AQS - desperdício de água até chegar àgua quente à torneira

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
bracara
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jul 31, 2009 12:25 pm

AQS - desperdício de água até chegar àgua quente à torneira

Mensagem por bracara »

viva,
tenho um ts300l instalado no sotão do telhado. a minha casa tem: rés-do-chão (onde está o esquentador na cozinha), primeiro andar(onde estão os quartos) e sotão.
o meu esquentador é um vulcano sensor plus (está preparado para aqs). e neste período de sol, tenho-o sempre desligado para não consumir gás enquanto não chega a àgua quente do painel solar.
o que me está a preocupar é o facto de desperdiçar imensa água enquanto a àgua quente não chega à torneira.
como está instalado o sistema, quando abro uma torneira no 1º piso, parece-me que a àgua tem de descer do painél (telhado), até ao esquentador (piso 0), para voltar a subir (piso 1).
com isto, e mesmo que a àgua esteja a 100º no painél tenho de esperar uns 2-3 minutoss até que a àgua aqueça na torneira => poupo €€€ no gás mas aumenta a conta da água.

existe alguma alternativa na instalação? do género de ter um passador para, no verão, ligar directamente à instalação de água quente sem ter de passar pelo esquentador?
isto é viável? existem outros cenários?

obgd
bracara

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Re: AQS - desperdício de água até chegar àgua quente à torne

Mensagem por Master »

o que eu faço em casa e pelo que tenho lido aqui não sou o único, é ter 1 balde na banheira para colocar a agua fria.
depois sempre se utiliza essa agua para a sanita, ou plantas, etc...
assim não há desperdicio...
Dos Fracos Não Reza a História...

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

bracara Escreveu:viva,
tenho um ts300l instalado no sotão do telhado. a minha casa tem: rés-do-chão (onde está o esquentador na cozinha), primeiro andar(onde estão os quartos) e sotão.
o meu esquentador é um vulcano sensor plus (está preparado para aqs). e neste período de sol, tenho-o sempre desligado para não consumir gás enquanto não chega a àgua quente do painel solar.
o que me está a preocupar é o facto de desperdiçar imensa água enquanto a àgua quente não chega à torneira.
como está instalado o sistema, quando abro uma torneira no 1º piso, parece-me que a àgua tem de descer do painél (telhado), até ao esquentador (piso 0), para voltar a subir (piso 1).
com isto, e mesmo que a àgua esteja a 100º no painél tenho de esperar uns 2-3 minutoss até que a àgua aqueça na torneira => poupo €€€ no gás mas aumenta a conta da água.

existe alguma alternativa na instalação? do género de ter um passador para, no verão, ligar directamente à instalação de água quente sem ter de passar pelo esquentador?
isto é viável? existem outros cenários?

obgd
bracara
boas bracara

é sempre possivel com um par de passadores e outros tantos de "t"´fazer uma intalação directa aos pontos de consumo sem obrigar a agua a passar pelo esquentador!... fala com o teu canalizador e vê quais são as opções e se as mesmas são economica e esteticamente viaveis....

no meu caso pessoal eu fiz uma instalação com as seguintes características (um bocadinho mais complicada que o habitual):
o sistema tem um controle manual e funciona de 3 maneira diferentes:
-“só solar” (agua vem directamente do sist. solar e entra directamente na rede de tubagem da casa)
-“misto” (neste caso a agua vem do sist. solar mas passa obrigatoriamente no esquentador de apoio sendo este que vai controlar a temperatura da agua – esquentador com modulação de chama) nota: esta modalidade é muito utilizada no inverno
-“sistema tradicional“sem intervenção do sist. solar (só será usado no caso de avaria no sist. solar)

parece complicado mas não é!…. são só necessárias 4 válvulas de corte, dois “t” e algum espaço para poderes fazeres a instalação junto do esquentador.
na pratica… poucas vezes intervenho no sistema … (desde meados de março que está a funcionar em “só solar” estado o esquentador pura e simplesmente desligado! ….)

Autor do tópico
bracara
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por bracara »

na minha ignorância pergunto: ligando directamente o painél solar à rede de água quente da casa, e como a pressão da rede pública é maior, não se corre o risco do fluxo de àgua ser o inverso e entrar àgua fria no painél??

pergunto, mas nem sei se isto é possível, ou se o painél tem uma válvula de não-retorno para evitar este tipo de situações...

ou terei de ter mais uma válvula junto do esquentador, que feche a admissão de água fria vinda da rede pública?

ainda estou um bocado confuso com esta solução e gostaria de ter mais detalhes para saber com o que posso contar e saber se é viável (tecnica e esteticamente).

obrigado

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

boas

em principio o sistema terá uma válvula anti-retorno.

eu controlo tudo manualmente e são 3 fontes de água quente, solar, esquentador, bailarina. através do termómetro verifico a temp. do solar, e depois abro e fecho o que me interessa. parece confuso, pelo menos para a maria, mas é facilimo. quando um está aberto os outros 2 estão fechados.
Inté

Autor do tópico
bracara
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por bracara »

ola lrds,
já estou a perceber o que posso fazer, mas ainda não consegui 'visualizar' como montar o sistema...

onde é que estão os seus passadores? todos juntos ou espalhados pela casa?

- controlam apenas a admissão de água fria para os diferentes sistemas? (no meu caso eu tenho assim para controlar se uso o solar ou o cilindro ligado ao recuperador de calor)
- ou também tem algum passador que "force" a àgua quente do solar a ir directamente para a rede de àgua quente ou que tenha de passar pelo esquentador(onde eu gasto imensa àgua até que ela saia quente)?

obgd

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

boas

a da bailarina está junto dela, fora de casa. a do solar está junto ao esquentador. o esquentador não necessita de nenhuma porque normalmente estão montados com uma de cada lado. e atenção, para evitar complicações, apenas abro e fecho as torneiras respeitantes à água quente. não há necessidade de mexer nas de água fria, estas mantêm-se sempre fechadas. em qualquer dos sistemas que tenha apenas uma valvula fechada não há circulação.

espero que me tenha feito perceber.
Inté

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

seja como for que ligue tem sempre o despredicio da agua até que chege à torneira pretendida.

alternativas: ou o "baldinho" ou um sistema de tubagens de retorno, com uma bomba que mantem premanentemente ou não a agua quente a circular fazerdo assim que chege instantaneamente à torneira (mas isso cai caro)!!

eu tenho o kit solar que não é mais que uma valvula de tres vias electrica comandada por um termoestato colocado à saida do deposito.
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

digitalzoo
Membro
Membro
Registado: terça jul 01, 2008 2:15 pm

Mensagem por digitalzoo »

boas

tb tenho o mesmo problema, penso que o poderia resolver com uns mini acumuladores passivos colocados nas zonas de consumo, qd se abre a torneira sai imediatamente água quente do acumulador que vai sendo realimentado com a água fria dos canos e depois quente do depósito.

ainda não fiz contas para saber se será vantajoso.

cumps

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

digitalzoo Escreveu:
uns mini acumuladores passivos colocados

cumps
boas

mini acumuladores passivos? como mantêm a água quente?

este problema do desperdicio de água sempre existiu. não é muito fácil de resolver! o melhor mesmo é um balde e depois usá-la na sanita.
Inté

Arthe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda jun 09, 2008 3:26 pm

Mensagem por Arthe »

eu uso um balde. e esse balde é usado para regar as imensas plantas que temos nas sacadas da casa... quando a quente aparece, ainda o balde está longe de estar cheio.

logo não há desperdicio. mas eu tenho o painel solar logo por cima do esquentador na cozinha... e o wc fica perto da cozinha. neste aspecto tenho sorte. por isso digo que uma casa quando é construída deveremos ter atenção a todos estes pormenores.

Uea
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda fev 18, 2008 5:05 pm

Mensagem por Uea »

penso que também é possível instalar uma pequena bomba para fazer circular a água quente no circuito de distribuição, assim cada vez que a torneira é aberta (consumo) não há necessidade de esperar pela água aquecida.

abraço a todos.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

uea Escreveu:penso que também é possível instalar uma pequena bomba para fazer circular a água quente no circuito de distribuição, assim cada vez que a torneira é aberta (consumo) não há necessidade de esperar pela água aquecida.

abraço a todos.

boas!

claro que pode...mas para isso tem de ter tubagem dupla para água quente em toda a habitação!

a questão é, embora essas bombas de circulação tenham um baixo consumo, será que vale apena ter 24 horas ligadas e fazendo com que a água vá dissipando algum calor e como tal arrefecendo devido a essa circulação?
a meu ver não, mas isso é uma opção pessoal!

normalmente as habitações não estão preparadas para tal, pelo que se tem de considerar os custos acrescidos para execução dessa alteração, e quando se fala em obras...

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

esse e outros problemas só podem ser minimizados quando se constrói uma casa. a melhor opção é a de encurtar distancia entre o local de produção e o de consumo de água quente! agora que já está construída fica tudo mais difícil... mas se calhar até tem uma e nunca se apercebeu por comodidade! por acaso não tem uma casa de banho mais perto do ponto de produção da água quente? pode estar a usar uma mais longe apenas porque dá mais jeito...
tenho um amigo que deixou de usar esquentador porque a casa foi projectada para um termoacumulador no primeiro andar para que pudesse ser utilizado o painel solar (que nunca montou) e um recuperador de calor com serpentina (em uso). o canalizador fez a distribuição a partir desse ponto para toda a casa. começou a viver lá e verificou que a conta da luz era um pouco exagerada e comprou um esquentador. mas levar a botija para o primeiro andar custa toca de instalar o esquentador e a botija na cave! resultado, a água sobe da cave passa pelo rés-do-chão vai ao primeiro andar e depois torna a descer para o rés-do-chão (ponto onde mais se consome água)... consequência: chega fria mesmo no verão! tem de se ter cuidado quando se constrói uma casa!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

ferra Escreveu:esse e outros problemas só podem ser minimizados quando se constrói uma casa. a melhor opção é a de encurtar distancia entre o local de produção e o de consumo de água quente! agora que já está construída fica tudo mais difícil... mas se calhar até tem uma e nunca se apercebeu por comodidade! por acaso não tem uma casa de banho mais perto do ponto de produção da água quente? pode estar a usar uma mais longe apenas porque dá mais jeito...
...tem de se ter cuidado quando se constrói uma casa!

boas!

é verdade, estou inteiramente de acordo!
algumas vezes as melhores soluções não são as verdadeiramente executadas, por desconhecimento e também alguma incúria do instalador que tem obrigação de estudar a instalação já existente e procurar dar as melhores opções, mas evidentemente dando ao cliente a ultima palavra, para que este pondere se é financeiramente viável (cada um sabe da sua carteira) e também para posteriormente não vir reclamara a solução executada.
por experiência própria, no meu caso como a habitação já estava construída a solução passou por usar calha técnica para esconder a tubagem e evitar abertura de roços nas paredes. na vez de uma única entrada na rede de água quente dos painéis solares, optei por duas entradas (controladas por válvulas) precisamente para encurtas as tais ditas distancias que são primordiais para tirar o aproveitamento máximo destes sistemas solares, porque conforme o exemplo que referiu, uma má opção é deitar dinheiro ao charco!

FCMartins
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda jan 17, 2011 1:33 pm

Mensagem por FCMartins »

boas eu sou instalador e a melhor coisa que posso aconselhar e a instalação em pex para aguas frias e quentes com caixas de distribuição a cada centro de piso com retorno de aguas quentes da caixa de distribuição ao acomulador, aconselho sempre os meus clientes a fazerem a instalação de aquecimento em inox cravado, quanto a colucação de paineis solares aconselho o sistema de circulação forçada com acomulador situado na sala de maquinas, aconselho um acomulador de 1 serpentina, aconselho a ligar na serpentina do acomulador em serie com o aquecimento e a colocarem uma caldeira a lenha ou a biomasa para fazer a função de aquecimento central e para aproveitar para aquecer aguas quentes sanitarias em banho maria, aconselho a ligarem a caldeira em baixa pressao e o aquecimento em ''alta pressão'' a caldeira comvem ter um vaso de expansão aberto com alimentação automatica e a utilizar um permutador de placas para proceder ao aquecimento do sistema de aquecimento em banho maria aconselho a colocarem um vaso de expanção fechado para o circuito de aquecimento o circuito de aquecimento tem de ter um sistema de enchimento automatico ou manual e tem de estar a uma pressao de 1.5bar, poderao utilizar para aquecer a agua do acomulador (agua quente sanitaria) uma resistencia electrica para caso os paineis nao estejão a aquecer o suficiente entrar o apoio eletrico e com uma sonda caso a caldeira esteja acesa para o apoio não entre em ação.
quanto aos radiadores aconselho a colocarem em ferro fundido caso a casa seja ao estilo antigo ou em aluminio caso seja uma casa moderna ou ainda podem optar por um sistema de ventiloconvectores de 1 ou 2 funçoes (so quecimento ou aquecimento e arefecimento).

acho que tenhem em pessar muito bem caso um dia decidão fazer uma casa do 0

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”