Como são feitos os Carros Eléctricos
-
O_volt
Autor do tópico - Membro Platinium

- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Como são feitos os Carros Eléctricos
com a aparição dos veículos eléctricos, as empresas têm cada vez mais necessidade de mostrar ao grande público como são feitos os ve's!
aqui está o nissan leaf, desde as baterias, controlador, motor e o próprio veículo!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=sapwgjsr ... r_embedded[/youtube]
aqui está o nissan leaf, desde as baterias, controlador, motor e o próprio veículo!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=sapwgjsr ... r_embedded[/youtube]
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
Brunus
- Membro Silver

- Registado: quarta out 28, 2009 2:30 pm
Re: Como são feitos os Carros Eléctricos
é impressão minha, ou o pack de baterias do leaf até é relativamente pequeno quando comprado com o do volt, por exemplo?

é que há uma diferença de capacidades abismal entre um e o outro, com a vantagem para o leaf!
que não seria se o leaf tivesse um pack daquele tamanho...

é que há uma diferença de capacidades abismal entre um e o outro, com a vantagem para o leaf!
que não seria se o leaf tivesse um pack daquele tamanho...
-
vgomes
- Membro Silver

- Registado: sexta set 24, 2010 5:35 pm
o leaf usa baterias prismáticas (rectagulares) e o volt cilindricas tipo pilhas normais mas grandes. logo qd se juntam muitas as prismáticas ocupam mt menos espaço.
para alem disso o pack do volt tem um sistema de arrefecimento activo. acho que esta foto deve ser o pack com o sistema de arrefecimento.
vgomes
para alem disso o pack do volt tem um sistema de arrefecimento activo. acho que esta foto deve ser o pack com o sistema de arrefecimento.
vgomes
-
miniUMM
- Membro Dedicado

- Registado: quarta jun 24, 2009 7:04 am
boa partilha
-
icarho
- Membro Silver

- Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm
para mim um dos grandes entraves à massificação dos ev´s é a bateria! não a sua capacidade mas sim a sua forma! tão simples quanto isto....
na minha opinião o desenvolvimento das baterias deveria passar por uma standardização das mesmas e não pelo desenvolvimento proprietário de cada marca! as que sevem para o nissan deveriam servir para um renault ou honda ou outro qualquer, assim tipo pilhas a, aa ou aaa! voces vejam a quantidade e variedade de aparelhos eletricos ( desde os coelhinhos aos gps's ) que existem e todos eles trabalham com as mesmas pilhas ( ou baterias )! porque não o mesmo acontecer com os ve's? as marcas desenvolviam os veiculos e deixavam o espaço das baterias preparado para receber a quantidade de modulos necessarios! o cliente apenas necessitava de saber quantos modulos precisaria de comprar ( ou alugar )! se trocasse de carro poderia muito bem ficar com as suas baterias e monta-las no seu novo ve qualquer que fosse a marca da sua escolha! em viagens mais longas poderia muito bem num entreposto de carga ( vulgo "bomba de gasolina" para ve's ) trocar os seus modulos por outros já carregados ( o problema desta solução teria mais a ver com a idade dos modulos e capacidade de carga ou seja eu poderia tar a trocar uns modulos novos por outros mais velhos e com menos capacidade de armazenamento ou o inverso ...)!
acho que ainda estamos numa fase de desenvolvimento que poderia evitar cairmos no mesmo erro dos telemoveis, onde cada um tem o seu tipo de carregador quando um unico tipo serviria perfeitamente para todos!
a estupidez nao está em errarmos mas sim em persistir no mesmo erro....
na minha opinião o desenvolvimento das baterias deveria passar por uma standardização das mesmas e não pelo desenvolvimento proprietário de cada marca! as que sevem para o nissan deveriam servir para um renault ou honda ou outro qualquer, assim tipo pilhas a, aa ou aaa! voces vejam a quantidade e variedade de aparelhos eletricos ( desde os coelhinhos aos gps's ) que existem e todos eles trabalham com as mesmas pilhas ( ou baterias )! porque não o mesmo acontecer com os ve's? as marcas desenvolviam os veiculos e deixavam o espaço das baterias preparado para receber a quantidade de modulos necessarios! o cliente apenas necessitava de saber quantos modulos precisaria de comprar ( ou alugar )! se trocasse de carro poderia muito bem ficar com as suas baterias e monta-las no seu novo ve qualquer que fosse a marca da sua escolha! em viagens mais longas poderia muito bem num entreposto de carga ( vulgo "bomba de gasolina" para ve's ) trocar os seus modulos por outros já carregados ( o problema desta solução teria mais a ver com a idade dos modulos e capacidade de carga ou seja eu poderia tar a trocar uns modulos novos por outros mais velhos e com menos capacidade de armazenamento ou o inverso ...)!
acho que ainda estamos numa fase de desenvolvimento que poderia evitar cairmos no mesmo erro dos telemoveis, onde cada um tem o seu tipo de carregador quando um unico tipo serviria perfeitamente para todos!
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
uma grande verdade...icarho Escreveu:para mim um dos grandes entraves à massificação dos ev´s é a bateria! não a sua capacidade mas sim a sua forma! tão simples quanto isto....
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
RJSC
- Membro Platinium

- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
o formato da bateria é o problema menor, isso até se vai adaptando. o verdadeiro problema é o software do sistema não ser aberto e configurável, pois quem compra hoje um ve e se daqui a 3 anos saírem uma baterias melhores que até se metem no mesmo espaço com uma adaptação mecânica simples o carro não as vai aceitar, recusando-se a funcionar e se funcionar, o medidor de carga nunca mais dá resultados aproveitáveis.
-
ruimegas
- Membro Silver

- Registado: segunda out 26, 2009 2:25 pm
esse pelo menos é um problema que o leaf não vai ter pois a nissan já assegurou publicamente que a nova geração de baterias com mais densidade (autonomia de + 300 km) vai ser perfeitamente compatível com o sistema existente.rjsc Escreveu:o formato da bateria é o problema menor, isso até se vai adaptando. o verdadeiro problema é o software do sistema não ser aberto e configurável, pois quem compra hoje um ve e se daqui a 3 anos saírem uma baterias melhores que até se metem no mesmo espaço com uma adaptação mecânica simples o carro não as vai aceitar, recusando-se a funcionar e se funcionar, o medidor de carga nunca mais dá resultados aproveitáveis.
NISSAN LEAF. Entrega 09JUN2011. 87.000 kms a electrões. A revolução da mobilidade eléctrica chegou 

-
O_volt

percebo perfeitamente, quem não vai à casa mãe, tá lixado.rjsc Escreveu:o formato da bateria é o problema menor, isso até se vai adaptando. o verdadeiro problema é o software do sistema não ser aberto e configurável, pois quem compra hoje um ve e se daqui a 3 anos saírem uma baterias melhores que até se metem no mesmo espaço com uma adaptação mecânica simples o carro não as vai aceitar, recusando-se a funcionar e se funcionar, o medidor de carga nunca mais dá resultados aproveitáveis.
mas, entretanto, tal como hoje há oficinas por todo o lado, haverá, com certeza, muitos profissionais a propor soluções que ultrapassem os interesses esclavagistas das marcas.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
icarho
- Membro Silver

eu continuo na minha...o problema principal será sempre o formato das baterias!!!
até digo mais..... as marcas construtoras deveriam ser proibidas de as fabricar! pelo menos em formato proprietário....
deveria ser como a relação actual....as construtoras fazem os carros, as petroliferas fornecem a "gazosa" ! cada macaco no seu galho!
aqueles que regem os standards da industria deveriam chamar a si a responsabilidade de definir todos os parametros para a construção das baterias e os construtores desenhariam os seus veiculos tendo como base o disponivel no mercado das baterias! o carro tal precisaria de x modulos de x volts? ok! faça o carro com espaço para os acomodar! um outro construtor já precisaria de outra potencia? ok...arranje espaço para acomodar mais ou menos modulos! tão simples quanto isso! a questão do software resolve-se bem sentado numa cadeira! é tudo uma questão de regulamentação! que eu saiba ainda nenhum carro anda exclusivamente a gasolina fornecida pela galp ou pela bp ou seja lá por quem for! porque não obrigar os construtores a usarem as mesmas baterias?
é como eu disse....desde coelhinhos a gps´s tudo trabalha às mesmas pilhas! porque não os carros?
até digo mais..... as marcas construtoras deveriam ser proibidas de as fabricar! pelo menos em formato proprietário....
deveria ser como a relação actual....as construtoras fazem os carros, as petroliferas fornecem a "gazosa" ! cada macaco no seu galho!
aqueles que regem os standards da industria deveriam chamar a si a responsabilidade de definir todos os parametros para a construção das baterias e os construtores desenhariam os seus veiculos tendo como base o disponivel no mercado das baterias! o carro tal precisaria de x modulos de x volts? ok! faça o carro com espaço para os acomodar! um outro construtor já precisaria de outra potencia? ok...arranje espaço para acomodar mais ou menos modulos! tão simples quanto isso! a questão do software resolve-se bem sentado numa cadeira! é tudo uma questão de regulamentação! que eu saiba ainda nenhum carro anda exclusivamente a gasolina fornecida pela galp ou pela bp ou seja lá por quem for! porque não obrigar os construtores a usarem as mesmas baterias?
é como eu disse....desde coelhinhos a gps´s tudo trabalha às mesmas pilhas! porque não os carros?
-
O_volt

ora acertaste em tudo...o verdadeiro motor dos ve's são as baterias.icarho Escreveu:eu continuo na minha...o problema principal será sempre o formato das baterias!!!
e como deves saber, os grandes construtores, hoje em dia, fazem só....motores...o resto mandam fazer.
por isso, a relutância em mudar para ve....se eles ganham € com os motores ci...e não têm motores nem baterias...onde irão ganhar €!!!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
sergiomms
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
permite-me que a minha opinião discorde da tua.icarho Escreveu:eu continuo na minha...o problema principal será sempre o formato das baterias!!!...
o problema não é bem como o referes, ou seja, enquanto um gps pode funcionar com 2 pilhas aa em série, um coelhinho funciona com as mesmas pilhas mas em paralelo. onde é que eu quero chegar? repara
hoje em dia tens vários tipos de pilhas a, aa, aaa, 9v..., todas elas podem sem montadas da forma que o fabricante do equipamento quiser, seja em série ou em paralelo ou até misto, o que faz delas um "pacote" de alimentação para o equipamento. achas que devamos obrigar os construtores de gps a produzirem equipamentos que funcionem só com 2 pilhas e em série?
transpondo para os ves o carro não anda (ou anda muito pouco) com apenas uma bateria, seja ela cilindrica (a), prismática (aa) ou cubica (aaa), cada uma delas com diversas capacidades e diferentes utilizações, será sempre da responsabilidade e conhecimento do construtor do ve, encontrar uma forma de criar o mesmo "pacote" de alimentação, proteger a fiabilidade e dar utilidade ao seu produto.
qualquer um de nós pode comprar outras baterias, controladores e reguladores para montar num carro já existente. é é caro!
se até aqui sempre houve quem conseguisse "quebrar" as centralinas e "chipar" os carros ci porque achas que estará limitado no futuro a troca de baterias?
sergiomms
-
icarho
- Membro Silver

claro que podemos discordar mas repara que tu afinal até estás a concordar comigo....sergiomms Escreveu:permite-me que a minha opinião discorde da tua.icarho Escreveu:eu continuo na minha...o problema principal será sempre o formato das baterias!!!...
o problema não é bem como o referes, ou seja, enquanto um gps pode funcionar com 2 pilhas aa em série, um coelhinho funciona com as mesmas pilhas mas em paralelo. onde é que eu quero chegar? repara
hoje em dia tens vários tipos de pilhas a, aa, aaa, 9v..., todas elas podem sem montadas da forma que o fabricante do equipamento quiser, seja em série ou em paralelo ou até misto, o que faz delas um "pacote" de alimentação para o equipamento. achas que devamos obrigar os construtores de gps a produzirem equipamentos que funcionem só com 2 pilhas e em série?
transpondo para os ves o carro não anda (ou anda muito pouco) com apenas uma bateria, seja ela cilindrica (a), prismática (aa) ou cubica (aaa), cada uma delas com diversas capacidades e diferentes utilizações, será sempre da responsabilidade e conhecimento do construtor do ve, encontrar uma forma de criar o mesmo "pacote" de alimentação, proteger a fiabilidade e dar utilidade ao seu produto.
qualquer um de nós pode comprar outras baterias, controladores e reguladores para montar num carro já existente. é é caro!
se até aqui sempre houve quem conseguisse "quebrar" as centralinas e "chipar" os carros ci porque achas que estará limitado no futuro a troca de baterias?
com os formatos disponiveis podes muito bem combina-los e conseguir o que queres, sejam mais volts ou amperes! o construtor do dispositivo seja ele qual for só terá que se preocupar como irá combinar os modulos ( pilhas ) ponto! para ele é igual se as pilhas são duracell ou energizer ou outra marca qualquer! desde que tenha o formato, a quantidade e a disposição estabelecidos...! porque não acontecer o mesmo com os ve's? ninguem tá a obrigar os construtores a usarem só 2 pilhas aa....o que eles seriam obrigados era a arranjar um esquema de montagem compativel com os modulos existentes no mercado! 2 ou 20 , em serie ou paralelo, o problema era deles! não se punham era a inventar coisas só compativeis com o seu veiculo!
-
RJSC
- Membro Platinium

isso é se for a bateria da nissan, mas e se quisermos as que os alemães (dbm energy) estão a testar agora que fazem 600 km?ruimegas Escreveu:esse pelo menos é um problema que o leaf não vai ter pois a nissan já assegurou publicamente que a nova geração de baterias com mais densidade (autonomia de + 300 km) vai ser perfeitamente compatível com o sistema existente.rjsc Escreveu:o formato da bateria é o problema menor, isso até se vai adaptando. o verdadeiro problema é o software do sistema não ser aberto e configurável, pois quem compra hoje um ve e se daqui a 3 anos saírem uma baterias melhores que até se metem no mesmo espaço com uma adaptação mecânica simples o carro não as vai aceitar, recusando-se a funcionar e se funcionar, o medidor de carga nunca mais dá resultados aproveitáveis.
aí ficamos a pé...
eu se for uma bateria fabricada pela marca não tenho grandes dúvidas que dê, o pior são as inovações de terceiros.
-
O_volt

parece que o armazem ardeu....mas que as baterias safaram-se...mas desapareceram do mapa.....rjsc Escreveu:isso é se for a bateria da nissan, mas e se quisermos as que os alemães (dbm energy) estão a testar agora que fazem 600 km?ruimegas Escreveu:esse pelo menos é um problema que o leaf não vai ter pois a nissan já assegurou publicamente que a nova geração de baterias com mais densidade (autonomia de + 300 km) vai ser perfeitamente compatível com o sistema existente.rjsc Escreveu:o formato da bateria é o problema menor, isso até se vai adaptando. o verdadeiro problema é o software do sistema não ser aberto e configurável, pois quem compra hoje um ve e se daqui a 3 anos saírem uma baterias melhores que até se metem no mesmo espaço com uma adaptação mecânica simples o carro não as vai aceitar, recusando-se a funcionar e se funcionar, o medidor de carga nunca mais dá resultados aproveitáveis.
aí ficamos a pé...
eu se for uma bateria fabricada pela marca não tenho grandes dúvidas que dê, o pior são as inovações de terceiros.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
sergiomms
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
uiiii, esta situação dá muito que pensar.......o_volt Escreveu: parece que o armazem ardeu....mas que as baterias safaram-se...mas desapareceram do mapa.....
então para os adeptos da teoria da conspiração..............
sergiomms
-
RJSC
- Membro Platinium

já montaram outro carro com elas, que em testes independentes teve a autonomia confirmada.
além disso também já passaram todos os testes de segurança.
http://sufiy.blogspot.com/2011/04/dbm-e ... eries.html
além disso também já passaram todos os testes de segurança.
http://sufiy.blogspot.com/2011/04/dbm-e ... eries.html
-
icarho
- Membro Silver

pode parecer despropositado mas vou postar contra mim mesmoicarho Escreveu:para mim um dos grandes entraves à massificação dos ev´s é a bateria! não a sua capacidade mas sim a sua forma! tão simples quanto isto....
vejamos a coisa por outro prisma.....
a tecnologia das baterias ainda está numa fase embrionária, mas dando passos importantes e consistentes quer na sua capacidade como rapidez de carga e capacidade de ciclos. sendo assim, é muito natural que as mesmas sejam cada vez mais vistas como o "deposito" de energia equivalente ao actual deposito de combustivel, logo sendo um componente fixo do veiculo e não um mero elemento de troca!