CARREGAMENTOS NO CONDOMINIO
-
rmn
Autor do tópico - Membro

- Registado: sábado abr 16, 2011 3:38 pm
CARREGAMENTOS NO CONDOMINIO
olá pessoal abri este tópico para partilhar-mos as diversas formas q cada um q vive num prédio com condominio, tem para fazer os seus carregamentos diários, dado q a electricidade da garagem é comum a todos os condóminos. relatem as vossas esperiencias e ideias pois poderá ser útil.
obrigado rmn
obrigado rmn
-
2wheelfun
- Membro Silver

- Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Re: CARREGAMENTOS NO CONDOMINIO
olá.rmn Escreveu:olá pessoal abri este tópico para partilhar-mos as diversas formas q cada um q vive num prédio com condominio, tem para fazer os seus carregamentos diários, dado q a electricidade da garagem é comum a todos os condóminos. relatem as vossas esperiencias e ideias pois poderá ser útil.
obrigado rmn
primeiro, nem lugar no estacionamento do condomínio eu tenho(tinha). tratei de falar com todos os condóminos que têm lugar no parqueamento e pedi-lhes autorização para estacionar o meu v.e. eles aceitaram e assinaram todos um documento redigido por mim. em seguida, expus a situação à empresa que administra o condomínio e pedi para arquivar o documento assinado pelo condóminos na pasta do prédio. informei também que pretendia participar em todas as despesas inerentes aquele espaço.
no parqueamento, arranjei um lugar para a mota, lugar esse que não estorva as manobras dos 4 rodas. sempre que quero carregar ligo à única tomada lá existente, não sem antes ligar o meu contador de energia portátil. de 2 em 2 meses, comunico a leitura ao administrador e faço transferência bancária para a conta do prédio.
tudo funciona de forma simples e amigável no meu prédio, o que facilita muito nestas situações.
cumps.
-
Luciano Kaefer
- Membro Platinium

- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
ainda bem que houve concordância dos demais. aqui no meu prédio, falei com o síndico e de pronto ele negou, pois se desse permissão à um, teria de dar à todos. e não existe forma de controlar o consumo.
deveria existir uma forma de colocar um relógio fixo em cada box que deseja fazer o carregamento e o condominio verificar o consumo e lançar na conta individual.
isso de arrumar consenso em condomínios é muito complicado.
os predios que estão sendo contruidos, deveriam prever esse ponto de carga, pois os ves vieram para ficar.
deveria existir uma forma de colocar um relógio fixo em cada box que deseja fazer o carregamento e o condominio verificar o consumo e lançar na conta individual.
os predios que estão sendo contruidos, deveriam prever esse ponto de carga, pois os ves vieram para ficar.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
2wheelfun
- Membro Silver

- Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
creio que a legislação terá mudado no que toca a novas habitações pois creio que prevê a instalação de um tomada em cada lugar. relativamente à tua situação, existe forma de contornar o problema sim. se os condóminos querem verificar o teu consumo, podes instalar um contador permantente da edp que permitirá a qualquer um efectuar uma leitura.luciano kaefer Escreveu:ainda bem que houve concordância dos demais. aqui no meu prédio, falei com o síndico e de pronto ele negou, pois se desse permissão à um, teria de dar à todos. e não existe forma de controlar o consumo.
cumps.
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
2wheelfun Escreveu:olá.rmn Escreveu:olá pessoal abri este tópico para partilhar-mos as diversas formas q cada um q vive num prédio com condominio, tem para fazer os seus carregamentos diários, dado q a electricidade da garagem é comum a todos os condóminos. relatem as vossas esperiencias e ideias pois poderá ser útil.
obrigado rmn
primeiro, nem lugar no estacionamento do condomínio eu tenho(tinha). tratei de falar com todos os condóminos que têm lugar no parqueamento e pedi-lhes autorização para estacionar o meu v.e. eles aceitaram e assinaram todos um documento redigido por mim. em seguida, expus a situação à empresa que administra o condomínio e pedi para arquivar o documento assinado pelo condóminos na pasta do prédio. informei também que pretendia participar em todas as despesas inerentes aquele espaço.
no parqueamento, arranjei um lugar para a mota, lugar esse que não estorva as manobras dos 4 rodas. sempre que quero carregar ligo à única tomada lá existente, não sem antes ligar o meu contador de energia portátil. de 2 em 2 meses, comunico a leitura ao administrador e faço transferência bancária para a conta do prédio.
tudo funciona de forma simples e amigável no meu prédio, o que facilita muito nestas situações.
cumps.
muito bem.
eu faço uma leitura anual ao que assim é mais fácil e espaço é coisa que não falta no parqueamento pois é nas catacumbas ainda por cima um temperatura sempre abaixo dos 20 graus assim as baterias agradecem nunca chegam a aquecer muito!
basta haver bom senso
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
zointz
- Membro Silver

- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Contacto:
boas,serges Escreveu: basta haver bom senso
acho bonito o que se consegue em alguns condomínios, é pena não serem todos assim. eu pessoalmente não tenho essa necessidade, mas caso tivesse o que faria era preparar um contador+tomada só para mim, propor que fosse eu a arcar com as despesas de instalação com a respectiva aprovação do condomínio e sugeria pagar um pouco acima do custo real da energia, assim não lhes dava desculpas para recusarem, e tudo tratado de uma forma cordial claro.
em caso de não ter direito a nenhum lugar na garagem proporia que se arranja-se um lugar pagando uma mensalidade pelo espaço.
julgo que seria uma solução justa com um pequeno beneficio para o condomínio e de certeza que o custo da energia mesmo pagando o dobro seria irrisório.
-
marcopns
- Membro Gold

- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
interessante a desculpa dado ao luciano, "se dão permissão a 1 têm de dar a todos". e qual é o problema? aquela tomada poderia ser usada por varias pessoas do prédio, cada uma com o seu contador! mais um bom motivo para dar permissão, porque amanha podem ser eles a querer comprar ve.
-
rmn
Autor do tópico - Membro

na situação do quadro da edp como se pode controlar se a tomada fica ali para uso de todos?
-
tavares
- Membro Gold

- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
em relação aos novos edificios , a lei prevê a aplicação de uma tomada por cada lugar de estacionamento , nos prédios antigos tem que ser através de reunião de condominio , e é preciso que 2 terços não aceitem para não se poder carregar, existem no mercado contadores iguais aos da edp que servem perfeitamente para o efeito , esse tipo de carregador que nós normalmente utilizamos não são muito bem vistos , porque qualquer pessoa pode alterar ou mesmo anular os dados e isso levanta desconfiança aos condóminos .
em relação a nós termos uma tomada nossa com um contador nosso para que só nós possamos utilizar , ou se coloca um disjuntor num quadro com chave , ou então uma tomada tipo ce com cadeado.
em relação a nós termos uma tomada nossa com um contador nosso para que só nós possamos utilizar , ou se coloca um disjuntor num quadro com chave , ou então uma tomada tipo ce com cadeado.
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
nem mais tavares! é isso mesmo. .
ps: o luciano não tem edp, quanto muito, uma edb (de brasil). .
ps: o luciano não tem edp, quanto muito, uma edb (de brasil). .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Ferra
- Membro Gold

- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
no meu condominio tudo corre sem entraves de ninguém, o caso mais flagrante foi a necessidade de obras por parte de um consultório existente no rés do chão. como a reunião anual já tinha sido feita arranjou-se uma "extraordinaria" que consistiu em perguntar porta a porta se se opunham às obras. ninguém foi contra! adivinhem quem é o gestor do condominio?!! até hoje todos os pedidos dos condóminos foram atendidos. creio que se a proposta da tomada fosse apresentada também haveria consenso. embora no meu caso sejam garagens individuais apenas com luz vinda do respectivo apartamento é facil montar uma tomada.
uma situação que vi num prédio com parqueamento foi uma "chaminé" que ia do parqueamento até ao sotão cuja finalidade era passar o que os condóminos quisessem para os varios sitios possiveis. já repararam se não existe essa possibilidade no vosso prédio? no meu quando comprei a garagem não possuia energia mas existia uma espera numa caixa no condominio e foi só ligar a conduta do meu apartamento com a da garagem que comprei. gostava era de ter água na garagem e não tenho, mas não é muito importante por isso vai passando.
uma situação que vi num prédio com parqueamento foi uma "chaminé" que ia do parqueamento até ao sotão cuja finalidade era passar o que os condóminos quisessem para os varios sitios possiveis. já repararam se não existe essa possibilidade no vosso prédio? no meu quando comprei a garagem não possuia energia mas existia uma espera numa caixa no condominio e foi só ligar a conduta do meu apartamento com a da garagem que comprei. gostava era de ter água na garagem e não tenho, mas não é muito importante por isso vai passando.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 
-
Luciano Kaefer
- Membro Platinium

- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
encontrei essa matéria que se aplica à portugal.
no brasil isso ainda é insipiente, já que veículos elétricos aqui são raros. ponto de carregamento público, não conheço nenhum.
no brasil isso ainda é insipiente, já que veículos elétricos aqui são raros. ponto de carregamento público, não conheço nenhum.
lei ajuda condóminos que queiram carregar
carro eléctrico na garagem privativa
os particulares com carros eléctricos e detentores de lugares de garagem sem acesso à rede
eléctrica podem passar a ter acesso à rede no seu interior desde que dois terços dos
condóminos não se oponham à ideia.
o diploma aprovado ontem em conselho de ministros, que passa à forma de lei as várias
medidas anunciadas nos últimos meses pelo primeiro-ministro para a introdução do carro
eléctrico, clarifica o acesso ao carregamento nas garagens particulares.
para os prédios de habitação a licenciar no próximo ano, previsivelmente a partir de março, as
respectivas garagens passam a ter de incluir obrigatoriamente uma pré-instalação em cada
lugar de estacionamento, tal como as pré-instalações para a televisão por cabo. para os
edifícios existentes, é aplicada a lei do condomínio, mas com inversão do ónus da prova. ou
seja, uma eventual oposição do condomínio só será válida se for expressa através de dois
terços dos condóminos e dentro dos prazos previstos. sem posição expressa, a aprovação é
tácita e o condómino interessado passa a poder ter uma ficha eléctrica na garagem para
carregar o seu veículo.
a lei que regula o complexo programa para a introdução do carro eléctrico, no qual se incluem
as referidas opções de carregamento particular, prorroga por mais um ano a fase-piloto, que
vai agora até ao final de 2012. garante que, pelo menos neste período, a rede funcionará
exclusivamente com cartões pré-pagos e que as novas concessões de áreas de serviço nas
auto-estradas passam a ser obrigadas a dispor de um posto de carregamento rápido.
no fim deste prazo, o país deve ter 1300 postos de carregamento nas principais vias públicas e
o envolvimento dos 25 municípios que se associaram a este programa. tal como anunciado,
será criada uma entidade gestora da rede, a quem competirá o tratamento da informação
técnica e financeira do sistema e a garantia da sua interoperabilidade (entre marcas e
operadores). esta entidade, cuja actividade se assemelhará à sibs para a banca, terá um
núcleo duro formado pela edp distribuição, o ceiia e a inteli, e contará com todos os
comercializadores de energia no seu capital social.
josé sócrates já admitiu publicamente a ambição portuguesa de internacionalizar o modelo de
mobilidade eléctrica, designado por mobi-e, valorizando o seu conceito aberto a todas as
marcas, integrado (do fornecimento de energia ao carregamento e gestão do sistema) e focado
no utilizador.
lurdes ferreira, in www.publico.clix.pt
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
rmn
Autor do tópico - Membro

partilhem mais experiencias principalmente quem tem condominio, digam como fizeram para fazer os carregamentos.
cumprimentos
rmn
cumprimentos
rmn
-
electrizado
- Membro Silver

- Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm
Boas pessoal tb eu preciso de ajuda de formas de carregar no condominio por favor deixem aqui mais experiencias sobre a forma como o fizeram junto dos condóminos. E se alguem souber alguma coisa de leis sobre o assunto q relate. A minha garagem tem tomadas comuns para todos, agora pergunto essas tomadas são para q?
"prudencia e segurança na estrada"
Electrizado bbrrrrrr
Electrizado bbrrrrrr
-
serges
- Administrador

Para isso mesmo que estás a pensar já existe lei e obrigação sobre isso mas leva tudo a bem...
Arranja um contador de Kwh e a partir dai na próxima reunião de condomínio solicita acesso a tal em que te comprometes em pagar o consumo!!!
Comigo resultou, por isso basta haver bom senso! Se não houver isso creio que temos aqui a lei que obriga a tal!
Arranja um contador de Kwh e a partir dai na próxima reunião de condomínio solicita acesso a tal em que te comprometes em pagar o consumo!!!
Comigo resultou, por isso basta haver bom senso! Se não houver isso creio que temos aqui a lei que obriga a tal!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
electrizado
- Membro Silver

Serges estas a falar de contador portatil? onde compro isso?
Electrizado bbrrrrrr
Electrizado bbrrrrrr
-
serges
- Administrador

Estou a falar disto, pois os outros as pessoas tendem a desconfiar sempre, assim tenho um igual ao da EDP com uma entrada e saída ao que contabiliza tudo...
Encontrei a venda na ecomotores, tem o desdém de ser enorme mas super fiável e visto como confiável!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
electrizado
- Membro Silver

tb pensei nisso mas se houver uma fiscalização ou denuncia de alguem por maldade acho q esse contador é ilegal e pode trazer problemas sérios de multas. tou enganado?
Electrizado bbrrrrrr
Electrizado bbrrrrrr
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Não me parece... O contador é legal e não és obrigado a colocar algo "especial", visto teres um carregador na moto inferior a 2.5kWh.
PS: Acho eu...
PS: Acho eu...
333.333,3 KM a bombar faísca!
-
electrizado
- Membro Silver

Volt eu tb não percebo nada disso mas o q queria dizer era se o contador fosse posto por nós seria ilegal e posto pela edp legal.
Electrizado bbrrrrrr
Electrizado bbrrrrrr