SAUDE

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

pneumonia

pneumonia, infecção nos pulmões e alvéolos pulmonares, saiba quais são seus agentes
desencadeadores,complicações, tratamento


Imagem
pneumonia: doença causa graves problemas nos pulmões


a pneumonia é uma infecção que ocorre nos pulmões, e, em muitos casos, ela também pode afetar a região dos alvéolos pulmonares.

características da doença

seu principal agente desencadeador se dá através da penetração de um agente patogênico ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas).

diferentemente do que ocorre com o vírus da gripe, que é altamente contagioso, o microorganismo patogênico da pneumonia não é transmitido de pessoa para pessoa tão facilmente.

durante o tratamento desta doença, ocorre a necessidade do uso de antibióticos, que se usados conforme a orientação médica, obtém-se a melhora dos sintomas em poucos dias.

contudo, há casos em que a internação é a forma mais indicada, e, em alguns casos, a única, para se tratar desta enfermidade, isto geralmente ocorre no caso de pessoas idosas e em pacientes que apresentam febre alta ou alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia, como, por exemplo o comprometimento da função dos rins e da pressão arterial, ou, ainda, outras alterações importantes.

http://www.todabiologia.com/doencas/pneumonia.htm
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

tuberculose

tuberculose, bacilo de koch, formas de contágio, principais sintomas, efeitos desta doença no organismo

Imagem
tuberculose pulmonar: causada pelo bacilo de koch

a tuberculose é uma doença causada através da infecção pelo mycrobacterium tuberculosis , também chamado bacilo de koch, que recebeu este nome em homenagem ao médico alemão que o descobriu: heinrich hermann robert koch.

características da doença

esta doença é altamente contagiosa e se espalha através de gotículas que são expelidas por pessoas infectadas enquanto falam, espirram ou tossem. entretanto, a transmissão somente ocorre nos casos de pessoas com a tuberculose infecciosa ativa.

esta infecção tem seu início a partir do momento em que o bacilo alcança os alvéolos pulmonares e de lá, começa a se espalhar para os nódulos linfáticos e, em seguida, utiliza-se da corrente sanguínea para alcançar os tecidos mais distantes. a partir deste momento, a doença pode começar a se desenvolver.

entretanto, nosso sistema imunológico é capaz de eliminar a maioria dos bacilos, normalmente ele consegue evitar a multiplicação deste microorganismo em 90% dos casos.

nos casos em que o bacilo de koch escapa das defesas do sistema imunológico, a tuberculose poderá se manifestar logo após a infecção, ou após vários anos.

na grande maioria dos casos, a tuberculose afeta principalmente os pulmões. seus principais sintomas são tosse prolongada, dor no peito, febre, calafrios, fadiga, suores noturnos, perda de peso e de apetite.

http://www.todabiologia.com/doencas/tuberculose.htm
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

asma

asma, principais características desta doença, broncoespasmo, obstrução das vias aéreas, tratamento

Imagem
asma: doença que afeta as vias aéreas

sempre que pensamos em pessoas que sofrem de asma, a primeira coisa que nos vem à mente é uma grande dificuldade que este indivíduo sente em respirar, por algum tipo de "impedimento" que ocorre em seu sistema respiratório.


pelo fato da asma ser uma doença inflamatória, que tem por principal característica dificultar e, até mesmo, impedir a passagem de ar nas vias respiratórias, ela é uma doença que causa muito sofrimento aos seus portadores.

esta doença está relacionada a um edema da mucosa brônquica, a produção acentuada de muco nas vias aéreas e a contração de sua musculatura lisa. estas características levam a diminuição de seu diâmetro, fato também conhecido como broncoespasmo.

a diminuição do diâmetro das vias aéreas geralmente é reversível, contudo, nos casos de asma crônica, a inflamação pode levar a uma obstrução irreversível.

diagnóstico

o meio principal de se diagnosticar esta enfermidade ainda é o clínico. seu tratamento é realizado através de orientações e medicamento que têm por finalidade melhorar o fluxo aéreo no momento da crise.

http://www.todabiologia.com/doencas/asma.htm
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

esquistossomose

esquistossomose, sintomas, vermes e parasitas causadores, ciclo evolutivo da doença, tratamento e cura

Imagem
parasita shistosoma: causador da doença

a esquistossomose, também conhecida como bilharzíase, é uma doença provocada por parasitas humanos, os trematódeos, do gênero schistosoma.

causadores da doença

existem três tipos de vermes: schistosoma haematobium, que causa a esquistossomose vesical, existente na áfrica, austrália, ásia e sul da europa; o schistosoma japonicum (provoca a doença de katayama) encontrado na china, japão, filipinas e formosa e, ainda, o schistosoma mmnsoni, responsável pela causa da esquistossomose intestinal; este último é encontrado na américa central, índia, antilhas e brasil.

ciclo evolutivo

o ciclo evolutivo deste parasita passa por duas fases: 1ª) desenvolvimento da larva após esta penetrar em alguns tipos de moluscos que vivem em lugares úmidos; 2ª) ocorre em seguida ao abandono desses hospedeiros, que, livres podem penetrar no homem através da pele. a penetração ocorre em lugares úmidos, como, por exemplo, córregos, lagoas, riachos, etc.

quando este parasita começa a habitar no interior do hospedeiro definitivo, ele pode se fixar no fígado, na vesícula, no intestino ou bexiga do homem, causando, desta forma, vários problemas nos órgãos.

sintomas

os sintomas mais comuns da esquistossomose são: diarréia, febres, cólicas, dores de cabeça, náuseas, tonturas, sonolência, emagrecimento, endurecimento e o aumento de volume do fígado e hemorragias que causam vômitos e fezes escurecidos. ao surgir estes sintomas, o indivíduo precisa procurar imediatamente um atendimento médico para que todos os procedimentos necessários sejam tomados. assim como em qualquer outro problema de saúde, a auto-medicação não deve ser adotada pelo doente.

as crianças são as mais atingidas por este parasita, pois elas são mais vulneráveis por brincarem em locais úmidos sem saber que lá podem estar estes parasitas a espera de um hospedeiro. já os adultos comunmente se protegem com o uso de botas de borracha.

combate

o combate a esta doença passa necessariamente por medidas de saneamento básico. águas e sistemas de esgoto devem ter sempre as águas tratadas. os caramujos, hospedeiros intermediários do parasita, devem ser eliminados. ao entrar em águas paradas ou sujas, deve haver uma proteção nos pés com botas de borracha.

http://www.todabiologia.com/doencas/esquistossomose.htm
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

dst - doenças sexualmente transmissíveis

doenças sexualmente transmissíveis, principais doenças, formas de prevenção, tratamentos, possíveis sequelas, conheça seus agentes patogênicos

Imagem
papiloma vírus (hpv)

as dst´s, conhecidas também como doenças venéreas, são as doenças sexualmente transmissíveis. elas são infecciosas e transmitidas através das relações sexuais.

como evitar

a melhor forma de se evitar a contaminação por agentes infecciosos que causam as dst´s ,ainda é o uso de preservativo, que além de prevenir a contaminação, também impede a sua disseminação.

independentemente de a pessoa ser monogâmica ou não, o uso do preservativo deve ser indispensável, pois, sabe-se que estas doenças têm aumentado em resultado da contaminação ocasional do companheiro (a).

contágio e problemas causados

são através dos contatos sexuais sem uso de preservativo que muitas doenças infecciosas causadas por vírus, bactérias e outros microorganismos atingem muitas pessoas.

muitas destas doenças, independente de parecerem perigosas ou não, são capazes de se espalhar por todo o corpo se não forem devidamente tratadas.

algumas dst´s deixam seqüelas como infertilidade, infecções neonatais, malformações do feto ou cancro no colo do útero.

principais dst's

seguem os nomes de algumas doenças sexualmente transmissíveis : aids ou sida (sindrome da imunodeficiência adquirida), sífilis, gonorréia, hpv, herpes genital, condiloma acuminado, doença inflamatória pélvica (dip), etc.

http://www.todabiologia.com/doencas/dst.htm
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

gripe aviária

informações sobre esta doença, formas de transmissão, sintomas, o vírus causador

Imagem
frangos: uma das aves que pode transmitir a doença

a doença gripe aviária, também conhecida como gripe do frango, gripe das aves ou gripe asiática é uma moléstia típica das aves. esta doença, em função de suas características, pode ser transmitida das aves para certas espécies de mamíferos como, por exemplo, o gato doméstico e até mesmo o ser humano. até o momento, há poucos indícios de que a doença pode passar de humano para humano.

esta enfermidade é provocada pelo vírus influenza aviário h5n1, da mesma família dos vírus que provocam a gripe humana, tão comum nos meses de inverno.

a gripe das aves foi identificada pela primeira vez nos últimos anos do século xix, na região da lombardia (itália). mas, foi somente no ano de 1955 que ela foi analisada e descrita como uma enfermidade provocada pelo vírus da família influenza a.

atualmente, é na ásia, principalmente na china, que a doença espalha-se com mais rapidez.. em hong kong, no ano de 1997, 18 casos foram identificados, apresentando quadros graves de complicações do sistema respiratório. nesta situação, uma simples epidemia, provocou a morte de 33% das pessoas contaminadas, ou seja, um elevado índice de mortalidade para uma doença. este fato, tem feito com que as autoridades de saúde de vários países tomem medidas importantes, a fim de evitarem uma epidemia de grande intensidade.

este vírus também leva a morte rápida muitas espécies de aves. muitos animais morrem vinte e quatro horas após o contágio inicial. muitos produtores de frangos, gansos e patos podem perder toda a produção em poucos dias, caso as aves contaminadas não sejam sacrificadas. em caso de uma epidemia de grandes proporções, os prejuízos comerciais e financeiros provocados por esta doença podem ser elevados, prejudicando, inclusive, a produção de carne de aves e ovos no mercado mundial.

o medo de que a doença possa sair do continente asiático, espalhando-se pelos quatro cantos do mundo é grande, pois o pato selvagem, hospedeiro natural da doença, pode espalhar o vírus durante a fase de migração. esta espécie de pato é muito resistente à doença e dificilmente apresenta sintomas, fator que dificulta a localização das rotas de transmissão.

principais formas de contágio em seres humanos:
- contato direto com secreções de aves infectadas pelo influenza aviário h5n1;
- através do ar;
- água, comidas e roupas contaminadas

principais sintomas da gripe aviária em seres humanos:
- febre alta
- dores nos músculos do corpo
- problemas respiratórios
- ressecamento da garganta

as pesquisas médicas ainda não resultaram num medicamento capaz de curar uma pessoa com esta enfermidade. alguns remédios podem diminuir a intensidade da doença e evitar contágios. várias vacinas estão em fase de testes em vários laboratórios.

importante: somente um médico, através de exames detalhados e específicos, é capaz de identificar se uma pessoa está com a gripe das aves. os sintomas deste tipo de enfermidade são semelhantes ao de uma gripe comum. logo, qualquer pessoa ao apresentar os sintomas deve procurar auxílio médico imediatamente.

curiosidade:

- as aves aquáticas são hospedeiras naturais deste tipo de vírus, porém não apresentando sintomas.

http://www.todabiologia.com/doencas/gri ... frango.htm
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

febre amarela

informações sobre a doença, transmissão pela mosquito aedes aegypti, tratamento, sintomas, vacina

Imagem
aedes aegypti: transmissor da febre amarela

a febre amarela é uma doença que faz milhares de vítimas no brasil. ela é provocada por um vírus, que é transmitido ao homem pela fêmea do mosquito “aedes aegypti”.

áreas mais afetadas

esta enfermidade está presente, principalmente, nas áreas tropicais e subtropicais, em função das condições climáticas favoráveis para a o desenvolvimento deste tipo de inseto. a região amazônica, por exemplo, é um importante local de desenvolvimento da doença, pois o clima quente, as chuvas (alto índice pluviométrico) e a grande quantidade de rios facilitam a reprodução deste do mosquito e o alastramento da enfermidade.
após ser picado pelo mosquito, o indivíduo contaminado começa a apresentar uma série de sintomas: febre alta (podendo chegar a 40 graus centígrados), fortes dores de cabeça, vômitos, problemas no fígado e hemorragias (sangramentos).

nome da doença

o nome desta doença está relacionado à coloração a qual a pele da pessoa fica após pegar a doença. o doente fica com ictirícia, pois ocorre o derramamento da bilirrubina em vários tecidos do corpo. quando se espalha pela corrente sanguínea, a pessoa fica com uma cor amarelada na pele e também nos olhos.

consequências

esta doença infecciosa pode permanecer no corpo do indivíduo doente por aproximadamente duas semanas. em alguns casos, o doente pode morrer, em função do agravamento da doença e dos danos provocados pelo vírus no corpo e nos órgãos.

vacina

a vacina contra a febre amarela foi descoberta, no começo do século xx, pelo médico e sanitarista brasileiro osvaldo cruz. os médicos recomendam tomar esta vacina antes de viajar para as regiões norte e centro-oeste do país (locais em que o risco de contrair a doença é maior).

curiosidade: após a picada pelo aedes aegypti, o período de incubação do vírus é de três a sete dias.

http://www.todabiologia.com/doencas/febre_amarela.htm
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

novas diretrizes de alzheimer propõem atenção ao ‘início silencioso’ da doença
19 de abril de 2011

mudanças recomendam atenção especial às fases iniciais da enfermidade, antes da demência, e estímulo a pesquisas clínicas de biomarcadores e fármacos. brasil realizará revisão até junho

Imagem
metade das pessoas que atingem os 85 anos desenvolve a doença

são paulo - depois de 27 anos, as diretrizes para diagnóstico de alzheimer foram revisadas. quatro artigos publicados hoje na revista científica alzheimer’s and dementia recolhem os avanços das últimas décadas no conhecimento da doença.

as principais mudanças foram a diferenciação do alzheimer em três estágios, que vão da ausência completa de sintomas à demência, passando por comprometimentos cognitivos leves. os novos critérios também pretendem impulsionar as pesquisas clínicas de medicamentos, especialmente para as fases iniciais da doença.

segundo william thies, da associação americana de alzheimer, responsável pela revisão das diretrizes, as mudanças não impactarão a prática clínica no curto prazo. "não existe nenhum teste novo que deva ser solicitado por enquanto", afirmou thies ao estado. "no entanto, vai ajudar um grande número de estudos clínicos promissores que são realizados atualmente."

até agora, as terapias disponíveis no mercado estavam voltadas apenas para a fase da demência, quando a doença já se estabeleceu. e, mesmo assim, apresentam resultados tímidos, diminuindo a velocidade das perdas cognitivas sem impedir seu progresso inevitável.

um dos artigos trata exclusivamente do uso de biomarcadores no diagnóstico da doença: a procura por substâncias no organismo que denunciem a evolução silenciosa do alzheimer. alguns exames, por exemplo, identificam os níveis das proteínas beta-amiloide e tau, associadas à doença, no liquor - líquido extraído da medula do paciente.

no brasil, por exemplo, há laboratórios que cobram de r$ 2 mil a r$ 3 mil por um exame desse tipo. contudo, os autores do estudo sublinham que, por enquanto, tais testes não são úteis para orientar condutas clínicas.

ivan okamoto, diretor científico da associação brasileira de alzheimer (abraz) e coordenador do instituto da memória da unifesp, compara os biomarcadores de alzheimer ao exame de colesterol para aferir risco cardiovascular. "no colesterol, você sabe exatamente quais os níveis aceitáveis da substância no sangue. no caso dos biomarcadores de alzheimer, ainda não sabemos", afirma okamoto.

por enquanto, um diagnóstico precoce da doença - antes de aparecerem os sintomas - não serviria para nada, pois não há uma terapia adequada. "você pode criar um monstro. além da angústia para o paciente, surge um dilema ético clínico: vou fazer o que com esse novo dado?", diz o médico da unifesp.

o psiquiatra e geriatra da usp cássio bottino afirma que, na prática, os médicos já tentam identificar comprometimentos cognitivos o mais cedo possível. "recomendamos exercícios cognitivos e físicos. discutimos com a família o uso dos medicamentos existentes. esse tipo de cuidado já vem sendo feito, mas as diretrizes vêm reforçar e padronizar essa prática", afirma.

wagner gattaz, do instituto de psiquiatria da usp (ipq-usp), revela que, nas próximas semanas, seu grupo de pesquisa publicará dados promissores sobre o uso do lítio para evitar que pessoas com comprometimento cognitivo leve evoluam para demência. "com diagnósticos mais sensíveis e precoces, será possível recorrer a esta técnica."

demência. a revisão altera também os critérios para diagnóstico na fase avançada da doença, quando o quadro de demência já está instalado. "houve um detalhamento maior das funções cognitivas afetadas. isso ajuda a diferenciar o alzheimer de outras demências pouco conhecidas há 20 anos, como a demência frontotemporal, que tem tratamento diferente", diz bottino.

além disso, exames complementares de imagem - como ressonância e tomografia - ganham mais peso no diagnóstico.

okamoto afirma que a associação brasileira de neurologia e a abraz pretendem se reunir em maio para discutir as diretrizes nacionais. os resultados saem em junho. "vamos levar em conta as novas diretrizes."

para entender

a doença de alzheimer é o tipo mais frequente de demência, não tem causa conhecida e sua prevalência e incidência aumentam com a idade.

o sintoma primário e mais comum é a perda de memória, mas, com a progressão da doença, vão surgindo sinais como confusão, irritabilidade, alterações de humor, falhas na linguagem e prejuízo da capacidade de orientação temporal ou espacial. a doença também pode vir acompanhada de um quadro de depressão, ansiedade ou apatia.

ainda não há cura para o alzheimer, mas já existem medicamentos capazes de retardar o progresso da doença e minimizar os distúrbios de humor e de comportamento.


http://www.estadao.com.br/noticias/vida ... 8300,0.htm
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

misturar energético com bebida é pior que consumir álcool sozinho
19 de abril de 2011

a combinação dos dois tipo de bebida aumenta a impulsividade das pessoas

são paulo - um estudo norte-americano comparou os efeitos do consumo de energéticos com bebidas alcoólicas e do consumo de álcool sozinho por um grupo de jovens. de acordo com os dados colhidos, e que serão publicados na edição de julho da revista alcoholism: clinical & experimental research, a mistura é mais prejudicial porque aumenta a impulsividade das pessoas.

Imagem
combinação álcool e energético alterou a percepção cognitiva dos jovens participantes do estudo

o que os pesquisadores observaram foi que a combinação alterou a percepção cognitiva dos consumidores, aumentando a sensação de excitação, que já é ativada com a ingestão do álcool. esta sensação combinada com o comprometimento do controle dos impulsos deixa a mistura perigosa.

"nós descobrimos que a bebida energética altera a reação ao álcool, em comparação com quem bebe apenas a bebida alcoólica", disse cécile a. marczinski, professora assistente de psicologia da northern kentucky university e principal autora do estudo. "uma pessoa que bebe álcool, com ou sem o energético, age impulsivamente. no entanto, o consumidor de álcool e bebida energética se sentiu mais estimulado. portanto, o consumo de bebida energética combinada com o álcool configura uma cenário arriscado por causa da aumento na sensação do estímulo e níveis de alta impulsividade".

um detalhe importante relatado neste estudo é que a presença do energético não alterou o nível de comprometimento associado ao consumo de álcool, mas sim a percepção deste comprometimento.

o estudo observou 56 estudantes com idades entre 21 e 33 anos. eles foram divididos em grupos que receberam dosagens diferentes de álcool, energéticos, uma bebida que mistura os dois e uma mistura placebo.

os pesquisadores então os submeteram a testes para observar, por exemplo, em quanto tempo eles executavam um tarefa. eles também tiveram que relatar como se sentiam, se estimulados, sedados, enfraquecidos ou se de alguma forma se sentiam intoxicados.


?http://www.estadao.com.br/noticias/vida ... 8417,0.htm
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

nova vacina reduz danos causados por infarto em mais de 60%
19 de abril de 2011

cientistas britânicos dizem ter desenvolvido anticorpo que diminuiria os danos de ataques cardíacos sobre o tecido cardíaco e o cérebro

um estudo realizado na grã-bretanha comprovou que uma vacina aplicada em vítimas de ataque cardíaco pode reduzir em até 60% as inflamações do tecido cardíaco e os danos sobre as células do cérebro que se seguem a um infarto.


os ataques são causados pela interrupção do fluxo sangüíneo através de um coágulo ou sangramento que priva partes do corpo de oxigênio.

a maior parte dos danos a longo prazo ocorre quando a circulação se inicia novamente - e as próprias defesas do organismo atacam as células privadas de oxigênio.

esse efeito, que ocorre normalmente entre nove e 12 horas após um ataque cardíaco ou derrame, causa inflamação de grandes proporções e provoca mais de 80% dos danos permanentes sofridos.

é isso que muitas vezes leva à morte ou à redução considerável da qualidade de vida das vítimas de ataques cardíacos e derrames.

anticorpo

mas após uma pesquisa de sete anos, cientistas da universidade de leicester contam ter desenvolvido um anticorpo capaz de impedir o corpo de atacar as células privadas de oxigênio. com isso, as células passam a ser oxigenadas normalmente e, assim, os danos permanentes são reduzidos de forma significativa.

o primeiro passo foi identificar a enzima que tem um papel chave no processo de prejudicar a imunidade do coração. após tê-la identificado, eles desenvolveram um anticorpo para neutralizá-la.

a proteína seria tão eficaz que apenas duas injeções foram capazes de neutralizar a enzima, enquanto o coração se cura.

foram realizados testes com ratos de laboratórios e mamíferos mais desenvolvidos e o anticorpo também se mostrou eficaz em testes feitos com sangue humano.

testes da vacina com seres humanos devem começar dentro de dois anos.

http://www.estadao.com.br/noticias/vida ... 8282,0.htm
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira
19 de abril de 2011

governo paulista espera vacinar 5,5 milhões de pessoas

são paulo, 19 - começa na próxima segunda-feira, 25, a campanha de vacinação contra a gripe que vai até o dia 13 de maio. a secretaria de estado da saúde de são paulo quer vacinar 5,5 milhões de paulistas contra a gripe durante a campanha.


o número corresponde à meta de 80% dos 6,8 milhões de idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas e profissionais de saúde do estado. pela primeira vez, parte das vacinas foi produzida integralmente no país, pelo instituto butantan, órgão da secretaria.

as doses da campanha sazonal também irão imunizar a população contra a gripe a h1n1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009. em 2010 já foi realizada campanha contra a nova gripe, mas ela aconteceu em época diferente à da sazonal.

neste ano, além dos idosos, que já são imunizados desde 1999, foram incluídos no programa as gestantes, crianças entre seis meses e dois anos e os indígenas, que somam cerca de 1,5 milhão de pessoas a mais que nas campanhas anteriores. além deles, mantém-se a vacinação em profissionais de saúde, seguindo o preconizado pelo ministério da saúde.


http://www.estadao.com.br/noticias/vida ... 8343,0.htm
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

chne pode ajudar a resolver problema nacional das cataratas
19 de abril de 2011

o centro hospitalar do nordeste (chne) disponibilizou-se a ajudar a reduzir a lista de espera nacional na cirurgia às cataratas, mas nenhum doente foi encaminhado para este serviço em dois anos, revelou hoje a administração.

henrique capelas, presidente do conselho de administração do cnhe, garantiu hoje que, em 2009, fez a proposta por carta ao ministério da saúde, através da administração regional de saúde do norte, a ars-norte.

«há dois anos eu fiz exatamente essa proposta, dizendo que o chne disponibilizava a sua capacidade, mas não teve resposta», afirmou, durante uma conferência de imprensa para fazer o balanço da atividade dos últimos cinco ano do centro hospitalar composto pelas unidades de bragança, macedo de cavaleiros e mirandela.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=506159
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

centro hospitalar nordeste:resultados negativos 15m€ em 2010
19 de abril de 2011

o centro hospitalar do nordeste (chne) registou em 2010 resultados negativos de 15 milhões de euros, atribuídos hoje pelo presidente do conselho de administração ao modelo de financiamento que considerou estar a «penalizar os hospitais do interior».

segundo henriques capelas, os resultados deste organismo, que faz parte dos chamados «hospitais/empresa», refletem os «elevados cortes que têm ocorrido nas receitas ao nível das transferências do ministério da saúde» e que nos últimos cinco anos «diminuíram de 66 milhões de euros, em 2005, para 52 milhões, em 2010».

«ao longo destes cinco anos houve uma diminuição de 20 por cento nas receitas. é muito significativo e, com menos dinheiro, conseguimos manter e até aumentar o nível de competitividade», afirmou, durante uma conferência de imprensa em que fez o balanço da atividade neste período.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=506171
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

amebíase

amebíase, protozoário, causas, diagnóstico, sintomas, prevenção

Imagem
entamoeba histolytica: causador da amebíase (imagem de microscópio)

causa da doença

a causa da amebíase se dá pela infecção de protozoário (entamoeba histolytica), que pode se beneficiar de seu hospedeiro sem causar benefício ou prejuízo, ou ainda, agir de forma invasora. neste caso, a doença pode se manifestar dentro do intestino ou fora dele.

sintomas

seus principais sintomas são desconforto abdominal, que pode variar de leve a moderado, sangue nas fezes, forte diarréia acompanhada de sangue ou mucóide, além de febre e calafrios.

nos casos mais graves, a forma trofozoítica do protozoário pode se espalhar pelo sistema circulatório e, com isso, afetar o fígado, pulmões ou cérebro. o diagnóstico breve nestes casos é muitíssimo importante, uma vez que, este quadro clínico, pode levar o paciente a morte.

transmissão

a amebíase é transmitida ao homem através do consumo de alimentos ou água contaminados por fezes com cistos amebianos, falta de higiene domiciliar e, também, através da manipulação de alimentos por portadores desse protozoário.

uma vez dentro do organismo de seu hospedeiro, neste caso, o homem, seu período de incubação pode variar de dias a anos, contudo, de forma geral, pode-se atribuir um período comum de duas a quatro semanas.

diagnóstico

seu diagnóstico mais comum se dá pela presença de trozoítos ou cistos do parasita nas fezes, mas também pode ocorrer através de endoscopia ou proctoscopia, através da análise de abcessos ou cortes de tecido, etc. quando não tratada, esta doença pode durar anos.

prevenção

como na maioria das doenças, a melhor medida ainda é a prevenção, neste caso, a prevenção se dá através de medidas higiênicas mais rigorosas junto às pessoas que manipulam alimentos, saneamento básico, não consumir água de fonte duvidosa, higienizar bem verduras, frutas e legumes antes de consumi-los, lavar bem as mãos antes de manipular qualquer tipo de alimento, e, principalmente após utilizar o banheiro.

http://www.todabiologia.com/doencas/amebiase.htm
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

anemia

anemia, sintomas, problemas para a saúde, causas, tipos de anemia, tratamentos, hemoglobina

Imagem
células sangüíneas de uma pessoa com anemia

a anemia é uma deficiência que afeta negativamente a produção de hemoglobina (substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue).

é através da hemoglobina que o sangue transporta oxigênio para todas as partes do nosso corpo.

entendendo a anemia

como todas as nossas células dependem de oxigênio para desempenhar suas funções vitais, a anemia pode trazer sérias complicações, uma vez que ela atinge diretamente a hemoglobina (proteina transportadora de oxigênio e ferro).

as três principais categorais de anemia apresentam uma perda excessiva de sangue (podendo evoluir para uma hemorragia ou uma diminuição crônica em seu volume), excessiva destruição das células sangüíneas (hemólise) ou deficiência na produção de células do sangue.

dentre as doenças do sangue, a anemia é a mais comum. há muitos tipos de anemia com causas desconhecidas. sua classificação dependerá da forma que ela se apresenta, podendo ser de acordo com os sintomas apresentados, aspectos clínicos, etc.

os sintomas desta doença não são muito claros, mas os mais comuns são: sensação de fraqueza ou fadiga e, em alguns casos, dificuldade de concentração. nos casos mais graves podem ocorrer ainda desde a dificuldade para respirar durante esforços físicos, até problemas no coração. a anemia pode levar uma pessoa doente a morte, caso não seja tratada adequadamente.

há muitos tratamentos para anemia, contudo, estes dependerão do grau de gravidade de cada caso.

curiosidade:
a deficiência de ferro em nosso organismo é um importante fator desencadeante desta doença.


http://www.todabiologia.com/doencas/anemia.htm
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

dizer palavrões alivia a dor
19 de abril de 2011

dizer palavrões pode ajudar a aliviar a dor - mas apenas em pessoas que não os costumam dizer com frequência, concluíram investigadores de uma universidade britânica.

o estudo, conduzido por richard stephens e claudia umland, da keele university, em newcastle-under-lyme, inglaterra, será apresentado na conferência anual da british psychological society em glasgow, na escócia, em maio.

um estudo feito anteriormente pela dupla já havia constatado que dizer palavrões pode reduzir a sensação de dor.

quando diziam palavrões, participantes conseguiam manter as suas mãos dentro de baldes contendo água gelada durante mais tempo.

o estudo actual examinou se pessoas que dizem palavrões com mais frequência sentem tanto alívio quanto aquelas que os proferem menos frequentemente.

um total de 71 voluntários com idades entre 18 e 46 anos preencheram um questionário que avaliava com que frequência diziam palavrões.

mais uma vez, a tolerância à dor foi medida com base em quanto tempo cada participante conseguia manter as suas mãos num balde contendo água gelada.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=506083
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

comer brócolos ajuda a «limpar» bactérias do pulmão
19 de abril de 2011

um composto chamado sulforafano, encontrado nos brócolos, ajuda o sistema imunológico a limpar os pulmões de bactérias nocivas, além de ser uma importante fonte de ferro.

o composto está presente nos legumes da família da couve, e é um possível tratamento para prevenir ou reduzir as infecções que afectam os fumadores e os pacientes com doenças pulmonares.

quando o pulmão é saudável, este elimina sozinho as substâncias nocivas, tais como partículas de poeira os resíduos e as bactérias estranhas. contudo, os pulmões dos fumadores e pessoas com poc (doença pulmonar obstrutiva crónica) não conseguem fazer isso.

os investigadores concluíram que o tratamento com sulforafano estimula a activação da via de sinalização celular nrf2, o que fez com que a capacidade dos macrófagos pulmonares para eliminar as bactérias dos pulmões seja aumentada.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=506116
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

sémen para tratamentos de infertilidade vai ser pago
20 de abril de 2011

a maternidade alfredo da costa (mac) vai iniciar brevemente tratamentos de infertilidade com esperma de dador, mas quem os recebe vai ter de pagar o sémen, que é importado e custa 350 euros, sendo apenas gratuita a aplicação da técnica.

a informação foi avançada à agência lusa pela coordenadora do centro de procriação médica assistida (pma) da maternidade alfredo da costa (mac), em lisboa, graça pinto, para quem esta solução de pagar o esperma para posterior inseminação está a ser bem recebida pelos candidatos a pais.

apesar de ser uma instituição pública que, por isso, realiza sem custos para os utentes tratamentos de infertilidade, a tabela de preços das técnicas não inclui o valor do sémen, mas apenas o custo da aplicação da técnica.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=506209
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

nova vacina reduz danos causados por infarto em mais de 60%
19 de abril de 2011

cientistas britânicos dizem ter desenvolvido anticorpo que diminuiria os danos de ataques cardíacos sobre o tecido cardíaco e o cérebro

um estudo realizado na grã-bretanha comprovou que uma vacina aplicada em vítimas de ataque cardíaco pode reduzir em até 60% as inflamações do tecido cardíaco e os danos sobre as células do cérebro que se seguem a um infarto.


os ataques são causados pela interrupção do fluxo sangüíneo através de um coágulo ou sangramento que priva partes do corpo de oxigênio.

a maior parte dos danos a longo prazo ocorre quando a circulação se inicia novamente - e as próprias defesas do organismo atacam as células privadas de oxigênio.

esse efeito, que ocorre normalmente entre nove e 12 horas após um ataque cardíaco ou derrame, causa inflamação de grandes proporções e provoca mais de 80% dos danos permanentes sofridos.

é isso que muitas vezes leva à morte ou à redução considerável da qualidade de vida das vítimas de ataques cardíacos e derrames.

anticorpo

mas após uma pesquisa de sete anos, cientistas da universidade de leicester contam ter desenvolvido um anticorpo capaz de impedir o corpo de atacar as células privadas de oxigênio. com isso, as células passam a ser oxigenadas normalmente e, assim, os danos permanentes são reduzidos de forma significativa.

o primeiro passo foi identificar a enzima que tem um papel chave no processo de prejudicar a imunidade do coração. após tê-la identificado, eles desenvolveram um anticorpo para neutralizá-la.

a proteína seria tão eficaz que apenas duas injeções foram capazes de neutralizar a enzima, enquanto o coração se cura.

foram realizados testes com ratos de laboratórios e mamíferos mais desenvolvidos e o anticorpo também se mostrou eficaz em testes feitos com sangue humano.

testes da vacina com seres humanos devem começar dentro de dois anos. bbc brasil

http://www.estadao.com.br/noticias/vida ... 8282,0.htm
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: SAUDE

Mensagem por mauri »

misturar energético com bebida é pior que consumir álcool sozinho
19 de abril de 2011

a combinação dos dois tipo de bebida aumenta a impulsividade das pessoas

são paulo - um estudo norte-americano comparou os efeitos do consumo de energéticos com bebidas alcoólicas e do consumo de álcool sozinho por um grupo de jovens. de acordo com os dados colhidos, e que serão publicados na edição de julho da revista alcoholism: clinical & experimental research, a mistura é mais prejudicial porque aumenta a impulsividade das pessoas.

Imagem
combinação álcool e energético alterou a percepção cognitiva dos jovens participantes do estudo

o que os pesquisadores observaram foi que a combinação alterou a percepção cognitiva dos consumidores, aumentando a sensação de excitação, que já é ativada com a ingestão do álcool. esta sensação combinada com o comprometimento do controle dos impulsos deixa a mistura perigosa.

"nós descobrimos que a bebida energética altera a reação ao álcool, em comparação com quem bebe apenas a bebida alcoólica", disse cécile a. marczinski, professora assistente de psicologia da northern kentucky university e principal autora do estudo. "uma pessoa que bebe álcool, com ou sem o energético, age impulsivamente. no entanto, o consumidor de álcool e bebida energética se sentiu mais estimulado. portanto, o consumo de bebida energética combinada com o álcool configura uma cenário arriscado por causa da aumento na sensação do estímulo e níveis de alta impulsividade".

um detalhe importante relatado neste estudo é que a presença do energético não alterou o nível de comprometimento associado ao consumo de álcool, mas sim a percepção deste comprometimento.

o estudo observou 56 estudantes com idades entre 21 e 33 anos. eles foram divididos em grupos que receberam dosagens diferentes de álcool, energéticos, uma bebida que mistura os dois e uma mistura placebo.

os pesquisadores então os submeteram a testes para observar, por exemplo, em quanto tempo eles executavam um tarefa. eles também tiveram que relatar como se sentiam, se estimulados, sedados, enfraquecidos ou se de alguma forma se sentiam intoxicados.

http://www.estadao.com.br/noticias/vida ... 8417,0.htm
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”