micro figueira
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: quinta mar 17, 2011 2:55 pm
micro figueira
potencia 3,45kw
a minha mp vai ser constituida por 24 paineis de 180 w da bp solar total potencia 4320w
inversor kostal 36piko (a negociar para o xantrex gt38) seguidor e todo o restante material necessário contador etc...
obra de const. civil incluido
21000€
a troca do inversor (a negociar) deve-se ao facto de pelo que tenho lido aqui tem potencia total de 3800w enquanto que o kako apesar de ter a mesma pot. não permite ãs tensões que os paineis em referencoa atigem... julgo eu de que...
aceitam-se comentários... por favor
a minha mp vai ser constituida por 24 paineis de 180 w da bp solar total potencia 4320w
inversor kostal 36piko (a negociar para o xantrex gt38) seguidor e todo o restante material necessário contador etc...
obra de const. civil incluido
21000€
a troca do inversor (a negociar) deve-se ao facto de pelo que tenho lido aqui tem potencia total de 3800w enquanto que o kako apesar de ter a mesma pot. não permite ãs tensões que os paineis em referencoa atigem... julgo eu de que...
aceitam-se comentários... por favor
-
- Membro Gold
- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Re: micro figueira
tem uma boa potência. quanto ao inversor, os entendidos que se pronunciem, mas penso que kaco seria uma boa escolha.
o valor é que me parece um pouco puxado.
o valor é que me parece um pouco puxado.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
o xantrex é muito bom. pode ver no tópico do jduarte que é um excelente inversor. o valor até não me parece muito, visto que tem mão-de-obra e seguidor incluídos.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Re: micro figueira da foz
volt Escreveu:o xantrex é muito bom. pode ver no tópico do jduarte que é um excelente inversor. o valor até não me parece muito, visto que tem mão-de-obra e seguidor incluídos.
sim... gostava também de ouvir comentários acerca destes paineis(bp), pois pelo k tenho "visto" aqui no forum não são muito "badalados"
-
- Membro Gold
- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
sem ser demasiado elevado, já há casos, aqui no forum, abaixo dos 20 000 eur, tudo incluido.volt Escreveu:o xantrex é muito bom. pode ver no tópico do jduarte que é um excelente inversor. o valor até não me parece muito, visto que tem mão-de-obra e seguidor incluídos.
tudo depende também das acessibilidades, distâncias etc...
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
-
sim o mais barato k consegui aqui na zona. uma vez k também me interessava ser uma empresa próxima da instalação. os acessos para montagem são bons e as distâncias até ao ramal da edp é proximo de 60 metros.
uma questão que gostava de colocar era a seguinte;
pelas leituras que tenho feito lá em casa a tensão da corrente anda sempre a rondar os 255 volt´s. será que isto me vai trazer problemas?
pelas leituras que tenho feito lá em casa a tensão da corrente anda sempre a rondar os 255 volt´s. será que isto me vai trazer problemas?
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
certamente!!! a tensão tem de estar à volta dos 230v ac!
333.333,3 KM a bombar faísca!
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
viva,tcassa Escreveu:sim o mais barato k consegui aqui na zona. uma vez k também me interessava ser uma empresa próxima da instalação. os acessos para montagem são bons e as distâncias até ao ramal da edp é proximo de 60 metros.
se essas tensões não baixarem para valores mais baixos a produção da sua micro vai ser aproximadamente zero!!!
o melhor é começar a falar com o comercializador de rede aí da zona para baixar o pt (se o responsável for a edp, é que pode ter uma micro por perto nessa fase e essa ser a responsável por essas tensões, depende da hora que mediu).
essas são tensões superiores ás maximas legalmente permitidas em portugal para o corte dos inversores (253vac).
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
viva,
quanto ao xantrex, recomendo! o rendimento anda na casa dos 95,5% e acho uma boa opção.
embora tenha potênica nominal 3300w e máxima de 3800w, ultrapassa esse valor com facilidade, tenho 4125w instalados e atinge os 3930w com facilidade nos dias de sol.
pessoalmente acho que tem um grande senão, não suporta tensão de rede superior a 260v o que no seu caso pode ser um problema (os 260v já é o limite, por defeito vem com 253v), isto no modelo gt3.8 sp (para instalações 3,45kw).
outro "defeito" apontado é o facto de reduzir a saída para 3300w sempre que a potência disponibilizada pelos paineis for superior a 4180w, com 4320w instalados pode ultrapassar esse valor (especialmente nos dias mais frescos).
ao dispor,
quanto ao xantrex, recomendo! o rendimento anda na casa dos 95,5% e acho uma boa opção.
embora tenha potênica nominal 3300w e máxima de 3800w, ultrapassa esse valor com facilidade, tenho 4125w instalados e atinge os 3930w com facilidade nos dias de sol.
pessoalmente acho que tem um grande senão, não suporta tensão de rede superior a 260v o que no seu caso pode ser um problema (os 260v já é o limite, por defeito vem com 253v), isto no modelo gt3.8 sp (para instalações 3,45kw).
outro "defeito" apontado é o facto de reduzir a saída para 3300w sempre que a potência disponibilizada pelos paineis for superior a 4180w, com 4320w instalados pode ultrapassar esse valor (especialmente nos dias mais frescos).
ao dispor,
-
sim acho que vou reclamar junto a edp para baixarem a tensão.
quanto ao xantrex também me parece uma boa opção, apesar de ouvir falar bastante bem do kako o que tenho ouvido dizer é que não suporta tensoões (voc) muito elevadas. dái a opção por este.
os paineis da bp tem como tensão (voc) 43,6 cada painel. sendo 24...
aproveitava também para conformar se este xantrex não tem problemas de produção com esse facto, que pelo que tenho ouvido não tem, mas é sempre bom ouvir outras opiniões
obrigado
quanto ao xantrex também me parece uma boa opção, apesar de ouvir falar bastante bem do kako o que tenho ouvido dizer é que não suporta tensoões (voc) muito elevadas. dái a opção por este.
os paineis da bp tem como tensão (voc) 43,6 cada painel. sendo 24...
aproveitava também para conformar se este xantrex não tem problemas de produção com esse facto, que pelo que tenho ouvido não tem, mas é sempre bom ouvir outras opiniões
obrigado