde faço umas visitas de vez em quando, já há uma, vou aqui satisfazer a curiosidade que, tal como eu, muitos de vós devem ter. esta vectrix é suíça.

o original está em inglês aqui:
http://visforvoltage.org/forum/10858-vectrix-li

vou traduzir algumas partes:
range: compared to my old nimh vectrix (when it was new), the li+ seems to give me about 70% more range. i usually drive a mix of city (50kmh) and country roads (80kmh) and the battery is empty after about 100km. on a testdrive, when i hardly ever drove more than 60kmh, i got 121.9km. the dealer recommended to completely empty the battery the first 5 times. the li+ measures each individual cell and when the battery warning light comes on, you also see the lowest and highest cell voltage on the display. charging: due to the higher capacity of the battery, it takes slightly longer. interesting new info is the lowest/highest cell voltage. price: everything is more expensive here in switzerland. with the trade-in my dealer gave me, the old vectrix had cost me about the same per km as the 250cc honda scooter i used to drive. i hope the li+ will prove to be even more economical. i'll know after a few years...
just installed the optional mainstand. it's not cheap and it adds weight. but even though my old vectrix never fell from it's sidestand, it sits so much better on the mainstand. sometimes i have to park it on a slight incline or on grass.
em termos de autonomia, comparada com a versão nimh, a li+ tem mais 70%. normalmente faz cidade a 50 kph (km por hora) e estrada nacional a 80 kph, ficando vazia ao fim de 100 km. durante um testdrive, onde raramente passou dos 60 kph, deu 121,9 km. o representante recomenda descarregar as baterias completamente nas 5 primeiras vezes. esta versão li+ mede célula a célula, e quando o aviso de falta de bateria acende, também se vê o valor das células com maior e menor tensão no mostrador.
em termos de carregamento, demora mais tempo (também tem mais capacidade)...
(...)
foi incluído o opcional descanso central, que não é barato e aumenta o peso. no entanto, ela fica muito melhor no descanso central do que no lateral. especialmente em estacionamento inclinado ou relva.
1. does it still make the same sound during charging? (so are the big fans still there?)
2. how is the acceleration compared to the nimh?
3. any difference in regen braking?
4. does the power level in acceleration and top speed go down when the battery goes empty just like the nimh or is it full power till the red battery?
5. with cost per km you mean the write off per km or including usage?

1) yes, the noise level is down quite a bit! there are still fans, but the sound is different and quieter. 2-3) it's been several months since i rode a nimh vectrix, performance and handling seem to be pretty much the same. 4) i usually get the battery warning light when trying to accelerate beyond 60kmh on a empty battery. the max speed will go down a bit, 60 or less, especially when going uphill. the dealer told me, that when the life battery is empty and the volts drop, i should better be close to home or somewhere i can plug in to recharge. i havn't tried to prove him wrong. 5) i calculate cost per km for my vehicles, meaning i add up all the costs: price i bought the vehicle for minus what i got when i sold it, interest, gas or electricity bills, maintenance, repairs, insurance, tax, rent for parking, etc, etc ... everything. divided by km driven.
mais perguntas:
1. faz o mesmo barulho enquanto carrega? (as ventoinhas mantêm-se?)
2. que tal é a aceleração comparada com as nimh?
3. alguma diferença na travagem regenerativa?
4. a potência de aceleração e velocidade máxima diminui quando a bateria fica mais vazia como acontece nas nimh, ou mantém a potência até ao limite?
5. (...)

respostas:
1. sim, o nível diminuiu um pouco. tem ventilação na mesma, mas é diferente e mais silenciosa.
2-3. é praticamente igual. performance e agilidade.
4. o aviso de falta de bateria costuma aparecer quando acelero além dos 60 kph já com a bateria vazia. a velocidade máxima diminui (60 ou menos), especialmente a subir. o representante disse que quando a bateria vaza e a tensão desce, o melhor é estar perto de casa ou de uma tomada onde se possa carregar. nunca tentei provar que ele estava errado.
5. (...)

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

obrigado pelo update. tenho andado um bocado arredado desse forum. diz-me uma coisa, onde compraste a mola? tiraste a referência e procuraste na net ou foi através do fornecedor?

:drinks: (já que ninguém os disponililiza)
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu:obrigado pelo update. tenho andado um bocado arredado desse forum. diz-me uma coisa, onde compraste a mola? tiraste a referência e procuraste na net ou foi através do fornecedor?

:drinks: (já que ninguém os disponililiza)
yes! .

quer a mola, quer a porta (do porta-luvas), pedi a referência à masac (ao pedro oliveira da parte comercial) e depois pedi ao macieira (aquele meu amigo da motosolucao.com) para mandar vir (como ele trabalha com a masac, foi simples).

a referência da mola é a 07.s00395.
a referência da porta é a 07.s00251.

se quiseres mandar vir a mola para ti, vais aqui. tens aí o contacto dele e até fica aí para os teus lados.

o problema: Imagem
comigo funciona, olha: Imagem
este é mais chique: Imagem

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: A minha ZEV...

Mensagem por e_bike »

volt Escreveu: o representante recomenda descarregar as baterias completamente nas 5 primeiras vezes.
só achei estranho esta parte! ainda não tinha ouvido ninguém dizer que se deve fazer descargas grandes nas baterias de litio. será que é mesmo assim ou só se deve fazer isto nas vectrix?
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

e_bike Escreveu:
volt Escreveu: o representante recomenda descarregar as baterias completamente nas 5 primeiras vezes.
só achei estranho esta parte! ainda não tinha ouvido ninguém dizer que se deve fazer descargas grandes nas baterias de litio. será que é mesmo assim ou só se deve fazer isto nas vectrix?
isto é coisa para o jmal responder...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

vivas a todos. .

enquanto o jmal não nos esclarece sobre o assunto anterior, tomei a liberdade de criar um pequeno resumo do que se tem passado nestes quase 3 anos de vida da minha zev. o link é este:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 30#p160430

vou colocar este link no post inicial desta aventura, para que, quem se inicie no fórum, possa ir directamente ao(s) tema(s) que mais lhe interesse.
Anexos
beer.gif
beer.gif (3.09 KiB) Visto 3931 vezes
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:vivas a todos. .

enquanto o jmal não nos esclarece sobre o assunto anterior, tomei a liberdade de criar um pequeno resumo do que se tem passado nestes quase 3 anos de vida da minha zev. o link é este:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 30#p160430

vou colocar este link no post inicial desta aventura, para que, quem se inicie no fórum, possa ir directamente ao(s) tema(s) que mais lhe interesse.
isso é que é organização...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmal »

não vejo qualquer problema em descarregar completamente as baterias, o bms faz o trabalho dele e ficam com mais descarga instantânea, além de permitir melhor os acertos entre elas. de vez em quando faço isso na minha, e gosto muito do resultado.... hehehehhe
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: A minha ZEV...

Mensagem por e_bike »

não vejo qualquer problema em descarregar completamente as baterias, o bms faz o trabalho dele e ficam com mais descarga instantânea, além de permitir melhor os acertos entre elas. de vez em quando faço isso na minha, e gosto muito do resultado.... hehehehhe
por acaso na semana passada fiquei apeado pela 1ª vez. o bms cortou aos 63v, ainda consegui arrastá-la até mais uns metros até a por a carregar. depois da carga completa não notei nada de especial, achas mesmo que se deve fazer descargas profundas de vez em quando?

parabéns ao volt pelo resumo do db, está muito bem estruturado e ajuda a procurar informação. só agora me apercebi da quantidade de peripécias que já tiveste com a vectrix.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmal »

e_bike Escreveu:
não vejo qualquer problema em descarregar completamente as baterias, o bms faz o trabalho dele e ficam com mais descarga instantânea, além de permitir melhor os acertos entre elas. de vez em quando faço isso na minha, e gosto muito do resultado.... hehehehhe
por acaso na semana passada fiquei apeado pela 1ª vez. o bms cortou aos 63v, ainda consegui arrastá-la até mais uns metros até a por a carregar. depois da carga completa não notei nada de especial, achas mesmo que se deve fazer descargas profundas de vez em quando?

parabéns ao volt pelo resumo do db, está muito bem estruturado e ajuda a procurar informação. só agora me apercebi da quantidade de peripécias que já tiveste com a vectrix.
não se deve fazer porque implica ciclos mais profundos, mas eu gosto de fazer porque fico com outro desempenho.

não deves notar porque tens baterias de 60 ah e estão debitar pouco mais que 1c, mas quando se pede 3c ou mais c's a coisa é diferente.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16170
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: A minha ZEV...

Mensagem por serges »

volt ainda não ouviste, leste alguma info sobre a possibilidade das nossas vectrix terem a possibilidade de upgrade as baterias?!?

apetece me muito mas se calhar só para o ano!!! até lá já deve haver noticias certo??
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

serges Escreveu:volt ainda não ouviste, leste alguma info sobre a possibilidade das nossas vectrix terem a possibilidade de upgrade as baterias?!?

apetece me muito mas se calhar só para o ano!!! até lá já deve haver noticias certo??
estás com pressa de gastar dinheiro?
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16170
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: A minha ZEV...

Mensagem por serges »

para já não, mas quero fazer projectos para o futuro...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”