Registo quase a sair... Muitas duvidas - Microprodução
-
André Ferreira
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: terça nov 23, 2010 10:55 am
Registo quase a sair... Muitas duvidas - Microprodução
boa tarde.
caros foristas, só hoje dei com o forum quando andava à caça de informação sobre microprodução.
tenho uma moradia e, hà já 8 meses efectuei o pré-registo, ou melhor, efectuaram-no por mim. na altura fui a uma empresa de energias renovaveis que hà na minha localidade saber informações e o dono efectuou-me o pre-registo.
na semana passada, veio um funcionario da edp alterar para a potência maxima sem eu pedir nada. venho depois a saber que foi quem me fez o pré-registo e que, segundo o que ele me disse, o registo deve estar a sair: 5 dez. isto é normal?
se realmente por fim vier a ter registo, ele vai-me apresentar o orçamento, tanto para seguidor como para fixo.
estou a confiar nele pois é da mesma localidade, mora muito perto de mim e a qualquer momento posso pedir assistencia. acham que estou a fazer mal?
já li por aqui que se calhar agora já não vale a pena a microprodução devido ao preço actual do kw, será verdade?
desculpem as perguntas mas estou mesmo com medo de investir(mais um credito a juntar á casa e ao carro em tempo de crise!). ainda por cima não percebo nada de paineis, marcas, potencias,... enfim, tenho muito medo de ser enganado ou de não conseguir rentabilizar o investimento.
mais uma vez desculpem o testamento e obrigado.
cumprimentos
caros foristas, só hoje dei com o forum quando andava à caça de informação sobre microprodução.
tenho uma moradia e, hà já 8 meses efectuei o pré-registo, ou melhor, efectuaram-no por mim. na altura fui a uma empresa de energias renovaveis que hà na minha localidade saber informações e o dono efectuou-me o pre-registo.
na semana passada, veio um funcionario da edp alterar para a potência maxima sem eu pedir nada. venho depois a saber que foi quem me fez o pré-registo e que, segundo o que ele me disse, o registo deve estar a sair: 5 dez. isto é normal?
se realmente por fim vier a ter registo, ele vai-me apresentar o orçamento, tanto para seguidor como para fixo.
estou a confiar nele pois é da mesma localidade, mora muito perto de mim e a qualquer momento posso pedir assistencia. acham que estou a fazer mal?
já li por aqui que se calhar agora já não vale a pena a microprodução devido ao preço actual do kw, será verdade?
desculpem as perguntas mas estou mesmo com medo de investir(mais um credito a juntar á casa e ao carro em tempo de crise!). ainda por cima não percebo nada de paineis, marcas, potencias,... enfim, tenho muito medo de ser enganado ou de não conseguir rentabilizar o investimento.
mais uma vez desculpem o testamento e obrigado.
cumprimentos
22 x 185w Suntech 4070w
Inversor DanFoss 3600º
Térmico 24 tubos Vácuo 250L
SOL, ESTOU PRONTO!!
Inversor DanFoss 3600º
SOL, ESTOU PRONTO!!
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Registo quase a sair... Muitas duvidas - Microprodução
bem-vindo andré.
quando possível, passa pela secção de apresentações.
claro que vale a pena. é um óptimo investimento e, aconselho-te a ler o muito que aqui se escreve sobre isso. certamente encontrarás muitas respostas a essas perguntas.
quem tem medo, compra um cão. neste caso (em que tens receio de investir sem ter informação suficiente para o fazer em consciência), o nosso fórum é um autêntico pitbull! lê especialmente a secção de projectos (dentro desta secção de micro-produção).
o que é que foi alterado para a potência máxima? não percebi muito bem...andré ferreira Escreveu: na semana passada, veio um funcionario da edp alterar para a potência maxima sem eu pedir nada. venho depois a saber que foi quem me fez o pré-registo e que, segundo o que ele me disse, o registo deve estar a sair: 5 dez. isto é normal?
na minha opinião, devias confiar em gente honesta (caso o saibas), que já fez muitas instalações e pode dar-te boa assistência pós-venda. parece que pensaste na última parte da frase, mas o resto também é importante...andré ferreira Escreveu: estou a confiar nele pois é da mesma localidade, mora muito perto de mim e a qualquer momento posso pedir assistencia. acham que estou a fazer mal?
quem te disse essa infâmia?!andré ferreira Escreveu: já li por aqui que se calhar agora já não vale a pena a microprodução devido ao preço actual do kw, será verdade?
claro que vale a pena. é um óptimo investimento e, aconselho-te a ler o muito que aqui se escreve sobre isso. certamente encontrarás muitas respostas a essas perguntas.
quem tem medo, compra um cão. neste caso (em que tens receio de investir sem ter informação suficiente para o fazer em consciência), o nosso fórum é um autêntico pitbull! lê especialmente a secção de projectos (dentro desta secção de micro-produção).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
André Ferreira

já estávolt Escreveu:
vieram alterar a potência contratada. eu tinha uma intermédia que é mais que suficiente para o que tenho em casa. segundo o comerciante com quem estou a negociar a instalação, tenho de ter a potência máxima contratada à edp, não é assim?volt Escreveu: o que é que foi alterado para a potência máxima? não percebi muito bem...
eu acredito sempre nas pessoas... nem sempre me dou bem, mas parece-me honesto. a questão não é tanto na honestidade dele mas sim nos conhecimentos que pode ou não possuir assim como o produto que venda que pode não ser o melhor. se vou investir quero material que seja viável, produtivo, de baixa/menor manutenção possível e principalmente com o a melhor rentabilidade possível. isto é, tenho medo que ele me venda painéis que ele ache que são os melhores mas que no fundo não o sejam... assim como toda a outra maquinaria necessária tais como inversores etc... será que estou a pensar mal? todas as marcas são mais ou menos a mesma coisa?volt Escreveu: na minha opinião, devias confiar em gente honesta (caso o saibas), que já fez muitas instalações e pode dar-te boa assistência pós-venda. parece que pensaste na última parte da frase, mas o resto também é importante...
obrigado pelas boas vindas
cumps
22 x 185w Suntech 4070w
Inversor DanFoss 3600º
SOL, ESTOU PRONTO!!
Inversor DanFoss 3600º
SOL, ESTOU PRONTO!!
-
Volt
- Membro Platinium

quando tiveres orçamentos e marcas, coloca aqui que o pessoal opina.
quanto à potência, qual é que tinhas e qual é que tens agora?
quanto à potência, qual é que tinhas e qual é que tens agora?
-
André Ferreira

boas
a potência que tenho contratada é a máxima possível aqui na minha rua (pelo menos foi o que me disseram) 6,9.
isto significa que vou poder ter uma microprodução de 3,45 no máximo não é?
o instalador com quem estou a tratar de tudo diz que tem de colocar paineis de 4.2 ou 4.4 de modo a garantir/rentabilizar ao máximo os 3,45.
de acordo com a nova legislação já não me parece ser tão vantajoso começar a ser microprodutor. isto é,
se fizer um investimento de 15.000€ em paineis fixos que garantam uma média diaria de 11kw (durante todo o ano - será este valor correcto para uma micro de 3,45 contando com as épocas sazonais boas e más????) tenho assim uma prestação de +- 150€ e uma produção do mesmo valor durante 10 anos. a isto acrescento a electricidade que consumo à potência máxima e ainda tenho que contar com avarias/manutenção dos painéis.
esta foi a simulação que fiz:

uploaded with imageshack.us
ainda será rentável para alguém como eu que tem de pedir todo o dinheiro a crédito?
cumprimentos
a potência que tenho contratada é a máxima possível aqui na minha rua (pelo menos foi o que me disseram) 6,9.
o instalador com quem estou a tratar de tudo diz que tem de colocar paineis de 4.2 ou 4.4 de modo a garantir/rentabilizar ao máximo os 3,45.
de acordo com a nova legislação já não me parece ser tão vantajoso começar a ser microprodutor. isto é,
se fizer um investimento de 15.000€ em paineis fixos que garantam uma média diaria de 11kw (durante todo o ano - será este valor correcto para uma micro de 3,45 contando com as épocas sazonais boas e más????) tenho assim uma prestação de +- 150€ e uma produção do mesmo valor durante 10 anos. a isto acrescento a electricidade que consumo à potência máxima e ainda tenho que contar com avarias/manutenção dos painéis.

uploaded with imageshack.us
ainda será rentável para alguém como eu que tem de pedir todo o dinheiro a crédito?
cumprimentos
22 x 185w Suntech 4070w
Inversor DanFoss 3600º
SOL, ESTOU PRONTO!!
Inversor DanFoss 3600º
SOL, ESTOU PRONTO!!
-
gpn
- Membro

- Registado: terça fev 23, 2010 2:57 pm
deixo aqui alguns comentários:
1 - parece-me que a produção anual de 3 960 kwh por ano baixa.
2 - os módulos não precisam de manutenção. a probabilidade de ter avarias é baixa desde que opte por material de qualidade.
1 - parece-me que a produção anual de 3 960 kwh por ano baixa.
2 - os módulos não precisam de manutenção. a probabilidade de ter avarias é baixa desde que opte por material de qualidade.
-
JDuarte
- Membro Gold

- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
boas,
mesmo sendo uma instalação 3,45, a produção anual será sempre superior a 5000kw/ano. nos seus cálculos está a considerar uma média diária de 11kw/dia, essa será a média de inverno... pois no verão vai ter médias superiores a 20kw/dia.
aqui ao meu lado, uma mp 3,45 fixa com 4200w de paineis e inversor kaco 3500 fechou agora o ano com 5650kw. a minha mp completa hoje os 5 meses e está perto dos 3mw.
mas claro que ao fim de 10 anos já devemos ter perdas de 10% em relação ao ano zero... mas mesmo assim aconselho a fazer download da aplicação pvsyst (dá para usar sem licença durante alguns dias) e fazer a simulação para a sua localização com os paineis e inversor que lhe estão a propor.
os 15.000€ para uma instalação desse tipo também estarão inflacionados a não ser que lhe estejam a propor soluções de topo baseadas em sanyo, sunpower, etc. os instaladores ainda têm margem de manobra e terão de preceber que para o cliente final a microprodução "arrefeceu" um pouco.
mesmo sendo uma instalação 3,45, a produção anual será sempre superior a 5000kw/ano. nos seus cálculos está a considerar uma média diária de 11kw/dia, essa será a média de inverno... pois no verão vai ter médias superiores a 20kw/dia.
aqui ao meu lado, uma mp 3,45 fixa com 4200w de paineis e inversor kaco 3500 fechou agora o ano com 5650kw. a minha mp completa hoje os 5 meses e está perto dos 3mw.
mas claro que ao fim de 10 anos já devemos ter perdas de 10% em relação ao ano zero... mas mesmo assim aconselho a fazer download da aplicação pvsyst (dá para usar sem licença durante alguns dias) e fazer a simulação para a sua localização com os paineis e inversor que lhe estão a propor.
os 15.000€ para uma instalação desse tipo também estarão inflacionados a não ser que lhe estejam a propor soluções de topo baseadas em sanyo, sunpower, etc. os instaladores ainda têm margem de manobra e terão de preceber que para o cliente final a microprodução "arrefeceu" um pouco.
-
PaulOL
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
[quote="andré ferreira"]boas
boas!
já deve ter percebido, pelas respostas anteriores, que está a ser muito pessimista com a análise que fez, a não ser que a sua localização fique em num vale muito escondido do rei sol?
para uma potencia de 3,45 e instalação entre 4200 e 4400, como já foi dito, o normal é produzir um valor superior a 5000kwh/ano, pela minha mp em 6 meses = 3.316kwh, mas encontra aqui no forum muito melhores prestações!
sendo assim teremos: 5.000 kwh x 0.40€ x 10anos = 20.000€ - 16.500€ (emp.banco) = +3.500€
será que não vale apena?... isto no aspecto financeiro e os aspecto ambiental, não lhe diz nada???
boas!
já deve ter percebido, pelas respostas anteriores, que está a ser muito pessimista com a análise que fez, a não ser que a sua localização fique em num vale muito escondido do rei sol?
para uma potencia de 3,45 e instalação entre 4200 e 4400, como já foi dito, o normal é produzir um valor superior a 5000kwh/ano, pela minha mp em 6 meses = 3.316kwh, mas encontra aqui no forum muito melhores prestações!
sendo assim teremos: 5.000 kwh x 0.40€ x 10anos = 20.000€ - 16.500€ (emp.banco) = +3.500€
será que não vale apena?... isto no aspecto financeiro e os aspecto ambiental, não lhe diz nada???
-
André Ferreira

bom dia.
se realmente a produção média anual for 5000kw então já será mais seguro investir.
é claro que o factor ambiental é importante. foi precisamente graças a ele que ao investigar preços e formas de utilizar energias renovaveis descobri a microprodução.
o problema é que sou professor e a minha esposa empregada numa loja.como é de prever o saldo mensal não é muito e por isso preciso de ter a certeza de que não fico com mais um crédito que não possa pagar. se tivesse $ para investir nem sequer me preocupava.
cumps
se realmente a produção média anual for 5000kw então já será mais seguro investir.
é claro que o factor ambiental é importante. foi precisamente graças a ele que ao investigar preços e formas de utilizar energias renovaveis descobri a microprodução.
o problema é que sou professor e a minha esposa empregada numa loja.como é de prever o saldo mensal não é muito e por isso preciso de ter a certeza de que não fico com mais um crédito que não possa pagar. se tivesse $ para investir nem sequer me preocupava.
cumps
22 x 185w Suntech 4070w
Inversor DanFoss 3600º
SOL, ESTOU PRONTO!!
Inversor DanFoss 3600º
SOL, ESTOU PRONTO!!
-
Annesofia
- Novo membro

- Registado: quinta dez 09, 2010 8:01 am
muito bom dia
chamo me ana martins
chamo me ana martins
moderado por violar artº 4 do regulamento:mauri
-
André Ferreira

boas
já tenho alguns orçamentos mas para ser sincero, acho que anda por aí muita burliçe pelo que cada vez mais tenho medo de avançar e acho que vou mesmo desistir.
de qualquer forma tenho até à próxima semana (2ªf dia 20/12) para pagar o registo e ando assim a investigar os orçamentos.
o que já tenho fica aí:
3.60kw
20 módulos mono solarswiss de 180w3.60kw
inversor sma 3300 ou danfoss unilynx ou kaco powador 3501xi
caixa policarbonato schneider electric ip65
contador siemens landis+gyr+modulo gsm landis+gyr
modulo solar para esquentador
5 anos manutenção
22.873€ - com iva
-----------------------------------------------------------
4.6 kwp
20 módulos poli yingli de 230w tolerância 3% garantia de 5 anos
quatro suportes em aço galvanizado
inversor sma sb4000tl-20/v de 4.0kw ou sma sb3300v de 3.6kw
20.905€ (ao que acresce +- 2.000€ pelo aquecimento de águas)
22.905€
------------------------------------------------------------
4.0 kwp
20 modulos poli suntech de 200w stp200-18/ud com 2,5% de tolerancia
18.080€ (ao que acresce +- 2.000€ pelo aquecimento de águas)
20.080€
~-----------------------------------------------------------
3.96 kwp
22 modulos poli yingli 180w tolerancia +-3%
17.741€ (ao que acresce +- 2.000€ pelo aquecimento de águas)
19.741€
todos estes me parecem caros.
além disso, já li algures na net que existem uns novos painéis, muito mais eficientes e mais baratos - cónicos - será que isto é verdade?
fui hoje ao banco e para o credito ser de 21.000€ fico com uma prestação de 215€ durante dez anos pelo à tarifa de 0,40 eu precisava de produzir uma média anual de 6.480kw o que me parece demasiado optimista pra não dizer impossível.
se não arranjar um boa/média proposta capaz de garantir 5.400 kw/ano por 15.000€ vou desistir da microprodução
se conhecerem instaladores de confiança agradeço imenso que me enviem os contactos por mp.
obrigado, andré ferreira
já tenho alguns orçamentos mas para ser sincero, acho que anda por aí muita burliçe pelo que cada vez mais tenho medo de avançar e acho que vou mesmo desistir.
de qualquer forma tenho até à próxima semana (2ªf dia 20/12) para pagar o registo e ando assim a investigar os orçamentos.
o que já tenho fica aí:
3.60kw
20 módulos mono solarswiss de 180w3.60kw
inversor sma 3300 ou danfoss unilynx ou kaco powador 3501xi
caixa policarbonato schneider electric ip65
contador siemens landis+gyr+modulo gsm landis+gyr
modulo solar para esquentador
5 anos manutenção
22.873€ - com iva
-----------------------------------------------------------
4.6 kwp
20 módulos poli yingli de 230w tolerância 3% garantia de 5 anos
20.905€ (ao que acresce +- 2.000€ pelo aquecimento de águas)
22.905€
------------------------------------------------------------
4.0 kwp
20 modulos poli suntech de 200w stp200-18/ud com 2,5% de tolerancia
18.080€ (ao que acresce +- 2.000€ pelo aquecimento de águas)
20.080€
~-----------------------------------------------------------
3.96 kwp
22 modulos poli yingli 180w tolerancia +-3%
17.741€ (ao que acresce +- 2.000€ pelo aquecimento de águas)
19.741€
todos estes me parecem caros.
além disso, já li algures na net que existem uns novos painéis, muito mais eficientes e mais baratos - cónicos - será que isto é verdade?
fui hoje ao banco e para o credito ser de 21.000€ fico com uma prestação de 215€ durante dez anos pelo à tarifa de 0,40 eu precisava de produzir uma média anual de 6.480kw o que me parece demasiado optimista pra não dizer impossível.
se não arranjar um boa/média proposta capaz de garantir 5.400 kw/ano por 15.000€ vou desistir da microprodução
se conhecerem instaladores de confiança agradeço imenso que me enviem os contactos por mp.
obrigado, andré ferreira
22 x 185w Suntech 4070w
Inversor DanFoss 3600º
SOL, ESTOU PRONTO!!
Inversor DanFoss 3600º
SOL, ESTOU PRONTO!!
-
PaulOL
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
boas! andré ferreira
na verdade esses orçamentos estão muito inflacionados!
está haver um aproveitamento da situação actual (pegar ou largar a 0.40€/kwh) é pouco tempo para decidir.
tenho conhecimento de um instalação de um amigo e para 4320kwp + kaco 3600xi + estrutura inox/alumínio (cruzada), etc, etc. chave na mão 16 mil e pouco, já me parece mais razoável!
não desespere procure na net, não faltam por aí empresas prontas a darem-lhe propostas bem mais simpáticas (julgo eu), ainda vai ter alguns meses pela frente para fazer a instalação...
até
na verdade esses orçamentos estão muito inflacionados!
está haver um aproveitamento da situação actual (pegar ou largar a 0.40€/kwh) é pouco tempo para decidir.
tenho conhecimento de um instalação de um amigo e para 4320kwp + kaco 3600xi + estrutura inox/alumínio (cruzada), etc, etc. chave na mão 16 mil e pouco, já me parece mais razoável!
não desespere procure na net, não faltam por aí empresas prontas a darem-lhe propostas bem mais simpáticas (julgo eu), ainda vai ter alguns meses pela frente para fazer a instalação...
até
-
Volt
- Membro Platinium

também os acho inflacionados... enfim. espero que até segunda apareça uma solução melhor. eu e o jduarte conseguimos uma instalação (que não é nada má) a quase metade do que para aí anda orçamentado...
boa sorte.
ps: muito cuidado com os instaladores que dizem que têm licenças para atribuir. isso não só é ilegal, como é praticamente impossível de o fazer. pode ser fraude. não entreguem sinal a ninguém sem ter certezas!
boa sorte.
ps: muito cuidado com os instaladores que dizem que têm licenças para atribuir. isso não só é ilegal, como é praticamente impossível de o fazer. pode ser fraude. não entreguem sinal a ninguém sem ter certezas!