Viabilidade de sistema fotovoltaico
-
joaoosvaldo
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: quarta jan 12, 2011 11:56 pm
Viabilidade de sistema fotovoltaico
bom dia.
gostava de obter a vossa opinião sobre a viabilidade de instalar um sistema fotovoltaico numa zona junto ao mar mas que tem a montanha virada a sudeste ficando o mar a noroeste. ou seja, em principio não é viavel a orientação a sul visto que o número de horas de sol é muito reduzido com esta orientação devido à sombra da montanha!?
gostava de obter a vossa opinião sobre a viabilidade de instalar um sistema fotovoltaico numa zona junto ao mar mas que tem a montanha virada a sudeste ficando o mar a noroeste. ou seja, em principio não é viavel a orientação a sul visto que o número de horas de sol é muito reduzido com esta orientação devido à sombra da montanha!?
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Re: Viabilidade de sistema fotovoltaico
se não é viável a sul, tambem não é para mais lado nenhum. a montanha sombreia muito agora no inverno? isso é na madeira, não é?
-
joaoosvaldo

sim é na madeira. não tenho a certeza se sombreia muito mas penso que sim! provavelmente a zona só apanha sol na parte da tarde.crohn Escreveu:se não é viável a sul, tambem não é para mais lado nenhum. a montanha sombreia muito agora no inverno? isso é na madeira, não é?
esta é uma questão apenas para discutir visto que não tenho dados é apenas para verificar se nestas condições é viável ou não!
-
PaulOL
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
joaoosvaldo Escreveu:sim é na madeira. não tenho a certeza se sombreia muito mas penso que sim! provavelmente a zona só apanha sol na parte da tarde.crohn Escreveu:se não é viável a sul, tambem não é para mais lado nenhum. a montanha sombreia muito agora no inverno? isso é na madeira, não é?
esta é uma questão apenas para discutir visto que não tenho dados é apenas para verificar se nestas condições é viável ou não!
boas!
aconselhava a faze um teste, que consite em verificar, na zona onde pretende a instalação, a quantidade de horas que incide a sombra ou o sol, a começar já agora, visto que o sol ainda anda muito baixo e ver a evolução até 21 junho (altura do ano em que o sol está mais alto) se for como diz, toda a manhã (só no inverno) é um caso a estudar bem!
se tiver alguma zona ou ponto mais alto em que não seja tão afectado pela sombra, pode equacionar um seguidor, que também permite ganhar alguns metros em altura, que poderá ser ou não suficiente para viabilizar a instalação!
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
sim, como paulol diz, se o sombreamento for só nos meses de inverno, pode não ser muito grave. convem mesmo analizar o sombreamento nesta altura.
-
O_volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
e um ponto mais alto?....com um seguidor.....
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
joaoosvaldo

ponto mais alto não pode ser, visto que a zona fica junto ao mar e a montanha (cabo) tem pra aí 600 metros!o_volt Escreveu:e um ponto mais alto?....com um seguidor.....
dar uma outra orientação aos painéis sem ser o sul geográfico é inviável à primeira vista?
-
O_volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
à primeira e à útltima
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
se tens sol à tarde, talvez até não fique mal uma instalação virada a poente... eu tenho uma série virada a poente e outra a zero de inclinação. acredita que nesta altura, a que produz mais é a que está inclinada (para poente)...joaoosvaldo Escreveu:ponto mais alto não pode ser, visto que a zona fica junto ao mar e a montanha (cabo) tem pra aí 600 metros!o_volt Escreveu:e um ponto mais alto?....com um seguidor.....
dar uma outra orientação aos painéis sem ser o sul geográfico é inviável à primeira vista?
ps: corrijam-me se estiver a dizer alguma coisa errada, sff...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
joaoosvaldo

pois foi isso que pensei!volt Escreveu:se tens sol à tarde, talvez até não fique mal uma instalação virada a poente... eu tenho uma série virada a poente e outra a zero de inclinação. acredita que nesta altura, a que produz mais é a que está inclinada (para poente)...joaoosvaldo Escreveu:ponto mais alto não pode ser, visto que a zona fica junto ao mar e a montanha (cabo) tem pra aí 600 metros!o_volt Escreveu:e um ponto mais alto?....com um seguidor.....
ps: corrijam-me se estiver a dizer alguma coisa errada, sff...
-
PaulOL
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
joaoosvaldo Escreveu:ponto mais alto não pode ser, visto que a zona fica junto ao mar e a montanha (cabo) tem pra aí 600 metros!o_volt Escreveu:e um ponto mais alto?....com um seguidor.....
boas!
há primeira vista até pode ser, mas não se deve guiar "cegamente" pelo 0º do sul geográfico, vou-lhe dar um pequeno exemplo real.
a minha mp tem um desvio 12º nascente, uma outra próxima e igual tem um desvio 20º poente, adivinhe qual a que produz mais?
é a do meu vizinho, e produz +10%, mas obviamente tem uma explicação, as manhãs ou existem nuvens, ou nevoeiro, as tardes normalmente são mais "limpas" o que confere uma melhor eficiencia à mp que beneficia a orientação mais a poente.
isto tudo para dizer que cada caso é um caso, deve pedir um estudo de produção e económico para o seu caso especifico a uma empresa ou de preferência a várias (para comparação), do ramo fotovoltaico, só assim poderá tomar uma decisão fundamentada.
cumpts.