Simulador C.I. vs V.E.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Simulador C.I. vs V.E.
olá.
desenvolvi um simulador que pretende dar uma visão prática e imediata, dos benefícios dos veículos eléctricos (v.e.) face aos veículos de combustão interna (c.i.). através de um conjunto de parâmetros fornecidos ao simulador, este efectua o comparativo e permite estimar em tempo real, qualquer alteração nos seus parâmetros. o simulador está dividido nas seguintes 4 secções:
1.tarifa energética;
2.informação relativa ao veículo c.i.
3.informação relativa ao v.e.
4.comparativo c.i. vs v.e.
o simulador está disponível em 3 versões diferentes:
-shockwave flash;
-microsoft office word;
-adobe acrobat reader
download em http://www.2wheelfun.wordpress.com
desenvolvi um simulador que pretende dar uma visão prática e imediata, dos benefícios dos veículos eléctricos (v.e.) face aos veículos de combustão interna (c.i.). através de um conjunto de parâmetros fornecidos ao simulador, este efectua o comparativo e permite estimar em tempo real, qualquer alteração nos seus parâmetros. o simulador está dividido nas seguintes 4 secções:
1.tarifa energética;
2.informação relativa ao veículo c.i.
3.informação relativa ao v.e.
4.comparativo c.i. vs v.e.
o simulador está disponível em 3 versões diferentes:
-shockwave flash;
-microsoft office word;
-adobe acrobat reader
download em http://www.2wheelfun.wordpress.com
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Re: Simulador C.I. vs V.E.
está muito bom...
os meus parabéns!
os meus parabéns!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
simplesmente g-e-n-i-a-l!!!
obrigado!
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
acho que só peca por ter a parte do total km percorridos pouco explícita... calculo que na caixa se coloque o total por mês e no lado de fora o total feito até hoje (e, sendo assim, o período de amortização devia contabilizar ambos). falta também a inclusão da manutenção... mas isso já são outros tostões...
de resto, 5*.
de resto, 5*.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
um bom principio...andas-te a aplicar!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Silver
- Registado: sábado out 23, 2010 3:09 pm
viva pessoal das faíscas
mt bom 2wheelfun, está mt interessante e objectivo, desta forma simples se consegue ver as diferenças dos números.
mt bom 2wheelfun, está mt interessante e objectivo, desta forma simples se consegue ver as diferenças dos números.
Matulona Negra = SW Predator GTI 60Ah[/size]
Odómetro: 20 015,4 Km's
Micro-Produção 1/3 activa, 2 anos e 8 dias = 12 217Kw
Odómetro: 20 015,4 Km's
Micro-Produção 1/3 activa, 2 anos e 8 dias = 12 217Kw
-
- Membro Silver
- Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm
muito bom trabalho.
muito boa apresentação, intuitivo e útil.
para quem quer levar ao pormenor, e tal como já foi referido anteriormente por outro participante, á acrescentar as possiveis revisões, mudanças de óleo etc...
mas isto seu eu a falar, porque a fazer... só mesmo contas no papel.
ainda bem que há pessoas com esta criatividade.
bom trabalho 2wheelfun
muito boa apresentação, intuitivo e útil.
para quem quer levar ao pormenor, e tal como já foi referido anteriormente por outro participante, á acrescentar as possiveis revisões, mudanças de óleo etc...
mas isto seu eu a falar, porque a fazer... só mesmo contas no papel.
ainda bem que há pessoas com esta criatividade.
bom trabalho 2wheelfun
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jun 16, 2010 11:15 pm
boas
tive algumas dificuldades em meter a trabalhar(problema de macros, e também azelhice...), mas agora já está, e tá muito porreiro com grafismos muito bons... continua o bom trabalho......
um abraço e força nas faíscas............
tive algumas dificuldades em meter a trabalhar(problema de macros, e também azelhice...), mas agora já está, e tá muito porreiro com grafismos muito bons... continua o bom trabalho......
um abraço e força nas faíscas............

25000KM Percorridos
Com a Janaina percorro todo o Mundo
Diário de Bordo http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=13406
-
olá.
antes de mais, obrigado a todos pelas vossas simpáticas palavras.
utilizo este simulador para ter uma ideia da poupança relativamente ao poluidor cá de casa mas também o uso no trabalho para esclarecer alguns colegas. na verdade não é uma tarefa nada fácil pois o custo actual dos nossos ve atira muitas vezes a sua amortização (eu sei que é errado pensar apenas nestes termos mas é logo o tipo de contas que a malta quer fazer) para uns largos milhares de quilómetros o que a acrescentar à também desconhecida fiabilidade das nossas máquinas e ao incógnito comportamento das baterias quando atingirem aqueles números, não ajuda à festa.
ainda esta semana, falava com um colega que faz diariamente 110km. o carro avariou e falou-me na mota. ele é muito experiente nas duas rodas, tendo tido já 13 motas e feito diversas viagens longas e algumas até de aventura por paises africanos. uma mota eléctrica para a sua necessidade não custa menos de 6000k€ e o meu conselho é que a carregue quando chegar ao trabalho. começámos a falar também de ci's e falámos da honda pcx que faz média de 2,3lt/100km (tenho um amigo que tem uma e nunca fez mais de 2,5lt/100km) e custa 2600€. é uma honda, convenhamos. o que dá logo alguma garantia, mesmo sabendo que a honda fez recentemente um recall às pcx. em termos de manutenção, a pcx do meu amigo foi à revisão aos primeiros 1000km tendo ele gasto cerca de 30€ e agora vai de 4000 em 4000km, havendo uma indicação de preços não superiores a 50€ nessas revisões. bom, o meu colega ainda conseguiu que um stand lhe emprestasse uma para fazer o test-drive e confirmou precisamente que a pcx fica um pouco "curta" para uma utilização diária naquelas condições. convenhamos que ele acharia também uma eléctrica curta mas o que quero dizer é que a pcx com aquele equipamento/qualidade e preço é muito difícil de combater.
cumps.
antes de mais, obrigado a todos pelas vossas simpáticas palavras.
utilizo este simulador para ter uma ideia da poupança relativamente ao poluidor cá de casa mas também o uso no trabalho para esclarecer alguns colegas. na verdade não é uma tarefa nada fácil pois o custo actual dos nossos ve atira muitas vezes a sua amortização (eu sei que é errado pensar apenas nestes termos mas é logo o tipo de contas que a malta quer fazer) para uns largos milhares de quilómetros o que a acrescentar à também desconhecida fiabilidade das nossas máquinas e ao incógnito comportamento das baterias quando atingirem aqueles números, não ajuda à festa.
ainda esta semana, falava com um colega que faz diariamente 110km. o carro avariou e falou-me na mota. ele é muito experiente nas duas rodas, tendo tido já 13 motas e feito diversas viagens longas e algumas até de aventura por paises africanos. uma mota eléctrica para a sua necessidade não custa menos de 6000k€ e o meu conselho é que a carregue quando chegar ao trabalho. começámos a falar também de ci's e falámos da honda pcx que faz média de 2,3lt/100km (tenho um amigo que tem uma e nunca fez mais de 2,5lt/100km) e custa 2600€. é uma honda, convenhamos. o que dá logo alguma garantia, mesmo sabendo que a honda fez recentemente um recall às pcx. em termos de manutenção, a pcx do meu amigo foi à revisão aos primeiros 1000km tendo ele gasto cerca de 30€ e agora vai de 4000 em 4000km, havendo uma indicação de preços não superiores a 50€ nessas revisões. bom, o meu colega ainda conseguiu que um stand lhe emprestasse uma para fazer o test-drive e confirmou precisamente que a pcx fica um pouco "curta" para uma utilização diária naquelas condições. convenhamos que ele acharia também uma eléctrica curta mas o que quero dizer é que a pcx com aquele equipamento/qualidade e preço é muito difícil de combater.
cumps.
-
olá volt.volt Escreveu:acho que só peca por ter a parte do total km percorridos pouco explícita... calculo que na caixa se coloque o total por mês e no lado de fora o total feito até hoje (e, sendo assim, o período de amortização devia contabilizar ambos). falta também a inclusão da manutenção... mas isso já são outros tostões...
de resto, 5*.
de facto, na parte do "velocimento" do ve é possível interagir alterando os km's totais do ve e indicando também um valor aproximado do número de quilómetros percorridos por mês (valor dentro do mostrador, tipo parcial num conta-quilómetros real).
o total de quilómetros do ve, serve para a simular o custo do combustível que seria necessário despender para fazer esse mesmo número de quilómetros. por conseguinte, permite também calcular o custo da energia com base também num outro parâmetro - média kw/h aos 100km. com esta informação calcula-se também o valor economizado por substituição de um ci por um ve.
já o 'parcial' ou a média de km's percorridos por mês, permite dar uma noção de quando se atinge o ponto de amortização do investimento no ve.
tudo isto se poderia complicar muito mais, entrando em linha de conta com outros factores como as despesas de manutenção por exemplo mas achei que a informação que disponibilizo é objectiva e facilmente mensurável pelo que evitei ir por "outros" caminhos mais difíceis de quantificar mas se gostarem de ver a possibilidade de fazer mais uma qualquer simulação... faz-se já a v2.0 do simulador com a v/ajuda.
cumps.
-
- Membro Platinium
não se pode comparar uma pcx com uma predator ou thunder, que (acho) é o que estás a fazer. a pcx é minúscula e tem cá umas rodas de bicicleta...2wheelfun Escreveu:olá.
cumps.
não é por ser honda que ganha qualidade inquestionável. pode ter fama, mas não tem proveito (no caso deste modelo). ainda há um mês e picos um camarada do meu motoclube, que comprou uma, foi ao chão com ela num dia em que, nem estava mau tempo, nem ele ia depressa. e estou a falar de alguém que anda de mota há tanto ou mais tempo que eu e agora ganhou mais uns ossos partidos e um tempo na uci...
mas acho piada esses valores de revisão que nem para o óleo chegam... já para não falar da mão de obra que, a esses preços, deve ser oferecida... o que não é de estranhar na primeira revisão, visto que as minhas motas sempre tiveram a primeira revisão oferecida...
ps: e esses valores de consumo, também é a primeira vez que os ouço tão baixos... mas vou investigar isso.
-
- Membro Platinium
podem ver o teste que a revista scooting fez aqui, onde o consumo mais baixo da pcx foi 2,8l/100 (e foi em cidade com o sistema stop&go activado). também podem ver que esse é um modelo citadino. para fazer 110 kms por dia, a pcx não é, certamente, solução.volt Escreveu: ps: e esses valores de consumo, também é a primeira vez que os ouço tão baixos... mas vou investigar isso.
já agora, a pcx é feita na tailândia...
-
sim, estava a comparar e a minha comparação para já tinha apenas em conta o preço de aquisição e o baixo consumo. nunca andei numa pcx nem a minha experiência nas duas rodas motorizadas me permite este tipo de comparações.volt Escreveu:não se pode comparar uma pcx com uma predator ou thunder, que (acho) é o que estás a fazer. a pcx é minúscula e tem cá umas rodas de bicicleta...
eu diria que para ir ao chão basta estar lá em cima. é óbvio que não é tão linear quanto isto (felzimente!), mas é o princípio. não é que ser honda seja inquestionável em termos de qualidade mas o que é verdadeiramente inquestionável é a dimensão e a garantia do fabricante para além do facto de não existirem só 20 a circular. recentemente a honda fez um recall a determinadas pcx. isto para mim é entendido como qualidade (apesar de ser um recall!). uma coisa que me preocupa muito relativamente ao meu ve é a assistência. quem é que mexe nele se não for a batlight? pois é. mais ninguém. ok, 3 pontos para a tua vectrix.volt Escreveu:não é por ser honda que ganha qualidade inquestionável. pode ter fama, mas não tem proveito (no caso deste modelo). ainda há um mês e picos um camarada do meu motoclube, que comprou uma, foi ao chão com ela num dia em que, nem estava mau tempo, nem ele ia depressa. e estou a falar de alguém que anda de mota há tanto ou mais tempo que eu e agora ganhou mais uns ossos partidos e um tempo na uci...
concordo contigo. também estranhei os baixos valores de revisão mas o certo é que o meu amigo que tem a pcx gastou 30€ na 1ª revisão e informaram-no que as seguintes (de 4k km em 4k km) deverão rondar os 50€ (isso é que eu estranho mas estaremos cá para verificar).volt Escreveu:mas acho piada esses valores de revisão que nem para o óleo chegam... já para não falar da mão de obra que, a esses preços, deve ser oferecida... o que não é de estranhar na primeira revisão, visto que as minhas motas sempre tiveram a primeira revisão oferecida...
investiga mas olha que é o que ele faz e não foi uma média, foram todas até agora.volt Escreveu:ps: e esses valores de consumo, também é a primeira vez que os ouço tão baixos... mas vou investigar isso.
cumps.
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm
e já houve um recall: http://www.espiritohonda.com/forum/view ... =29&t=3774
Montada: Brammo Empulse R ( The best
)

-
- Membro Platinium
pois... já no fórum das maxiscooters se fartaram de falar mal das pcx... enfim, é uma infeliz aproximação da honda às lowcost chinocas (neste caso, "made in tailândia").
mas o importante no meio desta discussão de comparações, é focar o amigo do 2wheelfun no facto da pcx ser citadina (e é um pesadelo andar 110 kms por dia numa coisinha dessas)... logo, a melhor solução para ele, não é essa...
mas o importante no meio desta discussão de comparações, é focar o amigo do 2wheelfun no facto da pcx ser citadina (e é um pesadelo andar 110 kms por dia numa coisinha dessas)... logo, a melhor solução para ele, não é essa...
-
- Membro Silver
- Registado: sexta abr 11, 2008 2:27 pm
aviso: post longo. no final está uma breve conclusão.
boas,
vivemos numa economia de mercado.
uma das permissas base da engenharia é que para uma tecnologia ser aplicada não basta ser benéfica ao objectivo a que se propõe, tem que ser economicamente viável.
como tal, desconsiderando por completo as vantagens ambientais e de conforto (ruído, fumos, manutenção, etc...) que os veículos eléctricos (ve) têm sobre os veículos com motor de combustão interna (ci), vamos considerar apenas questões de índole económico/financeira.
as vantagens económicas na utilização de uma scooter ve é esmagadora quando comparada com uma scooter ci.
para efeitos de demonstração analisemos o exemplo que o 2wheelfun nos deu:
honda pcx 125
consumo médio total: 2,5l/100km
recisões a cada 4000 km com um custo de 50€
pvp: 2600€
número de kms diários: 110kms
2,5l/100km x 1,4€/l = 3,5€/100km
50€/4000km = 1,25€/100km
total = 3,5€/100km + 1,25€/100km = 4,75€/100km
para beneficiar a honda pcx, vamos arredondar este valor para 4,5€/100km
considerações:
- tenho sérias dúvidas que o consumo médio total seja tão reduzido (já vi testes aos consumos da mesma que vão até aos 3l/100kms).
- considerou-se o preço (médio) actual da gasolina s/chumbo com 95 octanas.
- considerou-se que o preço do combustível ao longo do tempo não será alterado (facto altamente improvável pois o preço da gasolina tem tendência a aumentar mais que outras fontes energéticas).
- vamos considerar que durante todo o periodo de utilização não teremos qualquer despesa extraordinária em reparações.
ao longo desta exposção beneficiarei sempre a scooter ci e prejudicarei a ve de forma a que, por exagero, sejam óbvias as vantagens do veículo ve.
vamos considerar a scooter sw predator gti 60ah da sw energy por ser a mais cara das que estão disponíveis actualmente em portugal (penso que a vectrix actualmente não está disponível).
ainda assim, referir que estamos a comparar tipos de scooters diferentes pois a predator pelas suas características e dimensões enquadra-se na categoria das maxi-scooters.
mas vamos beneficiar a scooter a ci.
sw predator gti 60ah
consumo médio total: 0,50€/100km
pvp: 5980€
5980€ - 803€ (dedução em irs) = 5177€ (arredondemos para 5200€)
considerações:
- não vamos considerar tarifas bi-horárias que cortam para quase metade os custos do consumo.
- não vamos considerar pontos de carga grátis como no local de trabalho, shoppings, etc...
comparação:
ci vs ve
diferença de consumo: 4,5€/100km - 0,5€/100kms = 4€/100km
diferença no valor de aquisição: 5200€ - 2600€ = 2600€
retorno: 2600€ / (4€/100kms) = 65000kms
se utilizarmos para comparação a scooter equivalente da batlight (thunder 5000li 60ah)
batlight thunder 5000li 60ah
pvp: 5300€
5300€ - 803€ (dedução em irs) = 4497€ (arredondemos para 4500€)
comparação:
ci vs ve
diferença no valor de aquisição: 4500€ - 2600€ = 1900€
retorno: 1900€ / (4€/100kms) = 47500kms
estas contas não são rigorosas pois as vantagens são óbvias e não existe necessidade de tal.
na realidade, raramente alguém fica com um veículo por toda a sua vida útil.
ao fim de um certo prazo existe uma tendência natural para se trocar o mesmo.
vamos admitir que ao fim de 4 anos é decido vender o veículo em causa ( para trocar por outro mais recente/diferente, para aproveitar benefícios fiscais, etc).
vamos admitir que em 4 anos ambos os veículos desvalorizam 50 % do valor inicial (valor exagerado propositadamente para beneficiar a scooter ci).
vou utilizar apenas o veículo de valor mais alto (a vantagem aumenta para a scooter de valor mais baixo)
honda pcx 125:
2600€ x 50% = 1300€
sw predator gti 60ah
5980€ x 50% = 2990€ (vamos considerar que apenas conseguimos 2500€ em 2ªmão de forma a beneficiar o ci)
5980€ - 803€ (irs) - 2500€ (venda da scooter ao fim de 4 anos) = 2677€
diferença entre as duas scooters:
2677€ - 1300€ = 1377€
retorno: 1377€ / (4€/100kms) = 34425kms
conclusão
mesmo beneficiando a scooter ci vs a scooter eléctrica (ve) ao longo dos cálculos, o custo inicial mais elevado é rapidamente compensado pelos menores custos operacionais.
para o exemplo do colega do 2wheelfun que faz 110kms por dia vamos considerar que:
apenas os faz durante os dias úteis (22).
apenas circula 10 meses por ano.
22dias x 10 meses = 220 dias/ano
110kms x 220 dias/ano = 24200kms/ano
honda pcx vs sw predator gti 60ah
retorno em 65000kms ou 65000kms/ (24200kms/ano) = 2,7 anos
honda pcx vs batlight thunder 5000li 60ah
retorno em 47500kms ou 47500kms/ (24200kms/ano) = 1,96 anos
honda pcx vs sw predator gti 60ah (venda ao fim de 4 anos com 50% de desvalorização)
retorno em 34425kms ou 34425kms/ (24200kms/ano) = 1,42 anos
boas curvas
boas,
vivemos numa economia de mercado.
uma das permissas base da engenharia é que para uma tecnologia ser aplicada não basta ser benéfica ao objectivo a que se propõe, tem que ser economicamente viável.
como tal, desconsiderando por completo as vantagens ambientais e de conforto (ruído, fumos, manutenção, etc...) que os veículos eléctricos (ve) têm sobre os veículos com motor de combustão interna (ci), vamos considerar apenas questões de índole económico/financeira.
as vantagens económicas na utilização de uma scooter ve é esmagadora quando comparada com uma scooter ci.
para efeitos de demonstração analisemos o exemplo que o 2wheelfun nos deu:
honda pcx 125
consumo médio total: 2,5l/100km
recisões a cada 4000 km com um custo de 50€
pvp: 2600€
número de kms diários: 110kms
2,5l/100km x 1,4€/l = 3,5€/100km
50€/4000km = 1,25€/100km
total = 3,5€/100km + 1,25€/100km = 4,75€/100km
para beneficiar a honda pcx, vamos arredondar este valor para 4,5€/100km
considerações:
- tenho sérias dúvidas que o consumo médio total seja tão reduzido (já vi testes aos consumos da mesma que vão até aos 3l/100kms).
- considerou-se o preço (médio) actual da gasolina s/chumbo com 95 octanas.
- considerou-se que o preço do combustível ao longo do tempo não será alterado (facto altamente improvável pois o preço da gasolina tem tendência a aumentar mais que outras fontes energéticas).
- vamos considerar que durante todo o periodo de utilização não teremos qualquer despesa extraordinária em reparações.
ao longo desta exposção beneficiarei sempre a scooter ci e prejudicarei a ve de forma a que, por exagero, sejam óbvias as vantagens do veículo ve.
vamos considerar a scooter sw predator gti 60ah da sw energy por ser a mais cara das que estão disponíveis actualmente em portugal (penso que a vectrix actualmente não está disponível).
ainda assim, referir que estamos a comparar tipos de scooters diferentes pois a predator pelas suas características e dimensões enquadra-se na categoria das maxi-scooters.
mas vamos beneficiar a scooter a ci.
sw predator gti 60ah
pvp: 5980€
5980€ - 803€ (dedução em irs) = 5177€ (arredondemos para 5200€)
considerações:
- não vamos considerar tarifas bi-horárias que cortam para quase metade os custos do consumo.
- não vamos considerar pontos de carga grátis como no local de trabalho, shoppings, etc...
comparação:
ci vs ve
diferença no valor de aquisição: 5200€ - 2600€ = 2600€
retorno: 2600€ / (4€/100kms) = 65000kms
se utilizarmos para comparação a scooter equivalente da batlight (thunder 5000li 60ah)
batlight thunder 5000li 60ah
pvp: 5300€
5300€ - 803€ (dedução em irs) = 4497€ (arredondemos para 4500€)
comparação:
ci vs ve
diferença no valor de aquisição: 4500€ - 2600€ = 1900€
retorno: 1900€ / (4€/100kms) = 47500kms
estas contas não são rigorosas pois as vantagens são óbvias e não existe necessidade de tal.
na realidade, raramente alguém fica com um veículo por toda a sua vida útil.
ao fim de um certo prazo existe uma tendência natural para se trocar o mesmo.
vamos admitir que ao fim de 4 anos é decido vender o veículo em causa ( para trocar por outro mais recente/diferente, para aproveitar benefícios fiscais, etc).
vamos admitir que em 4 anos ambos os veículos desvalorizam 50 % do valor inicial (valor exagerado propositadamente para beneficiar a scooter ci).
vou utilizar apenas o veículo de valor mais alto (a vantagem aumenta para a scooter de valor mais baixo)
honda pcx 125:
2600€ x 50% = 1300€
sw predator gti 60ah
5980€ x 50% = 2990€ (vamos considerar que apenas conseguimos 2500€ em 2ªmão de forma a beneficiar o ci)
5980€ - 803€ (irs) - 2500€ (venda da scooter ao fim de 4 anos) = 2677€
diferença entre as duas scooters:
2677€ - 1300€ = 1377€
retorno: 1377€ / (4€/100kms) = 34425kms
conclusão
mesmo beneficiando a scooter ci vs a scooter eléctrica (ve) ao longo dos cálculos, o custo inicial mais elevado é rapidamente compensado pelos menores custos operacionais.
para o exemplo do colega do 2wheelfun que faz 110kms por dia vamos considerar que:
apenas os faz durante os dias úteis (22).
apenas circula 10 meses por ano.
22dias x 10 meses = 220 dias/ano
110kms x 220 dias/ano = 24200kms/ano
honda pcx vs sw predator gti 60ah
retorno em 65000kms ou 65000kms/ (24200kms/ano) = 2,7 anos
honda pcx vs batlight thunder 5000li 60ah
retorno em 47500kms ou 47500kms/ (24200kms/ano) = 1,96 anos
honda pcx vs sw predator gti 60ah (venda ao fim de 4 anos com 50% de desvalorização)
retorno em 34425kms ou 34425kms/ (24200kms/ano) = 1,42 anos
boas curvas
-
- Membro Platinium
ora nem mais... e foste muito simpático com a ci... faltava ainda incluir o iuc (que está isento nos ve)...
só erraste na parte da vectrix. elas sempre estiveram disponíveis (desde que começaram a ser vendidas).
só erraste na parte da vectrix. elas sempre estiveram disponíveis (desde que começaram a ser vendidas).
-
- Membro Silver
- Registado: sexta abr 11, 2008 2:27 pm
a ideia foi mesmo beneficiar ao máximo a scooter ci ao longo dos cálculos para demonstrar que mesmo exagerando, o ve leva clara vantagem.
não referi o iuc pois as 125cc também são isentas do mesmo.
peço desculpa pela falha da vectrix mas pensei que o modelo actual já não estivesse em venda (que já se estivesse a aguardar a nova vectrix vx-1 li).
boas curvas
não referi o iuc pois as 125cc também são isentas do mesmo.
peço desculpa pela falha da vectrix mas pensei que o modelo actual já não estivesse em venda (que já se estivesse a aguardar a nova vectrix vx-1 li).
boas curvas
-
- Membro Platinium
é verdade, agora quem se esqueceu fui eu. as 125cc não pagam iuc. só se paga a partir dos 180cc.
-
- Membro Silver
- Registado: quarta mar 10, 2010 12:02 am
não estando a querer tomar partido por nenhum dos lados mas parece-me que ninguem vai pagar 50% do valor de uma mota eléctrica com cerca de 100.000km no final de 4 anos. muito menos 50% do valor sem os benefícios fiscais.
com esses km's das duas uma, ou a mota já mudou baterias, e ai teriamos de colocar esses custos nas contas, ou então vai ter de mudar e quem comprar nunca vai pagar 50% do valor sabendo que vai ter de investir, e bem, para ter uma ve em condições.
por outro lado tenho esperanças que em 4 anos as motas eléctricas evoluam e se tornem comuns como tal mais baratas pelo que o valor das actuais, que como todos sabemos são uma espécie de versões beta, caia brutalmente. em relação às ci... não têm muito por onde evoluir pelo que o preço também deverá cair.
o que eu quero dizer é que pelas contas que eu fiz, sem contar com o preço de revenda, e fazendo cerca de 20km por dia só teria o investimento de volta, comparando com uma mota ci, dentro de 6 anos. inícialmente ainda pensei em mesmo assim fazer o investimento, por uma questão de carolice, mas devido ás circunstâncias que já relatei no meu db decidi continuar a andar de ve colectivo (vulgo metro).
com esses km's das duas uma, ou a mota já mudou baterias, e ai teriamos de colocar esses custos nas contas, ou então vai ter de mudar e quem comprar nunca vai pagar 50% do valor sabendo que vai ter de investir, e bem, para ter uma ve em condições.
por outro lado tenho esperanças que em 4 anos as motas eléctricas evoluam e se tornem comuns como tal mais baratas pelo que o valor das actuais, que como todos sabemos são uma espécie de versões beta, caia brutalmente. em relação às ci... não têm muito por onde evoluir pelo que o preço também deverá cair.
o que eu quero dizer é que pelas contas que eu fiz, sem contar com o preço de revenda, e fazendo cerca de 20km por dia só teria o investimento de volta, comparando com uma mota ci, dentro de 6 anos. inícialmente ainda pensei em mesmo assim fazer o investimento, por uma questão de carolice, mas devido ás circunstâncias que já relatei no meu db decidi continuar a andar de ve colectivo (vulgo metro).