Procuro sensor de temperatura da água no depósito
-
sergiomms
Autor do tópico - Membro Gold

- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Procuro sensor de temperatura da água no depósito
esta manhã quando fui tomar banho, tinha a água um pouco tépida, até aqui tudo bem, tomei banho na mesma , mas como ainda não estamos no inverno, já estou a prever que está para breve ligar de forma permanente o esquentador (porque eu não quis instalar o "modulo solar"), gostaria de encontrar um sensor ou algo parecido que conseguisse activar um relé/contactor/relógio que ligasse a resistência eléctrica do ts200 norquente que tenho no telhado.
ou seja, quando a água dentro do depósito está a temperatura inferior a tº activa um relé que estará ligado a um relógio, para que 2 horas antes da minha hora de banho a resistência eléctrica tenha funcionado aquecendo a água; se estiver acima de tº desactiva o relé.
alguém conhece algo que faça tal coisa?
ou seja, quando a água dentro do depósito está a temperatura inferior a tº activa um relé que estará ligado a um relógio, para que 2 horas antes da minha hora de banho a resistência eléctrica tenha funcionado aquecendo a água; se estiver acima de tº desactiva o relé.
alguém conhece algo que faça tal coisa?
sergiomms
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Re: Procuro sensor de temperatura da água no depósito
o termostato que o depósito tem já faz isso, só precisas mesmo do relógio.
-
sergiomms

a sério?crohn Escreveu:o termostato que o depósito tem já faz isso, só precisas mesmo do relógio.
estas a dizer que se eu ligar a resistência à corrente, ela só se liga se a temperatura estiver inferior a tº ???
como defino t como sendo uma temperatura escolhida por mim?
sergiomms
-
sergiomms

ok, já testei e funciona exactamente como indicas
agora só preciso de saber como regular a temperatura.
agora só preciso de saber como regular a temperatura.
sergiomms
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
não sei como são os termostatos na norquente. no meu rigsun, este tem o ajuste através de chave de fenda e tem uma escala que diz a temperatura a que fica ajustada, no meu está ajustado a 55º, mas no termómetro não passa dos 45º. não sei se isto é desajuste da escala ou do termómetro, de qualquer maneira, ajustado desta maneira, para nós está ok..
-
sergiomms

ocorreu hoje uma situação real e deduzo que não preciso de mais nada! bastou-me ligar o relógio e a resistência teve electricidade por 2 horas, e aqueceu o suficiente para um banho muito quentinho .
não vou alterar a temperatura do termostato!
obrigado pela ajuda!
obrigado pela ajuda!
sergiomms
-
sergiomms

o que eu pensava que tinha corrido bem............... não correu!sergiomms Escreveu:ocorreu hoje uma situação real e deduzo que não preciso de mais nada! bastou-me ligar o relógio e a resistência teve electricidade por 2 horas, e aqueceu o suficiente para um banho muito quentinho .
obrigado pela ajuda!
tive água quente sim mas foi ainda do sol do dia anterior, agora, com este tempo cheio de nuvens, mesmo ligando a resistência ela não liga, e a água não aquece!
assim, desmontei a tampa para testar se efectivamente estavam os fios ligados e se os mesmos faziam correctamente a passagem da tensão à resistência, e deparei-me com o dito termostato!
o meu é um cotherm tus http://www.cotherm.com
e esta é a documentação do produto: http://www.cotherm.com/en/content/downl ... le/tus.pdf
fartei-me de procurar qual a correspondência em ºc do selector 1,2,3,4 e 5
e apenas encontrei este site: http://www.revterm.com.br/termostato_ha ... otherm.htm
apesar de ter deixado o selector no 5 a resistência continua a não "puxar" energia!
mas assim vou aguardar porque esta manhã esteve sol e a água pode efectivamente estar quente!
sergiomms
-
jcaiado
- Membro Dedicado

- Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm
estou exactamente na mesma situação com o meu ts norquente! fui testar a resistencia e népias... já verifiquei as ligações e está tudo bem. a corrente chega ao termosestato, mas este por mais que se aumente a temperatura não faz a passagem da corrente para a resistencia. ora ou o termoestato está fanado, ou está ali qualquer protecção que deveria ser removida...sergiomms Escreveu:o que eu pensava que tinha corrido bem............... não correu!sergiomms Escreveu:ocorreu hoje uma situação real e deduzo que não preciso de mais nada! bastou-me ligar o relógio e a resistência teve electricidade por 2 horas, e aqueceu o suficiente para um banho muito quentinho .
obrigado pela ajuda!
tive água quente sim mas foi ainda do sol do dia anterior, agora, com este tempo cheio de nuvens, mesmo ligando a resistência ela não liga, e a água não aquece!
assim, desmontei a tampa para testar se efectivamente estavam os fios ligados e se os mesmos faziam correctamente a passagem da tensão à resistência, e deparei-me com o dito termostato!
o meu é um cotherm tus http://www.cotherm.com
e esta é a documentação do produto: http://www.cotherm.com/en/content/downl ... le/tus.pdf
fartei-me de procurar qual a correspondência em ºc do selector 1,2,3,4 e 5
e apenas encontrei este site: http://www.revterm.com.br/termostato_ha ... otherm.htm
apesar de ter deixado o selector no 5 a resistência continua a não "puxar" energia!
mas assim vou aguardar porque esta manhã esteve sol e a água pode efectivamente estar quente!
estou à espera que o instalador venha cá a casa instalar o relogio horário junto ao dijuntor e depois na altura vemos a situação, entretanto vou-lhe ligar para dizer o diagnostico que já fiz, pode ser que já tenha tido alguma situação igual!
jc
-
hugoriba
- Membro Silver

- Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
não estou muito por dentro do sistema da norquente, mas não poupavas mais se utilizasses exclusivamente o esquentador quando estritamente necessário???
é que usar mesmo que num curto espaço de tempo um painel como cilindro no exterior (telhado) que está exposto a baixas temperaturas de inverno, chuva e vento não me parece o mais indicado....
no meu caso nunca cheguei a ligar a resistência, até lhe removi o termoestato aquando da instalação. quando no inverno a temperatura desce abaixo dos 40º eu ligo o esquentador.
somos apenas 2 cá em casa e estamos a gastar uma média de 3 garrafas de gás (pequenas) por ano!! este ano ainda vou na segunda que liguei na semana passada!! a média está a melhorar á medida que nos vamos adaptando aos costumes de ter um painel solar.
é que usar mesmo que num curto espaço de tempo um painel como cilindro no exterior (telhado) que está exposto a baixas temperaturas de inverno, chuva e vento não me parece o mais indicado....
no meu caso nunca cheguei a ligar a resistência, até lhe removi o termoestato aquando da instalação. quando no inverno a temperatura desce abaixo dos 40º eu ligo o esquentador.
somos apenas 2 cá em casa e estamos a gastar uma média de 3 garrafas de gás (pequenas) por ano!! este ano ainda vou na segunda que liguei na semana passada!! a média está a melhorar á medida que nos vamos adaptando aos costumes de ter um painel solar.
-
sergiomms

é que, no meu caso, a edp em bi-horário é-me mais barata que a utilização do gás!
sergiomms
-
juikiuj
- Membro Dedicado

- Registado: terça jun 09, 2009 10:03 pm
afinal como saber a temperatura dentro do depósito? continuo com a resistência desligada e água bem quentinha. desliguei-a em março.
juik
juik
-
lrds
- Membro Silver

- Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am
boasjuikiuj Escreveu:afinal como saber a temperatura dentro do depósito? continuo com a resistência desligada e água bem quentinha. desliguei-a em março.
juik
tens que instalar um termómetro
leva uma sonda junto à resistência no acumolador e o leitor junto ao dijuntor da resistência
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 2&start=20
Inté