fale com a efacec (sistemas de alimentação) tem uma solução para estas situações, chama-se sinus filtro activo.itisix Escreveu:boas,
preciso de ajuda.
aqui na empresa temos 2 edifícios com média tensão.
os consumos são elevados e os de energia reactiva também o são.
em termos de facturação, a energia reactiva paga é reduzida. não chega a 100 euros, sendo que temos facturas de 1.000 a 2.000 euros.
recebemos da edp, uma comunicação extremamente alarmante (no tom em que é feita) sobre aumentos absurdo na energia reactiva. neste momento (ou melhor, em 2010), apenas é facturado o excedente a 40%, mas em 2011 há um escalão de 40% a 50% e outro superior a 50%. em 2012, paga-se a partir de 30%.
então:
1 - mas afinal o que é/como é calculada a energia reactiva?
sei muito simplesmente que é uma energia "produzida" na utilização de equipamentos com bobinas, tipo motores, lâmpadas fluorescentes, etc. tem a ver com a energia electromagnética que é gerada pela electricidade nas ditas bobinas (cá para mim estou a dizer grande asneira).
2 - como reduzir a facturação de energia reactiva apenas com alterações de utilização e pequenos ajustes, ou alteração/substituição de equipamentos.
o que segundo me disseram que temos cá pior em relação a isso são as lâmpadas fluorescentes (tubos) que temos às centenas e os motores das máquinas de lavar e secar da lavandaria (6 máquinas de lavar e 5 de secar). as lâmpadas fluorescentes compactas (de rosca) também produzem energia reactiva?
3 - como colmatar a energia produzida? têm-me falado nuns bancos de condensadores que custam uma pipa de massa, mas na verdade 2.500 euros por ano já começa a pesar.
em 2010 pagámos cerca de 1.000 euros de energia reactiva. em 2011, e pelas contas da edp irá ser (estimado) 2.200 euros. em 2012 passa dos 2.500. começa a ser difícil...
obrigado pela ajuda.
para lhe dar um exemplo está a ser instalado na universidade de aveiro um conjunto de 17 sistemas desde 50kva a 150kva para subir o factor de potencia, baixar armonicos e reduzir ruido eletrico, resumindo vao poupar muito na conta da reactiva.


