venho desta forma apresentar a minha ideia uma possivel tese de mestrado que ainda estou a avaliar no ist, e trata-se do seguinte:
aqui segue o link para a fotografia esquematica (é facil fazer em cad 3d mas para ja segue um esboço grosseiro em paint.net)

uploaded with imageshack.us
informo que a imagem onde se lâ turbina horizontal deve-se ler turbina de rotação vertical.
informo que a possibilidade de usar turbinas de rotação horizontal esta de parte dado que o atrito causado é muito elevado:
http://www.gavinshoebridge.com/electric ... c-vehicle/
hipotese 1) estudo da viabilidade tecnologica, técnica, economica e financeira dum eólico de eixo vertical e baixo peso-resistencia no telhado do ev (electrical vehicle). estudo de mercado para implantação.
hipotese 2) estudo da viablidade tecnologia, tecnica, economica e financeira de aplicação de paineís fv de pelicula fina (maior potencia) no tejadilho.
hipotese 3) seria ambas, mas penso que isso iria duplicar o trabalho necessário, perdendo-se depois o detalhe técnico necessário a cada uma delas.
hipotese 4) estudo de implementação em grandes superficies de campos fv (uma opção adicional que aqui introduzo e esta em "cima da mesa").
seguem algumas imagens:
caso estejam ligados à produção de veiculos electricos, investidores, comunicação social, banca ou sejam técnicos que percebam do assunto agradecia que me enviassem uma mensagem para [email protected] entretanto este topico esta aberto às sugestões.
gostaria de saber a opinião de quem percebe de eólicos de eixo vertical acerca dos seguintes problemas a ultrapassar:
-> será que o sistema eólico é viavel, e o balanço energético é positivo? considerando o atrito e o peso adicional desta omponente no ev.
-> quantas pas e que material seria mais aconselhado.
outras observações
são benvindas
cumprimentos