Apresentação do Nissan Leaf em Portugal

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Apresentação do Nissan Leaf em Portugal

Mensagem por Volt »

vivas a todos.

vou vos contar um segredo:
ZEV + "quadriciclos"
ZEV + "quadriciclos"
Copy of IMG_1034.JPG (231.25 KiB) Visto 1929 vezes
Questionário
Questionário
Copy of IMG_1043.JPG (143.65 KiB) Visto 1929 vezes
ps: se não fosse o facto de ter o dobro das rodas necessárias, a nota era melhor... .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

há aqui alguma coisa que me está a escapar...

reparei agora nisto no site da nissan:
cada nissan leaf necessita de uma casa perto de casa, onde possa levantá-lo e efectuar as revisões e manutenções.
será que eles já arranjaram maneira de nos sugar com manutenções regulares desnecessárias nos concessionários?
falam nelas, mas não especificam o que são e quando são.

no site da mitsubishi também está algo similar para o imiev... o carro tem um indicador de manutenção necessária.

só espero que não seja como alguns carros ci modernos em que acende uma luz de manutenção por exemplo na altura de mudar o óleo do motor e que se o mudarmos em casa ficamos com a luz acesa na mesma já que é necessário ligar o carro a equipamento de diagnóstico específico para fazer o reset dos contadores de manutenção.
não posso afirmar, mas tenho ideia que em alguns, se andarmos mais de x km com a luz de manutenção ligada o veículo fica imobilizado.

vejamos o caso do leaf:
itens que não têm intervalo de manutenção definido:
- pneus (depende das estradas e estilo de condução)
- discos e pastilhas de travão (depende do uso da travagem regenerativa que se fizer)
- água de limpa vidros (depende do quanto se usa, e é feita pelo utilizador)
- bateria de chumbo 12v (além de completamente desnecessária num ve projectado de raíz, já se sabe que umas duram quase toda a vida do carro, outras 2 anos e estão prontas para o lixo)
- filtro de ar do habitáculo (só tem que ser verificado o estado regularmente, a necessidade de substituição depende de o veículo circular por zonas com muitas poeiras ou não)
- amortecedores (depende das estradas em que se circula (buracos, lombas, etc) e do tipo de condução)
- cinoblocos (se o leaf os tiver, pois o motor não vibra como os ci. mais uma vez depende do tipo de condução e não do tempo, arranques e travagens fortes são os factores de degradação)
- gás do sistema de ar condicionado (depende das fugas no sistema)
- escovas limpa-vidros (depende do uso e da qualidade da borracha)

todos este itens podem ser substituídos ou pelo utilizador sem grande dificuldade ou em oficinas genéricas.

itens em que se recomenda substituição com o tempo:
- fluído do sistema de travagem (suspeito - razão da sua degradação exclusivamente com o tempo por mim ainda desconhecida)

mais do que isto, só limpeza.

Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm

Mensagem por Erbium »

rjsc Escreveu:só espero que não seja como alguns carros ci modernos em que acende uma luz de manutenção por exemplo na altura de mudar o óleo do motor e que se o mudarmos em casa ficamos com a luz acesa na mesma já que é necessário ligar o carro a equipamento de diagnóstico específico para fazer o reset dos contadores de manutenção.
pelo menos nos carros do grupo vag é possível fazer o reset através de um procedimento com os botões do quadrante ao ligar o carro.
o que me faz mais confusão no carro modernos (diesel) é o fap, aquilo que é a 8ª maravilha do mundo que transforma as emissões poluentes em rapozinhas bebés decide que tipo de trajecto o utilizar deve fazer com o carro e se não for respeitado a "recomendação" ficamos a pé e com uma bela factura na oficina!!!
rjsc Escreveu:não posso afirmar, mas tenho ideia que em alguns, se andarmos mais de x km com a luz de manutenção ligada o veículo fica imobilizado.
imobilizado desconheço, só se for por causa do fap e ai acho que é mesmo avaria e não simplesmente ultrapassar o "prazo" de manutenção!

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

mais um vídeo de propaganda, mas para os leigos é bastante instrutivo
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=7nu5nl88nzg&nr=1[/youtube]
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+