Relato sobre aquisição de AQS

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
M1962
Novo membro
Novo membro
Registado: sábado mai 07, 2011 10:12 am

Relato sobre aquisição de AQS

Mensagem por M1962 »

olá

vou tentar sintetizar a minha experiência pessoal no processo de aquisição de sistema solar térmico.

o interesse pela instalação do sistema já germinava há alguns anos,mas só agora decidi deitar mãos á obra.

normalmente em todas as aquisições de valor relevante,procuro obter o máximo de informação,claro que a "santa net"é o meio privilegiado com especial destaque para os fóruns.

depois de uma pesquisa exaustiva,que passou pela depuração dos escritos que aparecem,seleccionei o tipo e capacidade do equipamento que entendi mais ajustado ao meu caso.

pensei...assunto quase resolvido,puro engano.
o panorama comercial nesta área em minha opinião é pouco mais que surreal,contactos efectuados pelos endereços de mail ,normalmente não obtiveram resposta,alguns só depois de contactados telefonicamente,se dignaram responder,outros demoraram 3 semanas,portanto meus caros em minha opinião este sector de actividade,está dormente,ou quem sabe ainda inebriado pelo apoio solar térmico ..... quase me escapava,alguns nem se dignaram responder,e atenção que procurei respostas em empresas num raio máximo de 70km do local onde habito.

a muito custo lá fui obtendo resposta aos pedidos de orçamento.

processo de orçamentação deve seguir as mesmas especificações,capacidades do sistema,o único diferencial que deverá ser relativizado é o diferencial relativo ao preço do kit propriamente dito,pasme-se diferenças de 50% para sistemas exactamente iguais são perfeitamente possíveis, portanto muita atenção,e nada de pressas.

adjudicado o sistema,ou supostamente adjudicado,começa outro "31"ai e tál ,para confirmação o sr.tem que pagar metade...isto sem que tenha sido previamente informado da exigência.

claro que aí os rapazes tiveram que responder a uma série de questões relacionadas com postura comercial,lá chegamos a um consenso, 50% no inicio da montagem , o restante no fim.

posto isto porque a "estória já vai longa,esta rapaziada do solar vai ainda tem muito para aprender,no relacionamento comercial que tem obrigação de saber estabelecer com aqueles que lhe pagam os ordenado,os clientes.

assim termina a saga da aquisição,mais tarde falarei dos benefícios do sistema,assim espero,a escolha recaiu sobre um baxiroca ts 300l.

abraço
mário

wassap
Membro
Membro
Registado: quinta jan 28, 2010 10:30 pm

Re: Relato sobre aquisição de AQS

Mensagem por wassap »

sinceramente não tinha noção de que poderiam existir atrasos tão grandes nas respostas a orçamentos... mas ultimamente tenho reparado nas carrinhas comercias que vejo na estrada e quase todas elas estão envolvidas com a/c, avac e solar térmico e fotovoltaico. como os incentivos decresceram estas empresas devem ter sofrido quedas de venda na área solar. não sei se isto justifica os atrasos, mas é uma possibilidade.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”