Eco-Condução ao limite

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Eco-Condução ao limite

Mensagem por RJSC »

hoje atestei o depósito ao meu renault clio ii 1.5 dci e fiz a média.
circulo com o combustível biohitec da prio (10% biodiesel).
utilizando as técnicas que discuti no meio de outro post ("engine off costing" / "pulse & glide" / "forced auto stop") consegui fazer 3.335 l / 100 km, num total de 1374 km com 45.82 l de combustível.

como não há por aqui nenhuma secção sobre "ecomoding" / "hypermiling" utilizando veículos e combustíveis convencionais, nem muita gente que o faça, coloquei o tópico nesta secção.

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Re: Eco-Condução ao limite

Mensagem por zointz »

boas,

excelente consumo, recomendo que coloques os dados em www.spritmonitor.de

fica bem
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

já me registei mas ainda não apareço no top dos clio's.
quem aparece em primeiro lugar é um fulano com 3,54 l / 100 km...
nesse site o nosso próprio veículo não aparece ou será por só ter registado 2 abastecimentos?

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

boas,

tens de ter um numero mínimo de abastecimentos, está escrito no site( não me lembro onde vi), atenção que julgo que o top é com base não num único abastecimento, mas na média de um conjunto de n abastecimentos.

fica bem
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

hum tenho aqui algures no pc os meus abastecimentos no ex vegetariano e já consegui um pouco melhor... mas em cidade consome mais...

vou tentar por cá!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

eu só faço auto-estrada/estrada nacional ao fim-de-semana.
durante a semana são estradas com curvas subidas descidas, rotundas, semáforos passagens de nível, mas se não houverem muitos pasteleiros no caminho, faço quase metade da distância com o motor parado.

Terror do Galinheiro
Membro
Membro
Registado: segunda out 18, 2010 7:25 pm

Mensagem por Terror do Galinheiro »

bons consumos pá. até parece que vais de hibrido lol.

atenção que no spritmonitor tens de desativar a função minimo de kilometros (são 1500km por defeito).

bons consumos

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

3,54 l / 100 km está excelente.
o mínimo que consegui fazer no meu opel corsa 1.5td foi 4.05l/100. duvido que consiga melhor. foi em 1998 quando o diesel subiu para 1.4 ou 1.5€. nesta altura eu cismei que nesse mês haveria de gastar menos €€ do que habitualmente......e consegui
penso que com o conta rotações sempre nos 1000 a 1500 em plano ou subidas (o binário do motor diesel aguenta bem).
e descidas grandes com o motor desligado, engrenando em movimento para não gastar baterias, será fácil chegar novamente a esses 4l.
mas de certo que com mota eléctrica se gasta ainda menos que isso....hummm....mas já sei porquê. é porque o motor nas motas eléctricas vai desligado nas descidas....
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

vocês sabem o que é levar a eco-condução ao limite? eu digo. imaginem o tal clio ii 1.5 dci, agora sabem o que é um elevador de àgua? isso mesmo, agora basta construir estradas inclinadas, sempre a subir para um lado logo sempre a descer por outro. instalem o carro num carril e prendam-no ao respectivo contra-peso (tanque movel de agua), agora descansem que a gravidade fará o resto e o risco de acidentes é seguramente pequeno. garantido 0 l/ 100 km e grandes acelerações.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

bluesky Escreveu:vocês sabem o que é levar a eco-condução ao limite? eu digo. imaginem o tal clio ii 1.5 dci, agora sabem o que é um elevador de àgua? isso mesmo, agora basta construir estradas inclinadas, sempre a subir para um lado logo sempre a descer por outro. instalem o carro num carril e prendam-no ao respectivo contra-peso (tanque movel de agua), agora descansem que a gravidade fará o resto e o risco de acidentes é seguramente pequeno. garantido 0 l/ 100 km e grandes acelerações.
pronto... lá vem a energia do "vazio"...
os elevadores de água gastam energia. quando o elevador cheio acaba de descer a água é vazada e depois tem que se meter água no elevador que está na parte de cima, água esse que foi elevada ou com energia solar (nas nuvens) ou com uma bomba.

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

rjsc Escreveu:quando o elevador cheio acaba de descer a água é vazada e depois tem que se meter água no elevador que está na parte de cima, água esse que foi elevada ou com energia solar (nas nuvens) ou com uma bomba.
alguns elevadores que eu já vi, enchem os depósitos com agua do próprio monte e não necessitam de energia auxiliar. em baixo simplesmente deitam-na fora. depois voltam a encher em cima, basta que esperem o devido tempo.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

rocker_pt Escreveu:
rjsc Escreveu:quando o elevador cheio acaba de descer a água é vazada e depois tem que se meter água no elevador que está na parte de cima, água esse que foi elevada ou com energia solar (nas nuvens) ou com uma bomba.
alguns elevadores que eu já vi, enchem os depósitos com agua do próprio monte e não necessitam de energia auxiliar. em baixo simplesmente deitam-na fora. depois voltam a encher em cima, basta que esperem o devido tempo.
a água do monte foi elevada com energia solar...
certo?

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

sim, mais propriamente energia atirada ao vazio. energia solar convertida em energia potencial gravitica pela elevação da agua recorrendo ao natural ciclo da agua. portanto zero litros aos cães. portanto quando quiserem levar a eco atrapalhação ao limite da irracionalidade utilizem os novos projectos de comboios graviticos. mas isto a comparar ao uso de combustíveis é genial.

Link
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Responder

Voltar para “Geral”