Usar scooter eléctrica como gerador de electricidade...
-
BE-COOL
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm
Usar scooter eléctrica como gerador de electricidade...
estava eu a preparar-me para dormir, e tive a "infeliz" ideia de pensar em scooters eléctricas, e de formas ecológicas e económicas de as carregar.
a via solar estava fora de hipótese, pois os painéis ocupam muito espaço, e as scooters não têm tejadilhos como os carros, então pensei, em aproveitar a travagem regenerativa das scooters, mesmo com elas estacionadas. passo a explicar. fazer girar a roda onde está o motor, enquanto a scooter está parada, e aqui surgiram-me várias hipóteses, a primeira era acopular umas pás directamente à roda, mas este sistema seria perigoso, e as pás teriam que ser pequenas, o que não ia dar grande resultado, depois pensei numa torre com umas pás maiores e um sistema de engrenagens, que desse para ligar à roda.
um sistema engraçado para ter numa garagem, era ter vários pedais ligados à roda, através de um sistema de engrenagens, e metíamos a família e amigos todos a pedalar
o gerador já lá está, só precisa de energia mecânica para transformar em eléctrica
a via solar estava fora de hipótese, pois os painéis ocupam muito espaço, e as scooters não têm tejadilhos como os carros, então pensei, em aproveitar a travagem regenerativa das scooters, mesmo com elas estacionadas. passo a explicar. fazer girar a roda onde está o motor, enquanto a scooter está parada, e aqui surgiram-me várias hipóteses, a primeira era acopular umas pás directamente à roda, mas este sistema seria perigoso, e as pás teriam que ser pequenas, o que não ia dar grande resultado, depois pensei numa torre com umas pás maiores e um sistema de engrenagens, que desse para ligar à roda.
um sistema engraçado para ter numa garagem, era ter vários pedais ligados à roda, através de um sistema de engrenagens, e metíamos a família e amigos todos a pedalar
o gerador já lá está, só precisa de energia mecânica para transformar em eléctrica
PushEVs.com
-
sergio ferraz
- Membro Silver

- Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Re: Usar scooter eléctrica como gerador de electricidade...
se tiveres uns rolos no chão ou um tapete rolante carregas a scooter
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.
-
RJSC
- Membro Platinium

- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
mas apenas se ela tiver travagem regenerativa!sergio ferraz Escreveu:se tiveres uns rolos no chão ou um tapete rolante carregas a scooter
a maneira mais fácil, é atar uma corda atrás dum camião e engrenar a travagem regenerativa
-
BE-COOL
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm
ou usar um papagaio daqueles de fazer kitesurf
PushEVs.com
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
sobre a travagem regenerativa à que saber alguns dados, primeiro meçam o rendimento delas, e depois cronometrem o tempo que aguentava a fornecer energia e a que rotação.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
tavares
- Membro Gold

- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
não sei se acontece com todos os sistemas , mas na minha scooter a travagem regenerativa é cortada abaixo dos 10-15km/h , portanto teria que pedalar sempre acima dessa velocidade
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
ya, fixe...eu ligava a minha scooter ao meu sistema de geração renovavel, seja ele qual for...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
Njay
- Membro Gold

- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
isto levanta uma questão interessante, de aproveitamento de recursos; já se fala nisso há muito tempo para as baterias. a scooter ou qualquer outro veículo eléctrico tem um gerador, e que só faz trabalho enquanto estamos a andar -> uma pequeníssima percentagem do seu tempo de existência. seria óptimo poder chegar a casa e usar esse gerador para gerar alguma energia. há dificuldades técnicas a ultrapassar, mas podiamos começar por embutir nos veiculos maior flexibilidade no que toca à utilização dos seus recursos, coisas como remover esse tal corte do modo regenerativo a baixas velocidades.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Aprilia RS125e
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
por acaso já se lembraram que esse corte a baixa velocidade, pode ser porque a essa velocidade a tensão que o motor gera é inferior à tensão das baterias?
-
zointz
- Membro Silver

- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Contacto:
boas,
não sei porquê, mas o meu prius tb corta a regenerativa com velocidades abaixo dos +/-10 km/h.
alias no caso do prius até faz uma coisa que eu considero parva, que é abaixo dos 10km/h ele tem o motor eléctrico ligado (a gerar força) que permite manter uma velocidade +/- 5km/h. é um pouco parvo porque em fila, tenho de constantemente actuar no travão para forçar o motor a parar, e só com o pedal do travão bem premido ele cancela a alimentação ao motor.
a este efeito a toyota chama auxilio ao arranque em subida (porque com essa força ele não descai, mas custa-me a crer que seja só para este efeito, parece-me mais uma consequência.
se alguém conseguir explicar o porquê ....
não sei porquê, mas o meu prius tb corta a regenerativa com velocidades abaixo dos +/-10 km/h.
alias no caso do prius até faz uma coisa que eu considero parva, que é abaixo dos 10km/h ele tem o motor eléctrico ligado (a gerar força) que permite manter uma velocidade +/- 5km/h. é um pouco parvo porque em fila, tenho de constantemente actuar no travão para forçar o motor a parar, e só com o pedal do travão bem premido ele cancela a alimentação ao motor.
a este efeito a toyota chama auxilio ao arranque em subida (porque com essa força ele não descai, mas custa-me a crer que seja só para este efeito, parece-me mais uma consequência.
se alguém conseguir explicar o porquê ....
-
Njay
- Membro Gold

- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
a tensão do motor se calhar até é sempre menor que a das baterias , excepto quando o veiculo vai "acima da velocidade máxima" (por exemplo numa descida).crohn Escreveu:por acaso já se lembraram que esse corte a baixa velocidade, pode ser porque a essa velocidade a tensão que o motor gera é inferior à tensão das baterias?
a electrónica de regeneração pode elevar a tensão, e tem que a regular pois não podes estar a dar às baterias qualquer valor de tensão que venha do motor.
os carros com transmissão automática que já me passaram pelas mãos funcionam dessa forma. ele só pára mesmo se largares o travão. alguns, mesmo em subida, se largares o travão ele começa a andar, outros ficam só parados, pelo que suponho que haja um ajuste. penso que isto em parte se deve à forma como é feita a "embraigem" neste tipo de transmissão, mas como pelos vistos tem um ajuste pode ser alterado. no caso do prius não vejo porque há-de ser uma consequência, porque o motor está completamente sob controlo "inteligente" e portanto pode fazer-se o que se quiser.zointz Escreveu:(...) a este efeito a toyota chama auxilio ao arranque em subida (porque com essa força ele não descai, mas custa-me a crer que seja só para este efeito, parece-me mais uma consequência.
mas há um fórum, um hibridosclube ou qq coisa do género, onde certamente te saberão informar.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
zointz
- Membro Silver

- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Contacto:
njay Escreveu:crohn Escreveu: os carros com transmissão automática que já me passaram pelas mãos funcionam dessa forma. ele só pára mesmo se largares o travão. alguns, mesmo em subida, se largares o travão ele começa a andar, outros ficam só parados, pelo que suponho que haja um ajuste. penso que isto em parte se deve à forma como é feita a "embraigem" neste tipo de transmissão, mas como pelos vistos tem um ajuste pode ser alterado. no caso do prius não vejo porque há-de ser uma consequência, porque o motor está completamente sob controlo "inteligente" e portanto pode fazer-se o que se quiser.
pois, fizeste-me relembrar a razão (li há muito tempo num tópico) tem a ver com o facto de o prius ter sido desenhado a pensar no mercado americano, logo para eles não pensarem muito fizeram o comportamento igual aos carros de transmissão automática.
já agora para quem gosta destas coisas.
o prius não tem embraiagem (não me estou a referir ao pedal), nickles, nada, rien, etc.
o prius não tem caixa de velocidades (não quero dizer que não tem manete de mudanças) não tem mesmo a tradicional caixa de velocidades (automática, cvt, manual) não tem !
fiquem bem.