decreto de lei "MOBILIDADE ELECTRICA"
-
eucurto
- Membro Silver

- Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Re: decreto de lei "MOBILIDADE ELECTRICA"
tens de esperar pelas portarias... no decreto geral não tens definido como podes fazer seja o que for... nem a titulo particular nem colectivo.
em relação ao "meu filme", se eu seguisse a tua sugestão correria o risco de incendiar a instalação eléctrica, no pior dos cenários provocar um incêndio no prédio, o seguro peritava e descobria a marosca e depois como era?
caso não saibas, as instalações de iluminação além de terem um disjuntor de menor capacidade que os de tomadas, os cabos eléctricos têm uma secção inferior. um mota eléctrica a carregar, atinge-te os 8 amperes na boa.
tu e todos nós vamos ter a lei do nosso lado, ela já está lançada, falta as definições e esperança que o governo não caia antes...
em relação ao "meu filme", se eu seguisse a tua sugestão correria o risco de incendiar a instalação eléctrica, no pior dos cenários provocar um incêndio no prédio, o seguro peritava e descobria a marosca e depois como era?
caso não saibas, as instalações de iluminação além de terem um disjuntor de menor capacidade que os de tomadas, os cabos eléctricos têm uma secção inferior. um mota eléctrica a carregar, atinge-te os 8 amperes na boa.
tu e todos nós vamos ter a lei do nosso lado, ela já está lançada, falta as definições e esperança que o governo não caia antes...
-
vilas85
Autor do tópico - Membro

- Registado: quinta jul 22, 2010 6:32 am
ok, admito a minha pouca preparação, ao nível de circuitos eléctricos, e tudo o de mais.tens de esperar pelas portarias... no decreto geral não tens definido como podes fazer seja o que for... nem a titulo particular nem colectivo.
mas o que quer expressar, é que não entendo a falta de moral das pessoas. eu não quero que o prédio pague aquilo que vou carregar na minha mota. eu só quero poder ter uma mota eléctrica. doi o facto de saber que existem condições e que não podemos ter devido a falta de capacidade cognitiva de uns senhores. fico muito triste e fico muito insatisfeito.
se o governo quisesse realmente avançar com as leis estas já estariam em vigor. se não repara, dão muitos incentivos a todos os ve´s, 5000 mil euro na compra de um ve, espectáculo parece um sonho. anunciaram isto quando? fim de 2008? talvez, era um sonho que se tornaria realidade logo no final de 2009 com o leaf.
o leaf.... dizia-se que sairia a um preço muito atractivo, que se poderia ate fazer o leasing das baterias e que dessa forma sairia ao preço da uva. o governo apoiava com 5000 mil euros mais 1500 do abate do carro. tudo um mar de roças.
passados 2 anos, tudo caiu em desgraça. o leaf ainda não chegou a portugal, a nível do mobi-e ainda estamos muito atrasados. o carro afinal não sai ao preço da uva, mas ao preço do melhor vinho do porto (30 000 já com incentivos) o abate do carro não se sabe muito bem se é para continuar ou não. e em relação ao incentivo ? será que os carros chegaram a tempo de o apanharem? (2012?) será que o incentivo chegara a 2012?
se querem realmente que os portugueses andem de ve, porque não dão incentivos as motas? porque não permitem que o abate de um carro a gasolina de para as motas eléctricas? porque não obrigam as juntas a criar um rede de carregamento a partir do sistema de iluminação por exemplo? ou obrigar a edp, (que no fundo devia pertencer ao estado) a montar um sistema que chegue a todos?
a mim parece-me que nos atiram areia para os olhos e nos aceitamos. ficamos cegues mas sempre crentes num dia melhor.
os impostos que eles criaram já entram em vigor. a baixa nos salários já entrou em vigor (mesmo sendo inconstitucional) mas as leis para os ve ainda estão a espera de portaria. que nos acudam os verdes, e claro o pcp e bloco de esquerda, porque senão vamos ter de comer com os veículos a combustão durante muitos e muitos e muitos anos
-
eucurto
- Membro Silver

subscrevo isto em particular e o resto em geral.vilas85 Escreveu: mas o que quer expressar, é que não entendo a falta de moral das pessoas. eu não quero que o prédio pague aquilo que vou carregar na minha mota. eu só quero poder ter uma mota eléctrica. doi o facto de saber que existem condições e que não podemos ter devido a falta de capacidade cognitiva de uns senhores. fico muito triste e fico muito insatisfeito.
desejo-te boa sorte mas como já fiz esse caminho tenho o dever de te esclarecer. fui pela via suave até acabar em decretos lei e no final como não tinha o resto ficou em águas de bacalhau... ninguém me pode impedir de usar uma tomada que está disponível a todos mas também nada impede da má fé cortar-te o fio ou desligar durante a noite e de manha vais a pé para o trabalho. cada caso é um caso e podes até pela via suave ter sorte e compreensão dos teus vizinhos. no meu caso o pouco de cognitividade que lhes sobra é para adorar e comprar carros topo de gama com 20 anos, super petroleiros, só para dar o ar que são uns montes de mer** um pouco mais pequenos que os restantes...
moral da história: não remes contra a maré enquanto não te derem os remos.
-
zointz
- Membro Silver

- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Contacto:
boas,eucurto Escreveu: caso não saibas, as instalações de iluminação além de terem um disjuntor de menor capacidade que os de tomadas, os cabos eléctricos têm uma secção inferior. um mota eléctrica a carregar, atinge-te os 8 amperes na boa.
amante como sou da exactidão dos dados, e falando por experiência própria, o meu carregador é de 10 a a +/-70v, mas a 220v que é o que se pretende quando se fala de circuitos eléctricos a 220v apenas gasta aproximadamente 3 amp /700w. na minha instalação o disjuntor da edp que tenho na garagem é de apenas 5 amp (os da iluminação são de 10amp), e aguenta-se (embora com a iluminação acesa acabe por disparar ao fim de algum tempo, 4 armaduras fluorescentes com lâmpadas de 36w+consumo dos balastros).
esta informação serve para terem uma ideia mais real dos consumos das motos.
fiquem bem !!
-
scooteko
- Membro Silver

- Registado: sexta jul 30, 2010 7:35 pm
pura e simplesmente não podem consumir a electricidade do condomínio. é proibido. deves estar-te a referir a iluminação, assim sendo não conseguem ligar frigorífico muito menos arca, e teriam que ter alterado a instalação.no meu prédio a 2 garagens, que pertencem a mesma pessoa. numa garagem ele tem o carro, e seguramente tem um aspirador para o limpar, que em principio ligará a electricidade. na outra tem uma sala de convívio. nunca entrei, mas aposto que tem frigorifico, quem sabe uma arca congeladora. e a energia é de quem? do condomínio. o que é que ele paga? 0€.
todos no prédio temos arrecadação. sou o único que não tem luz lã dentro (também não me interessa porque pouco a uso) mas consigo fazer uma extensão para carregar a mota. pena que não consigo levar a mota para dentro da arrecadação (uma bicicleta já é preciso alguma ginástica). e quem me garante a mim, que os outros condóminos não gastam energia do prédio para uso próprio?
KM: Vendida com 46 centos Sem nunca ter chamado AV.
-
scooteko
- Membro Silver

para que servem os disjuntores?em relação ao "meu filme", se eu seguisse a tua sugestão correria o risco de incendiar a instalação eléctrica, no pior dos cenários provocar um incêndio no prédio, o seguro peritava e descobria a marosca e depois como era?
-
eucurto
- Membro Silver

para disparar.scooteko Escreveu:para que servem os disjuntores?em relação ao "meu filme", se eu seguisse a tua sugestão correria o risco de incendiar a instalação eléctrica, no pior dos cenários provocar um incêndio no prédio, o seguro peritava e descobria a marosca e depois como era?
de preferência durante a noite, durante o carregamento, quando alguém entra na garagem e liga as lâmpadas todas ao passar com o carro e faz disparar o disjuntor para depois no dia seguinte levares a piçada que "há e tal fiquei às escuras por causa da sua mota". meu... não compliquem e esperem para fazer as coisas como deve ser.. não andem com a carroça à frente dos bois. vão acabar atropelados sem necessidade. just my 2 cents.
-
eucurto
- Membro Silver

depende do caso. no meu aparelho de contagem cheguei a ter registos de 5 amp...zointz Escreveu:boas,eucurto Escreveu: caso não saibas, as instalações de iluminação além de terem um disjuntor de menor capacidade que os de tomadas, os cabos eléctricos têm uma secção inferior. um mota eléctrica a carregar, atinge-te os 8 amperes na boa.
amante como sou da exactidão dos dados, e falando por experiência própria, o meu carregador é de 10 a a +/-70v, mas a 220v que é o que se pretende quando se fala de circuitos eléctricos a 220v apenas gasta aproximadamente 3 amp /700w. na minha instalação o disjuntor da edp que tenho na garagem é de apenas 5 amp (os da iluminação são de 10amp), e aguenta-se (embora com a iluminação acesa acabe por disparar ao fim de algum tempo, 4 armaduras fluorescentes com lâmpadas de 36w+consumo dos balastros).
esta informação serve para terem uma ideia mais real dos consumos das motos.
fiquem bem !!
se depois outros tiverem arcas frigoríficas escondidas chegas aos 10 num instante.
-
scooteko
- Membro Silver

pensei que era para provocar incêndios!!!eucurto Escreveu:para disparar.scooteko Escreveu:para que servem os disjuntores?em relação ao "meu filme", se eu seguisse a tua sugestão correria o risco de incendiar a instalação eléctrica, no pior dos cenários provocar um incêndio no prédio, o seguro peritava e descobria a marosca e depois como era?
de preferência durante a noite, durante o carregamento, quando alguém entra na garagem e liga as lâmpadas todas ao passar com o carro e faz disparar o disjuntor para depois no dia seguinte levares a piçada que "há e tal fiquei às escuras por causa da sua mota". meu... não compliquem e esperem para fazer as coisas como deve ser.. não andem com a carroça à frente dos bois. vão acabar atropelados sem necessidade. just my 2 cents.
-
scooteko
- Membro Silver

o meu carregador gasta 2.1a máximo e carrega em 2 horas uma descarga de 20km.
quando as baterias atingem o que julgo ser os 80% de carga, a corrente nominal começa a baixar chegando a atingir os 100w na entrada.
mesmo assim, tenho acopolado um relógio que só carrega a mota no horario económico e por isso raramente acendem as luzes aquando da carga.
este ultimo paragrafo é só para uma ideia, pois liguei o carregador ao circuito de emergência. facilmente calculei os consumos e dessa forma não tenho dissabores.
propus um pagamento ao condominio de 40€/ano pelos meus calculos deverei atingir pouco mais de metade. este valor será recuperado com reparações e revisões necessária no automatismo do portão.
conclusão: carrego a borla.
quando as baterias atingem o que julgo ser os 80% de carga, a corrente nominal começa a baixar chegando a atingir os 100w na entrada.
mesmo assim, tenho acopolado um relógio que só carrega a mota no horario económico e por isso raramente acendem as luzes aquando da carga.
este ultimo paragrafo é só para uma ideia, pois liguei o carregador ao circuito de emergência. facilmente calculei os consumos e dessa forma não tenho dissabores.
propus um pagamento ao condominio de 40€/ano pelos meus calculos deverei atingir pouco mais de metade. este valor será recuperado com reparações e revisões necessária no automatismo do portão.
conclusão: carrego a borla.