Fsun - Folha de Calculo Solar AQS

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
wassap
Membro
Membro
Registado: quinta jan 28, 2010 10:30 pm

Fsun - Folha de Calculo Solar AQS

Mensagem por wassap »

boa noite a todos,

antes de mais vou apresentar-me (penso que novamente, pois já conheço o forum à alguns anos). sou engenheiro mecânico e conclui a minha formação no ano passado e começei a trabalhar em energias renováveis, nomeadamente com energia solar térmica. tirei o curso de projectista solar térmico no ex-ineti (agora lneg) e desde então começei a desenvolver folhas de cálculo uteis para o dimensionamento de sistemas solares térmicos.

neste momento o que tenho para vos apresentar é uma folha de cálculo que resulta da minha experiência com o solar térmico e que permite fazer o pré dimensionamento e o dimensionamento da instalação (ainda faltam algumas folhas de cálculo).

ainda não tive tempo de fazer uma comparação exaustiva com os softwares de referência (tanto nacionais como internacionais). no entanto, podem fazer alguns testes e comparar resultados.

neste momento não é possivel distribuir bases de dados climáticas pelo que terão de utilizar as bases de dados que têm e/ou têm permição para usar a dos softwares instalados nos vossos computadores.

ainda não tive disponibilidade para fazer um manual do utilizador, mas em breve irá ficar disponivel (desde que veja aceitação por parte dos utilizadores)

descarreguem a folha em: http://fsun.pt.vu (blog)

aguardo os vossos comentários e duvidas (também por email: suporte.fsun arroba gmail.com)

cumps!

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Re: Fsun - Folha de Calculo Solar AQS

Mensagem por mauri »

ricardo,
obrigado pela tua boa participação e partilha.
essa tua folha de cálculo, julgo ser muito interessante.
deixo um snap para verem um pouco melhor à primeira vista.
SNAG-0564.jpg
SNAG-0564.jpg (64.21 KiB) Visto 4963 vezes
quanto ao manual do utilizador, logo que esteja disponível, partilha connosco também.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Autor do tópico
wassap
Membro
Membro

Mensagem por wassap »

obrigado pela ajuda mauri!!

aqui vai um shot de uma das folhas:

Imagem

uploaded with imageshack.us

mauri que versão do excel estás a utilizar? pergunto isto porque a formatação (fundo branco das células) não aparece na tua imagem.

assim que tiver tempo vou fazer o manual (penso que o mais importante é saber como carregar bases de dados, porque a seguir é só fazer cálculos).

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

utilizei o open office e não me preocupei com sombreados e da totalidade dos dados da folha de cálculo. o que pretendia era só dar uma imagem mais rápida para se ver o alcance do pretendido.
mais uma vez, bom trabalho e venha o manual.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Autor do tópico
wassap
Membro
Membro

Mensagem por wassap »

mauri obrigado novamente pela tua tentativa de mostrar como é a folha =) infelizmente os utilizadores do open office não vão conseguir fazer simulações =/

quanto ao manual tive a ideia de fazê-lo através de videos [ainda não sei bem como, mas hei-de descobrir].

agora vou voltar ao trabalho que ainda falta muita coisa

Autor do tópico
wassap
Membro
Membro

Mensagem por wassap »

boa noite a todos!

já está disponível nova versão da folha de cálculo fsun (versão 1.1)

novas funcionalidades/alterações:
  • atravancamento da instalação solar (e nova imagem)
    calculo auxiliar para habitações multifamiliares na folha "loadprofile"
para breve vou lançar a primeira parte do manual (video).

Autor do tópico
wassap
Membro
Membro

Mensagem por wassap »

boa tarde,

acabei de lançar o primeiro vídeo / manual da folha de cálculo fsun. continuo a trabalhar na versão 1.2 onde já corrigi alguns problemas e estou a acrescentar mais folhas de cálculo (dimensionamento de vaso de expansão, valias ambientais e económicas, etc...).

até agora recebi poucos feedbacks, tanto aqui no post do forum como por email. vou continuar a desenvolver a folha de cálculo, mas o seu crescimento depende do apoio de todos (divulgação, opiniões, sugestões, etc...).

deixo aqui também o video da primeira parte do manual:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zv098g-m ... re=feedwll[/youtube]

cumprimentos,
ricardo amorim

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”