mais um maçarico
-
peppp
Autor do tópico - Membro

- Registado: sábado mai 07, 2011 4:36 pm
mais um maçarico
olá a todos,
sou o peppp, um novo utilizador do porto interessado em ves.
enquanto estou a ler tudo o que consigo nos forums ingleses e aqui no forum nova energia, tenho algumas perguntas que talvez me ajudem a direccionar as minhas pesquisas melhor.
1 - quais são os componentes principais de uma adaptação de um carro para electrico ? sei que é preciso o motor, as baterias, um adaptador para a transmissão ou para a caixa de velocidades.. mas para que é o "controlador" ? que outros componentes faltam nesta lista?
2 - volante do motor (flywheel) existem conversões que mantenham esta peça para aproveitar melhor a inércia ?
3 - carregadores - pelo que tenho visto é uma das peças mais caras, existe algum motivo para não utilizar 2 circuitos diferentes (1 para carregar composto por 4 ou 6 carregadores de 12 volts baratos ligados em paralelo a cada bateria e outro circuito em serie para alimentar o motor) ?
4 - o que devo pesquisar acerca da utilização de motores ac vs. dc, estou meio perdido pois parece-me apenas uma questão de mais ou menos conversor
obrigado desde já e desculpem a nabice
p.s. ah , parabens ao forum, está fantastico e voces tem uns diarios de bordo e projectos muito fixes
sou o peppp, um novo utilizador do porto interessado em ves.
enquanto estou a ler tudo o que consigo nos forums ingleses e aqui no forum nova energia, tenho algumas perguntas que talvez me ajudem a direccionar as minhas pesquisas melhor.
1 - quais são os componentes principais de uma adaptação de um carro para electrico ? sei que é preciso o motor, as baterias, um adaptador para a transmissão ou para a caixa de velocidades.. mas para que é o "controlador" ? que outros componentes faltam nesta lista?
2 - volante do motor (flywheel) existem conversões que mantenham esta peça para aproveitar melhor a inércia ?
3 - carregadores - pelo que tenho visto é uma das peças mais caras, existe algum motivo para não utilizar 2 circuitos diferentes (1 para carregar composto por 4 ou 6 carregadores de 12 volts baratos ligados em paralelo a cada bateria e outro circuito em serie para alimentar o motor) ?
4 - o que devo pesquisar acerca da utilização de motores ac vs. dc, estou meio perdido pois parece-me apenas uma questão de mais ou menos conversor
obrigado desde já e desculpem a nabice
p.s. ah , parabens ao forum, está fantastico e voces tem uns diarios de bordo e projectos muito fixes
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: mais um maçarico
bem-vindo e obrigado.
já leste o tópico do tozé? ele fez a conversão do fiat do zero e deves encontrar por lá muita coisa interessante.
.
já leste o tópico do tozé? ele fez a conversão do fiat do zero e deves encontrar por lá muita coisa interessante.
.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
visitante1
- Membro Platinium

- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
isso não é possivel assim, o carregador tem que abrager toda a bateria e não individualmente cada bateria, como separa a bateria para a carregar individualmente?
cumprimentos
isso não é possivel assim, o carregador tem que abrager toda a bateria e não individualmente cada bateria, como separa a bateria para a carregar individualmente?
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
peppp
Autor do tópico - Membro

a ideia que estou a ter acho que não implica, pois durante a noite, o motor não está a ser usado e cada bateria pode estar ligada a carregadores individuais. com o carro em funcionamento o circuito de carregamento fica inactivo.pnunes Escreveu:3 - carregadores - pelo que tenho visto é uma das peças mais caras, existe algum motivo para não utilizar 2 circuitos diferentes (1 para carregar composto por 4 ou 6 carregadores de 12 volts baratos ligados em paralelo a cada bateria e outro circuito em serie para alimentar o motor) ?
cumprimentos
se calhar estou a dizer um grande disparate, mas parece-me que até tem vantagens -> se as baterias estiverem em condições diferentes como por exemplo, uma ser mais velha, este carregamento funcionaria melhor que um "centralizado".
desculpem o desenho "fantástico" , lol
-
tavares
- Membro Gold

- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
com esta pergunta , desculpa que pergunte para nos enquadrar-mos, mas quais são os teus conhecimentos?peppp Escreveu:
1 - .. mas para que é o "controlador" ?
vou resumir, o controlador é o cerebro que controla o motor recebendo um sinal vindo do acelerador, e transformando-o em impulsos de corrente para que o motor rode mais depressa ou mais devagar , recebe ainda do motor ( depende do motor ) , sinais de 3 sensores de hall posicionados dentro do motor , o controlador é programado para as várias situações possiveis de ocorrer,por ex. rampas de aceleração, corrente máxima , tensão minima, no fundo um controlador é um calculador e em analogia a automóvel a gasolina ou diesel o controlador é uma " centralina", sem ele não há ve , foi um dos pontos que fez com que só agora fosse possivel construir melhores ve.
o volante do motor num ve não faz qualquer sentido, pq se tem inércia em movimento também a tem parado , mas ele faz muita falta num veiculo ci:peppp Escreveu:
- é no volante do motor que está acoplado o motor de arranque
- é no volante do motor que é acoplada a embraiagem
e principalmente
- o volante do motor em movimento é um acumulador de energia , mas essa energia serve para quando um motor ci está em funcionamento o movimento do pistons vencer os motos mortos superiores e inferiores , o volante do motor de um motor de 4 cilindros é mais pesado que um de 6 cyl, que por sua vez é mais pesado que um de 8 cyl e por aí diante ..... num v16 se não fosse a embraiagem e o motor de arranque nem era necessário. quando se altera um motor ci para melhor performances , é usual " tirar peso do volante " , isto serve para, como tem menos peso sobe mais rápido de rotação , mas depois ao ralentim perde "energia" e pode mesmo parar pelo que tem que se elevar o ralentim.
quanto ás baterias,
as baterias são do século passado o pessoal agora quer é células de litio , e depois se tivesses 22 células tinhas que ter 22 carregadores , ao preço unitário de 40€ tinhas quase 900€ , além do espaço que isso teria , portanto esquece, os novos carregadores não servem só para carregar também permitem rejuvenescer e equalizar as células.
-
peppp
Autor do tópico - Membro

obrigado, a descrição do controlador é mesmo o que estava à procura.
os meus conhecimentos de electricidade são básicos, sei como se comporta um electrão, desconheço na totalidade como funcionam as aplicações existentes na industria ou nos ves, por isso com esta ajuda já tenho uma base melhor para aprendizagem das aplicações ve e conversões na internet.
conhecimentos de mecânica tenho um pouco mais, por isso sei bastante acerca do funcionamento do volante do motor (que explicaste muito bem) , mas desconhecia como se comportavam com motores electricos pois não sei nada acerca dos mesmos
o meu objectivo no momento, é pesquisar o suficiente para saber se é realizavel uma conversão ve por 4000 euros ou menos. já li umas coisas do fantástico projecto do tozé e tendo em linha de conta o meu objectivo a questão das baterias persiste (quais usar).
tavares : tendo como objectivo uma conversão ve "low cost" achas que o que sugeri acerca do carregamento das baterias é viável?
obrigado por todas as respostas até agora
os meus conhecimentos de electricidade são básicos, sei como se comporta um electrão, desconheço na totalidade como funcionam as aplicações existentes na industria ou nos ves, por isso com esta ajuda já tenho uma base melhor para aprendizagem das aplicações ve e conversões na internet.
conhecimentos de mecânica tenho um pouco mais, por isso sei bastante acerca do funcionamento do volante do motor (que explicaste muito bem) , mas desconhecia como se comportavam com motores electricos pois não sei nada acerca dos mesmos
o meu objectivo no momento, é pesquisar o suficiente para saber se é realizavel uma conversão ve por 4000 euros ou menos. já li umas coisas do fantástico projecto do tozé e tendo em linha de conta o meu objectivo a questão das baterias persiste (quais usar).
tavares : tendo como objectivo uma conversão ve "low cost" achas que o que sugeri acerca do carregamento das baterias é viável?
obrigado por todas as respostas até agora
-
peppp
Autor do tópico - Membro

apos mais umas pesquisas ja sei para que serve um controlador
a questao da utilizacao de carregadores individuais em baterias deep cycle (para um projecto low cost) mantem-se
abracos
a questao da utilizacao de carregadores individuais em baterias deep cycle (para um projecto low cost) mantem-se
abracos
-
peppp
Autor do tópico - Membro

ok, update .. mais pesquisas sobre peças baratas e mais 2 descobertas :
1 - a questão de carregar baterias individualmente já foi feita em muitas conversões nos eua. aparentemente para projectos low-cost funciona bem.
2 - em relaçao a carros com servofreio e para poupar os cerca de 500 euros de uma bomba de vacuo nova, descobri que existem volvos dos anos 90 que tem uma bomba de vacuo electrica que pode ser usada (sucata)
se alguem tiver opinioes de como escolher um motor de um empilhador (relativas aquilo que se encontra no mercado portugues) mandem, por favor
1 - a questão de carregar baterias individualmente já foi feita em muitas conversões nos eua. aparentemente para projectos low-cost funciona bem.
2 - em relaçao a carros com servofreio e para poupar os cerca de 500 euros de uma bomba de vacuo nova, descobri que existem volvos dos anos 90 que tem uma bomba de vacuo electrica que pode ser usada (sucata)
se alguem tiver opinioes de como escolher um motor de um empilhador (relativas aquilo que se encontra no mercado portugues) mandem, por favor