In-wheel motor.

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
Pedrohype
Membro
Membro
Registado: terça mai 10, 2011 7:15 pm

In-wheel motor.

Mensagem por Pedrohype »

não sei se vou repetir algum tópico anterior, mas como sou novo por aqui, ainda não tive tempo de ler todos... por isso cá vai:
tenho andado a pesquisar possibilidades de conversões de automóveis de motor de ci para ev, e os que tenho visto, ou pelo menos a maior parte usam os motores eléctricos acoplados à caixa de velocidades... ora como provavelmente devem saber a michelin e a siemens têm os chamados motores in-wheel... (por exemplo - http://www.youtube.com/watch?v=i1utr-8kare ou http://www.youtube.com/watch?v=2wp4f8md ... re=related ) e não tenho visto nenhum projecto que refira esse tipo de motor... parece-me a mim que tería inúmeras vantagens relativamente ao outro sistema que anteriormente referi e que tem sido mais usado; sobretudo no que diz respeito ao peso que retiraría ao eliminar a caixa de velocidades, e ao espaço que libertaría para por exemplo colocar baterias baixando o centro de gravidade...
o mais provável é não estarem ainda disponíveis no mercado, ou serem demasiado caros... não sei...
não estando ainda muito por dentro destes assuntos, penso que para além das vantagens do peso e do espaço ganho, ganhar-se-ía ainda relativamente ao torque ao eliminar a tradicional transmissão/caixa ... não sei...
gostava de "ouvir" as vossas opiniões.
Pedro Costa-Leiria

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm

Re: In-wheel motor.

Mensagem por sergio ferraz »

se tens a roda mais pesada, na curva o carro vai em frente!
existe a venda mas e caro
tenta-se fazer as conversoes mais simples possivel
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

há aqui no fórum um tópico onde são explicadas as vantangens e desvantagens do motor in-weel , tendo mesmo sido demonstrado através de fórmulas a perigosidade de uma roda mais pesada.

quanto á caixa de velocidades , ela não é obrigatória , só usa quem quer , até pq normalmente ela é trancada numa só velocidade , por ex a 4ª que costuma ter uma relação 1:1 , normalmente usa-se a cx de velocidades pela facilidade de aplicação do motor e porque a grande maioria dos veiculos " puxam á frente " e é na cx de velocidades que está o diferencial, num carro de "tracção traseira" , basta ligar o eixo do motor ao veio de transmissão.

uma cx de velocidades tem um peso aprox. de 40 kgs , embora seja algo pesada não é um peso que comprometa uma conversão, em último caso tira-se peso noutras partes do carro para compensar o peso da cx.

Autor do tópico
Pedrohype
Membro
Membro
Registado: terça mai 10, 2011 7:15 pm

Mensagem por Pedrohype »

obrigado a todos os que responderam.
a minhas questão prende-se com o facto de andar a pensar sériamente em ter um automóvel eléctrico, tendo preferência em ser eu próprio a fazer a conversão... o que me levaría a colocar aqui mais umas questõezinhas em relação a que carros seríam a melhor escolha, mas isso ficará para uma próxima...
desde que comecei a pensar mais a sério nessa possibilidade, investiguei muito, andei na net, vi vídeos, consultei manuais, etc,etc,etc... o que fez o click, foi quando encontrei dois casos diferentes já convertidos: o do tozeve, e um outro que acho que já alguém comercializa e tudo: um smart fortwo...
quando vi (aí com dois anos de atraso) que o tozeve tinha conseguido homologar pensei de imediato: "é isso ! vou fazer um p'ra mim..."... depois e para a utilização que quero dar, que será basicamente circuito citadino, não mais que 30 / 40 kms por dia, pensei: "um smart é que era... é pequeno, e "leve"..." procurei e encontrei uns sites já com smarts convertidos, e com a possibilidade de converterem o veículo do cliente.
na minha ideia, um dos principais gozos de ter um ve, deverá ser, sermos nós próprios a convertê-lo.
no decurso da minha pesquisa encontrei o tal in-wheel da michelin, que me pareceu a solução ideal, por eliminar tudo ( motor, caixa, transmissões, suspensão) e por libertar o pouco espaço que um smart tem... daí a minha questão.
julgo que essa tecnologia ainda não estará à venda... é pena.
vou continuar a seguir o vosso fórum atentamente e quando tiver alguma dúvida, pergunto.
já agora, @tavares , se puderes manda-me o link desse tópico dos in-wheel aqui do fórum.
obrigado
Pedro Costa-Leiria

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”